Muitas pessoas se interessam pelo couro reciclado e pelo que ele é. O artigo conta sobre sua história, tecnologia de produção, composição e propriedades. Abaixo, também explicamos se vale a pena comprar produtos feitos com esse material e como produzi-lo.
Couro reciclado: o que é?
O nome vem da palavra "reciclar". Isso significa que o material é reutilizado. É um análogo barato do couro legítimo. Durante a produção, o material utiliza sobras que permanecem após o uso em uma determinada área, e é por isso que é muito procurado.

Observe! Este tipo de couro é frequentemente confundido com o couro prensado, pois ambos têm muito em comum. A única diferença é que fibras sintéticas são adicionadas ao couro prensado e ele é usado na produção de calçados, roupas, diários, etc.
História
Ao comprar, você pode notar o nome “Couro colado” ou “Couro reconstituído” na etiqueta, que é como o couro reciclado é designado.
Este material ganhou popularidade depois que bolsas e carteiras começaram a ser vendidas. Tudo porque era frequentemente tingido para parecer répteis. E produtos com essa textura eram extremamente populares. Por isso, muitas meninas compravam bolsas sem nem pensar nas desvantagens.
Muitos designers começaram a usar esse material porque ele é fácil de cortar e muda de textura.
Ao comprar uma cadeira, você pode ver inscrições como "Couro LUX com acompanhante" ou "Couro reciclado com acompanhante". O que é isso? Companheiro é um tecido completamente diferente, usado na fabricação de apoios de braços, almofadas e muitas outras peças de móveis estofados. Devido à enorme variedade de cores e modelos, esses móveis estofados são populares.
Importante! Não é couro ecológico.
Tecnologia de produção e composição
O material consiste em retalhos de couro natural e látex ou outra substância que se une e ajuda a formar um único tecido.
Fabricado em processo de reciclagem:
- No início, os cortes são moídos até virar pó.
- O pó é então misturado com um aglutinante, como látex.
- A massa é aquecida e derretida.
- Todos os elementos estão conectados.
- O resultado é um rolo plano.
- Em seguida, é aplicado um revestimento de PVC modificado.
- Em seguida, o rolo acabado é pintado e envernizado, recebendo a textura necessária.
Observe! A maioria dos fabricantes vende produtos reciclados e prensados como se fossem naturais. Por isso, tenha cuidado, principalmente se precisar comprar um produto de qualidade.
Especificações técnicas
Características do material:
- Muito elástico e durável, como o natural. Tudo isso graças ao aglutinante.
- Tem o mesmo cheiro e cor do produto real.
- É possível alterar a estrutura.
- Não permite a passagem de umidade ou ar.

Áreas de aplicação
Bolsas, acessórios, etc. duram muitos anos e a probabilidade de se tornarem inutilizáveis rapidamente é extremamente baixa.
O seguinte é feito de couro reciclado:
- Capas para passaporte.
Esta é a área de aplicação mais comum, pois o material é barato e a produção dessas capas exige um orçamento muito menor.

- Diários.
A capa da agenda deve ser bonita e sem falhas. Ao comprar uma agenda, você pode se deparar com esse tipo de capa com frequência. Devido às suas vantagens, ela é popular. A empresa mais famosa que produz agendas de couro reciclado é a "Adverti", em Moscou.

- Bolsas.
Bolsas feitas com esse material são populares. Como o couro pode receber qualquer textura e formato, bolsas e carteiras de diversos tamanhos e cores são feitas com ele.

- Estofamento de móveis.
O couro reciclado é cada vez mais utilizado na fabricação de móveis devido ao seu preço e ao fato de a maioria dos consumidores aceitar esse material como o original. Se você precisa economizar, ele é ideal. Durará muito tempo apenas se for manuseado com cuidado.

- Cadeiras de escritório.
Cadeiras de escritório feitas com esse tipo de couro são extremamente populares devido à variedade de cores e preços.

- Gravação de símbolos, inscrições de empresas ou logotipos.

É interessante por que o couro reciclado não é usado em roupas. Ele raramente é usado na produção de calçados, pois não é adequado para uso e tem baixa resistência ao desgaste. Com o uso constante, os sapatos podem estourar ou rachar. E na produção de roupas, também é muito raramente usado. É difícil encontrar uma jaqueta ou jaqueta de couro feita desse material nas prateleiras das lojas. Roupas feitas com ele não são feitas porque não permite que o corpo respire.
Observe! Você não deve comprar sapatos ou roupas feitas desse material, pois, devido à baixa resistência ao desgaste, as roupas podem se deteriorar com as mudanças de temperatura, e rachaduras e escoriações podem aparecer na região das axilas. Mas se o desejo for maior, você deve comprar roupas com palmilhas de couro reciclado.
É por esse motivo que você deve ter muito cuidado ao escolher os produtos e verificar a qualidade do material do qual eles são feitos.

Prós e contras
Vale sempre a pena prestar atenção aos prós e contras, isso ajudará você a decidir se precisa ou não desse material.
Prós:
- Pode ser feito em peças de diferentes formatos e tamanhos. É por esse parâmetro que é muito utilizado na produção de bolsas variadas e com diversas cores.
- Mais barato que o natural. E tudo porque contém impurezas.
- Permeabilidade à água muito baixa. Por isso, o couro é frequentemente utilizado na fabricação de bolsas e sapatos. Após o uso na chuva, a bolsa ou o sapato não ficarão molhados.
- Adequado para inscrições em relevo.
- Não é difícil de cuidar. Deve ser tratado da mesma forma que outros couros artificiais.
- Ampla seleção de cores. Devido à possibilidade de usar cores diferentes, o couro reciclado é frequentemente usado em móveis. As pessoas têm a oportunidade de escolher um sofá da cor que mais combina com o interior.

- Uma ampla seleção de modelos de móveis estofados.
- Possibilidade de criar o mesmo padrão da pele real: crocodilo ou cobra. A escolha da textura é variada. Tudo depende do desejo.
Desvantagens do material:
- Baixa tolerância ao frio. Isso significa que podem surgir rachaduras em temperaturas muito baixas.
- Má respirabilidade.
- Não é adequado para a fabricação de calçados. O principal motivo é que, após dois ou três meses, os calçados podem estourar.
Móveis feitos de couro reciclado combinam com qualquer ambiente, graças às suas vantagens. Os compradores devem escolher o fabricante corretamente. E este último deve escolher o fornecedor que fornece o material corretamente.




