Os materiais sintéticos modernos entraram discretamente em consumo generalizado. Os desenvolvimentos tecnológicos de fibras mistas para a fabricação de bens e produtos estão em constante aprimoramento, trazendo dezenas de novos tecidos a cada ano. Para diminuir as dúvidas, você deve aprender mais sobre o novo material.
- História da aparência
- Poliéster: que tipo de tecido, descrição
- Poliéster: estica ou não?
- O poliéster é à prova d'água ou não?
- As roupas de poliéster respiram ou não?
- Principais características de produção
- Tipos de tecidos de poliéster
- Unidade de medida de densidade do poliéster
- Combinações com outros tipos de fibras
- Tingimento de fibras
- Dicas para cuidar de produtos de poliéster
- Como remover manchas de tecido de poliéster em casa
- Como lavar e passar produtos de fibra de poliéster?
- Vantagens e desvantagens
História da aparência
A indústria têxtil precisava de fibras resistentes, e as mentes brilhantes de diferentes países se dedicaram à tarefa de criá-las. Fibras de nova geração foram obtidas com sucesso a partir de monômeros de petróleo por meio de reações químicas. Cientistas ingleses assumiram a liderança na produção de poliéster.

Fibras de poliéster obtidas no processo de refino de petróleo são combinadas com fibras naturais para produzir tecidos de diversas qualidades e propriedades. O poliéster é um material sintético que inundou os mercados para diversos fins. Mais da metade dos tecidos modernos são feitos com a adição de fios de poliéster.

O tecido de poliéster é um material obtido, significativamente superior a outras fibras sintéticas. A resistência e a durabilidade do tecido, com a possibilidade de reciclagem, atraem o fabricante. O comprador vê a inscrição "poliéster" não apenas na etiqueta da roupa, mas também em recipientes plásticos, pratos, embalagens e todos os tipos de recipientes.
A produção de agasalhos, roupas íntimas, brinquedos e isolamentos se tornou difundida devido às qualidades positivas do material.

Poliéster: que tipo de tecido, descrição
Ao dar preferência a tecidos naturais, considerando os sintéticos prejudiciais à saúde, o consumidor é, em parte, injusto. Não existem tecidos no mercado que sejam 100% fibras sintéticas; eles podem ter uma aparência diferente por serem densos e impermeáveis ao ar, mais como uma película, e não adequados para costura. É necessário entender que tipo de material é o poliéster.
O polímero, obtido a partir de fibras de poliéster, é forçado através de orifícios estreitos sob alta pressão por meio de manipulações tecnológicas com poliestireno extraído do petróleo. As fibras resfriadas são esticadas em fios de uma determinada densidade. Esses fios de poliéster são usados para criar o futuro tecido.
O uso do poliéster na confecção de vestidos leves ou estofados de móveis remete à produção de isolamento para roupas de inverno e lonas para velas. O entrelaçamento de fios de diferentes formatos, do redondo ao quadrado, permite a produção de tecidos texturizados de qualidade não inferior aos naturais.
Observe! Prático e bonito, tem um diferencial no preço: é um material barato e seguro para a saúde humana.

Poliéster: estica ou não?
Fibras de poliéster combinadas com lycra ou lã são capazes de se esticar levemente até as dimensões necessárias, retornando às suas formas originais após o uso e a lavagem. Manter a resistência e a resistência ao desgaste são vantagens importantes na fabricação de roupas esportivas. Maiôs e meias-calças, tops e regatas são populares devido à facilidade de cuidado. Lavagem delicada e secagem rápida são características inerentes a esses produtos.

O estiramento de peças de poliéster é possível ao usar altas temperaturas durante a lavagem ou passar com ferro quente, o que resulta no estiramento da peça. No entanto, a peça não estica tanto quanto se deteriora, perdendo suas propriedades. Será impossível reciclar uma peça danificada.
O poliéster é à prova d'água ou não?
As fibras de poliéster possuem alta resistência à água, permitindo a passagem do ar. Essa característica é amplamente utilizada na fabricação de isolantes para roupas de inverno, calçados, colchões, bem como para velas de navios, barracas e roupas de trabalho. O poliéster pode ser usado em fraldas infantis.

O poliéster é amplamente utilizado na produção de recipientes para líquidos, capacetes de construção e outros produtos notáveis. A reciclagem de garrafas plásticas não afeta a qualidade do material. Fios de poliéster, em repetidas refusões, podem ser usados para produzir tecidos, fios e fibras isolantes. A redução dos custos de extração de matérias-primas influencia a política de preços de produção no sentido de uma redução.
As roupas de poliéster respiram ou não?
O que é tecido de poliéster? Um material de poliéster leve e moderno que atende a todos os requisitos de segurança e ambientais, utilizado na medicina, em estabelecimentos de alimentação, creches e na produção em laboratório. Possuindo todas as qualidades de hipoalergenicidade, pode ser usado na costura de roupas íntimas, conjuntos de cama e roupas para bebês. O tecido de poliéster é um material com adição de fibras sintéticas, capaz de permitir a passagem de ar. A ventilação das roupas é garantida pela presença de componentes naturais na fabricação do material.

Principais características de produção
As matérias-primas para as futuras fibras são petróleo, gás e produtos processados de seus componentes.
A tecnologia de produção é a seguinte:
- isolamento de componentes para obtenção de poliestireno;
- limpeza em várias etapas de poliéster líquido;
- forçando a massa derretida através de aberturas estreitas;
- resfriando o polímero resultante e transformando-o em fios finos;
- mistura de fibras de poliéster com fibras naturais;
- produção de telas de tecido.
Observe! A produção de tecidos com diferentes características de qualidade é obtida pela mistura do poliéster com fibras naturais, sintéticas ou naturais.

Tipos de tecidos de poliéster
A fibra de poliéster quase nunca é usada em sua forma pura. A adição de fios de elastano, algodão ou viscose altera as características de qualidade de ambos os tecidos. A suplementação e a melhoria das qualidades devido a outro componente são utilizadas na produção da maioria dos materiais. Não há uma resposta exata para a questão de se o poliéster é sintético ou não.

O poliéster é adicionado para aumentar a resistência ao desgaste e a resistência. Quando o elastano é adicionado, o poliéster se torna elástico. A adição de poliéster ao algodão melhora as qualidades deste último, aumentando sua vida útil. A viscose com poliéster é usada para fazer tecidos coloridos para roupas.
- Elástico. Contém apenas 5 a 15% de elastano e até 95% de poliéster. A composição correta pode ser usada na produção de roupas íntimas, esportivas e de banho. Possui uma estrutura elástica que não sofre alongamento. A superfície lisa é usada em suéteres e tops. Mantém boa ventilação.
- Micro óleo. Tecido de malha com até 30% de viscose e 70% de poliéster. Lembra a seda natural, material elástico. Pode ser usado como roupa de casa.

- Sintepon, holofibra para roupas quentes de inverno. O material não tecido é usado como enchimento para cobertores e colchões. Retém bem o calor, sendo um tecido hipoalergênico, leve e durável.
- Materiais de forro e estofamento que retêm umidade na superfície. Possuem propriedades de proteção térmica. Contêm fibras de seda.
- Tecido de toldo, poliamida com poliéster para costura de tendas.
- Tecido de capa de chuva para roupas de meia estação e inverno.
- Tecido de roupa de cama, poliéster com adição de algodão ou linho é usado para costurar conjuntos de roupa de cama.
- Material de malha, poliéster com adição de lã, é usado em suéteres e golas altas, ternos e calças infantis.
O que é poliéster pode ser respondido estudando a gama de produtos produzidos a partir dele.

Unidade de medida de densidade do poliéster
Alterações nas características de qualidade dependendo da composição da matéria-prima afetam a densidade do poliéster.
- A designação 300d é típica do material usado para costurar acessórios e equipamentos esportivos. Não permite a passagem de água.
- 500d é usado para capas protetoras e toldos para carros, barracas e mochilas de caminhada.
- O 600d é usado na produção de equipamentos turísticos.
- O poliéster marcado 900d é usado em condições extremas para proteção contra raios UV e água.
De voile fino e translúcido a tecidos resistentes para capas de chuva ou lonas, uma ampla gama de materiais é feita de 100% poliéster.

Combinações com outros tipos de fibras
A mistura de fios de poliéster com outros tipos de fibras cria novos tipos de tecidos. Possíveis combinações utilizadas na produção:
- poliamida e poliéster formam um tecido impermeável que lembra a seda;
- elastano e poliéster são adequados para a produção de meias, bem como luvas e ternos;
- a mistura com algodão é usada para roupas de cama e vestidos leves, tinge bem e não desbota;
- viscose com poliéster é usada para costurar roupas casuais
Os fabricantes modernos estão se afastando do uso tradicional de fibras 100% naturais na produção de tecidos. Materiais combinados reúnem as melhores qualidades dos componentes. O que é poliéster em roupas já é conhecido há muito tempo.

Tingimento de fibras
O poliéster 100% é difícil de tingir, mas quando combinado com outras fibras, o tecido adquire facilmente os tons desejados. De qualidade superior aos materiais de náilon e capron, o poliéster é durável e resistente. As cores vibrantes do tecido são usadas em uma variedade de bens de consumo.
Pintar o produto em casa é uma prática comum em casos de manchas químicas difíceis de remover ou por outros motivos. Compram-se os corantes adequados para poliéster e, seguindo as instruções de tingimento, a cor é alterada para uma mais adequada. Quanto menos poliéster houver no material, mais rápido e fácil será a repintura do produto.

Dicas para cuidar de produtos de poliéster
Levando em consideração as recomendações do fabricante, o cuidado com o tecido não é complicado por manipulações complexas com o produto.
- Use um ciclo de lavagem delicado com temperatura da água de até 40 graus. Se o tamanho da peça permitir, lavar à mão será a melhor solução.
- Utilize detergentes neutros sem alvejante.
- Itens finos especialmente delicados são lavados do avesso para proteger a parte da frente contra danos mecânicos.
- Não é recomendado torcer a peça lavada, pois a água escorrerá facilmente e a peça secará bem rápido.
- A passagem de produtos de poliéster é feita pelo avesso, através de um tecido de algodão.
Importante! Alguns tipos de produtos de fibra de poliéster não são recomendados para serem passados a ferro.
Como remover manchas de tecido de poliéster em casa
Muitas pessoas se interessam em saber o que é esse material de poliéster e se ele não está sujeito a contaminação. Ele possui propriedades repelentes à água e à sujeira. Mas ninguém está imune a manchas que prejudicam a aparência do produto.
Antes de iniciar o procedimento de remoção de manchas, você deve testar o tira-manchas em um local discreto da peça - na parte interna ou em um canto da parte inferior.
Manchas de tinta ou cosméticos são cuidadosamente removidas usando um pano embebido em solvente, mas não em acetona ou solvente agressivo.

Como lavar e passar produtos de fibra de poliéster?
Recomenda-se que a maioria dos tecidos de poliéster seja lavada à mão. As recomendações do fabricante estão indicadas na etiqueta do produto. Se a lavagem à máquina em ciclo delicado for permitida, a centrifugação não é recomendada.
Para peças muito sujas, recomenda-se deixá-las de molho e depois lavá-las à mão. O uso de sabão em pó é permitido. Após enxaguar bem, não torça a peça, mas deixe a água escorrer.
Um produto pendurado com cuidado secará muito rapidamente em qualquer temperatura e umidade. Se não for necessário passar a ferro, o produto é usado sem ser passado. Se houver leves vincos visíveis, o produto é passado do avesso, através de um tecido de chita, com um ferro morno.
Ao lavar jaquetas de inverno, ajuste o ciclo de centrifugação para 800 rpm se a máquina de lavar não suportar velocidades mais baixas.
Importante! A holofibra da jaqueta libera água por mais tempo do que a camada superficial do tecido, portanto, apertar periodicamente as bordas da bainha e das mangas para remover a água acelerará a secagem do produto.

Vantagens e desvantagens
As seguintes vantagens são observadas:
- resistência ao desbotamento pela luz solar;
- propriedades repelentes de água;
- longa vida útil;
- fácil de cuidar;
- custo-benefício;
- produtos leves que retêm calor;
- resistência a fungos e traças.
As desvantagens do tecido de PE são muito menores que as vantagens. Uma delas é a propriedade de eletrificação do material. Partículas de poeira aderentes e estalos no produto, refletidos no escuro por faíscas, indicam um alto teor de poliéster no produto. A baixa permeabilidade ao ar em temperaturas elevadas dificulta o uso de alguns produtos em períodos quentes. É assim que se compara o que o poliéster é com outros tecidos mistos.
Observe! Os tecidos modernos de poliéster tornaram-se mais bonitos e baratos do que seus equivalentes naturais.
O custo do tecido com adição de sintéticos é muito mais barato, o que aumenta o interesse do consumidor.




