As mulheres sempre se envolveram com bordados. Hoje, existem diversos tipos de bordado. Um deles é o bordado soutache, que cativa pela sua sofisticação e elegância.
- O que é bordado soutache
- Um pouco de história da técnica do soutache
- Características da tecnologia e dicas para iniciantes
- Materiais e ferramentas necessários
- Bordado soutache: padrões volumétricos
- Bordado soutache em roupas com suas próprias mãos
- Como Fazer uma Pulseira com Bordado Soutache - Master Class
- Moldes para bolsas e bolsas de miçangas
- Tecendo contas de rosário com soutache: diagrama
- Peito de soutache
- Coroa
- Decorando roupas
O que é bordado soutache
O bordado soutache consiste na criação de padrões em tecido usando fios e cordões finos. Pode ser usado não apenas para decorar peças de roupa, mas também para criar joias requintadas. Tais produtos lembram mais joias feitas de pedras, gemas e metais preciosos do que bordados. É claro que miçangas e gemas são usadas no artesanato, mas o segredo principal está no cordão soutache.

O cordão de acabamento sutache consiste em vários fios grossos trançados com fios mais finos. Viscose, seda, poliéster e algodão são usados para esses fins. Graças a uma técnica especial de trançado, a fita de acabamento sutache é plana e o padrão desejado é facilmente aplicado. Graças à sua superfície brilhante, o produto parece uma joia. E uma ampla paleta de cores permite criar joias para qualquer ocasião e look.

Importante! Ao trabalhar, são utilizadas agulhas finas para não danificar a superfície do produto e a estrutura do cordão. Assim, o produto resultante terá uma aparência impecável.

Um pouco de história da técnica do soutache
O bordado soutache surgiu na França no século XIV. Com sua ajuda, artesãos decoravam trajes caros e requintados. Fragmentos de bordado também eram vendidos separadamente, e as mulheres decoravam seus trajes com eles. Mais tarde, graças a Pedro, o Grande, a técnica do soutache foi introduzida na Rússia para decorar trajes teatrais masculinos. A técnica de bordado incluía pedras preciosas e pedras preciosas. Designers modernos reviveram a moda do bordado soutache atualmente. Com sua ajuda, os produtos adquirem sofisticação e elegância.

Informações adicionais! Designers israelenses desempenharam um papel importante no renascimento do bordado soutache no início dos anos 90. Naquela época, a técnica adquiriu a aparência de arte decorativa e começou a ser usada na criação de joias. Hoje, existem centros de joalheria dedicados à criação do soutache em Israel.
Características da tecnologia e dicas para iniciantes
A técnica do bordado soutache exige perseverança, paciência e atenção da artesã. O padrão final deve ser sempre lembrado. O cordão pode se desfiar durante o trabalho, por isso é melhor queimar suas pontas com fogo ou tratá-las com cola. Isso deve ser feito somente antes de iniciar o bordado, para não danificar o produto. Recomenda-se usar um material durável para o forro, como feltro ou tweed. Para garantir que os fechos do cordão não fiquem visíveis, use um monofilamento fino ou linhas do mesmo tom. A técnica do bordado é bastante simples: o cordão soutache é disposto ao longo do contorno designado e preso com pequenos pontos. Para mais informações, você pode assistir a master classes com artesãos experientes.

Observe! Ao fixar, você deve furar o cordão em si, e não os fios que o trançam.
Materiais e ferramentas necessários
Para criar um bordado soutache você não pode prescindir das seguintes ferramentas:
- Agulhas finas, mas fortes, para fixar cachos tipo soutache;
- Tesoura afiada;
- Bastidor para trabalhos volumétricos;
- Dedal;
- Monofilamento translúcido ou fios da mesma cor do cordão;
- Casaco, tecido resistente para forro;
- Cola PVA ou isqueiro para tratar as pontas do fio.

O sucesso do trabalho depende em grande parte da qualidade das ferramentas. Portanto, certifique-se de que as tesouras com agulhas estejam afiadas. Iniciantes devem começar a trabalhar com cordões de algodão ou poliéster. Posteriormente, você pode usar fios de seda. Para facilitar o trabalho, é melhor escolher um padrão contínuo.
Importante! É mais conveniente usar tesouras pequenas ao trabalhar com fio de sutache. Se a ferramenta for muito grande, pode danificar a integridade do produto.

Bordado soutache: padrões volumétricos
A técnica do soutache é usada para decorar roupas, sapatos, chapéus e bolsas. Pedras, miçangas, missangas ou gemas são usadas para criar padrões tridimensionais.
Bordado soutache em roupas com suas próprias mãos
Para decorar roupas com soutache, você precisa de um esquema ou molde pronto. É importante traçar um arranjo claro de linhas. Você pode usar diferentes cordões: finos e volumosos, planos e redondos. A fita de soutache pronta é vendida em lojas especializadas. Em seguida, o molde é feito de acordo com o esquema desenvolvido.
Importante! A fixação do soutache depende do método de fabricação. O cordão de fábrica é retirado e fixado na parte de trás. E o cordão trançado artesanal é fixado na parte da frente do produto.

O bordado em roupas é feito de acordo com o molde, com pontos oblíquos, respeitando rigorosamente o padrão. Mas é importante lembrar que a inclinação do ponto e a volta devem necessariamente coincidir. O cordão de soutache deve se ajustar perfeitamente ao tecido da peça. Ao final do trabalho, ele é levado para dentro, onde é desfeito e fixado com vários pontos. O padrão de bordado de soutache em roupas pode ser individual ou emprestado de fontes da internet.

Como Fazer uma Pulseira com Bordado Soutache - Master Class
Para fazer uma pulseira usando a técnica de soutache, primeiro você precisa pegar uma pulseira comum. Em seguida, ela deve ser revestida com couro ou feltro. O padrão desejado deve ser marcado no material. Para criar uma pulseira, você precisará de uma pedra decorativa, cordões de soutache, feltro, tesoura, linhas finas e agulhas afiadas. Do feltro, você precisa cortar um círculo do tamanho da pedra e colá-los.

Em seguida, dois cordões de soutache são costurados à base, de preferência em cores contrastantes. Em seguida, as bordas das fitas devem ser dobradas em direções diferentes e contas de uma cor adequada devem ser costuradas sob elas, formando um círculo. A próxima fileira é feita com duas contas. As pontas do cordão são presas e fixadas na parte de trás. Em seguida, um elemento é criado a partir de três fitas multicoloridas, com o elemento interno do padrão permanecendo no tom mais claro. O elemento resultante é costurado à base de tecido e, em seguida, à própria pulseira.

Moldes para bolsas e bolsas de miçangas
Ao criar bolsas e carteiras, miçangas grandes são mais adequadas como base. O elemento principal pode ser tecido com elas. Em seguida, ao redor da fileira superior, cria-se um cinto feito de fita de soutache. Os materiais devem ser presos com uma linha de pesca ou monofilamento, escondendo as pontas nos furos das miçangas. Miçangas grandes e padrões individuais de soutache podem ser usados como decoração.
Informações adicionais! Para fazer uma bolsa ou bolsa de miçangas e fita de soutache, você precisa ter habilidades básicas para trabalhar com esse material.

Tecendo contas de rosário com soutache: diagrama
Para fazer um rosário, você precisa de uma fita dupla de sutache de cores diferentes. Você também precisará de contas que permitam desfazer dezenas de nós. Para criar um rosário com 50 nós, pegue um sutache de 5,5 metros de comprimento. Dobre o fio ao meio e corte-o. Depois, dobre-o ao meio novamente e dê um laço. Para tecer um rosário com sutache, o esquema é bem simples.

Normalmente, os nós são tecidos na mão esquerda. A cada 10 nós, uma conta de madeira é passada por ela. Dessa forma, ambas as pontas da fita de soutache são trançadas. As contas finalizadas são tecidas na parte inferior, formando um nó de quatro fios. Em seguida, uma cruz e uma borla são fixadas. A cruz pode ser tecida com os fios restantes ou você pode comprar uma pronta em lojas especializadas.
Observe! Ao tecer um lado do terço, os outros dois fios devem ser amarrados temporariamente para que não interfiram no trabalho.
Peito de soutache
Usando a técnica de soutache, você pode decorar diversos itens de interior. Assim, uma caixa de joias comum se tornará um baú de soutache original e requintado. Para fazê-lo, primeiro você precisa pegar um tecido grosso, para o qual deve transferir as dimensões da caixa, levando em consideração as margens de costura. Em seguida, usando fitas de soutache, miçangas e pedras, você pode criar o padrão desejado. O padrão precisa ser transferido para o tecido e, em seguida, usando agulhas finas, fixe o soutache disposto no tecido. Ao conectar as costuras, você obterá uma "capa" incomum para a caixa, que a tornará incomum e única.
Coroa
Para criar um broche em forma de coroa, você precisará de fita de sutache, miçangas e contas. Usando este molde, você pode fazer uma coroa de sutache de qualquer tamanho. Primeiro, pegue dois cordões de sutache de comprimentos iguais e costure-os no meio. Em seguida, costure uma conta no mesmo lugar e conecte as bordas do sutache na base. Em seguida, costure as contas na base da conta. Para isso, use contas douradas e sutache dourado.

Em seguida, uma fita de strass é costurada ao redor da circunferência da conta, que também é revestida com soutache. Dois outros elementos semelhantes são feitos separadamente, apenas um pouco menores em tamanho e levando em consideração o reflexo do espelho. Os elementos resultantes devem formar externamente um padrão de coroa. Eles são conectados entre si com um monofilamento e uma agulha fina. O broche é preso a uma base - feltro ou couro.
Informações adicionais! Para evitar que o verso do broche fique irregular, é necessário colar pedaços de tecido grosso nas áreas vazadas. Isso deve ser feito antes do acabamento final do verso.
Decorando roupas
Com a ajuda do bordado soutache, você pode decorar um produto de forma simples e original. Para isso, o soutache é disposto sobre a superfície em uma direção aleatória e preso com um fio fino por dentro. O padrão pode ser complementado com todos os tipos de miçangas e pedras. Para maior comodidade, você pode usar um bastidor.
Importante! Para deixar o padrão claro, você pode primeiro aplicá-lo ao tecido usando giz ou um lápis especial.
O bordado soutache é um tipo de bordado requintado e refinado. Com ele, você pode criar peças de extraordinária beleza, além de transformar peças antigas. Você só precisa ter as ferramentas necessárias e experiência básica.




