Passo a passo MK para criar bordado brasileiro para iniciantes

O bordado brasileiro é feito com um tipo especial de fio de seda artificial, que antes era produzido apenas no Brasil. Ao observar uma imagem feita nesse estilo, surge a ideia de que se trata de tecelagem ou tricô. A seguir, explicaremos o que é o bordado volumétrico brasileiro ("Brazil-web"), quais materiais e ferramentas são necessários para realizá-lo.

Como esse estilo difere do clássico?

As principais diferenças entre o bordado brasileiro e o bordado clássico:

  • O tema principal são flores e folhas. É isso que inspira as pessoas no Brasil, onde o clima é sempre ensolarado e quente.
  • Viscose é o mais usado.
  • Somente tipos especiais de costuras e pontos são usados.
  • Os artesãos usam agulhas longas.
Bordado em almofada decorativa
Bordado em almofada decorativa

Um pouco de história

O bordado volumétrico surgiu na Inglaterra no início do século XVII, quando a Igreja Cristã Ocidental entrou em colapso. Naquela época, todos os esforços eram direcionados à confecção de acessórios de igreja, ícones e outros utensílios cristãos. O Brasil desenvolveu seu próprio estilo, que ganhou popularidade em todo o mundo e se tornou quase o mais famoso. Na Europa, esse tipo de bordado é frequentemente combinado com outros estilos, como o ponto cetim. Normalmente, o fundo é feito com ponto cetim e as figuras são feitas com desenhos volumétricos no estilo brasileiro.

Mimosa muito linda usando a técnica brasileira
Mimosa muito linda usando a técnica brasileira

Características da técnica do bordado brasileiro

A técnica combina muitos elementos adicionais de relevo. Entre eles estão o ponto haste, o nó francês e o traçado. O estilo brasileiro envolve o bordado de buquês, arranjos florais e ornamentos vegetais que podem ser tecidos nas imagens.

Importante! O segredo deste estilo está no uso de fios especiais feitos de seda artificial - viscose torcida. Neste caso, a torção deve ser feita no sentido anti-horário. Esta é uma das condições mais importantes para criar um padrão bonito e volumoso.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões simples de bordado em roupas para iniciantes

O material do tecido no qual os fios serão aplicados deve ser denso e monocromático - de preferência branco ou preto.

Elemento de decoração para casa
Elemento de decoração para casa

As agulhas usadas nesses artesanatos são diferentes, mas sempre muito longas e finas. Se você quiser comprar um kit para bordado no estilo brasileiro, provavelmente ele terá mais de 20 agulhas especiais. Nos esquemas, ao criar cada ponto ou elemento, não apenas a cor da linha é indicada, mas também o tipo de agulha utilizada.

Rosas bordadas
Rosas bordadas

Materiais necessários

Para trabalhar você precisa preparar:

  • Material para o tecido base. É melhor usar seda estampada, mas você pode escolher qualquer tipo de tecido.
  • Agulhas. Vale a pena usar agulhas longas, especialmente projetadas para este tipo de bordado. Elas podem ter diferentes comprimentos e formatos, afiadas e rombas, com olhos planos e redondos.
  • Fios. Tradicionalmente, são utilizados fios de viscose feitos de seda artificial ou materiais semelhantes. Esse material é raro na CEI, portanto, é permitido o uso de fios finos de algodão contendo viscose.
  • Arco. Você pode ignorar esta coisa se for conveniente trabalhar sem ela.
  • Tesoura. Recomenda-se ter uma tesoura menor à mão para cortar pedaços de linha e uma maior para cortar o tecido.
  • Elementos decorativos. Se o mestre usar miçangas, contas ou elementos artificiais para decoração, isso não estragará a ideia.
Outra inflorescência feita de fitas
Outra inflorescência feita de fitas

Agulhas de bordado brasileiras

A técnica combina costura e tecelagem. Não é difícil substituí-la, tendo visto um produto semelhante pelo menos uma vez. É por isso que as agulhas usadas nas técnicas tradicionais não são adequadas aqui. Recomenda-se escolher dispositivos especiais com comprimento a partir de 5 centímetros para o trabalho.

Galina Perova

Galina Perova é a fundadora da escola de bordado volumétrico. Se alguém pesquisou na internet por master classes sobre qualquer uma das técnicas volumétricas, provavelmente encontrou suas aulas ou cursos. Em seu site oficial, há muitas aulas pagas e gratuitas dedicadas à costura volumétrica em tela, utilizando técnicas inusitadas.

Você pode estar interessado nisto:  Como aprender a bordar com miçangas corretamente: instruções para iniciantes
Treinamento em técnica
Treinamento em técnica

Costuras principais

Pontos básicos que ajudarão você a criar uma obra de arte até mesmo a partir do motivo ou padrão mais simples:

  • Ponto rococó. Permite bordar cachos em forma de conchas ou lagartas. É usado para bordar pétalas de rosas ou outras flores.
  • Ponto de montagem. Também usado para pétalas de diversas flores. Para criá-lo, a linha é enrolada na agulha várias vezes e são formadas laçadas, através das quais a mesma linha é então puxada.
Rosa com ponto de cetim
Rosa com ponto de cetim
  • Couching ("costura", "ponto de sobreposição"). O ponto mais simples. Atua como um elemento de costura para caules e galhos. A fibra principal é puxada ao longo dos contornos da imagem e, em seguida, fixada ao tecido com pequenos pontos.
  • Laço com fixação. É feito prendendo a linha na parte de trás e trazendo-a para a frente do produto. A linha é segurada com a mão esquerda. No final, o laço é preso com um ponto.
  • Nó francês. Usado para centros de flores e outras decorações. Para isso, a linha é primeiro presa na parte de trás e depois trazida para a frente. Em seguida, a linha é enrolada na agulha e trazida para a parte de trás.
Bordar um nó francês é fácil
Bordar um nó francês é fácil
  • Ponto bullion ("ponto torcido ou rendado"). É feito no sentido horário. Utiliza-se fio de seda com trama em Z.
  • Ponto Caule. A aplicação vem do nome: é usada para fazer caules e galhos. Cada ponto subsequente é feito no meio do anterior e acima de sua linha horizontal.
  • Ponto Folha. O ponto principal para bordar folhas. O primeiro ponto é feito do início até 1/3 da folha no meio, e então os fios são desviados em ângulos diferentes e seu comprimento aumenta com a largura do fio.
O processo de criação de folhas
O processo de criação de folhas

Como o Bordado Brasileiro é Usado

O bordado brasileiro não é usado apenas para criar pinturas em tela. Este tipo de bordado é usado para decorar roupas, guardanapos ou colchas. Fica ótimo em crianças e mulheres. Esta técnica também é frequentemente usada para criar elementos de design interessantes.

Você pode estar interessado nisto:  Lindos e simples padrões de ponto cruz de pavões

Importante! Algumas artesãs experientes podem até criar obras de arte únicas e decorar seus apartamentos com elas.

Rosas de fitas
Rosas de fitas

Bordado Brasileiro para Iniciantes: Motivos Básicos

Como já mencionado, o principal objeto do estilo brasileiro são todos os tipos de flores: de rosas a equináceas. Margaridas, peônias e crisântemos podem ser muito bem combinados. Padrões de caules, folhas e grama são adicionados a qualquer flor, e o quadro fica completo.

Exemplo do livro sobre bordado volumétrico de Kaptanoglu
Exemplo do livro sobre bordado volumétrico de Kaptanoglu

O bordado é um hobby popular tanto para iniciantes quanto para profissionais. Usando essa técnica, você pode fazer uma borboleta ou flor perfeita.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior