Até pouco tempo atrás, plumas e lã eram consideradas os melhores enchimentos para roupas de inverno. Hoje, a maioria dos fabricantes de agasalhos prefere usar materiais artificiais. Entre eles está o poliéster. Que tipo de material é usado para roupas de inverno? É uma fibra proveniente de produtos de petróleo e gás. Dependendo do método de colagem das fibras em um único tecido, o poliéster é dividido em vários materiais isolantes, cujas características variam.
- História da origem e tecnologia de fabricação de enchimento
- Tipos de materiais e suas principais características
- Isolamento 100% poliéster
- Fibra oca
- Thinsulate como um material isolante inovador
- Isosoft
- Sintepon
- Sintepuh
- O que é mais quente: enchimento sintético ou poliéster
- Qual é a densidade do isolamento de poliéster até que temperatura e para que clima
- Como escolher isolamento de alta qualidade
- Como escolher roupas de inverno com enchimento sintético
- Instruções de cuidado
- Avaliações
História da origem e tecnologia de fabricação de enchimento
Isolamento de poliéster é o nome de uma fibra criada à base de tereftalato de polietileno. O material surgiu na primeira metade do século XX e era usado principalmente nas indústrias química, automotiva, alimentícia e outras. A distribuição em massa começou alguns anos depois, na década de 1960, quando se descobriu que as roupas feitas com esse tecido não amassavam e praticamente não sujavam. Além disso, o custo do isolamento para roupas de poliéster era muito mais barato.

Importante! O nome variou em diferentes países: na URSS era lavsan (mais tarde sintepon), nos EUA e na Europa – poliéster (ou poliéster espumado), dacron, melinex, etc.
A matéria-prima para o isolamento é a fibra obtida a partir de derivados de gás e petróleo. A produção consiste em várias etapas:
- A matéria-prima é pré-preparada: limpa e solta.
- A matéria-prima purificada é prensada através de fieiras (formas especiais), após o que são obtidas as fibras.
- As fibras são tingidas e processadas, e depois transformadas em tecido.
- A tela passa pelo acabamento final.
Importante! As propriedades do material acabado dependem em grande parte do método de ligação das fibras no tecido.

Tipos de materiais e suas principais características
Poliéster é o nome da substância usada para fazer diferentes tipos de enchimentos. Devido às diferenças na produção, eles têm características distintas e são projetados para suportar diferentes condições climáticas.
Isolamento 100% poliéster
O enchimento de poliéster era popular na URSS, mas é usado com muito menos frequência hoje em dia. Isso se deve às suas desvantagens: endurecia, perdia a forma e não podia ser lavado com frequência. Hoje, outros materiais são usados para agasalhos e cobertores: isosoft, holofibra, etc.
Fibra oca
Hollowfiber é um material sintético não tecido feito de fibras ocas de poliéster torcidas em espirais. Sua característica é a soldagem das fibras em altas temperaturas (em outras, elas são coladas). O material possui alto nível de isolamento térmico e acústico, permite a passagem do ar, mas retém a umidade, é resistente à lavagem e a impactos físicos, mantém sua forma e a restaura. O material também é hipoalergênico, não cria raízes de insetos e não acumula poeira.

Thinsulate como um material isolante inovador
O segundo nome é penugem artificial de cisne. Inicialmente, era usada como isolante para unidades espaciais, hoje também é utilizada na fabricação de agasalhos. Pode ser usada em temperaturas de até -40 °C, não absorve odores nem água e não interfere na circulação do ar. O material também é bastante fino e leve, fácil de lavar e limpar e não se desgasta com o tempo.

Isosoft
Trata-se de um material isolante moderno, cujas fibras são revestidas com polímeros especiais para aumentar as propriedades de isolamento térmico. São fortemente torcidas e, frequentemente, têm o formato de bolas. O enchimento é utilizado em travesseiros, cobertores, sacos de dormir e agasalhos de inverno. Dependendo da densidade, o material pode suportar temperaturas de -10 °C a -30 °C. O Isosoft permite a boa passagem do ar, retendo o calor, não se deforma e não requer cuidados especiais.

Sintepon
Sintepon é um material isolante sintético, cujas fibras são coladas com agulhas, cola ou altas temperaturas. Foi obtido em meados da década de 1930 na Inglaterra e chegou à URSS apenas em 1949. O material é bastante leve e confortável de usar, não se deforma (sujeito às condições de temperatura), não se molha e possui um alto nível de isolamento térmico.

Sintepuh
Possui todas as vantagens da penugem natural, mas é obtida artificialmente. Em sua produção, utiliza-se um tratamento de silicone, que evita a formação de grumos. A penugem sintética resiste a temperaturas de até -30 °C, não enrola ao ser lavada, recupera rapidamente sua forma original e seca. Ao ser usada, não há efeito "sala de vapor", pois o ar passa bem pela penugem sintética, mas o calor não escapa.

