Do que é feito o tecido de camuflagem: características de costura e tingimento

No processo evolutivo, as espécies biológicas desenvolveram um mecanismo de proteção chamado camuflagem. Mimetismo é a capacidade de mudar, misturar-se em cor e forma com o ambiente, permitindo a sobrevivência dos organismos vivos. Esse método auxilia predadores na caça. Em certas áreas de atividade humana, meios de camuflagem também são necessários. Tecidos de camuflagem foram desenvolvidos e utilizados para esses fins.

História do tecido de camuflagem

O homem utiliza materiais de camuflagem desde os tempos antigos. Caçadores usavam peles de animais, galhos de plantas e pintura corporal para se camuflar no ambiente. Sem serem notados, conseguiam se aproximar da presa e atacá-la. Guerreiros usavam as mesmas técnicas.

Uniforme camuflado do exército
Uniforme camuflado do exército

Para a sua informação! Até o final do século XIX, os uniformes dos soldados serviam principalmente como forma de diferenciar unidades individuais. Os kits militares diferiam em cor, formato e detalhes das vestimentas. Essas características permitiam que líderes militares e soldados se movimentassem melhor no campo de batalha.

Acredita-se que os britânicos foram os primeiros a usar tecido de camuflagem durante a Guerra Anglo-Boer (final do século XIX). A cor branca dos uniformes britânicos se destacava contra o fundo da vegetação tropical. Para fins de camuflagem, por decisão do comando, as tropas começaram a introduzir uniformes de cor cáqui (traduzido do hindi como "empoeirado"), de um tom cinza-esverdeado.

Uniforme camuflado dos britânicos, século XIX.
Uniforme camuflado dos britânicos, século XIX.

Os observadores japoneses rapidamente se orientaram e, seguindo os britânicos, também começaram a vestir seus soldados com uniformes de cores protetoras. Isso lhes deu certas vantagens na Guerra Russo-Japonesa. Os soldados do exército russo usavam túnicas brancas e calças escuras.

Na época da Primeira Guerra Mundial, a maioria dos exércitos havia se reequipado com uniformes feitos de tecido de uma única cor em vários tons de cores de proteção.

Após a revolução, na década de 1920, as autoridades soviéticas decidiram organizar a VMSh (Escola Superior de Camuflagem). Com base em pesquisas, chegaram à conclusão de que uma única cor de proteção não era suficiente para se camuflar completamente no terreno. Foi desenvolvido um tecido de camuflagem com manchas espalhadas aleatoriamente ("amebas"). O tecido de camuflagem em formato de bolsa proporcionava um bom efeito de camuflagem.

A busca por novas soluções para uniformes de camuflagem também estava em andamento no exército alemão. Os alemães desenvolveram diversos conjuntos para diferentes terrenos e tipos de unidades. Nas tropas soviéticas, trajes e túnicas de camuflagem eram usados ​​principalmente em unidades especiais: engenharia, assalto, reconhecimento e atiradores de elite.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição dos tecidos naturais, suas propriedades e composição
Traje de camuflagem da Segunda Guerra Mundial
Traje de camuflagem da Segunda Guerra Mundial

Observe! Após analisar a experiência de camuflagem do inimigo, os desenvolvedores russos, no final da Segunda Guerra Mundial, criaram um padrão de proteção de três cores em forma de ponto cruz. O padrão em mosaico criava um efeito óptico de desfoque, sem focar a atenção do inimigo no objeto (função de deformação). Manchas claras eram aplicadas sobre o padrão principal. A longa distância, o padrão principal se fundia e as "amebas" o desfaziam (função de imitação). O princípio do desfoque visual começou a ser usado nas tropas americanas 50 anos depois (o padrão "pixel").

Camuflagem de Pixel
Camuflagem de Pixel

O trabalho para criar novos tipos de tecidos de camuflagem continua. No início do século XX, os tecidos feitos de fibras naturais eram usados ​​principalmente para costurar uniformes: algodão, linho e lã. Com o desenvolvimento tecnológico da indústria têxtil, novos materiais surgiram. Impregnações especiais, uma combinação de diferentes fibras sintéticas, conferiam-lhes as características necessárias.

