Provavelmente está em todas as casas. Como um material natural, está em constante demanda e não abre mão de suas posições. Mas, ainda assim, chita — que tipo de tecido é esse? O que é costurado com ele, além de roupa de cama?
História da aparência
Surgiu no berço do algodão – na Ásia. Chegou à Rússia por volta do século XVI, trazido por mercadores de Bukhara. Até o nome era "Bukhara", "asiático". Inicialmente, era usado para as costas das roupas. Depois, começaram a costurar roupas íntimas para soldados – ceroulas, camisas. Nos EUA, a produção em massa desse material também começou no século XIX, mas nessa época os fabricantes russos de kineshma já haviam se organizado, tornando-se monopolistas no mercado russo. O material nacional era de melhor qualidade e mais barato.

Havia duas variedades:
- hanagai - chita de alta qualidade;
- shilya - comum.
Até o início do século XX, o escopo de aplicação se limitava ao tecido de forro para casacos e ao material para vestidos. Mais tarde, belos vestidos e ternos começaram a ser costurados a partir dele, e surgiu a direção mais popular: a roupa de cama.

Descrição da tecelagem, composição e propriedades
Calico é um tecido feito inteiramente de algodão. É produzido em folhas de 150 cm e 220 cm de largura. A estrutura é uniforme na frente e no verso. É obtido por meio da entrelaçamento de fios de algodão "fio a fio". Os fios da urdidura e da trama têm o mesmo tamanho e se entrelaçam uniformemente, sem se deslocarem. Quanto mais densa a trama, maior a resistência do material. Devido à sua composição natural, o material é hipoalergênico, o que agrada aos fabricantes de roupas infantis.
Fabricantes chineses, turcos e paquistaneses produzem tecidos parcialmente feitos de fibras de poliéster. Mas a maior parte ainda é de algodão. Graças a ele, o tecido de chita possui as seguintes características:
- agradável ao toque;
- respirável, o tecido "respira";
- absorve umidade;
- resistente ao desgaste.
Informação importante! As normas russas preveem apenas um tipo de chita. Este pode ser o nome de um material que contém 100% algodão. A chita fornecida por outros países pode conter fios de poliéster. Antes de comprar, preste atenção ao país de fabricação.
A resistência do material depende diretamente da densidade do tecido. Um bom indicador é 140 g/m². Tecidos de baixa densidade podem ser facilmente distinguidos - ao inspecionar visualmente o tecido desdobrado, as folgas entre os fios serão visíveis e a trama cruzada é muito pronunciada.
De acordo com a densidade, distinguem-se os seguintes tipos:
- esparso - densidade 100 g/m2;
- densidade 120 g/m2 - chita conforto ou padrão;
- densidade 140 g/m2;
- cru - densidade 145 g/m2 e superior;
- tecido de luxo - os fios são 1,5 vezes mais finos do que os da chita comum, o que torna o tecido macio e suave.
- O tecido ranfors é feito apenas de algodão natural, mas é processado de uma maneira especial.

Tipos de chita
O material era inicialmente áspero, sem padrão e sem pintura. Mais tarde, com o desenvolvimento da produção têxtil, o tecido passou a ser tingido em diversas cores e com um padrão aplicado. Isso conferiu maciez ao tecido e permitiu uma gama mais ampla de aplicações.
Dependendo do método de tingimento, o tecido pode ser:
- Tingimento simples - um tecido de cor única é tingido uniformemente em cores específicas, com estrutura semelhante ao tecido branqueado.

- A chita estampada é um tecido com um padrão, podendo ser muito diverso, de qualquer cor. É aplicada por impressão à máquina.

Tecido de algodão não é só chita. Cetim, percal e popeline também são produzidos com fios de algodão. Qual a diferença entre eles?
A principal diferença está no método de tecelagem e na espessura dos fios.
| Têxtil | tecelagem |
| chita | Fios grossos de algodão. A trama cruzada é claramente visível. |
| percal | São utilizadas variedades de algodão de fibra longa. Tecido liso. O material é delicado e macio. Alta resistência. |
| popeline | O material mais próximo da chita, a trama é a mesma, mas a espessura do fio de popeline mais grosso é menor que a da chita. |
| cetim | A tecelagem dos fios é incomum – através de 3 a 5 fios. Fios de algodão de dois tipos, mais grossos para a base, torcidos – para a frente. |

Há também o tecido chintz. Ele tem a mesma trama da chita, mas os fios são muito mais finos. A largura do tecido é de até 90 cm, então não é uma boa escolha para roupa de cama – haverá uma costura no meio do lençol. Ele não retém bem a cor, as cores desbotam rapidamente. Mas é muito mais barato do que todos os outros tecidos.

O que é costurado a partir de chita?
A densidade do fio, o método de tingimento e acabamento determinam o escopo de sua aplicação.
- A chita mais densa, de agradável tom leitoso, crua e sem tingimento, é chamada de crua. É usada com sucesso para estofamento de móveis de interior. Tecido impregnado com uma composição especial é usado para costurar roupas de trabalho.

- Um tecido mais delicado, branqueado, é usado para roupas de cama em hotéis, sanatórios, toalhas de mesa e guardanapos em restaurantes e cafés. Para instituições médicas, roupões, lençóis e toalhas são costurados com ele; o tecido de chita branca é ideal para isso.

- Tingido de forma simples – usado para forrar roupas externas e ternos, têxteis para o lar, roupa de cama.

- A estampa é o material mais bonito e elegante. As cores encantam os olhos com tons vibrantes. Sua gama de aplicações é a mais ampla: roupas de cama, roupas infantis e adultas, toalhas de mesa festivas, além de guardanapos e toalhas de mesa.

Informação importante! Uma das áreas de aplicação é a indústria química e de mineração, onde a chita é usada como material de limpeza e filtragem.
Regras para cuidados com materiais
Eis o que você pode apreciar neste material: sua despretensão. Ele resiste a muitas lavagens e não se desgasta. Mas ainda assim vale a pena prestar atenção às recomendações dos fabricantes:
- ajuste o regime de temperatura de acordo com as informações do rótulo;
- Os fabricantes recomendam virar a roupa de cama do avesso antes de lavar;
- não use alvejantes, isso geralmente é prejudicial a quase todos os tipos de tecido, sua estrutura é destruída;
- Você pode usar amaciantes de roupas, eles deixam os produtos mais macios;
- Você pode secá-lo na máquina de lavar ou em uma secadora doméstica comum;
- É melhor passar um pano levemente úmido ou usar a função de vapor do ferro.

Vantagens e desvantagens
As vantagens são:
- preço acessível - muito mais barato que cetim e seda. Em termos de qualidade, é ligeiramente inferior - a chita grossa pode ser uma concorrente à altura do cetim, se a questão for escolher roupa de cama;
- Resistência ao desgaste simplesmente incrível - suporta um grande número de lavagens, o que é muito apreciado pelas donas de casa. O padrão permanece o mesmo, a cor não muda;
- material leve, muito importante para roupa de cama;
- permite a boa passagem do ar e não cria efeito “térmico”;
- produto ecologicamente correto, pois é totalmente natural;
- não acumula eletricidade estática;
- material de alta resistência;
- fácil de cuidar;
- Resistência aos raios UV.
Há também desvantagens:
- após a primeira lavagem o material encolhe;
- não há brilho nobre (como o cetim, por exemplo), a superfície é lisa, mas fosca;
- Após inúmeras lavagens, podem aparecer pelotas.

Calico diferente de fabricantes diferentes
A qualidade do tecido depende diretamente do fabricante. Os fabricantes russos (Ivanovo) utilizam apenas 100% algodão, portanto, os produtos de chita possuem todas as propriedades dos tecidos naturais. Cores vibrantes, padrões complexos e preço acessível. O tecido tem características de densidade ligeiramente inferiores às de outros fabricantes, mas devido ao seu baixo preço, é muito procurado.
A chita turca é popular em todo o mundo. O tecido contém 100% algodão ou no máximo 15% de aditivos sintéticos. O material é leve, denso, não amassa nem enrola. Cores muito vibrantes.
O maior fornecedor de tecido de chita é o Paquistão. A chita paquistanesa é composta por 80% de algodão e 20% de materiais sintéticos. O material é leve, respirável e retém o calor. Não amassa e é extremamente durável e denso. Mas seu preço não se compara ao da chita russa. Você terá que pagar uma boa grana por esse material.

Avaliações
Alexandra, 21 anos:
Tornei-me mãe recentemente e enfrentei o problema de comprar roupas e fraldas infantis. Depois de estudar toda a linha, cheguei à conclusão de que é melhor comprar roupas de chita. É barato e remove bem as manchas. Fica com a mesma aparência após a lavagem e as cores não desbotam. E o mais importante: contém apenas algodão. Isso é importante para as crianças, pois elas não desenvolverão alergias às roupas.
Margarita, 42 anos:
Compro roupa de cama de chita. Estou satisfeita com a qualidade, pois escolho apenas chita grossa estampada, observando cuidadosamente o tipo de tecido. Antes de comprar, sempre desembrulho a embalagem e observo a composição do tecido. A chita turca pode ter viscose adicionada, mas eu até gosto, é mais macia.
A chita mantém sua posição com confiança no mercado de roupas de cama, e não só. Roupas infantis de algodão, jalecos brancos para instituições médicas – é usada em todos os lugares e sempre em demanda. Um material ecológico de altíssima qualidade, a um preço acessível e com longa durabilidade – esta é a chita. Ao escolhê-la como tecido para roupas de cama e banho, nenhuma dona de casa se arrependerá.