O que é mais quente: enchimento sintético ou poliéster
Poliéster é o nome genérico para todos os materiais isolantes feitos de fibra de poliéster. Sintepon é uma das variedades de poliéster. Em outras palavras, é impossível dizer que poliéster é sintepon, e também é impossível comparar os materiais.
Dentre os acima, o mais quente é o Thinsulate, projetado para temperaturas extremas.
Importante! Para as crianças, recomenda-se escolher isosoft e holofibra, pois são ecologicamente corretos, acessíveis e fáceis de limpar em casa.
Qual é a densidade do isolamento de poliéster até que temperatura e para que clima
A densidade do isolamento é calculada como o peso do material por 1 m². Quanto maior a densidade, menor a temperatura que ele consegue "sobreviver".
Cada material terá um valor diferente. Por exemplo, para estofamento sintético e isosoft, os valores serão os seguintes:
- 50 g/m² — para +15 °C;
- 80 g/m² — para +10 °C;
- 100 g/m² — para +5 °C;
- 150 g/m² — para -5 °C;
- 200 g/m² — para -10 °C;
- 300 g/m² — para -20 °C;
- 400 g/m² — para -25 °C.
Para holofibra, eles são ligeiramente diferentes:
- 100 g/m² — para +5-10 °C;
- 150 g/m² — de +5 °C a -10 °C;
- 200 g/m² — para -10-20 °C;
- 300 g/m² — para -25-30 °C.
Importante! O Thinsulate é usado principalmente na costura de itens profissionais (roupas de esqui, roupas de mergulho, etc.) e pode suportar temperaturas de até -60-65 °C.

Para não errar na hora de comprar, vale a pena consultar a tabela de temperaturas de um determinado fabricante.
Como escolher isolamento de alta qualidade
Ao escolher isolamento ou roupas prontas, vale a pena seguir algumas regras:
- Basicamente, todos os materiais isolantes têm características semelhantes, mas podem diferir em alguns detalhes. Por exemplo, alguns materiais são produtos do processamento secundário de petróleo e, portanto, são mais alergênicos;
- Vale a pena prestar atenção não apenas às vantagens óbvias, mas também às desvantagens imperceptíveis. Por exemplo, 100% poliéster deforma-se rapidamente com lavagens frequentes; não vale a pena comprar para crianças ou para roupas de marca;
- É importante atentar para a temperatura que o material pode suportar. Os fabricantes costumam indicar a temperatura mínima e a máxima;
- Um nome desconhecido para um material nem sempre significa um produto novo; pode ser um material isolante conhecido, mas com um nome estrangeiro.

Como escolher roupas de inverno com enchimento sintético
Ao escolher roupas de inverno, vale a pena prestar atenção a algumas nuances:
- O enchimento deve manter bem o formato. Para verificar, aperte a manga ou outro local com força e veja a rapidez com que a jaqueta "se recupera";
- quanto mais pontos à máquina houver no poliéster (forro), mais ar frio ele deixa passar;
- As roupas devem se ajustar perfeitamente ao pescoço, punhos e parte inferior. Para melhor isolamento térmico, pode haver uma camada dupla de isolamento nas costas e na bainha;
- É importante prestar atenção ao tecido em si e ao forro;
- O interior da jaqueta de plumas deve ser dividido em pequenas células preenchidas com isolamento. Dessa forma, o material interno fica distribuído uniformemente sobre a roupa, sem enrolar ou amontoar.

Importante! Ao escolher roupas com isolamento natural, as regras serão diferentes.
Instruções de cuidado
O poliéster é pouco exigente e fácil de cuidar:
- pode ser lavado a 30-40 °C;
- Para evitar que o isolamento fique amontoado, você pode lavar bolas de tênis junto com a jaqueta de plumas. Isso evitará que o enchimento fique amontoado;
- Ao lavar peças brancas, você pode usar qualquer detergente universal, e ao lavar peças coloridas, você pode usar detergentes para tecidos coloridos ou delicados para preservar a cor;
- Seque longe da luz solar direta. É melhor sacudir as roupas e pendurá-las em um cabide;
- Normalmente o poliéster não necessita de ser passado a ferro, mas se necessário pode ser passado na configuração delicada ou “Seda” com um pano húmido;
- Você pode armazenar coisas de qualquer forma.

Avaliações
Na maioria dos casos, as avaliações do isolamento de poliéster são positivas, independentemente do material específico.
Sergey, 45, Samara: "Comprei uma jaqueta com enchimento Thinsulate e fiquei muito surpreso: se saio a -20°C, faz calor; a -25°C, faz calor; mesmo a -30°C, consigo andar de camiseta. Aí li que o Thinsulate é um isolante para as condições mais adversas; o frio de Moscou não é problema para ele. Estou muito satisfeito com a jaqueta, mesmo estando um pouco quente."
Natalia, 32, Vologda: "Eu estava escolhendo um macacão infantil (um menino ativo de 5 anos) e optei pelo isosoft. Não danifica com lavagens frequentes, não amassa e seca rápido — muito prático."
Enchimento de poliéster - o que é? Este é um nome comum para isolamento artificial em roupas externas. Ele é dividido em vários tipos: enchimento sintético, penugem sintética, holofibra, isosoft, etc. Esses materiais têm características semelhantes, mas diferem em pequenos detalhes, que devem ser levados em consideração na hora da escolha, para não se decepcionar na compra.




