O tecido não tecido é um material popular no mercado consumidor. Sua demanda se deve às suas excelentes propriedades e características. Os geotêxteis são amplamente utilizados em diversos setores de atividade e se destacam por sua resistência ao desgaste, confiabilidade e disponibilidade.
- O que é tecido não tecido perfurado com agulha
- Um pouco de história
- Matérias-primas para a produção de materiais não tecidos
- Tecnologia de criação de produtos não tecidos agulhados
- Características de desempenho do tecido não tecido
- Áreas de aplicação do material
- Trapos de tecido não tecido
- Dornit
- Rebatidas
- Sentido
- Fibra de vidro
O que é tecido não tecido perfurado com agulha
O tecido não tecido agulhado é um produto cujas fibras são orientadas aleatoriamente ou em uma direção. Os têxteis são representados por materiais soltos dobrados em rolo. Este nome foi obtido devido ao procedimento de utilização de agulhas especiais. Os têxteis desempenham principalmente o papel de um componente isolante na decoração de instalações residenciais e também são utilizados na construção, reparos e filtragem de ar.

Um pouco de história
O tipo de material teve origem na Europa na década de 30 do século passado. A França é considerada seu berço, pois foi lá que foram criados os primeiros equipamentos especiais voltados para a produção de tecidos não-tecidos.

Interessante: Inicialmente, a viscose com aditivos químicos era usada como matéria-prima, mas posteriormente as pessoas perceberam que o tecido poderia ser tecido usando outros métodos e outros componentes. Após 30 anos, essa tecelagem surgiu na Rússia. Os tecidos eram criados em máquinas domésticas por meio de feltragem, tricô e colagem. Desde o seu surgimento até os dias de hoje, os geotêxteis têm desfrutado de grande popularidade. Por que esses tecidos são tão populares? E a razão para isso é sua versatilidade e uma série de vantagens significativas.

Matérias-primas para a produção de materiais não tecidos
Os tecidos são feitos a partir de diversos fios, incluindo componentes naturais e artificiais. Os produtos populares são feitos de viscose, poliéster, algodão, lã, polipropileno, linho, lavsan, além de matérias-primas de segunda qualidade.
Tecnologia de criação de produtos não tecidos agulhados
Um grande número de fios de determinados tamanhos são cuidadosamente misturados para obter uma boa adesão das fibras. O tecido é então espalhado uniformemente sobre uma superfície horizontal, formando uma camada com a espessura necessária, e enrolado com um rolo especial para obter a forma desejada. Em seguida, agulhas dentadas conectam os fios, resultando em pedaços cortados ou contínuos de tecido. Posteriormente, o tecido passa por um tratamento térmico, que preserva sua forma por um longo tempo.
Observação: O material é apresentado em camadas de espessuras variadas, que depois são enroladas em rolos e vendidas dessa forma.
Eles são protegidos dos elementos e, portanto, não apodrecem quando expostos aos raios ultravioleta do sol.

Características de desempenho do tecido não tecido
O tecido se distingue por sua densidade. Suas características variam de 100 gramas a 1 quilo por metro quadrado; tudo depende das matérias-primas utilizadas na produção, bem como da tecnologia de processamento e da técnica de criação. De acordo com a estrutura, distinguem-se tecidos multicamadas, densos e transversais. Folhas ou outros materiais também podem atuar como suporte.

Dentre as vantagens do material, destacam-se os seguintes fatores característicos do tecido não tecido:
- Firmeza e elasticidade;
- Força;
- Resistência à geada;
- Isolamento térmico e isolamento acústico;
- Mantém a forma e elimina vibrações;
- É um ambiente desfavorável ao aparecimento e reprodução de fungos, bactérias e mofos.

Áreas de aplicação do material
Os têxteis encontraram seu lugar em diversas esferas da atividade humana. São ativamente utilizados na produção de pisos aquecidos e revestimentos de piso com isolamento térmico. São utilizados como película sob o telhado, como proteção para impermeabilização, em trabalhos com o telhado.
Como você pode ver, o tecido tensionado tem ampla aplicação na construção civil, por isso ele frequentemente se torna um item importante na execução de trabalhos de reparo em estradas e ferrovias.

O tecido não tecido também desempenha um papel importante na construção de estruturas hidráulicas; ele é capaz de nivelar oleodutos e gasodutos.
O produto não tecido agulhado proporciona uma drenagem eficaz. As águas subterrâneas e as águas pluviais não ficarão estagnadas no telhado, reduzindo assim a carga na superfície e aumentando sua durabilidade.
Ele filtra bem o ar e a água, removendo partículas minúsculas e desnecessárias de sujeira e pedras.
Além disso, o tecido é utilizado na fabricação de roupas e na indústria calçadista, sendo necessário para a criação de palmilhas e itens isolantes para guarda-roupas.

As almofadas que cobrem as molas dos móveis estofados são feitas do mesmo tecido.
Trapos de tecido não tecido
Dependendo de suas características e propriedades de desempenho, o material vem em diferentes graus.
Dornit
O país que criou a dornite é o nosso país. O tecido doméstico foi criado em 1977 e ainda não foi substituído por nada. É feito de nitron, polipropileno ou lavsan. Este tipo de tecido tem ampla aplicação em diversos setores: de vestuário e calçados a paisagismo e engenharia mecânica.
As vantagens da dornite são sua durabilidade (na melhor das hipóteses, pode durar até 50 anos), disponibilidade e resistência. É resistente ao fogo, à umidade e bastante fácil de aplicar. Um fator importante é a pureza ecológica da tela. É utilizada:
- ao embalar itens,
- como componente isolante para tubulações e redes de aquecimento,
- na construção e reparação,
- durante o acabamento de instalações para isolamento acústico e térmico e durante a produção de tetos falsos,
- ao filtrar o ar,
- e também para separar camadas do solo, isolar raízes de plantas e evitar a subida de águas subterrâneas.
Importante: Os tecidos permitem separar camadas de areia ou outro material a granel do solo. Isso garante a resistência ao desgaste das estradas, o que significa reduzir o grau de sua destruição. O Dornit desempenha a mesma função quando aplicado sob lajes de pavimentação. Também reduz a erosão do solo e o crescimento da vegetação, evitando que as lajes se deteriorem e a grama verde cresça através delas.

Rebatidas
A versão mais macia e fina (até 12 mm) do tecido não tecido agulhado. Pode ser criado com base em componentes naturais ou químicos. Tecidos finos podem rasgar, mas isso pode ser facilmente corrigido com uma agulha de crochê ou agulhas de tricô. A opção mais cara é a manta de lã. Ela retém perfeitamente a temperatura, mas se molha facilmente e se torna a mais pesada, mas, apesar disso, precisa ser lavada, ou seja, produtos feitos de manta podem ser lavados. A manta de algodão se destaca pelo seu isolamento térmico.
Anteriormente, era amplamente utilizado na criação de roupas quentes, e agora você pode encontrá-lo na forma de palmilhas, brinquedos e móveis. Esse tecido agulhado pode ser encontrado em roupas de cama em hospitais, pois é hipoalergênico e inofensivo, atendendo, portanto, a todos os requisitos da GOST. Entre as desvantagens, destaca-se a instabilidade à umidade, pois o enchimento de algodão é facilmente exposto à água. Atualmente, o poliéster é frequentemente utilizado na criação de roupas.
Isso inclui o sintepon, um tecido leve e fino semelhante ao algodão. É barato, mas retém o calor por muito tempo.
Atenção: Ao produzir tecidos agulhados para decoração de interiores, ou mais precisamente para fornecer isolamento acústico e isolamento de piso, a versão de linho do enchimento é preferida.

Sentido
Um tipo de material denso, a lã, é caracterizado por alta condutividade do ar e baixa condutividade térmica. A matéria-prima é extraída da penugem de animais: cabras, ovelhas e coelhos. As fibras de lã aderem bem umas às outras após um procedimento com água quente e vapor. O tipo mais popular de feltro é o feltro. É usado para fazer chapéus, palmilhas, botas de feltro e outros calçados quentes.

Fibra de vidro
Durante os reparos, para nivelar as superfícies, recorre-se à ajuda de uma fina fibra de vidro, apresentada em forma de teia. O material costurado com tela é ideal para cobrir rachaduras em paredes. Externamente, é muito felpudo, tem a forma de um rolo e adere à superfície com cola.

A grande variedade de tecidos comumente utilizados como não-tecidos permite que esse tipo de tecido seja muito procurado no mercado consumidor. Esse material será necessário por muito tempo, pois suas características excepcionais não exigem o desenvolvimento de um novo tecido alternativo.




