Material adesivo refere-se a um tecido auxiliar que facilita e acelera o processo de costura. Com sua ajuda, o produto adquire uma aparência atraente devido aos contornos nítidos da gola e dos punhos. Esses materiais entraram firmemente no cotidiano; costurar agasalhos é impossível sem eles. O tecido adesivo é usado para criar peças a partir de fibras delicadas, como chiffon. Para costureiras iniciantes, ele se tornará um verdadeiro auxiliar. O material descreve os tipos de materiais adesivos.
Tipos e propriedades
Vantagens dos materiais adesivos:
- Longa vida útil:
- drapeabilidade;
- a capacidade de escolher revestimento adesivo de dupla face ou de uma face;
- durabilidade, tecidos autoadesivos para roupas não rasgam;
- flexibilidade.

Bases adesivas duram mais do que as não tecidas. Quando o produto é virado do avesso, o tecido não forma dobras rígidas. Mas todos os materiais diferem em densidade e são divididos em dois grupos principais: elásticos e não elásticos.
Os adesivos não elásticos são rígidos e macios. A base é feita de algodão ou poliéster. O tecido não estica, sendo usado para dar resistência e forma aos produtos.
Os tipos elásticos são feitos de malhas finas e sem fiapos para a segunda camada de tecido fino, malhas sem fiapos para peças macias e peças duras. A fita adesiva é dividida em subtipos: costurada com linha sobre uma base de chita ou entretela. É usada para reforçar peças redondas.
Os tecidos de entretela termofusíveis são materiais têxteis - fibras tricotadas não tecidas, em um dos lados das quais é aplicado um ponto adesivo ou uma tira de revestimento.

As mulheres costumam perguntar qual é o nome da fita adesiva para tecido com ferro de passar. Trata-se de uma teia de aranha, um material isotrópico não tecido criado a partir de um polímero fundido usando o método de moldagem aerodinâmica. A teia de aranha é produzida na forma de tiras ou folhas. O material fixa as bordas das roupas, atuando como costuras ocultas.

O fio adesivo é um monofilamento feito de polímero sintético. O produto é projetado para fixar as bordas das roupas. Um revestimento adesivo é aplicado aos materiais das bordas. Os produtos são vendidos como bordas prontas ou em folhas. Bordas termofusíveis são necessárias para proteger as dobras dos elementos contra o estiramento.

A película adesiva é feita de diversos polímeros. É usada para fazer apliques e selar costuras de fios. A Flizelina se distingue pela aplicação contínua ou pontual da cola. O material Pro-Clamelina permite a aplicação de sobreposições no peito e nos ombros, além de permitir a inserção de pequenos elementos na costura de casacos.
rImportante! Entretela e entretela são vendidas em forma de folha. São compradas para manter a forma de um item, para decoração e para adicionar rigidez.

Como escolher corretamente
Ao escolher um tecido com base adesiva, você precisa levar em consideração a regra principal: o material pode ser mais duro que o principal, mas em nenhum caso mais denso. Recomenda-se testar em várias amostras. Pegue quadrados do material principal com um lado comprido de cerca de 15 cm e vários pedaços menores do forro. Em seguida, duplique e cole com um ferro de passar.

Após a exposição térmica, a almofada endurece, mas não por igual, mas em graus variados. Isso será perceptível nas amostras. Algumas cores escurecem após a colagem. Às vezes, o tecido base muda de tom e surgem saliências na parte frontal.
Importante! Recomenda-se verificar como o tecido principal cai com a entretela colada. Todas as amostras são dobradas ao meio e observa-se qual das opções é a mais adequada.
Se o tecido for denso e espesso, são selecionados forros de alta densidade. Para materiais finos, é melhor usar entretela. Ao escolher um forro adesivo, vale a pena considerar a rigidez desejada. Dependendo do indicador, são dadas recomendações:
- Para costurar blusas, vestidos de seda e viscose, utiliza-se entretela macia H180.
- Ao criar blusas e vestidos de material grosso, escolha entretela H200, H250.
- A entretela forte H310 é adequada para costurar forros de casacos, ternos, lã, jeans e tecidos para calças.
- Se o proprietário tiver optado por entretela, é melhor colá-la em um tecido adesivo pré-umedecido para reparo de roupas. Isso evita o encolhimento subsequente da peça.
- Especialistas recomendam fazer um teste de engomadoria em uma pequena área do tecido. Isso ajudará a definir a temperatura, a umidade e o vapor corretos.
- Dublerin não pode ser usado para consertar peças pequenas ou elementos feitos de material fino e macio.

