Casacos de pele, chapéus e outros itens feitos de pele natural são sempre resultado da exploração e matança de animais. É muito mais humano e ético usar os benefícios da civilização que não implicam a morte de alguém. É provavelmente por isso que o prefixo "ECO" se fixou firmemente às peles artificiais.
Vários tipos de matérias-primas: as sutilezas da produção
Do que são feitos os casacos de pele artificial? É lógico supor que sejam feitos de pele artificial. E do que é feito esse tecido de pele? Fibras artificiais. Essas fibras são conhecidas desde o início do século XX e são amplamente utilizadas em diversas indústrias: náilon, lavsan, fibra de acetato.

As fibras sintéticas se consolidaram na vida cotidiana; elas podem ser usadas para fazer fios, linhas e tecidos. Qualquer pessoa familiarizada com química sabe que as fibras sintéticas são produzidas por síntese química complexa a partir de diversas matérias-primas, principalmente hidrocarbonetos.
O tecido de pele sintética é feito fixando-se o pelo ao tecido (tecido ou tricotado) de uma determinada maneira. Na produção de pele ecológica, existem três métodos de fixação do pelo à base do tecido (ou base):
- Tufado (ou "tufado"): fibras sintéticas são costuradas em um pano de fundo em uma máquina de forma a obter fileiras densas de laçadas. Em seguida, as laçadas são cortadas e obtém-se uma pilha espessa. Ela deve ser arrumada — penteada e afofada com agulhas afiadas.
- No método de tricô-costura, feixes de fibras sintéticas são tricotados na base de laçadas de tricô ou costurados em teares com tecnologia específica. O resultado é um tecido volumoso que é cortado ao meio com cortadores especiais, resultando em duas folhas de pele sintética. Os fios são então cuidadosamente penteados com escovas até formar uma pilha sólida e fofa.
- E o método mais trabalhoso é o adesivo. Mas este método também produz a versão mais espetacular: karakul e karakulcha. Fios macios (chenille) são firmemente colados com um composto especial à base, imitando tecidos de alta qualidade.

Importante! É muito fácil determinar você mesmo a base de um produto de pele sintética, simplesmente espalhando as fibras o máximo possível.
A pele artificial, criada com o uso de tecnologias modernas, é barata e imita a pele natural o máximo possível, tanto em sua cor e estrutura, quanto no subpelo e pelos externos.
Principais características. Vantagens e desvantagens
Assim como os produtos de pele natural, os casacos e jaquetas de pele “sintética” têm suas vantagens e desvantagens.
As vantagens óbvias incluem:
- Variedade de cores e estruturas: qualquer solução de cor, combinações, imitação de cores naturais, diferentes comprimentos de pelo, espessuras de tecido, densidade de enchimento.
- Resistência relativa, boa resistência ao desgaste, bem como propriedades de isolamento térmico, que às vezes não são inferiores aos produtos naturais.
- Facilidade de costura. Como a base dessa pele é de tecido, é extremamente fácil cortar e costurar o produto.
- Preço acessível. Comparados aos produtos feitos de materiais naturais, os casacos de pele sintética são significativamente mais baratos.
- Fácil de cuidar. O material sintético é fácil de lavar e não desbota. O armazenamento não causa dificuldades: este casaco de pele não é comido por traças e não apresenta cheiro ou amarelamento específicos.
- Ética.

Importante! Ao produzir casacos de pele ecológica, os animais mantidos em condições terríveis em fazendas de pele não sofrem, os animais selvagens não são exterminados e sua população natural é preservada.

Há também algumas desvantagens:
- Não é ecologicamente correto. As fibras sintéticas são feitas principalmente de derivados de petróleo, e o petróleo é um recurso natural não renovável, e sua extração causa poluição ambiental.
- Os casacos de pele são inferiores aos casacos de pele natural em termos de propriedades de isolamento térmico: eles são menos quentes, pois o pelo tem maior permeabilidade ao ar.
- O material artificial se desgasta muito rápido, sua pilha fica mais suscetível a amassamentos e pode ficar feltrada.
- Fibras sintéticas têm maior probabilidade de acumular eletricidade estática, dificultando a limpeza de sujeira, especialmente em sapatos e estofados de sofás. Manchas persistentes não podem ser removidas nem mesmo com alvejante (se o material for claro).
Importante! O material artificial praticamente não se decompõe na natureza, mas esses tecidos podem ser reciclados.
Características de produtos de costura de pele artificial
Costurar os produtos não é difícil e pode ser feito até por costureiras menos experientes.

Observe! Primeiro, você precisa pensar e fazer uma peça de teste que não seja de pele. Isso ajudará a evitar erros ao costurar a peça principal, quando será tarde demais para fazer ajustes.
Para produtos de pele ecológica, silhuetas simples e retas são adequadas, sem excesso de detalhes, de preferência sem pinças e com o mínimo de costuras. O corte das peças é feito apenas por dentro, monitorando necessariamente a direção da pilha: o produto final deve ser feito estritamente de cima para baixo.

Devido às características do material artificial, as peças podem enrugar excessivamente; durante o uso, é aconselhável fazer alças nos produtos sem recortes, mas sim com cordão de tecido ou tiras de couro. Pelo mesmo motivo, não costure botões no produto com linha. Fechos em ganchos ou em forma de fivelas decorativas terão um visual original.
Ao costurar produtos, é necessário controlar a precisão da costura das costuras, endireitando o pelo "da costura" para que as vilosidades não fiquem para fora e a costura em si fique o mais invisível possível.
Visão geral do produto
Lindos e elegantes casacos de pele sintética são uma tendência dos últimos anos.

As casas de moda mundiais há muito tempo adotaram as vantagens do material sintético, que permite a criatividade, criando novos clássicos e coisas extravagantes e criativas:
- O queridinho das últimas temporadas é o Casaco Teddy Bear. Este casaco é como um bichinho de pelúcia macio do qual a menina não quer se desfazer.
- Pelagens brilhantes com pelos longos demonstram a extraordinária natureza rebelde de seu dono.
- Estampa animal para todos os tempos. Principalmente se essa pele for praticamente indistinguível da natural. E ninguém vai te acusar de caçar "gatos" ilegalmente.
- O nobre "karakulcha" é o ápice da elegância. Um casaco colorido feito de "karakul" confere exclusividade à imagem.
- Uma combinação de várias cores e texturas em um só produto. Um casaco de pele como esse claramente não é para todos. Mas ele se destacará ainda mais, de forma notável e brilhante, em meio à multidão cinzenta do dia a dia de uma cidade grande.
Seleção de peles ecológicas
Segredos da escolha:
- Experimente sentir a pele: ela é macia ou dura, lisa ou espinhosa, eriçada.
- Não tenha medo de tocar e sacudir o casaco de pele sintética. Os pelos podem cair em pequenas quantidades pelas costuras, mas a pelagem não deve "cair" muito ativamente.
- Um produto de baixa qualidade tem um aroma "químico" distinto e persistente.
- Deve haver rótulos. E eles devem conter todas as informações necessárias sobre a composição e os cuidados com o produto.
- Vale a pena passar a pele "contra a fibra"; se der um choque elétrico, significa que o produto não passou por tratamento eletrostático. Esse tipo de pele ficará constantemente eletrificado e atrairá poeira e pequenos detritos.
- Pelos coloridos não devem manchar os objetos ao redor. Você pode usar um lenço ou guardanapo de papel e passá-lo sobre o pelo brilhante para ver se há algum resíduo de tinta na superfície.

Informações adicionais! É aconselhável verificar a qualidade das costuras e a direção do pelo manualmente. Uma parte costurada incorretamente (com o pelo na direção oposta às principais) pode prejudicar a aparência do produto.
Cuidados com o produto
Pele sintética é muito fácil de cuidar e seguir regras simples manterá o produto em perfeitas condições por mais de uma estação.

Evite atrito mecânico nos mesmos pontos. A pele sintética, assim como a pele natural, tem medo de umidade, portanto, evite que a peça fique presa na chuva ou na neve para que o brilho não se perca – é muito difícil de limpar. Como as fibras artificiais são altamente inflamáveis, elas devem ser protegidas da exposição a altas temperaturas: não deixe o produto perto de chamas.
A pele sintética é fácil de lavar em casa:
- ciclo de lavagem delicada;
- a temperatura ideal da água não é superior a 40 °C;
- não secar na máquina nem centrifugar;
- Para secar, o pelo é esticado e deixado na posição horizontal.

Para deixar um produto seco mais fofo, penteie-o com um pente de dentes largos. A aspiração é permitida. Guarde em local bem ventilado, longe da umidade e da luz solar direta, em cabides. Não é recomendado dobrar ou enrolar o produto para que o pelo não enrugue ou crie vincos.
O que vestir com casacos de pele sintética
Basta olhar as passarelas e as revistas de moda para perceber que as fashionistas combinam casacos de pele ecológica com qualquer peça de guarda-roupa: vestidos românticos e jeans rasgados, ternos e calças de passeio, capuzes e laços. Botas de cano alto, tênis, botas e até sandálias — casacos de pele feitos de fibras artificiais tornaram-se universais e muito populares.

Avaliações
Irina, 21, Perm. "Adoro meu casaco! Nunca gostei de casacos de pele natural: são caros e é uma pena usá-los sem carro. Meu casaco branco e fofinho é como uma nuvem: leve, quentinho e tão elegante!"
Liza, 25 anos, Tambov. "Eu tinha preconceito contra casacos de pele sintética, achava-os feios e frios. Mas vi uma amiga com um casaco chique e fiquei muito surpresa quando ela admitiu que o casaco dela não era de verdade. Eu jamais conseguiria perceber a diferença."
Margo, 38 anos. Moscou. "Uso apenas pele ecológica há muitos anos — sou a favor de não matar animais. Tenho pena deles. Eles precisam de pele mais do que eu."
Na sociedade moderna, peles artificiais não são mais um sinal de pobreza. Hoje, são um símbolo de cuidado com os recursos do planeta e de atenção ao mundo ao redor. Isso não é apenas uma tendência, é um desenvolvimento natural da indústria.




