Muitas pessoas gostam de se aquecer na cama um pouco mais todas as manhãs, quando o despertador toca e precisam acordar para trabalhar ou estudar. E parece que de manhã a cama fica mais macia e quentinha. E poucas pessoas sabem que é de cetim sarja que se faz a roupa de cama, tão agradável ao toque. É sobre isso que falaremos a seguir.
O que é este tecido de cetim sarja: composição e variedades
A Escócia é considerada o berço do cetim sarja. Este país sempre foi famoso por seu alto nível de arte da tecelagem. Lá, foi criado o tecido de algodão, que possui alta resistência ao desgaste.

O cetim sarja é um tecido feito a partir do entrelaçamento de cetim e algodão na proporção de 2:2. A tecelagem correta dos fios proporciona certa durabilidade e resistência, o que lhe permite manter a maciez.
Para a sua informação! É difícil distinguir o cetim sarja do cetim comum a olho nu. É a trama que confere à sarja sua maior maciez.
A sarja é muito procurada pelos compradores devido à sua maciez, durabilidade e maciez. Produtos feitos com este material podem ser lavados com segurança na máquina, sem a preocupação com a mudança de cor ou com o desgaste dos furos.

Importante! O cetim sarja possui um alto nível de isolamento térmico. É essa característica que impede que você acorde e saia da cama rapidamente, pois durante o sono, a roupa de cama absorve o calor do corpo e o retém por muito tempo.
O cetim sarja pode conter vários materiais, o que aumenta sua maciez e preço consequentemente:
- O cetim sarja é feito principalmente de algodão. Esta é a versão padrão do material usado para fazer conjuntos de roupa de cama.
- Uma mistura de seda e elastano é adicionada à composição. Isso confere maior elasticidade e resistência ao material. É usado na confecção de roupas casuais e infantis.
- Algodão com elasticidade adicional. Usado principalmente na confecção de roupas íntimas. Este material é prático e confortável, macio ao corpo e não irrita a pele. Com lavagens constantes, não perde a cor, o formato e estica bem.
- Adicionando poliéster ao cetim sarja. Este material é perfeito para fazer itens de uso diário: estofamento de sofás e poltronas, cadeiras, colchas, cortinas, tapetes de cabeceira.

A qualidade do roupão ou da roupa de cama pode ser conferida na etiqueta. Ela descreve a composição em proporções precisas.
Em geral, o tecido tem as seguintes propriedades:
- suavidade;
- resistência ao desgaste;
- segura perfeitamente as tintas e os desenhos;
- prático no uso diário;
- suaviza rapidamente;
- permite que o corpo respire;
- garante fácil remoção de manchas sem deformação.

Essas qualidades positivas são complementadas por um preço baixo no mercado. Ao comprá-lo, a costureira receberá um material acessível e com longa durabilidade.
O sarja também se distingue pelo tipo de tingimento do tecido:
- melange. É a combinação de duas cores em um só produto;
- laminação. A técnica envolve torcer os fios em uma determinada ordem, o que cria um padrão ou imagem;
- de cor lisa - é quando apenas uma cor predomina;
- impressão - a criação de um design específico que é usado em todo o produto.

Âmbito de aplicação
Como o tecido tem excelentes propriedades para uso contínuo e preços atrativos, os fabricantes de roupas e artigos para casa costumam costurar seus produtos com ele.

- Mais frequentemente utilizado em têxteis para o lar. Podem ser cortinas, colchas para móveis estofados e roupa de cama. Este material é prático e conveniente, fácil de limpar e repele poeira e outros elementos. Devido à sua capacidade de isolamento, maciez e indicadores externos, é mais frequentemente utilizado na produção de roupa de cama.
- Produção de roupas para casa, casuais e infantis. Em casa e no trabalho, todos querem se sentir confortáveis e se movimentar com facilidade. Produtos feitos de cetim sarja são perfeitos para o dia a dia. Roupas infantis feitas com esse tecido não causam reações alérgicas na criança e permitem que a pele do bebê respire com movimento constante.
- Confecção de vestidos e camisas leves, principalmente masculinos. São agradáveis ao corpo, o que permite usá-los constantemente no trabalho e se sentir confortável.

Como não confundir com outros tecidos
Cada tecido tem suas próprias características distintas. E basicamente tudo depende do tipo de trama dos fios.

Importante! Sarja, cetim, chita e ranfor têm tramas diferentes. Além disso, a composição e o método de tecelagem são duas coisas diferentes.
Antes de comprar, vale a pena estudar cuidadosamente a composição. Na maioria das vezes, os fabricantes indicam a porcentagem de algodão e outras fibras auxiliares. O algodão deve ter pelo menos 35%, o restante pode ser de materiais sintéticos ou viscose. Esse tecido é mais barato do que o cetim sarja comum.

Para um uso confortável e agradável, vale a pena escolher peças com percentual de algodão superior a 50%.
Observe! Substâncias sintéticas presentes no produto podem causar reações alérgicas, inflamação ou irritação na pele. Vale a pena ler atentamente o rótulo.
Adicionar viscose ao material só aumentará as qualidades da sarja em termos de isolamento térmico e maciez. A viscose absorve bem as tintas, portanto, a cor ou a impressão no produto durarão muito tempo e não perderão sua aparência.
Diferenças entre sarja acetinada e cetim clássico
Em termos de funções operacionais, o cetim praticamente não difere da sarja. A diferença entre eles está na trama. O cetim clássico é mais denso que a sarja. As fibras da sarja são entrelaçadas na proporção de 2:2, enquanto o cetim é entrelaçado na proporção de 1:3.
Eles também diferem no preço. A sarja é mais barata no mercado do que o cetim.
Como cuidar do material
O cuidado adequado pode aumentar significativamente a vida útil de qualquer produto. Vale a pena estudar cuidadosamente as regras de cuidado de cada peça antes da lavagem; os fabricantes sempre as indicam nas etiquetas. O cetim sarja não é um tecido extravagante, não há dificuldades em cuidar dele, mas seguindo algumas recomendações, as peças podem durar muito mais:
- a lavagem deve ocorrer a uma temperatura de 30 °C, não superior a 40 °C;
- Vale a pena usar detergentes suaves e delicados para lavar na máquina de lavar;
- Não adicione substâncias agressivas, como alvejantes. Tais produtos podem descolorir o produto e torná-lo rapidamente inutilizável;
- Você pode secá-lo na secadora ou em temperatura ambiente;
- Ao passar roupa, vale a pena borrifar um pouco de água com um borrifador. Isso garantirá uma passagem rápida e de alta qualidade.

Avaliações de clientes
Graças às suas qualidades positivas de uso e facilidade de cuidado, o cetim sarja vem recebendo cada vez mais avaliações positivas. Aqui estão alguns exemplos:
Angelina, 48 anos: “Procurei roupas de cama de alta qualidade e com preço justo. Prefiro tecidos naturais. Optei por um conjunto chocolate com orquídeas brancas. Fiquei extremamente preocupada na primeira lavagem. Tinha medo que o marrom perdesse a cor e virasse branco. Mas não, deu tudo certo. A roupa de cama retém bem o calor, é muito macia e fica com um cheiro ótimo depois de usar amaciante. Comprei por um preço ótimo de 2.500 rublos e escolhi um conjunto de casal. Fiquei extremamente satisfeita com a compra.”
Elena, 36 anos: “Após a reforma, eu estava escolhendo cortinas para minha nova casa. Eu sabia que deveria escolher produtos de cetim sarja. Ele repele muito bem poeira e vários tipos de sujeira. Eu estava certa. As cortinas cor de oliva não perderam a cor após a lavagem. Depois de secá-las um pouco no quarto, passei-as cuidadosamente enquanto ainda estavam úmidas, ajustando o ferro na função “Vapor”. Não havia dobras. Pendurei-as imediatamente e passei a vapor as áreas irregulares que não consegui alisar.
Observe! Recomendo a todos. É uma opção ideal para uso doméstico!
Oksana, 38: “Há alguns anos, comprei uma calça de cetim sarja na cor framboesa. Foi uma das minhas melhores compras. O preço foi razoável. Lavei várias vezes e a cor permaneceu a mesma. Uso sabão em pó para peças coloridas e lavo no ciclo delicado. No verão, no calor, a calça é um item indispensável. Minhas pernas não transpiram, a calça é muito respirável.”
O cetim sarja é perfeito para o uso diário. O tecido respira bem, retém o calor, não causa alergias (dependendo da composição), é fácil de limpar e não permite que a poeira se acumule. É um material universal para roupas e roupas de cama, bem como para móveis e elementos decorativos.




