Tipos e características dos tecidos de lã

Lã de vários tipos é usada para fazer muitas coisas, de chapéus e ternos a casacos. Esses produtos são bonitos, macios, de alta qualidade e exigem cuidados especiais.

Características dos materiais e tecnologia de produção

A lã é um tipo de tecido feito com matérias-primas que os humanos obtêm de animais de diferentes espécies. Os "fornecedores" mais comuns são os seguintes animais:

  • ovelhas (cordeiros);
  • merino;
  • ovelha (Shetland);
  • cheviot;
  • cabras (caxemira, angorá);
  • coelhos (angorá);
  • camelos;
  • Vigonha;
  • alpaca.
Processamento de diferentes tipos de lã
Processamento de diferentes tipos de lã

O processo de fabricação da lã inclui as etapas de preparação e tecelagem:

  1. Rebobinar fios de lã em bobinas e limpá-las de substâncias estranhas.
  2. Impregnação com substâncias amaciantes e adesivas (encolagem, feltragem).
  3. Enfiando os fios do urdume, distribuindo-os entre os dentes.
  4. Umedecimento, rebobinamento de fios de trama.
  5. Acabamento do tecido (tingimento, lixamento para dar relevo, soldagem para dar uniformidade, lavagem de impurezas e carbonização, feltragem, felpa, branqueamento, decapagem (úmido), secagem, tosquia, limpeza, processamento final por aquecimento com vapor e resfriamento).

Para a sua informação! Faltam alguns elementos da etapa de acabamento, pois nem todos os tipos de lã precisam ser branqueados e escovados.

Para reduzir o custo de alguns tipos de matérias-primas, fibras de algodão, acrílico, seda, viscose ou poliéster são adicionadas à lã. Isso torna o tecido forte, durável e resistente ao desgaste.

Em alguns casos, a resposta à pergunta sobre a composição da lã inclui lycra. Uma pequena quantidade dela é adicionada ao tecido para aumentar a elasticidade. Nesse caso, o material se torna elástico e a lycra é adicionada à descrição. Além disso, o náilon é adicionado à lã para maior elasticidade. Frequentemente, a proporção de fios sintéticos e lã no tecido é de 70/30.

Suéter
Suéter

Tipos de tecidos de lã e suas propriedades

A indústria moderna se dedica à produção de um grande número de materiais. Eles se dividem em duas categorias:

  • lã pura - tecidos que contêm fibras produzidas quimicamente de cerca de 10%;
  • semilã - tecidos que contêm fibras de viscose, acrílico, náilon e poliéster, aproximadamente 80%.
Você pode estar interessado nisto:  O que significa a palavra kumach: a origem e a modernidade do tecido

Observe! Atualmente, o tecido de lã é produzido com a adição de lavsan. Como resultado, suas propriedades são aprimoradas: o grau de abrasão, vincos e encolhimento são reduzidos. Ao mesmo tempo, os produtos se tornam mais duros ao toque.

De acordo com a escolha e o método de processamento do fio, os tecidos de lã são divididos nas seguintes variedades:

  • lã penteada, obtida a partir de fios torcidos e penteados. O resultado é lã nervurada. A principal propriedade do tecido é a suavidade da superfície;
  • lã fina com pelo grosso. O resultado é uma lã densa, que torna o tecido mais quente, porém mais suscetível à sujeira e à poeira;
  • Lã grossa com superfície macia ou feltrada. O tecido adquire propriedades de resistência ao desgaste, baixo caimento e plasticidade.
Diferentes tipos de produtos de lã
Diferentes tipos de produtos de lã

De acordo com sua finalidade, eles são divididos em três tipos:

  • para casacos;
  • para ternos;
  • para vestidos.

Além disso, existem tipos intermediários de tecidos que diferem no tipo de trama do fio, densidade, tipos de processamento, etc. Eles também são usados ​​para costurar diferentes tipos de roupas e utensílios domésticos.

Tecidos de lã para costura de roupas femininas

Os seguintes tipos de tecido são mais frequentemente usados ​​em roupas femininas:

  • tartã. Este tipo de material é utilizado na produção de saias e vestidos;
  • Rep é uma lã fina, ideal para ternos, saias e calças. Ela dificilmente amassa, é resistente ao desbotamento, à abrasão e a outros tipos de exposição química;
  • crepe. O tecido é áspero devido ao uso de fios torcidos. As vantagens deste material plástico são que ele é perfeito para costurar saias, ternos e vestidos de diversos estilos;
  • jacquard (lã) - um tecido feito de fios de cores diferentes, devido ao qual aparecem padrões convexos. Jaquetas, ternos e casacos são feitos com ele;
  • Jersey é um tecido macio que Chanel costumava usar em suas roupas;
  • Bouclé é um tecido solto e grosso com uma superfície com nós. A desvantagem desse tipo de material é a dificuldade de corte e costura.
Você pode estar interessado nisto:  Características da bengalina: propriedades e características do material
Vários tecidos de lã
Vários tecidos de lã

Para casacos femininos

Os casacos são geralmente feitos de tecido grosso, de alta densidade, com bom isolamento térmico e resistência ao desgaste. Brilho e lustro não são típicos desses materiais.

Suéter feminino
Suéter feminino

Para costurar casacos masculinos

Para os homens, utiliza-se lã, cujas características incluem densidade e peso. Muitas vezes, as peças são costuradas com gabardine impermeável e tweed. Também é frequentemente usado um tecido semelhante ao usado na costura de casacos femininos.

Casaco
Casaco

Para ternos de negócios

Os ternos executivos são quase sempre feitos do mesmo tecido do paletó. Além disso, utilizam tweed, que contém elementos de fios coloridos, o que os torna muito elegantes e interessantes.

Terno feminino
Terno feminino

Para roupas infantis

As roupas infantis são costuradas com materiais macios. O tecido contém diversas substâncias: viscose, linho, etc. Na maioria das vezes, as peças são feitas de flanela, veludo, flanela e pelúcia.

bodies de bebê
bodies de bebê

Importante! Alguns materiais usam fios semifinos, enquanto outros usam tecidos com lã ou pelo em ambos os lados.

Aplicação e cuidados

Muitos tecidos de lã, especialmente aqueles feitos principalmente de materiais naturais com adição mínima de fibras sintéticas, exigem cuidados especiais.

Antes de lavar ou limpar peças de lã, é melhor consultar o diagrama onde os fabricantes colocam todas as recomendações de cuidados com a peça. Todas as informações são indicadas na forma de ícones.

Cuidados com os produtos
Cuidados com os produtos

Existem várias regras, cuja observância permitirá que você mantenha o item em sua forma original por muito tempo:

  • produtos de lã são melhor lavados à mão ou na configuração mais delicada;
  • Para remover a sujeira dos itens, você precisa usar agentes de limpeza líquidos projetados especificamente para esses itens;
  • os itens não devem ser torcidos, esfregados ou espremidos na máquina de lavar;
  • A secagem deve ser feita em superfície horizontal, longe de radiadores e outros aparelhos similares. É proibido pendurar objetos ao sol;
  • Muitas vezes, não é necessário passar as peças (nem na configuração "Lã"). Você deve apenas pendurá-las cuidadosamente em cabides.
Você pode estar interessado nisto:  Composição e descrição do mako-cetim: uso em roupa de cama, comparação com cetim

Como determinar a naturalidade

Existem três maneiras de determinar a naturalidade da fibra de lã: por sinais visuais, pelo toque e pelo efeito (como ela queima). Visualmente, você pode distinguir a fibra natural da artificial à luz de uma lâmpada. Se você tocar o produto sob a luz de uma lâmpada, o material sintético brilhará. Você também pode examinar o item projetando-o através da luz. A lã natural inclui fios com espessuras desiguais. Ao mesmo tempo, os sintéticos têm pellets, enquanto a lã não. E a diferença é visível a olho nu.

Traje de casa
Traje de casa

Se você verificar pelo toque, poderá descobrir a transferência de calor. Um produto feito de lã natural, em contato com a pele, aquece em cinco minutos. Além disso, você pode esfregar a peça. O tecido sintético range, mas a lã não faz barulho. Você também pode verificar o peso da peça. Produtos naturais são muito leves, enquanto os sintéticos são pesados. Além disso, ao ser vestida, uma peça de lã esquenta imediatamente.

A última opção para testar é influenciar o material que está sendo testado. Você pode atear fogo ao fio com um fósforo ou um isqueiro. Ao queimar, o material natural emite um leve cheiro de cabelo queimado. Se o fio derreter e cheirar a plástico, é sintético. Este método é frequentemente usado em apresentações.

Observe! Se você pressionar a peça com a mão, um amassado fosco permanecerá em um produto de lã, e uma marca brilhante e lustrosa em um sintético. Quando molhada, a peça terá um cheiro especial de lã úmida.

Produtos de lã sempre serão populares, apesar da grande quantidade de tecidos sintéticos disponíveis no mercado. Eles ajudam a manter o corpo aquecido e proporcionam sensações agradáveis.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior