A lã é um material isolante natural e orgânico que as pessoas usam. E os "fornecedores" são diversos animais.
O que é pele de lã?
A lã é a cobertura de pelos do animal, composta por pelos grossos e grossos e pelos finos e macios. Os pelos grossos desempenham uma função protetora, criam volume e definem a aparência, enquanto os pelos finos e macios mantêm a temperatura corporal. Graças à camada de ar criada pela lã, o animal não congela nem superaquece.

Semelhante ao cabelo humano, ele contém uma proteína especial chamada queratina. A base está localizada no folículo, que se encontra na camada profunda da pele, chamada derme. A diferença é que, nos humanos, um fio de cabelo cresce de cada folículo, enquanto nos animais, dois: o fio de penugem e o fio de proteção.

A origem evolutiva da lã
Estudos genéticos afirmam que a pelagem surgiu em animais há mais de 300 milhões de anos, no ancestral comum dos mamíferos – lagartos e pássaros. No DNA de lagartos e galinhas modernos, cientistas descobriram um gene responsável pelo aparecimento de pelos em humanos. Os primeiros representantes dos mamíferos, que surgiram há cerca de 160 milhões de anos, possuíam uma bela "pelagem" devido a uma mudança evolutiva na queratina, o principal componente do pelo.
A resposta para a pergunta sobre o que é lã é a seguinte: é a transformação evolutiva da queratina das garras de pássaros e lagartos em lã.
Observação! Em mamíferos que levam um estilo de vida subterrâneo ou subaquático, a pelagem desapareceu gradualmente. Os ancestrais distantes do homem perderam a cobertura para uma transferência de calor mais eficaz, o que confirma a capacidade do homem de transpirar. Mas muitos animais mantiveram a pelagem.
Características de diferentes espécies de mamíferos
A pelagem do animal depende da genética e da espécie. Dependendo da composição, distinguem-se os seguintes tipos:
- raças de animais pelados - raças de cães e gatos pelados, o mais famoso entre os gatos é a esfinge "pelada";
- animais com pelo duplo - urso pardo, esquilo;
- animais sem subpelo - veados, javalis.
Infelizmente, animais com pelos grossos sofrem com piolhos, que são parasitas permanentes de mamíferos.

Um pouco de história sobre o uso da lã animal
Nossos ancestrais distantes sabiam que a lã era uma excelente proteção contra o frio. Mas, inicialmente, toda a tecnologia de uso da lã animal consistia em esfolá-los. Era a pele retirada de um animal abatido durante uma caçada, juntamente com a lã, que compunham as vestimentas do homem antigo.
Como resultado da domesticação de animais selvagens e do desenvolvimento da criação de gado, novas habilidades surgiram: para fazer roupas quentes, eles começaram a usar não apenas peles de animais, mas também lã animal.
Observação! Principalmente ovelha, camelo e cabra. Era tosquiado ou penteado e fiado em fios – longos fios de pelos entrelaçados. Esses fios também retinham calor, como peles de animais.
A tecnologia de produção de fios é simples: um fuso e um fuso. Foi com eles que a indústria moderna começou. Escavações arqueológicas indicam o uso da lã na fabricação de roupas há mais de 1500 anos a.C. Muitas evidências foram encontradas no território da Itália moderna, então é seguro dizer que os antigos cidadãos romanos gostavam de usar túnicas de lã.
A lã tornou-se um item comercial lucrativo, e as economias de muitos países dependiam dela. A Grã-Bretanha gradualmente se tornou um dos países líderes na produção e exportação de tecidos de lã.
Desde a invenção do método de lavagem de produtos de lã, eles têm tido uma merecida alta demanda.
Seu uso como isolante para botas de couro e sapatos de camurça é muito popular.

Composição e estrutura
As fibras de lã são alterações córneas na pele. Como é a lã em alta ampliação?
Estrutura da fibra:
- A camada externa é protetora. A direção e o tamanho das escamas determinam o brilho e a capacidade de enrolar.
- A camada do meio forma o corpo do cabelo.
- A parte central da fibra, sua base, é constituída por células preenchidas com ar.

Dependendo da proporção quantitativa de camadas individuais, as fibras de lã são divididas em vários tipos:
- penugem - fibra macia e torcida;
- transicional - mais duro, mais espesso que o penugem, a camada central está parcialmente presente;
- awn - uma fibra grossa com uma camada central;
- morto - fibra grossa, grossa e quebradiça, o núcleo ocupa a parte principal.
A lã natural tem as seguintes propriedades:
- baixa condutividade térmica, excelente retenção de calor;
- resistência e desgaste;
- higroscopicidade;
- resistência à sujeira;
- resistência a rugas.
Tipos de produtos de lã, sua utilização
De acordo com o método de produção, a lã é dividida nos seguintes tipos:
- natural - tosquiado de animais (ovelha, cabra), penteado (penugem de camelo, cachorro, cabra e coelho) ou coletado durante a muda do animal;
- feito em fábrica - retirado da pele de um animal durante a produção;
- reconstituído - obtido pela coleta de retalhos e sobras de fios.
O mais valorizado é o natural, é dele que são feitos os melhores produtos, em termos de suas qualidades é muito superior ao reconstituído.
De acordo com a composição, o material é de dois tipos: lã e semilã.
Informação importante! Tecido de lã pura é considerado um material que contém no máximo 10% de outras fibras. Estas podem ser naturais - algodão, linho ou seda - ou artificiais - viscose, náilon.
De acordo com o método de produção do tecido, o material é dividido nos seguintes tipos:
- penteado: feito de fios torcidos semifinos e semigrossos, o melhor material para ternos e vestidos;
- tecido fino: feito de fios finos feitos à máquina, para casacos;
- tecido grosso: consiste em fio grosso, usado para fazer sobretudos, feltro e botas de feltro.

Os tecidos de lã são usados para costurar diversos itens — de casacos e ternos a roupas de cama e roupas íntimas térmicas. A gama de tecidos é muito ampla:
- rep - material de traje denso;
- gabardine é um tecido denso, mas leve, para casacos e capas de chuva;
- tecido bouclé é um tecido denso para ternos com nós na superfície;
- Jersey é um tipo de material de malha usado em vestidos;
- veludo - com pelo, usado para estofamento de móveis, para costurar jaquetas e blazers, bem como para vestidos elegantes de festa;
- flanela - com pelo unilateral, usada para cobertores;
- o tecido de lã é muito denso e pesado para roupas externas;
- flanela - macia, fina, com forro de lã, usada para fazer fraldas, roupas de bebê e roupas de cama;
- tweed é um tecido macio para casacos de meia estação;
- tartan - um material macio e fino, o padrão é necessariamente xadrez, usado para costurar camisas masculinas, vestidos femininos;
- drapeado - material pesado e denso para casacos;
- a caxemira é um material denso para casacos, estolas, cardigans, pulôveres, cachecóis e é muito caro;
- Feltro - feito por feltragem, usado para costurar sapatos e brinquedos infantis.
Informação importante! A especiaria sumagre é usada para tingir tecidos. As cores resultantes variam do verde ao marrom e são resistentes à água.

Tipos de lã Elite
A caxemira é o material de lã mais caro de todos. O subpelo penteado da cabra caxemira é usado para o tecido. Os fios de caxemira são muitas vezes mais finos que o cabelo humano, um tecido delicado e hipoalergênico.

A lã de alpaca é excepcionalmente quente, proveniente de uma variedade rara de lhama, mais quente que a lã de ovelha. Para obtê-la, ela é tosquiada uma vez por ano. A lã não enrola, não feltra e não causa alergias.

Angorá é a penugem dos coelhos angorá, bem curta. Mais frequentemente, o angorá é usado em tecidos mistos. A lã não pode ser lavada. A limpeza deve ser feita somente em lavanderias especializadas.

Merino é a lã da cernelha da ovelha Merino. Fibra muito longa e macia. Geralmente misturada com matérias-primas mais baratas.

Camelo - subpelo felpudo de um camelo, leve e sedoso. Não é tingido, apenas com cores naturais. O calor seco da lã desempenha uma função útil, sendo usado para fins medicinais.

Mohair é a lã das cabras angorá, que possui um brilho natural. Uma fibra incrivelmente forte e sedosa. Fácil de tingir.

Lhama - o subpelo de lhama é usado na produção de materiais de alta qualidade. Para cada produto, é selecionada lã de uma subespécie específica de lhama. Pode ser lavado em água fria, completamente imerso em água.

Informação importante! Para ter certeza na hora de escolher um material, seja lã ou não, você pode fazer um pequeno teste: coloque fogo em vários fios. A lã natural irá incendiar-se rapidamente, mas não queimará imediatamente, transformando-se lentamente em cinzas. A bola queimada pode ser moída até virar pó.
Cuidado adequado
Tecidos de lã podem ser lavados à máquina, mas somente se as seguintes condições forem atendidas:
- temperatura não superior a 30°C;
- modo "manual" delicado;
- os zíperes devem ser fechados;
- um detergente especial marcado "para lã";
- não torça, seque em superfície plana;
- Você pode passar com um pano úmido ou ajustando o modo apropriado no ferro.
Ao usar as mangas por muito tempo, os punhos ficam sujeitos a atrito frequente. Eles podem ficar brilhantes. Para remover o brilho, o produto deve ser vaporizado e esfregado com uma escova dura.

Informação importante! Produtos de lã absorvem odores muito bem. O aroma do seu perfume favorito permanecerá no seu casaco de lã. Mas quem gosta de fumaça de cigarro deve usar peças de lã com menos frequência. O cheiro de tabaco não desaparece por muito tempo. Somente a lavagem a seco pode ajudar a lidar com isso.
A indústria leve está se aprimorando, acompanhando os tempos. Novas tecnologias são introduzidas na produção, novos materiais sintéticos surgem. Mas a lã, como um material verdadeiramente natural, nunca sairá de moda.




