As cadeiras do palácio do mestre Gambs, no romance "12 Cadeiras", de I. Ilf e E. Petrov, eram estofadas com tapeçaria. Por que mais a tapeçaria é conhecida? O nome evoca um quadro ou um tapete na parede com um padrão incrivelmente bonito. Acontece que o tecido também tem o mesmo nome. Onde é usado?
O que é isso?
Pode haver duas respostas para a pergunta sobre o que é uma tapeçaria. É um tapete decorativo ou uma imagem tecida que decora o interior. Além disso, uma tapeçaria é um tecido tão especial que é impossível confundi-la com outros devido ao tipo especial de tecelagem dos fios. E não é usada apenas para fazer pinturas murais. O escopo de sua utilização é muito mais amplo.

Para a sua informação! Os faraós egípcios usavam roupas feitas desse tecido. Os antigos gregos e romanos decoravam suas casas com tapeçarias representando os feitos de deuses e heróis. As mortalhas no Peru eram feitas de tapeçaria. O Japão e a China não ficaram de fora, onde as tapeçarias eram criadas com fios de seda. E para itens destinados aos imperadores, eram usados fios de ouro e prata.
A confecção de tapeçarias é um processo trabalhoso e meticuloso, que exige uma paciência incrível do tecelão. Levava um ano inteiro para criar um tapete de 1,5 x 1,5 m. Portanto, os produtos eram únicos, feitos sob encomenda e incrivelmente caros.
A tapeçaria (tecido) chegou à Europa graças às Cruzadas. Os padrões exóticos atraíram os europeus e, no século XVII, os franceses Gobelin estabeleceram a produção de materiais decorativos. Anteriormente, os tapetes — pinturas tecidas — eram chamados de tapeçarias, mas mais tarde receberam a definição mais conhecida: tapeçarias.
No início do século XIX, o francês J. Jacquard inventou uma máquina para produzir tecidos com padrões complexos. Desde então, o custo do material para tapeçaria diminuiu e ele se tornou um pouco mais fino. Mas também se tornou mais amplamente utilizado.

Na Rússia, a primeira fábrica de tapeçarias surgiu durante a era de inovações do Imperador Pedro I. Foi ele quem trouxe os melhores artesãos da França e fundou uma fábrica de tapeçarias, onde por muito tempo apenas tecelões franceses trabalharam.
Técnicas modernas de produção:
- os fios da urdidura são puxados para o bastidor (podem ser de qualquer cor, pois não ficarão visíveis no produto final), e os fios da trama formam tanto o tecido quanto o padrão;
- entrelaçamento de fios em máquinas;
- Produção mecânica de acordo com as tradições da tecelagem manual.
O resultado é um padrão complexo em relevo, chamado jacquard, em homenagem ao criador da máquina. Um grande número de fios forma uma tapeçaria densa e durável. Se for necessário obter um produto com dupla face, são utilizados dois fios de urdume. Os fios da trama são conectados uns aos outros, movendo-se ao longo de um padrão determinado.
Importante! As regras da língua russa estabelecem que a grafia correta da palavra para "tapete tecido à mão" é "gobelin", enquanto "gobilen" ou "gabelen" são formas inaceitáveis. A palavra vem do sobrenome francês Gobelin.
Composição da tapeçaria
A composição do tecido é selecionada de forma que a base seja durável. Linho, algodão e lã são adequados. Os fios da trama devem ser macios e elásticos. Isso é necessário para criar um padrão único. Por isso, são utilizados seda, viscose, acrílico e poliéster. Ao mesmo tempo, os fios podem ter espessuras diferentes, o que confere maior textura ao tecido. No total, são utilizados cerca de 10 fios para a tecelagem.

Características do material
A estrutura complexa e o grande número de fios conferem ao material as seguintes características:
- o tecido tem uma estrutura de três camadas, por isso é muito mais pesado do que outros tipos;
- devido à trama complexa e ao grande número de fios, apresenta alta densidade (até 350 g/m²);
- resistência ao enrugamento devido à alta densidade;
- solidez da cor devido ao tingimento de alta qualidade do tecido sintético;
- não sujeito a deformação.
Tipos de tecido
Os tecidos se distinguem por diversas características.
Por estrutura:
- camada única;
- duas camadas;
- três camadas.
Por densidade:
- luz;
- moderado;
- pesado.
Dependendo do tipo de padrão aplicado, existem os seguintes tipos de tapeçaria:
- com um padrão grande;
- com pequena ornamentação intrincada;
- com padrões imitando bordados;
- melange (cor misturada);
- tapeçaria simples.
Pelo número de bases utilizadas:
- unilateral;
- dupla face.

Âmbito de aplicação
Uma ampla variedade de tipos de tecidos para tapeçaria permite que eles sejam usados para diversas finalidades.
Tapeçaria para estofamento de móveis - claro, principalmente cadeiras, mas também sofás, poltronas e pufes.

Almofadas e fronhas decorativas.

Colchas.

Cortinas e persianas.

Painéis de parede incrivelmente lindos.

Acessórios de moda - bolsas, cintos, nécessaires.

Roupas - casacos e jaquetas.

Estofamento de parede para criar um interior temático.

Para criar uma atmosfera especial em um ambiente, existem vários temas de tapeçaria bem conhecidos:
- oriental - cores quentes e suaves, imagens de pessoas, animais ou pequenos ornamentos;
- país - para os amantes do estilo popular, produtos de argila, tapetes tecidos;
- Escandinavo - cores pastéis claras, naturalidade e concisão;
- Provença - paisagens marinhas, flores, casas à beira-mar, muito sol.
Observe! Você pode bordar uma imagem de tapeçaria com suas próprias mãos. A técnica é simples, semelhante ao método do ponto cruz. O bordado de imagens é feito com um ponto, chamado de tapeçaria. A parte da frente do ponto assemelha-se a uma cruz incompleta e a parte de trás é diagonal. Existem kits prontos à venda, que contêm tudo o que você precisa para bordar.

Como saber se é uma tapeçaria
O tecido para tapeçaria difere do tecido comum (algodão, por exemplo) em espessura e peso devido à sua natureza multicamadas. Além disso, o cartão de visita do tecido é um entrelaçamento especial de fios que não se confunde com nenhum outro.
Em que consiste o cuidado?
Tapeçaria não é o tecido mais caprichoso, mas ainda assim requer cuidados especiais. Para cuidar dela, você precisa seguir as recomendações do fabricante, impressas na etiqueta do produto.
O mais importante a lembrar ao usar produtos feitos com esse tecido é evitar que a tapeçaria fique molhada e evitar a exposição constante ao sol.
Para a sua informação! A poeira se acumula rapidamente na superfície áspera do tecido, nas nervuras. Se não for removida regularmente, o produto adquire uma tonalidade acinzentada e perde sua aparência elegante.
Cuidados com o tecido de tapeçaria:
- Você pode se livrar da poeira usando um aspirador de pó doméstico ou uma escova de roupas macia;
- A sujeira pode ser limpa com uma esponja macia umedecida em água com uma quantidade mínima de detergente. Em seguida, seque em local bem ventilado;
- Não é recomendado passar as peças, no caso mais crítico - de dentro para fora, aqueça o ferro a no máximo 150 °C;
- Não lavar à máquina. Lavar somente à mão.
- Pinturas tecidas não devem ser colocadas em locais expostos à luz solar direta.
Prós e contras
As vantagens do tecido são as seguintes:
- ampla gama de aplicações;
- fácil de cuidar;
- resistência ao desgaste e resistência;
- uma variedade de texturas, cores e designs para atender até os gostos mais exigentes;
- o tratamento especial dos produtos torna o material resistente à contaminação;
- agradável ao toque.
As desvantagens incluem as seguintes características:
- rigidez e peso do tecido;
- proibição de lavar e passar peças;
- alto custo.

Avaliações
As avaliações on-line do tecido são, em sua maioria, positivas:
Lyudmila, 29 anos, Samara
"Nunca pensei no que é uma tapeçaria de tecido. Pensei que fossem pinturas de um palácio ou castelo medieval. Também são chamadas de tapeçaria. Mas acontece que esse material existe. Vi um pufe charmoso e almofadas de sofá feitas de tecido de tapeçaria em uma loja de móveis. E simplesmente me apaixonei! Decoraram a sala de estar."
Varvara, 45 anos, Omsk
Comprei um tecido para tapeçaria em uma loja por corte, que contém seda. O tecido é de uma cor pastel delicada – rosa delicado com cinza. O ateliê fez um vestido para mim. Já o usei várias vezes em ocasiões especiais. Parece muito original. Levei-o à lavanderia, porque não dá para lavar! Este é provavelmente o único inconveniente. O resto está ótimo.
Se você quer transformar sua casa em um palácio, então você deve usar tapeçaria no interior. Será caro, mas terá um visual chique e majestoso. Além disso, esse tipo de tapeçaria tem muitas vantagens, embora as desvantagens não devam ser desconsideradas.