Às vezes, a entretela é substituída por entretela, mas vale lembrar que a espessura do produto aumentará.
Como usar
É muito difícil arrancar o tecido colado. Primeiro, você precisa passar a peça com ferro. Isso ajudará a amolecer o adesivo. Depois, você pode arrancar. Em seguida, remova o restante da cola.
Se, após aplicar o tecido na frente, uma linha ficar visível entre a parte abotoada e a desabotoada, a borda da entretela precisa ser um pouco afofada. Os alunos costumam escrever redações sobre esse tema com uma parte visual prática.
Como usar para consertar roupas
O material adesivo para roupas é borrifado com água de um borrifador. Em seguida, é estendido sobre uma superfície plana e deixado secar por 30 minutos. Se você ignorar essa ação, o tecido encolherá após a primeira lavagem. Como resultado, as roupas ficarão tortas e com dobras desagradáveis.

Importante! Ao cortar, preste atenção à direção da linha do fio – ela deve coincidir com a do tecido principal. Não há necessidade de fazer margens de costura, não há necessidade. Caso contrário, a borda ficará volumosa e densa.
Como usar fita adesiva para tecido:
- A peça adquirida é aplicada em uma área específica do tecido. Ela deve ser posicionada com o lado áspero voltado para o avesso.
- Depois passe com ferro pré-aquecido a 100°C.
- Se a superfície a ser tratada for volumosa, cada centímetro do produto deve ser pressionado e mantido pressionado por 5 segundos. Durante esse tempo, a composição derreterá e começará a agir.

Marcas e preços
Os principais fabricantes de produtos adesivos são as seguintes marcas:
- Hansel, Kufner, Fulda - Alemanha;
- Baldin, Koenig - Bélgica;
- LanourPicardie - França;
- Wilen - Reino Unido.
Na Rússia, os materiais são produzidos por uma empresa chamada Mamontovka, localizada na região de Moscou, e pela TIM Holding em Krasnoyarsk.
Importante! A empresa, conhecida como a primeira a desenvolver entretela, também produz enchimentos sintéticos adesivos.
As mais recentes tecnologias tornam os materiais de maior qualidade, nomeadamente:
- aumentar a força das conexões;
- aumentar a estabilidade da forma;
- garantir o cumprimento dos requisitos de limpeza ambiental;
- economizar energia térmica reduzindo a temperatura e o tempo do processo de colagem do material.
O mercado russo vende produtos da fabricante japonesa "Heimo". Esta empresa é líder no Japão na produção de materiais adesivos desde 2009. A empresa entrou no mercado europeu, ganhando impulso gradualmente.
A empresa conquistou confiança e prestígio graças à combinação de qualidade incomparável e preços flexíveis. A empresa controla rigorosamente a produção dos materiais em todas as etapas. O fabricante oferece aos clientes uma ampla gama de produtos.
Equipamentos de alta tecnologia utilizados na criação dos tecidos permitiram que os produtos entrassem regularmente no mercado europeu. Eles são adquiridos a preços acessíveis em qualquer quantidade. Os produtos receberam certificados na Rússia. Foram testados e concluíram que atendem integralmente às normas e requisitos técnicos.
Os produtos adesivos do fabricante Danelli oferecem materiais patenteados. Eles permitem a duplicação de tecidos mesmo a 5 graus. As peças permanecerão resistentes à lavagem e ao tratamento químico.

A empresa produz todos os tipos de materiais necessários para costurar agasalhos, blusas e calças. A popularidade desta marca se deve à tecnologia de aplicação de cola na superfície. A aplicação é feita por computador, respeitando-se uma distância clara entre os pontos. A alta qualidade da colagem com qualquer revestimento é garantida.
Custo médio dos materiais:
- um produto de aplique medindo 100×50 cm custa 170 rublos*;
- entretela para gola 260 g/m2, 112 cm de largura custará 360 rublos;
- uma teia de aranha em papel de 112 cm custa 340 rublos;
- teia de aranha em versão enrolada, 83 cm de comprimento, 112 cm de largura - cerca de 5000 rublos;
- entretela 75 gramas por metro quadrado, 100 cm de largura - 80 rublos.
Como cuidar de tecido adesivo
O cuidado com o material está principalmente relacionado ao tipo de tecido ao qual ele é colado. Você precisa consultar a etiqueta de cada peça. Ela contém recomendações de lavagem e passagem.
Lavar produtos com forro em água quente não danifica as roupas. Ao passar, não coloque a base aquecida do ferro sobre áreas que contenham cola. Se você passar essas áreas, será difícil remover os resíduos posteriormente.
Materiais adesivos são uma excelente alternativa à cola simples. Tecidos autoadesivos são usados na produção industrial e as mulheres os compram para uso doméstico. São fáceis de trabalhar – eles grudam com um ferro quente. O escopo de aplicação é amplo – como forro, o tecido pesa e isola o material principal, dando forma, rigidez e densidade às roupas. Modelos adesivos são indispensáveis na costura de casacos, jaquetas, casacos de pele, para processar as bordas de calças, saias, criar cabides e pequenos detalhes.
*Os preços indicados são válidos a partir de julho de 2019.




