Roupas feitas de tecidos translúcidos ficam lindas. Estilistas criam modelos até mesmo para pessoas com corpos fora do padrão. Para escolher um tecido para uma roupa, você precisa conhecer as características dos diferentes tipos. E as roupas duram mais se você cuidar bem delas.
Tecido transparente acrescenta mistério e leveza às coisas. Afinal, é fino e leve. Até roupas comuns feitas com ele parecem elegantes.
Quais são alguns tecidos transparentes leves?
Os tipos de tecidos transparentes diferem devido às características das matérias-primas e aos diferentes padrões de tecelagem. Eles determinam sua estrutura, qualidade e aparência.

Véu
O véu é famoso por sua maciez, translucidez e fluidez. Ele se divide em tingido simples e com padrões finos.
Este é um tecido de trama esparsa, predominantemente de algodão. Às vezes, é feito de seda ou lã. Caracteriza-se por uma trama simples.
Atenção! Itens feitos de voil devem ser lavados com extremo cuidado e não devem ser submetidos a cargas mecânicas pesadas. Este tecido deve ser lavado em água morna, geralmente à mão, pois a ação mecânica ativa pode causar defeitos.
O véu é fácil de passar e respirável. O material é frequentemente usado em looks de verão.

É melhor guardar as cortinas enroladas e os vestidos pendurados em cabides.

Chiffon
O chiffon é um tecido translúcido feito de seda e algodão. Outros fios são frequentemente adicionados a ele. Devido à sua trama única, este tecido translúcido é ligeiramente áspero e fosco. O chiffon é famoso por sua finura, leveza, densidade, mas também fragilidade. Devido à sua densidade, este tecido tem um bom caimento.
O chiffon é geralmente usado para costurar roupas festivas. É excelentemente respirável. Devido a essa propriedade, é adequado para roupas de verão.

Este tecido também é usado para costurar acessórios adicionais, como pareôs, cachecóis ou capas. Também é adequado para detalhes decorativos: golas, anáguas e babados.
Tipos:
- Chiffon jacquard. Quase não amassa, quase não deforma. Tem aparência lisa e é opaco;
- crepe chiffon. Tecido branqueado, tingido em tom liso. É denso, durável e feito com fios de seda de dupla resistência;
- chiffon-cetim. Caracteriza-se pela maciez, brilho e transparência;
- camaleão. Um tecido que brilha na luz. Combina vários tons diferentes;
- shanzhan. Tecido fino e leve. Reflete a luz;
- chiffon perolado. Caracterizado por uma tonalidade perolada;
- Nylon. Tecido à base de nylon. É durável e as bordas cruas não desfiam.
Cambraia
Este é o nome dado a um tipo de tecido translúcido. É leve, porém denso. Blusas e roupas íntimas são frequentemente feitas com ele.

No início, era apenas linho ou algodão. Agora, poliéster ou viscose são adicionados ao tecido. Isso melhora a qualidade e simplifica os cuidados. A trama simples é usada para sua produção. A cambraia é um tecido muito leve. É confortável, não causa desconforto nem alergias. Este tecido não retém ar e não deforma. É fácil de lavar e a sujeira não gruda. É fácil de cuidar.
A cambraia se estende em lindas dobras arejadas. Hoje em dia, é usada na maioria dos casos para costurar blusas e diversas roupas de verão ou festivas.

Tipos de cambraia:
- branqueado. Este tecido impressiona por sua brancura. É frequentemente usado para criar vestidos de noiva, roupas íntimas, lenços e camisolas. Caracteriza-se por seu brilho e coloração espessa e uniforme. É frequentemente usado para costurar roupas íntimas e toalhas de mesa festivas;
- Estampado. O padrão colorido e o bordado tornam este tecido único e luxuoso. Roupas feitas com este tecido agradarão até as fashionistas mais caprichosas. Afinal, roupas feitas com este material parecem elegantes e sofisticadas;
- Mercerizado. Este tipo de tecido possui maior resistência, resistência ao desgaste e não desbota. Isso permite que seja utilizado não apenas na produção de roupas, mas também na decoração de interiores.
Chita
Chintz é um tecido leve feito de algodão obtido pelo acabamento da chita. Caracteriza-se pela trama simples e simples. Devido à facilidade de produção e à disponibilidade de matérias-primas, este tecido é barato e amplamente utilizado. A densidade da trama da chita é baixa. Graças a isso, a chita possui uma maciez e flexibilidade especiais.

Chintz é um tecido leve, mas não quente. Caracteriza-se por excelente higroscopicidade. As roupas feitas com ele são principalmente de verão.
Georgette
Este tecido é feito de fios finos torcidos em ponto de tafetá. O crepe georgette é feito com uma trama de fios torcidos. Distingue-se pela sua leveza, translucidez, elasticidade e rigidez ao mesmo tempo. Este tecido fluido mantém perfeitamente a sua forma, cai lindamente e assenta perfeitamente no corpo. Este tecido é áspero e quase não escorrega. Roupas, cortinas e persianas drapeadas são costuradas a partir dele.

Importante! Encolhe ligeiramente após a lavagem.
As desvantagens do tecido também incluem sua estrutura ligeiramente granulada, o que pode, às vezes, irritar peles sensíveis.
A georgette é muito procurada. Isso se deve à combinação de beleza especial, baixo custo, composição natural e utilidade. O acabamento fosco e o excelente caimento conferem aos itens feitos com este tecido um visual muito elegante.
Fatin
O tule é um tecido elástico de malha feito de capron, náilon ou poliéster. É mais frequentemente usado para costurar saias ou anáguas volumosas. Os fios de tule são grossos e as células são muito finas. O material é frequentemente usado para costurar vestidos de noiva. Ele forma dobras, babados e babados de excelente aparência.
Propriedades do tecido:
- elasticidade;
- não suja devido à estrutura de malha;
- multicamadas. Portanto, o tule não permite boa passagem de ar.

Tipos de tule por grau de rigidez:
- Macio. Este tecido possui células de 1 a 2 mm. Geralmente é usado para criar vestidos e saias. O tecido não retém bem o volume, mas pode ser usado para fazer drapeados sofisticados;
- médio. Este tecido é usado para costurar anáguas para vestidos de noite e de noiva, flores artificiais, saias de praia e tutus de balé;
- Duro. É mais adequado do que outros tecidos para fazer lembranças, decorações para salões de banquetes e limusines de casamento.
Observe! Informações adicionais! O material rígido retém perfeitamente o volume. É adequado para uso como base para peças de malha e bordadas.
Como trabalhar com tecidos delicados
Tecidos transparentes são extremamente finos. Isso deve ser levado em consideração. Ao trabalhar com eles, é necessário seguir certas regras.
Muitas vezes, tecidos leves e finos escorregam durante a costura. Para evitar isso, coloque algodão ou outro tecido natural sobre a superfície da mesa.
Notas
Marcas feitas com giz de alfaiate ou marcadores nesses tecidos são claramente visíveis na parte frontal da tela. Sua aparência prejudica a peça costurada. Portanto, vale a pena fazer linhas com pontos longos e linha fina. Elas podem ser removidas após a costura das peças.
Agulhas
A tela deve ser trabalhada usando apenas agulhas muito finas e longas. As costuras à máquina são feitas com agulhas de 70-80 mm. Você também pode usar agulhas especiais para tecidos finos.
Dardos
Ao costurar peças com esses tecidos, evitam-se pences. Em vez disso, utilizam-se drapeados e dobras. Os forros e bainhas das bordas da peça são dobrados duas vezes. Dessa forma, o corte não ficará visível.
Pontos
O comprimento do ponto à máquina é de 0,2 cm. Não costure sobre os alfinetes ao costurar à máquina. Caso contrário, você pode causar uma forte tensão. Isso levará ao aparecimento de falhas. Para melhorar a alimentação, vale a pena colocar papel sob o tecido.
Costuras largas pioram a aparência da peça, e costuras finas não são resistentes. Se uma costura dupla for usada para costurar os elementos, a primeira costura é feita "para fora". Nesse caso, os elementos são dobrados com os lados avessos juntos e a segunda costura é feita "para dentro". Ela esconde a primeira costura dentro de si mesma.
Processamento de cortes
A borda do babado ou babado é processada com um ponto de bainha dupla com borda fechada (chamado de "ponto Moscou") ou um ponto enrolado. Também é utilizado o processamento com fita de cetim enviesada e vivo.
Observe! Os cortes de costura nos ombros e nas laterais devem ser feitos com o máximo de cuidado possível. Cortes finos e uniformes feitos em overlock ficam ótimos, mas se não houver overlock, são usadas uma costura sobreposta e uma costura francesa.
Modo de passar roupa
Ao usar o ferro de passar em materiais transparentes, tenha cuidado especial. Use um modo especial para esse tipo de material. Se necessário, o tecido pode ser levemente umedecido.
Toda mulher pode usar roupas feitas com esse material. Tecido fino e transparente fica muito estiloso. Muitos costureiros o utilizam.
Esses tecidos escondem bem as imperfeições do corpo e realçam as qualidades com maestria. Mas trabalhar com eles exige muita habilidade e conhecimento de uma série de segredos profissionais.
A combinação certa de propriedades técnicas e beleza faz dos tecidos transparentes o material mais procurado pela maioria das indústrias. É por isso que são tão frequentemente utilizados não apenas na produção de roupas, mas também em muitos outros produtos.