Tecidos cáqui (camuflagem) com diversos padrões são usados ​​para esconder equipamentos militares e fortificações na forma de redes de camuflagem. A base é feita de estopa, juta e fibras sintéticas. O tecido de camuflagem é fixado sobre elas em forma de patchwork.

Rede de camuflagem para equipamentos
Rede de camuflagem para equipamentos

Áreas de aplicação

Hoje em dia, o escopo de aplicação dos tecidos camuflados expandiu-se significativamente. De certa forma, eles receberam o mesmo reconhecimento que o jeans. O estilo militar tornou-se parte da subcultura jovem. Não é incomum ver roupas em cores camufladas nas passarelas de coleções de alta-costura.

Principais áreas de aplicação:

  • militares;
  • caça, pesca;
  • turismo.

Nas unidades paramilitares há dois tipos de uniforme: o uniforme festivo e o camuflado de campanha.

O formulário de campo difere:

  • desenho;
  • tipos de materiais;
  • conjunto completo (inverno, conjunto de verão).

Importante! Alega-se que os uniformes de campanha são selecionados com base nas especificidades das atividades militares das unidades e da localização. Por exemplo, o uniforme de grupos táticos e operacionais que podem ficar em emboscada por algum tempo deve imitar o cenário da área o máximo possível. Eles até fabricam tecidos para forças especiais que se misturam com a cor da cerca. Existem muitos tipos de cores de material de camuflagem: "Butão", "Bétula", "Flora", "Carvalho", etc.

Camuflagem das Forças Especiais
Camuflagem das Forças Especiais

Para a estampa de trajes de camuflagem de caça, é importante que ela se misture o máximo possível com a flora e o relevo. Por exemplo, o tecido chamado "crepúsculo" imita a natureza da floresta-tundra. Manchas brancas em forma de musgo estão espalhadas sobre um fundo marrom-esverdeado.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição das características do tecido bouclé: uso para casacos

Produção e características dos tecidos

Tecidos de camuflagem são frequentemente utilizados em condições extremas e, portanto, devem atender a certos requisitos. Entre eles:

  • a forma deve ser durável, servir por muito tempo e não estar sujeita a deformações significativas;
  • desgastam-se o mínimo possível e não desbotam ao sol;
  • o material deve “respirar”, permitir a passagem de ar e ser ventilado;
  • ser resistente à umidade, proteger do vento.

Importante! Para certas unidades militares, são necessárias características adicionais do material. Por exemplo, resistência a reagentes químicos, fogo e remissão infravermelha (não pode ser detectada por dispositivos de visão noturna). Esta última propriedade é obtida pela aplicação de corantes refletivos especiais.

Opções de tecido camuflado com proteção contra dispositivos de visão noturna
Opções de tecido camuflado com proteção contra dispositivos de visão noturna

Variedades

Todos os tecidos são divididos em vários tipos:

  • materiais sintéticos feitos de nylon, poliéster;
  • tecidos sintéticos combinados;
  • nova geração - tecidos de membrana;
  • tecido de lã camuflado feito de fibras naturais;
  • misturado (combinação de fibras sintéticas e naturais).

Velo

O poliéster surgiu há 40 anos. Devido a uma série de vantagens, encontrou ampla aplicação, inclusive na costura de uma parte específica de conjuntos de uniformes de campo. O tecido leve, quente e respirável não restringe os movimentos e é bastante elástico. É usado para costurar suéteres e parkas para os militares.

Características do uniforme de lã:

  • fácil de lavar;
  • seca rapidamente após torcer;
  • boas propriedades de isolamento térmico;
  • material hipoalergênico e resistente ao desgaste.

Há também desvantagens: é eletrificado e facilmente inflamável. Os tecidos destinados à costura de uniformes de campo passam por um tratamento adicional especial, que elimina parcialmente as desvantagens.

Fleece camuflado
Fleece camuflado

Oxford

As fibras de poliéster ou náilon do material são entrelaçadas não em fios individuais, mas em grupos, o que cria uma textura que lembra uma esteira fina.

