Tudo sobre a técnica blackwork no bordado

O bordado se tornou uma atividade muito popular atualmente. Você pode ser um verdadeiro mestre, um amador ou um iniciante. O bordado blackwork não é menos popular. Literalmente, bordado blackwork é "trabalho preto". Ou seja, o objetivo é criar imagens reais com fios pretos que podem ser usados ​​para decorar roupas. Este artigo discute o que é bordado blackwork.

História

Essa tendência começou no Oriente, depois apareceu na Espanha e se espalhou por toda parte. Em 1501, o bordado preto tornou-se amplamente popular na Inglaterra. Lá, essa tendência foi promovida pela própria Catarina, esposa do rei Henrique. E após o divórcio, recebeu o nome de "bordado preto".

Bordado preto
Bordado preto

Técnica Blackwork

Antes de começar a fazer esse tipo de trabalho, você precisa aprender as técnicas existentes, bem como os padrões de bordado blackwork.

Todo trabalho deve ser feito em tons de preto.

É melhor usar linha de seda, mas fio dental também funciona. Então, como bordar blackwork? Existem várias técnicas.

Informações adicionais! Antes de começar a trabalhar, você precisa dar um nó frouxo a alguns centímetros da ponta da linha. Após terminar o trabalho, desfaça-o com cuidado e coloque-o atrás da agulha.

Vários bordados na técnica blackwork
Vários bordados na técnica blackwork

Costura "Pintura"

Procedimento:

  1. Faça um ponto corrido usando o centro e o contorno superior do fragmento.
  2. Após o último ponto, preencha o espaço entre os pontos, seguindo o contorno. Borde também o contorno inferior.
  3. Borde um fragmento do padrão de bordado blackwork.
  4. Preencha o espaço com pontos no centro.

É bem simples e fácil, você só precisa experimentar. Você pode criar paisagens, peixes ou pássaros. Uma descrição tão extraordinária tornará tudo realidade.

Você pode estar interessado nisto:  Bordando diferentes flores e buquês usando fitas
Costura "Pintura"
Costura "Pintura"

Ponto duplo corrido

O seguinte conjunto de ações ajudará a pôr fim à questão: como fazer isso.

  1. Leve a linha para a frente da tela e faça um ponto reto.
  2. Faça o mesmo no lado avesso.
  3. Insira a agulha onde termina o ponto da frente.
  4. Passe a linha para o avesso e traga-a novamente para a frente, no local onde terminou o segundo ponto.
  5. Repita o ponto reto na parte da frente.
  6. Continue de acordo com os diagramas.

É possível bordar uma cruz usando esta técnica ou outra.

Ponto duplo corrido
Ponto duplo corrido

Como bordar usando a técnica blackwork

Antes de começar, você precisa se familiarizar com os moldes. Para bordar o contorno, use uma linha mais grossa ou dobre-a ao meio. Não faça pontos longos no verso para que não fique aparente.

Importante! Ao criar seu próprio padrão, tenha em mente que o desenho pode ficar um pouco diferente, pois depende dos fios que serão usados ​​e de suas tonalidades.

Existe o blackwork de contorno, que é bordado ao longo do contorno do padrão. Existe também o blackwork sombreado. Aqui, o padrão é feito usando a densidade dos pontos e a espessura dos fios utilizados.

Pétalas internas com transição

Este ponto é feito em áreas estreitas. É um padrão simples em zigue-zague. Deve ser feito horizontal ou verticalmente em duas áreas diferentes para destacar seções específicas, ou seja, luz e sombra para pétalas de uma flor.

Pétalas internas com transição
Pétalas internas com transição

Pétalas externas

Esta técnica é usada para criar uma sombra ou, mais precisamente, um efeito de sombra. Borde as pétalas externas com um ou dois fios. Às vezes, é possível pular pontos para áreas mais claras.

Padrões de gelo com flocos de neve

Os padrões de gelo são uma das variantes do esquema para bordado preto. O segredo é que, para a parte superior, os fios que serão usados ​​para costura são mais densos. E, em direção à parte inferior, eles se tornam mais finos. Cria-se o efeito de queimadura em direção à parte inferior. Isso se aplica ao padrão central. E para os flocos de neve ao redor, ao contrário, os inferiores são mais escuros e os superiores, mais claros. Isso fica extremamente impressionante, como se o desenho tivesse sido feito a lápis.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões simples para ponto cruz ou bordado de fita de lilases

Esquemas interessantes

Há uma quantidade incrível de padrões para bordado blackwork. O padrão "Cabeça de Cavalo" parece muito vantajoso. "Tulipas", diversas paisagens e animais, padrões e pinturas parecem incrivelmente agradáveis ​​esteticamente. Tudo isso pode ser criado com agulha e linha. Existem várias opções para encontrar um padrão. Uma é pesquisar na internet. Lá você pode encontrar tudo o que procura. A variedade é estonteante. Outra é encontrá-lo em revistas. Existem muitas revistas sobre artesanato ou especificamente sobre bordado blackwork. Elas apresentam muitos padrões diferentes. Bem, a terceira é criar um você mesmo. Depende apenas da sua imaginação e desejo.

Esquema interessante
Esquema interessante

Recomendações e dicas

Recomendações e conselhos para iniciantes de profissionais e mestres:

  • O primeiro conselho é não ter medo de fazer o que você gosta. Pode não dar certo de imediato, mas se você tentar, obterá um bom resultado.
  • Use fio dental com no máximo 30 centímetros de comprimento. Isso é necessário para que o fio não se rompa ou desfie.
  • Para prendê-lo, vale a pena entrelaçar o fio seguindo o molde feito anteriormente na parte de trás, para que o fio não apareça nas áreas abertas. A parte de trás também ficará mais arrumada.
  • Provavelmente, a melhor maneira de prender um fio é dando um nó. Não precisa inventar ou complicar. Um nó simples.
  • Para evitar que materiais de cores claras fiquem sujos, cubra-os com papel, deixando livre apenas a área de trabalho.
  • A fita adesiva é uma ótima ajuda para remover fiapos de tecidos.
  • Não deixe "pontas" extras no verso. Preste atenção especial aos locais onde não haverá bordado.
  • Você precisa escolher uma área e trabalhar com ela.
  • Um padrão pequeno parecerá mais rico do que um design grande.
Trabalho único
Trabalho único

Materiais para o trabalho

O linho é mais adequado como base para criar um padrão. A agulha de trabalho precisa ser mais fina do que a agulha de trabalho. Nesse tipo de agulha, a ponta romba atravessa o material perfeitamente e, ao mesmo tempo, não prende os fios. Também vale a pena usar um bastidor ou bastidor de bordar. Isso facilitará muito o processo de trabalho.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo kanzashi, elásticos, flores e fitas de gorgorão

Os fios devem ser pretos, não um novelo só, mas vários. Devem ser fios de diferentes tonalidades e espessuras, o que ajudará a tornar o bordado mais interessante e bonito.

Ferramentas para o trabalho
Ferramentas para o trabalho

Pontos diferentes podem usar quantidades diferentes de linha. Para evitar confusão nessa variedade, é melhor fazer os pontos em uma sequência e aprender o principal: não deixe a linha passar por áreas sem preenchimento, pois isso prejudica a aparência geral do desenho.

Importante! As folhas são um padrão arredondado que preenche o espaço e devem ser feitas com um ou dois fios.

Uma versão lindamente executada de blackwork
Uma versão lindamente executada de blackwork

Um item feito à mão na técnica blackwork sempre será mais valioso do que um comprado. O bordado finalizado pode ser um ótimo presente ou decoração para a casa.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior