Todo proprietário se esforça para criar beleza e conforto em seu apartamento. E isso se aplica até mesmo a cantos isolados como um lavabo e um banheiro. No entanto, beleza não é garantia de sucesso. A praticidade desempenha um papel fundamental no interior. É especialmente importante se sentir confortável no banheiro enquanto toma banho, e neste caso, nada menos que uma cortina de chuveiro de tecido ajudará.
- Cortina de chuveiro - necessidade ou beleza
- Vantagens e desvantagens dos produtos têxteis
- A escolha certa é a chave para o conforto
- Tipos de cortinas têxteis
- Escolhendo o tamanho perfeito
- Regras para o cuidado de cortinas de tecido
- Exemplos de sucesso de design
- Fabricantes e avaliações
- Avaliações de clientes
Cortina de chuveiro - necessidade ou beleza
No banheiro, a cortina desempenha diversas funções importantes:
- A mais básica delas é proteger o chão e os armários da água.
- Papel decorativo. As cortinas têm uma variedade de padrões, por isso se adaptam facilmente ao interior.

- Eles podem esconder superfícies e cantos irregulares.
- Se o banheiro e o vaso sanitário estiverem localizados juntos, a cortina servirá como uma espécie de divisória.
- Alguns modelos podem até ser usados como persianas no terraço.

Vantagens e desvantagens dos produtos têxteis
O uso de cortinas de tecido no banheiro tem pontos positivos e negativos. As principais vantagens dos produtos incluem:
- Variedade de cores e texturas. Hoje em dia, existem muitas cortinas com diferentes padrões que combinam com qualquer ambiente e satisfazem até os gostos mais sofisticados.
- Baixo custo. Cortinas de vidro ou plástico são muito mais caras do que as de tecido e nem todas as famílias podem comprá-las.
- Propriedade antisséptica. O material contém algodão e poliéster, que proporcionam uma sensação tátil agradável e evitam que grudem no corpo.
- Propriedades hidrofóbicas, graças às quais as cortinas de tecido não molham e secam rapidamente.
- Fáceis de cuidar. Lavam bem e secam rápido.

Cortinas de chuveiro de tecido são quase ideais, mas ainda apresentam uma pequena desvantagem. Se a água da torneira for de má qualidade, com um pouco de ferrugem, o produto têxtil precisará ser lavado e branqueado periodicamente. Além disso, em condições de alta umidade, pode ocorrer a formação de mofo nas cortinas. Isso é especialmente verdadeiro para produtos com relevo. Cortinas de chuveiro de tecido com superfície lisa reduzem o risco de mofo.
A escolha certa é a chave para o conforto
Cortinas de chuveiro de tecido selecionado incorretamente podem facilmente perturbar a harmonia do ambiente. Para evitar que isso aconteça, ao comprar um produto, você precisa prestar atenção aos seguintes indicadores:
- Qualidade do material. Definitivamente não vale a pena economizar na saúde, então você deve examinar o produto cuidadosamente. Se tiver um cheiro forte, é melhor evitar esse tipo de cortina. Em caso de dúvidas, peça ao vendedor um certificado do produto, o que ajudará a garantir sua qualidade adequada e a manter a saúde.

- O tamanho certo. Uma cortina estreita ou curta não conseguirá cumprir adequadamente sua função principal: proteger o chão e os armários da água. Para evitar problemas antes de comprar, você precisa tirar as medidas precisas do cômodo com uma fita métrica.
- Tipo de montagem. Antes de comprar, você precisa tirar as medidas e decidir o tipo de montagem. Muito depende da haste selecionada corretamente, seu tamanho e formato. Hastes retas e angulares são as mais procuradas, cujo comprimento é facilmente ajustável.
- Densidade do material. Se não houver luz suficiente no banheiro, ou se ele estiver mal localizado, é razoável comprar uma cortina leve, ligeiramente transparente, que permita a passagem da luz.

Tipos de cortinas têxteis
Além do fato de que todas as cortinas têxteis diferem nos padrões, elas também diferem na composição e estrutura:
- Com a adição de linho e algodão, eles conferem aos produtos a aparência de tecidos naturais. Essas cortinas são muito mais agradáveis ao toque.
- Ilusão de seda. O produto ganha brilho. Este efeito pode ser obtido entrelaçando densamente fios finos e lisos.
- O vinil é um tecido impermeável para cortinas de banheiro. Ele previne a formação de bactérias e fungos.
- Jacquard. Este é um método de tecelagem que permite criar um padrão em relevo. Em termos de espessura, esses produtos são muito mais espessos do que os comuns.
- Inserto de organza. Além de ser uma excelente solução de design, o inserto aumenta a iluminação da área do chuveiro.

- Relevo. Tem uma finalidade estética. Afinal, com a ajuda de um clichê, são aplicados belos desenhos tridimensionais que não desaparecem mesmo após a lavagem.
- Imprimir um desenho. Esta é a forma mais comum de aplicar uma imagem. Graças a este método, o desenho permanecerá brilhante e atraente por muito tempo.
Escolhendo o tamanho perfeito
Para não errar no tamanho da cortina, você precisa medir corretamente a largura de parede a parede e a altura do varão da cortina até a banheira ou base do chuveiro.
A cortina deve cobrir completamente a área do chuveiro. O ideal é escolher um produto com 20 cm de comprimento e 20 cm de largura.

Informações adicionais! Existem 3 tamanhos padrão para cortinas de banheiro: 180×180 cm; 180×200; 200×200. Além disso, existem também parâmetros de produto não padronizados: 200×220 cm e 200×240 cm. Esses modelos maiores são usados nos casos em que a banheira não fica perto da parede.
Regras para o cuidado de cortinas de tecido
Para manter a cortina do seu banheiro com boa aparência, você precisa tomar as medidas preventivas mais básicas. As principais incluem: arejar o ambiente, instalar um bom sistema de ventilação e limpar a cortina com um pano seco e limpo. Mas mesmo essas medidas não eliminam completamente a necessidade de lavagem.
Amarelecimento, mofo, calcário e fungos ainda podem aparecer na cortina. Para removê-los, lave-os à mão ou na máquina com detergentes não agressivos.

Ao lavar na máquina, você deve seguir estas regras:
- Manter um regime de temperatura não superior a 300 °C.
- A função de centrifugação deve ser desligada, caso contrário o produto poderá ser danificado ou ficará muito enrugado e não ficará fácil de endireitar.
- É estritamente proibido passar cortinas.
Ao lavar as mãos, você pode usar soluções de sabão, talcos e alvejantes sem cloro. A água também não deve estar a mais de 300 °C.

O produto é deixado de molho por 30 minutos, após o qual é espalhado no banheiro e bem limpo com uma esponja em ambos os lados. A cortina é enxaguada em água morna e não é torcida. A cortina lavada é pendurada sobre a banheira para drenar a água e, em seguida, pode ser seca ao ar livre.
Exemplos de sucesso de design
Uma cortina de chuveiro de tecido pode resolver qualquer problema e tornar seu sonho realidade:
- Se houver crianças pequenas em casa, você pode pendurar uma cortina com um desenho infantil. Escolha um produto com a imagem de bonecas, carros ou animais. Quando as crianças crescerem, a cortina poderá ser removida e, assim, será fácil se livrar do desenho infantil.

- O banheiro de uma menina deve ser decorado com uma cortina com babados exuberantes.
- É fácil encontrar um design romântico adequado para recém-casados, que transformará o banheiro em um verdadeiro paraíso.
Fabricantes e avaliações
Os fabricantes nacionais produzem bons modelos de cortinas de tecido para banheiro, mas os produtos mais famosos são os produzidos na Alemanha, Itália e Suíça.
Além de modelos práticos e simples, os fabricantes suíços inventaram cortinas para banheiro que absorvem a luz solar e, quando escurece, a irradiam de volta. No entanto, esse tipo de cortina não é adequado para todos os cômodos, pois o banheiro precisa ter uma janela por onde os raios solares possam penetrar.

Avaliações de clientes
Maria, 40 anos: “Sou designer de profissão e adoro usar todo tipo de coisa inusitada em interiores e mudar constantemente algo no meu apartamento. Recentemente, me deparei com um item premium exclusivo: uma cortina para banheiro do famoso designer suíço F. Kreutli. A característica especial da cortina é sua superfície, revestida com ímãs. Graças a eles, você pode mudar facilmente o formato do produto, mesmo no dia a dia. Esta cortina plissada tem um visual muito original e, claro, o ambiente fica protegido da umidade.”

Alla, 34: “Recentemente, tive a sorte de encontrar uma cortina de chuveiro de vinil comum com fórmulas matemáticas. Decidi fazer uma surpresa para o meu filho. Ele quase nunca sai do computador, e o banheiro é o único lugar onde ele não está. E imagine só – funcionou. Meu filho preguiçoso finalmente aprendeu as fórmulas. Fiquei muito feliz, porque o chão do quarto está seco e as fórmulas são memorizadas.”

Andrey, 28: “Comprei a cortina de chuveiro mais simples do mercado, que tinha umas estrelas-do-mar lindas. Como meu quarto é muito úmido, apesar da impregnação, a cortina ficou mofada na primavera. Eu não tinha nada a perder, então diluí um pouco de água sanitária comum em água. Um verdadeiro milagre aconteceu. A imagem permaneceu tão brilhante, e não havia nem um traço de mofo. É uma pena que eu não tenha guardado a etiqueta, mas acho que dizia que era uma cortina de vinil.”
Cortinas de tecido para banheiro podem resolver mais de um problema. Elas não só protegem os móveis e o piso da umidade, como também ajudam a concretizar qualquer ideia de design. Uma cortina para banheiro é garantia de conforto e beleza.