Dependendo da espessura da trama (210-1800 den), ela é usada para fazer produtos diferentes.

Eles costuram com material Oxford:

  • tendas, mochilas;
  • sapato;
  • jaquetas;
  • roupas especiais.

A ampla gama de aplicações é determinada pelas características do material. Entre elas:

  • resistência ao calor;
  • longa vida útil dos produtos;
  • resistência à água;
  • resistente a rasgos.
Tecido Oxford, camuflagem
Tecido Oxford, camuflagem

Características adicionais são obtidas por meio de impregnações e proteção de superfície com filmes especiais.

Capa de chuva

Tecido feito de fibra sintética com impregnação resistente à umidade, projetado para proteger contra vento e chuva. É usado na costura de uniformes de campo. Para isolamento e conforto tátil, utiliza-se um tecido de membrana de duas camadas.

Especificações:

  • fácil de lavar, não necessita de passar;
  • resistente à poluição;
  • resistente ao desgaste;
  • durável;
  • quase impossível de deformar.
Você pode estar interessado nisto:  Que tipos de tecidos felpudos existem?
Tecido camuflado para capa de chuva
Tecido camuflado para capa de chuva

Importante! A camada superior dos casacos isolantes dos uniformes geralmente é feita de tecido de capa de chuva.

Greta

Trata-se de um tecido misto feito de poliéster e algodão. A peculiaridade da trama dos fios é que a fibra de algodão fica na parte interna e a fibra sintética na parte externa. Como resultado, os produtos feitos com tecido Greta são agradáveis ​​ao toque. Ao mesmo tempo, o material possui as propriedades universais das fibras sintéticas. A impregnação é utilizada para aumentar a repelência à água. Uniformes, jaquetas e roupas de trabalho são costurados com esse material.

O material tem as seguintes propriedades:

  • fácil de lavar, não encolhe;
  • resistente à abrasão;
  • fibras sintéticas protegem o material contra sujeira, água e manchas;
  • não enruga;
  • hipoalergênico;
  • mantém sua forma e não deforma.
Tecido Greta
Tecido Greta

O tecido está disponível em uma ampla gama de cores de camuflagem.

Tecido para camisas

As camisas dos uniformes militares são divididas em duas categorias. A primeira não é usada em condições de campo; são costuradas com tecidos mistos, uma combinação de fibras naturais e sintéticas. A versão de campo da camisa pressupõe que ela será usada por baixo de um colete à prova de balas. Uma camisa tática atende aos seguintes requisitos:

  • não cria desconforto ao se movimentar;
  • ventilado;
  • absorve e remove o suor.

Com base nas especificações da vestimenta, uma camisa de campo é costurada com pelo menos dois tecidos diferentes: a parte do corpo é feita de tecido sintético, por exemplo, poliéster, e as mangas são feitas de tecidos naturais mistos.

Camisa militar sob um colete à prova de balas
Camisa militar sob um colete à prova de balas

De lã

O tecido de lã para camuflagem deve ser quente, usável, confortável e prático. O fio natural aquece bem, mas tem uma série de desvantagens. Encolhe ao ser lavado, pode causar irritação, não é forte o suficiente e estica. Portanto, roupas quentes para condições de campo, suéteres e suéteres, são feitos de uma mistura de lã e fibras sintéticas (poliéster, fios acrílicos, etc.).

A porcentagem varia, mas a lã predomina. Além disso, almofadas protetoras de tecido são costuradas nas áreas mais suscetíveis à abrasão. Graças a essa tecnologia, as peças permanecem quentes, mas também se tornam resistentes ao desgaste e não esticam. A camuflagem de lã é usada sobre roupas íntimas térmicas.

Camisola camuflada para militares
Camisola camuflada para militares

As fábricas de costura compram tecidos de camuflagem dos fabricantes em rolos de metros. As malhas de lã são fornecidas em peças individuais.

Portanto, existem muitos tipos de tecido de camuflagem. E cada um é usado em um caso ou outro. O principal na hora de escolher é avaliar os prós e os contras do material, bem como o propósito da compra.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior