Aspecto do linho: aplicação de fibras

No início da produção de tecidos e têxteis, tudo era feito exclusivamente com materiais naturais. O algodão, por exemplo, começou a ser usado há mais de 10 mil anos para tecer fios. Os tecidos naturais estão entre os mais populares há muito tempo e permanecem assim até hoje. Isso se deve às suas propriedades.

Os tecidos naturais, também chamados de clássicos, podem ser de origem vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho), animal (lã e seda natural) e mineral (amianto, amianto). O material de hoje falará sobre um tecido tão clássico como o linho. Primeiro, você precisa considerar o linho, o que é e como é usado, cuja fibra é quase a mais popular do mundo.

Flor
Flor

Descrição da planta

O que é linho? É uma planta herbácea anual e perene com folhas inteiras. No total, são conhecidas mais de duzentas espécies desta planta, utilizadas para diversos fins. As mais populares são: linho-sementeira, linho-azul e linho-amarelo. Esta "erva" é conhecida há centenas de anos e é ativamente utilizada não só na indústria têxtil, mas também na alimentação de gado, na tecelagem de fios ou na fabricação de produtos e atributos médicos. As áreas semeadas com linho assemelham-se a lagos azuis, refletindo o céu e a superfície circundante.

Arbusto de linho
Arbusto de linho

As plantas atingem uma altura máxima de um metro e meio e, como já mencionado, podem ser anuais ou perenes. Independentemente disso, são removidas todos os anos e semeadas novamente. Os caules, assim como as folhas, são cilíndricos, lisos e retos. Durante a floração, as flores aparecem no topo do caule, onde as vagens das sementes amadurecem. As sementes de linho são oleosas e têm formato oval. Agora não há mais dúvidas sobre a aparência do linho.

Importante! As indústrias médica e tecnológica valorizam essas sementes por seu alto teor de ácido linolênico e óleo.

A planta ornamental requer cuidados cuidadosos, mas isso não impede que os jardineiros a cultivem. As mais comuns são duas subespécies de linho comum: a de folhas longas e a crespa. A primeira é lisa, com um caule alto, no topo do qual florescem flores. A segunda é baixa e ramificada.

Sementes
Sementes

Onde o linho cresce

A terra natal do linho é a Ásia Ocidental. De lá, chegou ao Egito. Os gregos o trouxeram da Espanha. A espécie desenvolvida se adapta bem a quase todas as zonas climáticas. Hoje, é a segunda cultura mais popular, depois do algodão, usado na criação de têxteis. Os principais produtores e exportadores de linho são Rússia, Polônia, Holanda e França.

Você pode estar interessado nisto:  Como verificar a naturalidade da seda: os melhores métodos comprovados

Importante! Além de tecidos, esse material é usado para fazer estopa, linhas e cordas, barbantes, lonas e muito mais.

As plantações utilizadas para a coleta de óleo estão localizadas principalmente na Rússia, EUA, Argentina, Índia e Canadá. O óleo é entregue a qualquer unidade de produção por rodovias, ferrovias e navios. É usado em diversos materiais de coloração, como vernizes e esmaltes, linóleo e oleados. O resíduo seco, na forma de torta, é utilizado como ração para o gado.

Campo de linho
Campo de linho

Tipos e variedades de linho decorativo

A planta serve não apenas para fins industriais, mas também para fins decorativos. Espécies usadas "para beleza":

  • Linho com flores grandes. Planta alta, atingindo mais de 50 cm de altura. Folhas pequenas e brilhantes com flores;
  • Linho comum. É inferior às plantas cultivadas especialmente em beleza, mas também é frequentemente plantada em jardins frontais;
  • Linho austríaco. Um dos mais espetaculares. Capaz de hibernar na zona média;
  • Linho Taurica. Lindas flores amarelas reunidas em cachos;
  • Linho perene. Versão clássica com flores pequenas, mas brilhantes.
Linho decorativo
Linho decorativo

Propriedades úteis da planta nos tecidos

As plantas desta espécie são usadas principalmente para criar tecidos. São populares devido às suas propriedades. Roupas feitas com este tecido previnem o desenvolvimento de muitas doenças, fungos e bactérias no corpo. Isso se explica por suas propriedades bactericidas: o tecido inibe a atividade vital da microflora e tem uma absorção microbiana maior do que a do algodão.

Importante! É por isso que é usado na indústria médica para fazer bandagens. Está comprovado que feridas envoltas com essas bandagens cicatrizam mais rápido.

Vestido de linho
Vestido de linho

Roupas de linho permitem que o corpo respire e não obstruem os poros da pele. Isso promove a circulação sanguínea normal e aumenta a resistência. Roupas bem tecidas são leves e transparentes. Os tecelões antigos conseguiam tornar o tecido tão transparente que, mesmo através de várias camadas, o corpo ficava visível, e a própria vestimenta passava por um anel. Era tão fina.

Pano
Pano

Outra propriedade do tecido é a sua durabilidade. É duas vezes mais resistente a rasgos que o algodão e três vezes mais resistente a rasgos que a lã. O linho absorve bem a umidade e também dissipa o calor. Isso explica sua popularidade em países quentes e úmidos. A água evapora da superfície do tecido tão rapidamente quanto da superfície de um reservatório. É por isso que ele está sempre úmido e fresco. Alérgicos também vão gostar do linho, pois ele não causa efeitos na pele ou no sistema respiratório.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição das propriedades do lurex: uso do tecido, combinação com outros

A roupa de cama de linho melhora o sono, não gruda no corpo e não acumula eletricidade estática. Em climas quentes, a temperatura sob o tecido de linho é alguns graus mais baixa e, na estação fria, ele aquece. Ao contrário dos tecidos de algodão, que ficam amarelados após a lavagem, o linho, ao contrário, fica cada vez mais branco.

Lençóis
Lençóis

Importante! Recomenda-se dormir em lençóis de linho para pessoas com alergias e pele sensível ou com doenças dermatológicas de pele. Você pode se enrolar em um lençol assim se tiver queimaduras de sol no verão quente.

gaze de linho
gaze de linho

Todo mundo sabe que, após a instalação de janelas de plástico, a casa pode começar a cheirar mal. O plástico evapora gás radioativo, que pode ter um efeito negativo no corpo humano. A salvação disso pode ser não apenas arejar regularmente, mas também usar roupa de cama de linho, que reduz o nível de radiação e a atenua significativamente. O mesmo pode ser dito sobre as roupas. Elas não só protegem da radiação das janelas, mas também da radiação solar.

Vale lembrar que o tecido é muito resistente ao desgaste. Não perde a forma e a qualidade após exposição ao sol, fervura, múltiplas lavagens e passagem a quente.

Tecido de linho
Tecido de linho

Tecido de linho: história e modernidade

O linho é usado há tanto tempo quanto o algodão, mas, apesar disso, sua história remonta a mais de 5.000 anos. Arqueólogos encontram referências cada vez mais recentes ao tecido e seus fragmentos. Pesquisas indicam que esta planta foi incluída na lista de culturas agrícolas na Suíça já na Idade da Pedra. Era usada para tecer cordas e fios para caça e pesca. Isso é evidenciado pelos artefatos encontrados.

Quando os artesãos começaram a fabricar o tecido correspondente, este era um item de luxo no Oriente e no Egito Antigo. Já a partir daquela época, iniciou-se o desenvolvimento ativo de tecnologias para a produção de produtos de alta qualidade: o tecido tornou-se fino, mas resistente, pois um bom tecido é a base de uma boa vestimenta.

Roupas vintage
Roupas vintage

Os cristãos consideravam e consideram tais roupas um símbolo de pureza e higiene. É por isso que os sacerdotes usam roupas feitas apenas de linho puro, sem o uso de outros materiais.

Depois disso, a produção artesanal chegou ao fim e as primeiras manufaturas europeias começaram a surgir. Lá, o tecido de linho ainda é caro e considerado premium. Na Rússia, sempre foi mais acessível e barato.

Hoje, os tecidos mais requintados desse tipo são produzidos na Itália e na Irlanda. As maiores quantidades de tecido de linho são produzidas nos EUA e no Canadá.

Roupas modernas
Roupas modernas

Características da produção

O processo tecnológico de produção é baseado em máquinas de fiação especiais e tecnologia de preparação de fibras para fiação.

Você pode estar interessado nisto:  Características do uso do tecido de linho e sua imitação para cortinas

A planta, colhida no campo, é primeiro deixada de molho e, graças à tecnologia moderna, esse tempo foi reduzido para uma semana. Durante o processo de molho, a água é trocada constantemente. Isso também acelerou o processo. Depois disso, inicia-se o processo de secagem dos caules. Eles são enrolados em torrões para facilitar o transporte até a oficina de desbaste.

Desenrolando o caroço
Desenrolando o caroço

Trata-se de uma sala com tambores onde as hastes são colocadas. O dispositivo separa as partes necessárias das desnecessárias, alimentando fibras limpas na esteira de saída.

Importante! Uma máquina faz tudo. Primeiro, ela separa o torrão em hastes individuais e as endireita, passando-as para a etapa de debulha, onde as hastes retas são reunidas em feixes e debulhadas por lâminas.

A produção posterior envolve o trabalho com matérias-primas em máquinas de fiação. Para isso, as fibras são primeiro penteadas e, em seguida, no estado desejado, enviadas para a máquina de fiação. O resultado é um fio a partir do qual serão criados o fio e o tecido final. Os fios também podem ser usados ​​para produzir outros tecidos. Todas as ações da produção da correia transportadora devem ser realizadas de acordo com as normas GOST.

Obtenção de fibra
Obtenção de fibra

Onde o linho é usado na indústria leve?

Em primeiro lugar, o linho é utilizado na indústria têxtil. Isso se deve às suas propriedades e aparência. É usado para fazer tecidos para costura:

  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Toalhas de mesa e guardanapos de cozinha;
  • Lençóis;
  • Brinquedos e elementos de design em forma de fitas e outras coisas;
  • Cortinas;

O tecido, por sua vez, pode ser dividido em vários tipos: para sacos, técnico, para mesa de embalagem, para vestuário e outros. O acabamento também pode variar, desde o bruto e sem tratamento até o translúcido, estampado e fervido. Com base nisso, o tecido terá uma aparência diferente. A fibra sem tratamento é frequentemente usada em encanamentos.

Ensacamento
Ensacamento

Tintas e esmaltes de alta qualidade, oleados e linóleos são feitos de óleo de linhaça. Além disso, o óleo é há muito procurado, tanto por pessoas quanto por animais, como laxante.

A fibra obtida do linho é utilizada na fabricação de lonas, cordéis e materiais isolantes térmicos. As sementes e briquetes do linho são utilizados na pecuária para alimentar o gado, devido ao alto teor de proteínas em sua composição.

Importante! A indústria médica não deve ser esquecida. O linho tem sido usado na produção de máscaras, bandagens, gazes e outros acessórios médicos, todos ecologicamente corretos e higiênicos.

Guardanapo
Guardanapo

Os tecidos de linho perdem apenas para o algodão em popularidade, mas o superam em muitos aspectos, possuindo propriedades que são únicas entre muitos tecidos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior