O tecido de forro é sempre necessário para costurar roupas. Não é à toa que o chique do produto e o estilo do costureiro são determinados pelo interior.
Finalidade do forro
O forro do produto cobre o interior para que o produto pareça inteiro e completo por dentro, garante um bom ajuste, serve como uma camada adicional para impermeabilidade à luz e para reter o calor do corpo.

Requisitos para tecido de forro
Em primeiro lugar, é um bom deslizamento, para que a peça possa ser vestida e se ajuste perfeitamente ao usuário. O tecido se caracteriza pela resistência da cor e da composição ao atrito e ao suor. Um tecido de forro que encolha pouco após a lavagem é essencial para a costura. O forro do produto deve ser leve para não tornar a peça mais pesada.

Tipos de tecidos de forro
O forro do produto é feito de seda, materiais semisseda, algodão e tecidos sintéticos, tecidos de lã, malhas e, às vezes, pele artificial e natural é usada no forro.

Os materiais de forro mais comumente usados são tafetá, tecido acolchoado, malha, viscose, seda artificial, cetim, flanela, chiffon, cetim, poliéster, veludo e cupro.
- Tafetá — O nome "tafetá" vem do tafetá, um tecido de seda brilhante. O tafetá é um tecido leve, brilhante e elástico com um brilho metálico. Contém 100% de fibras sintéticas — náilon ou poliéster.
Observação! Na maioria das vezes, o tafetá é usado como tecido de forro, mas é possível costurar o produto inteiro. Muitos têm certeza de que esse material é universal para esportes, lazer e uso diário.
O tafetá é frequentemente usado como tecido decorativo para bandeiras, cortinas e guirlandas. É popular como embalagem. O tecido de tafetá de alta densidade é usado para costurar capas de chuva, jaquetas, calças esportivas, agasalhos e outras peças de vestuário externo.

- Tecido acolchoado é um material costurado de acordo com um padrão. Produz uma textura semiconvexa com losangos, polígonos, quadrados, florais e abstratos. É um material leve, como poliéster, com enchimento, como enchimento sintético ou holofibra. É esse enchimento que confere volume ao tecido do forro. Neste caso, o forro de tecido acolchoado é usado para aquecimento. Graças ao poliéster, esse forro desliza facilmente. Graças à costura, ele não amontoa, mas fica uniformemente fixado ao material.
Além do forro, o tecido acolchoado é usado para costurar agasalhos, colchas, travesseiros e cobertores.

- Líquido — o mais delicado dos materiais de forro. A malha é um tecido arejado, transparente, leve, porém rígido. A malha é feita de lycra, poliéster e viscose.
A malha é caracterizada pela boa permeabilidade ao ar, leveza, preservação da aparência do produto, retenção de calor no interior, facilidade de costura e cuidado.

Como forro, a malha é usada para costurar ternos esportivos, figurinos de teatro e vestidos de noiva. A malha é o material que dá forma a qualquer figurino de palco. Também é usada para confeccionar roupas leves de verão e praia, em decoração, em embrulhos de presentes e, frequentemente, em detalhes de roupas, bolsas e mochilas.
- A viscose é feita de celulose de madeira. É um material criado artificialmente, mas natural, pois não é produzido com produtos químicos. Para obter o material de viscose, as fibras de madeira são dissolvidas em álcali e passadas por "peneiras" especiais, resultando em fibras branqueadas.
Observação! Vestidos, blusas, túnicas e golas altas são feitos de viscose. Toalhas de rosto são feitas de viscose, até pneus de carro são feitos de viscose. As vantagens do forro de viscose são que ele é agradável ao corpo, desliza suavemente, não esquenta no calor, absorve umidade, aquece no frio, não causa eletricidade e não causa alergias.

A viscose é usada para costurar roupas de verão e meia estação, roupas esportivas e de lazer, e cortinas. A viscose é um material que absorve umidade, sendo ótima para roupas de verão. Ela mantém você aquecido. As desvantagens do forro de viscose são que ele não pode ser torcido quando torcido, o material não tolera altas temperaturas e pode manchar.
- Rayon — seda acetato e viscose. Na produção moderna, a preferência é dada a tecidos mistos, todos com o mesmo nome: seda artificial.
A seda de acetato é eletrificada, acumula carga e "dispara". A seda sintética é sempre escorregadia e fria. As vantagens da seda artificial são a bela aparência, boa permeabilidade ao ar e absorção de umidade, o tecido não enruga e não requer cuidados especiais.

A seda artificial é usada para fazer roupas, vestidos e blusas. É usada para fazer conjuntos de cama e cortinas.
- O cetim é um material amplamente utilizado em costura. O forro de cetim é sempre elegante e até chique.
O cetim é usado para fazer roupas íntimas, roupas de cama, estofamento de móveis e tecidos para o lar – cortinas, travesseiros e colchas. Costura-se roupas para casa e para o dia a dia.
Observação! O Atlas não acumula eletricidade estática, mantém bem sua forma, é higiênico, denso e liso, tem uma bela aparência, é bastante resistente ao desgaste e durável.

O cetim é frequentemente usado como forro de casacos de pele, sobretudos, jaquetas, ternos masculinos e femininos, luvas, bolsas e carteiras, e cortinas.
- A flanela é usada como tecido de forro para conforto e aquecimento. É usada na confecção de roupas para casa, ternos para diversos fins, camisas e conjuntos de cama. A flanela é agradável ao toque, macia e um pouco solta. A vantagem da flanela é sua capacidade de aquecer e reter calor. A flanela tem longa durabilidade, é bastante durável, absorve umidade, é respirável e hipoalergênica.
A flanela tem suas desvantagens: se a água estiver muito quente, a base encolhe muito. Com o uso prolongado, aparecem grumos e o tecido enrola. A flanela amassa facilmente e demora muito para secar.

A flanela é amplamente utilizada para forrar roupas infantis, roupas de cama, roupas de bebê e na costura de calças e jaquetas para adultos. A flanela só fica mais macia com a lavagem, por isso é um dos materiais mais confortáveis para um forro quente.
- Chiffon — Material de forro inesperado, usado em roupas festivas, porém, o chiffon é usado como forro para roupas festivas e de verão. É um material arejado, translúcido e leve. É muito agradável à pele, não enruga e é respirável.
O chiffon é usado como forro em vestidos de noite e de verão, vestidos de verão, saias, blusas e na costura de cortinas e drapeados. Devido à sua transparência, o chiffon exige precisão na costura, pois costuras malfeitas podem rasgar o tecido.
Existem muitas variedades de chiffon. Como forro, é insubstituível em roupas de verão e festivas.
- O cetim é feito de fibras de algodão e seda. O tecido é brilhante e muito denso.
O cetim é usado como tecido de forro, mas principalmente para costurar blusas, vestidos, camisas, roupões e para cobrir sapatos com cetim.

O cetim é um material bastante pesado e macio. O tecido não amassa, não se desgasta e retém o calor. O cetim para forro é um prazer bastante caro, por isso é usado em costuras com materiais valiosos, como tecido de forro para casacos, em casacos de pele natural, em cortinas caras, como complemento para saias, inserções em jaquetas e na decoração de ternos.
O forro de cetim é apresentável e desliza bem. O tecido é fácil de cuidar e não precisa ser passado.
- Poliéster — Malhas sintéticas que se assemelham à lã. As vantagens deste material são o seu preço acessível, amassa pouco, é bastante durável e resistente à luz e ao calor. É antiestático. As desvantagens do forro de malha são a sua não passagem de ar e o seu contacto com a pele é desagradável. Por isso, é utilizado na confecção de vestuários de inverno - casacos de penas, casacos quentes e casacos. É utilizado em armarinhos - costuram-se bolsas, luvas e carteiras. É utilizado na costura de cortinas e têxteis para interiores. O poliéster é elástico e durável.

- Veludo — O material é luxuoso. É usado como forro na costura de belos vestidos de noite, sob tecidos transparentes. O veludo tem uma propriedade histórica muito interessante: nunca sai de moda. É elástico, agradável ao corpo, tem uma superfície macia e felpuda e brilha com um brilho misterioso.
- Cupro — Forro de viscose com adição de algodão. Este tecido assemelha-se à seda. As vantagens do cupro são maciez, resistência à luz e ao desbotamento, resistência, higroscopicidade, maciez e permeabilidade ao ar.
Observação! É usado como forro para casacos clássicos e jaquetas de inverno, para ternos formais e jaquetas tradicionais da linha masculina clássica.
O cuprovolokno é usado na fabricação de estofados para móveis. É considerado um tecido muito caro, feito de materiais de revestimento de viscose.

Como escolher o tecido do forro
Tudo depende da finalidade para a qual você está comprando o forro e da qualidade da peça. Seja uma peça de apresentação ou um vestido de noite, forros baratos simplificarão a peça. Portanto, nesses casos, é melhor não economizar e fazer roupas decentes usando cetim, cetim ou veludo.
Importante! Se o tecido do forro for escolhido para um casaco, é melhor que ele seja quente e deslize bem, como um tecido acolchoado ou um forro de viscose.
Se uma peça de verão precisa de forro, vale a pena prestar atenção ao chiffon, à malha ou ao cetim. Há muitas opções de forro, então há muito por onde escolher.
Costurando a partir do forro
Você pode costurar muitas coisas com tecido de forro. Roupas e roupas íntimas, têxteis para o lar, agasalhos para todas as estações, roupas bonitas e para a noite, alguns tecidos são até usados para estofar móveis e costurar cortinas.
Além disso, o tecido de forro é sempre interessante para costureiros e pessoas criativas que buscam experiências e criação de novas formas de roupas.
O material do forro pode ser diferente. Ele é selecionado dependendo do tecido principal e do produto.




