O que é crepe? É um tecido, e até mesmo diferentes variedades de material, para cuja produção são utilizadas diferentes tramas (crepe). O material tem uma textura áspera ao toque e, devido à produção única de torção dos fios, este tecido é durável, elástico e agradável.
Muitos se interessarão pela questão: estica ou não? Contribui para o encolhimento do produto? Como cuidar adequadamente de produtos de crepe? Quais variedades existem? Que tipo de tecido é o crepe stretch? Essas e muitas outras questões serão discutidas em detalhes neste artigo.

Características típicas
A palavra "crepe" é traduzida como "áspero". Quanto à elasticidade, o crempunt não é elástico, exceto aqueles tipos que vêm com a adição de elastano na base, ao contrário do tecido punt.
Tipos de material
A produção moderna apresenta diversos tipos deste material, com diferentes características e áreas de aplicação. Usar roupas de crepe é um prazer: ele permite a passagem do ar, acaricia suavemente a pele, veste bem em tecidos, tem um visual bonito e elegante.
Tecido crepun, breve descrição das variedades:
- Georgette é um tecido elástico e denso, bastante pesado, com um metro quadrado de peso entre 55 e 70 g. Este tipo é feito de matérias-primas naturais (tecelagem de seda crua e fibras artificiais). Crepe georgette - que tipo de tecido é? Material arejado, brilhante e áspero, que também estica e esfarela. O crepe georgette é ideal para criar looks femininos, também adequado para costurar cortinas, persianas e cortinas.
- Elástico. Tecido denso, que inclui viscose com sintéticos, possivelmente com adição de poliéster. Um dos tipos mais comuns. O nome já diz tudo: o crepe elástico é mais elástico do que outros tipos de crepe. Além disso, o elástico é fácil de cuidar e tem um preço baixo.

- Crinkle. Um tecido fino com textura ligeiramente áspera, sem elasticidade suficiente para manter a forma e não esticar. Este tipo de crepe é composto apenas por materiais 100% naturais. As soluções de cores crinkle são multifacetadas e frequentemente decoradas com estampas vibrantes. Frequentemente usado para costurar roupas de cama.
- Crepe de viscose. Este material é muito semelhante ao algodão, mas difere por ter um bom caimento.
- Marroquino. Tecido rep, fio de torção forte é usado na produção; lã natural, viscose e seda são usadas na produção. O material é percebido com uma estrutura de relevo pronunciada ao toque. Refere-se ao tecido de terno, veste bem, pois estica levemente.
- Bolha. Um tipo de crepe, de origem sintética, com uma trama pequena, semelhante a uma bolha.
- Mergulho. Uma variedade completamente nova deste material. Tecido elástico e ecológico, com o mínimo de impurezas sintéticas.

- Chiffon. Leveza e translucidez, leveza e estrutura em relevo – isso distingue o crepe-chiffon de outros tipos de crepe. Sua produção é baseada em seda e fibras sintéticas. Possui superfície fosca e é ideal para acabamento de produtos, drapeados, criação de jabots, punhos, estolas e pareôs.
- A seda (crepe da China) é densa, com superfície fosca e áspera. Baseada em fibras naturais de seda.
- Jacquard é um material estampado baseado em fibras naturais e sintéticas e tem uma trama mais densa do que outros tipos.

- O cetim é um material natural feito de seda ou sintéticos. É produzido com trama de cetim, razão pela qual a parte da frente é lisa com um brilho acetinado e a parte de trás é áspera e fosca. O produto é bastante pesado e se adapta bem a drapeados. É mais frequentemente usado para costurar vestidos de noite e acessórios para cortinas, bem como tecidos para estofados.
- O crepe plissado pertence à classe dos vestidos. É produzido por estampagem em relevo na tela, bem como por tratamento químico. Durante a produção, a cera é aplicada à tela (listras verticais) e imersa em uma solução ácida, sob a influência da qual as partes do material não enceradas são comprimidas. Com a remoção subsequente da camada de cera, forma-se o plissado. A principal vantagem é que não requer passagem a ferro. Saias, cachecóis, xales e cachecóis femininos são costurados a partir dele.

- Crepon (krepun). Fios de lã e semi-lã são utilizados na produção. O tecido crepon é denso e quente, e peças práticas podem ser costuradas com ele: ternos, jaquetas, casacos.
- Musgo. Material translúcido com partículas levemente brilhantes. Usado para costurar blusas e vestidos;
- Rosa é um tecido para ternos, caracterizado por um relevo no tecido em forma de traços. É amplamente utilizado para costurar roupas infantis, calças, saias, vestidos, camisetas;
- Malhas. Um material artificial com uma silhueta bem ajustada, este tecido permite que a pele respire.

Informações adicionais! Esse material queima mal, como se estivesse derretendo, e o cheiro lembra cabelo queimado.
Tecido crepe: características de produção
Para a produção, as fibras são torcidas como molas, à direita e à esquerda, em intervalos regulares, e depois entrelaçadas de forma simples. A próxima etapa da produção é a fervura. Os nós são parcialmente destorcidos, mas mantidos nos pontos de entrelaçamento. É fácil de tingir, o que torna as soluções de cores muito diversas. O material é denso, forte, resistente ao desgaste e áspero, como areia.

Uma alternância ligeiramente diferente de fibras torcidas forma uma trama semi-crepe. Trata-se de uma torção em uma direção ou em uma ordem caótica. Assim, apenas metade dos fios é fortemente torcida, e o efeito crepe é menos pronunciado.
Para produzir este tecido, são utilizadas fibras naturais e artificiais: seda, viscose, sintéticas, acrílicas, lã e muitas outras.
Observe! Apesar da estrutura diferente das fibras que compõem o tecido, todo crepe é resistente a rugas.

Área de aplicação do tecido
Graças às suas características práticas, o tecido crepe conquistou a vastidão da indústria têxtil. De roupas de bebê a cortinas, tudo é costurado a partir dele.

Podem ser distinguidas cinco categorias principais de aplicação:
- Roupas esportivas. O crepe de mergulho e pound é perfeito para costurar leggings, agasalhos, tops e shorts. O material elástico não restringe os movimentos, se ajusta à silhueta e é higroscópico.
- Roupa de cama. Produção de conjuntos de cama de alta qualidade, pois são agradáveis ao toque e praticamente não amassam.
- Atributos de cortinas. Organza crepe quase transparente é usada para costurar tule, georgette - para cortinas e persianas. Respirável e protege da luz solar direta.
- Ternos de estilo clássico. Essas peças permanecem impecáveis mesmo depois de muitos anos de uso, desde que sejam respeitadas as regras de cuidado.
- Roupas femininas. Malha, viscose, crepe de chiffon, crepe e mergulho são amplamente utilizados na costura de roupas femininas. Todos os tipos de vestidos, sarafans, robes, trajes de dança, blusas leves e saias justas não perdem sua atratividade e brilho com o passar do tempo.

Descrição das vantagens e desvantagens
Como todos os tipos de tecido, o crepe tem uma série de vantagens e desvantagens. É bom saber que existem muitas outras vantagens. Pode ser usado em diversas áreas da vida, além de ter um visual festivo na decoração de festas, bares de doces e áreas para fotos.
Vantagens:
- Material denso e forte, resistente ao desgaste;
- Possui propriedades hipoalergênicas;
- Desgaste prolongado dos produtos sem perder a aparência original;
- Cai bem e mantém a forma;
- Não enruga;
- Permeabilidade ao ar;
- Repele umidade e poeira.
Observe! Produtos de crepe não devem secar perto de fontes de calor ou sob luz solar direta.

Imperfeições:
- Encolhimento durante a costura, o material deve ser adquirido de acordo com uma reserva e passado a ferro antes do corte;
- Inelástico, geralmente não estica bem;
- Sensível às condições climáticas;
- Absorve odores;
- Preço relativamente alto, pois é um tecido natural.
Importante! Os itens estão sujeitos a encolhimento quando lavados em água quente.

O que é costurado a partir do crepe do terno?
Terno de crepe - que tipo de tecido é? Existe um tecido para criar looks casuais e elegantes? Sim, existe. Ternos casuais e elegantes interessantes são costurados com este tecido. São vestidos, ternos femininos e masculinos, uniformes escolares.
Este tecido é denso, elástico, resistente a vincos, é quase impossível prender "nós" nele e consegue segurar perfeitamente os vincos das calças sem passar muito tempo. Produtos feitos com esse tecido são perfeitos para quem não gosta de passar.

Importante saber! O crepe para ternos é muito agradável de usar no dia a dia, pois repele poeira e fiapos.
Como cuidar adequadamente de produtos de crepe
Para que os produtos feitos com este material lhe agradem por muito tempo, você precisa seguir as instruções de como cuidar deles adequadamente. Recomendações práticas reduzirão significativamente o tempo gasto no cuidado dos tecidos, preservando sua beleza, aparência original e frescor. Você precisa ler atentamente a descrição de como cuidar do tecido crepe.

Aspectos de cuidado para roupas de crepe:
- Lavagem à mão. Enxágue em água com temperatura não superior a 30 graus. Para que as roupas recuperem uma cor intensa ao enxaguar, você pode adicionar um pouco de vinagre à água.
- Não torça.
- É melhor secar à sombra. Este material não tolera luz solar direta e também longe de fontes de calor.
- Você pode passar a ferro somente pelo avesso e em um tecido levemente úmido.
- A temperatura do ferro não deve exceder 130 graus.
- Os itens devem ser armazenados em local bem ventilado, em cabides ou em capas especiais.

Importante! Para lavar, você deve usar apenas detergentes suaves, nunca em pó, pois eles entopem a estrutura do tecido e são difíceis de enxaguar.
O tecido crepe é amplamente utilizado na indústria têxtil. As tramas de crepe conferem resistência, maciez, leveza e uma beleza majestosa. Muitos designers e estilistas utilizam este nobre material para criar suas coleções.
Com a ajuda desse tecido, você pode criar uma imagem ousada, charmosa e memorável, sem mencionar roupas do dia a dia ou produtos têxteis que uma pessoa precisa constantemente. Graças aos seus diferentes tipos, é usado em diversas áreas. Os produtos de crepe são fáceis de cuidar e, por sua vez, proporcionam conforto por muitos anos.




