Às vezes, você tem uma saia velha no guarda-roupa, mas sente pena de jogá-la fora. Não precisa ter pressa, pois com a abordagem certa você pode costurar algo bastante original. Este artigo explica como costurar shorts de saia com as próprias mãos e o que você precisa para isso.
Que tipos de saias e shorts existem?
As roupas femininas estão se tornando mais elegantes e diversificadas a cada ano. Não é à toa que a saia curta é tão popular entre o belo sexo há várias décadas. Esta peça é bastante prática de usar, mas ao mesmo tempo adiciona leveza e delicadeza. Portanto, é adequada para diferentes idades. No entanto, você precisa ter pernas bonitas. A saia curta pode ter muitos estilos, do vibrante ao comum. Curta e longa, justa e leve, com enfeites, com babados, com um envelope. Modelos jeans com cinto largo são frequentemente usados no estilo do dia a dia.
Pequenas dobras nas laterais deixam os quadris mais elegantes. Você pode complementar o produto com uma blusa ou camisa leve. Quase todos os sapatos combinam com a saia, mas é desejável que haja um salto pequeno. No verão, um produto feito com tecidos leves e arejados ficará lindo. Sapatos abertos com salto pequeno, uma clutch pequena e uma bolsa tipo mochila combinam perfeitamente com o estilo.
Estilo de acordo com o tipo de corpo
Atenção! Ao escolher uma saia-short, você precisa ter cuidado, pois o modelo errado pode destacar todas as imperfeições do seu corpo.
Abaixo está uma descrição de como escolher um produto de acordo com seu tipo de corpo.
Para uma mulher
Peças de cintura alta – este estilo é adequado tanto para corpos cheinhos quanto para magros. O importante é escolher o comprimento certo da peça.

No verão de 2019, as meninas preferiram shorts bem curtos e modelos na altura do joelho. Se elas têm quadris e glúteos largos, é aconselhável comprar um short-saia logo acima do joelho. Um short-saia enfatiza a cintura e remove o excesso de barriga, corrigindo assim a silhueta. Opções mais curtas são mais indicadas para meninas com glúteos arredondados e pernas finas. Tênis ou tênis podem ser um bom complemento.
Se as meninas não têm bumbum ou quadris, você pode usar uma pequena dica. Compre shorts com bolsos grandes e volumosos, o que aumentará visualmente o bumbum. Para enfatizar a cintura, às vezes é usado um elástico na região.
Meninas plus size não devem arriscar e usar minissaias, pois isso enfatizará o volume dos quadris e pernas e também restringirá os movimentos.
Observe! Existe uma regra de ouro: para meninas cheias, use apenas roupas largas, e para meninas magras, roupas justas são recomendadas.
Mulheres com mais de 40 anos são aconselhadas a escolher saias um pouco acima do joelho, pois um modelo mini ficaria completamente fora de lugar.

Para uma menina
Para as meninas, este tipo de produto é perfeito para usar na escola. Shorts-saias não são apenas confortáveis de usar, mas também têm um visual clássico. Com essas roupas, você pode correr com segurança durante os intervalos da escola sem ter medo de a saia subir. Para o trabalho, é melhor usar materiais grossos e adicionar um pouco de saia flare. Para meninas de 3 a 6 anos, um short-saia curto com um envelope ou uma saia flare pequena ficará lindo.
É importante que a criança se sinta confortável com roupas; em uma idade tão jovem, é inaceitável que objetos restrinjam seus movimentos. Você também deve prestar atenção ao tecido. É aconselhável usar materiais naturais para crianças, para que não causem vermelhidão ou coceira. Estes incluem algodão, lã ou chita. A confecção de roupas infantis exige uma preparação mais cuidadosa – desde a escolha correta do molde até os materiais.
Materiais e ferramentas
Para que algo fique bonito e bem costurado, você precisa ter um certo conjunto de ferramentas à mão.
Quais ferramentas são necessárias para começar a costurar:
- material (tecido);
- lápis e sabão;
- fita métrica;
- agulhas e alfinetes;
- fios para combinar com o tecido;
- dedal (para tornar a costura mais segura);
- rolo têxtil;
- botões ou zíperes;
- padrão;
- máquina de costura e overlock.

Se não houver um molde pronto para uma saia-short, o molde pode ser copiado de produtos antigos comuns. Você também pode usar um esboço de uma calça, mas primeiro encurte-o para o tamanho desejado.
Atenção! Para um molde básico, você pode usar shorts. Eles precisam ser cuidadosamente dispostos em papel fino, traçados ao longo das linhas com giz, recortados e usados como molde.
Se você planeja costurar algo para o inverno, um tecido grosso, como lã ou drapeado, será perfeito. Mas, neste caso, você não poderá fazer o item manualmente; você precisa de uma máquina que possa perfurar o tecido. Para o verão, algumas pessoas costuram modelos curtos e adicionam uma cauda longa de lã ou tule. Parece realmente delicado e feminino. Mas só combina com saltos.
Padrões prontos
Este tipo de culote se distingue pela sua singularidade e conforto; no processo de fabricação, é necessário usar toda a imaginação. Esses produtos também são chamados de transformadores. Moldes prontos podem ser encontrados na internet.

Andamento do trabalho:
- Primeiro, você precisa criar um padrão.
- Vire cuidadosamente ambas as partes (frente e verso) para que fiquem com os lados direitos voltados um para o outro.
- Faça linhas nas laterais em direção ao centro dos elementos.
- Faça duas partes que são necessárias para o cheiro e depois reorganize suas posições.
- Em seguida, você precisa fazer uma tela inteira. No total, duas delas são recortadas.
- Costure as peças ao longo da linha das nádegas.
- Depois você precisa fazer um cinto e gravatas para as calças.
Saia-shorts baseada em um padrão básico
A maneira mais fácil de dar um novo visual aos shorts é dar mais volume às pernas, como uma saia. Para isso, faça cortes no esboço, aumentando o tamanho de cada elemento. As pinças podem ser reduzidas, se desejar.
Trabalho passo a passo:
- Desenhe uma linha reta na frente e atrás do molde.
- Corte ao longo dos pontos marcados, afastando 3 cm.
- O desenho é transferido para o tecido, não se esqueça da margem de 2 cm.
- Recorte e costure todos os elementos.
- Faça uma bainha e finalize as bordas do produto.
- Se desejar, faça um cinto largo.
O molde básico pode ser retirado de shorts ou calças velhas, eles são quase iguais, só as calças precisam ser encurtadas, então levará um pouco mais de tempo.
O que vestir com
As saias envelope são os modelos mais populares. Elas reduzem visualmente os quadris e combinam com todos os tipos de corpo. Para a parte de cima, é aconselhável escolher blusas por dentro da calça ou camisetas curtas. Além disso, a imagem pode ser decorada com pedras ou miçangas.

Os modelos assimétricos são a melhor opção para um visual espetacular. É aconselhável escolher a blusa e os acessórios mais comuns para que o look não pareça volumoso.
Saias curtas e largas feitas de materiais leves são quase indistinguíveis de uma saia clássica. Este modelo é bastante feminino e delicado. Você pode completar o estilo adicionando um top curto estampado. Não exagere na escolha de joias; uma pulseira ou brincos simples são suficientes.
O estilo saia-shorts envolvente é adequado para adolescentes e meninas que gostam de um guarda-roupa único. Roupas confortáveis, estilosas e muito práticas. Para esportistas, o estilo em malha, com cores vibrantes, é ideal para combinar com tênis ou tênis.

Para um encontro ou uma recepção festiva, é aconselhável escolher modelos elegantes com detalhes decorativos, como botões ou zíperes. Essas peças ficam ótimas com saltos altos. Se desejar, você pode usar uma pequena bolsa clutch. Uma blusa ou uma camisa leve servem como top, mas você pode optar por blusas com babados ou gola alta. É importante que a parte de cima da roupa não distraia toda a atenção, já que o destaque fica por conta da saia.
Como escolher
Entre a enorme quantidade de modelos, é muito difícil escolher o ideal. Um produto escolhido com bom gosto pode realçar todas as curvas da silhueta. É importante prestar atenção às características do corpo, à altura e ao local para onde a garota vai.
Se as meninas têm pernas longas e finas, então, é claro, elas podem usar saias curtas e shorts.

Se os quadris forem muito volumosos, é melhor usar saias na altura do joelho. Algumas meninas, por outro lado, preferem esconder as pernas, por isso é aconselhável usar modelos abaixo do joelho e com pregas. Se o bumbum for grande e as pernas forem finas e esbeltas, não é necessário usar peças muito largas, para que as formas não pareçam ainda maiores. Shorts justos e logo acima do joelho são perfeitos.
Shorts DIY de uma saia
Uma saia curta difere dos shorts tradicionais porque as pernas não são estreitas na parte inferior, mas sim largas. O material cortado ao costurar uma saia reta clássica fica sem ajuste neste caso. Portanto, você pode obter shorts largos, retos ou "sol". Abaixo, uma descrição de como fazer um short a partir de uma saia com suas próprias mãos, sem molde, rapidamente:

- corte o cinto e duas partes da saia ao longo das costuras laterais;
- dobre a parte frontal do produto com a parte externa para dentro no centro, anexe o esboço;
- trace o contorno do molde, faça uma seção com margem de 2 cm;
- recorte o molde e costure as bordas;
- trate a parte de trás da saia da mesma maneira;
- experimente o short-saia e costure na máquina.
Atenção! Uma saia curta é mais fácil de fazer do que um modelo tradicional. Não é necessário fazer molde.
Depois do trabalho, você pode decorar o produto, se desejar. Pode ser uma trança, fita de cetim ou renda. Adolescentes vão adorar broches ou apliques variados. Para um estilo de escritório, o principal é não exagerar na decoração, para que o item não pareça pretensioso.
O produto ficará lindo em um jugo. O elemento de tecido esvoaçante e largo confere mais maciez à saia. Ele pode ser cortado e costurado no short. Você também pode cortar metades da saia e adicioná-las ao short.
Então:
- Como em qualquer trabalho, primeiro você precisa fazer um molde;
- definir no esboço as marcas para a saia meio-sol;
- meça alguns centímetros da cintura (a altura do jugo desempenha um papel aqui);
- mova o raio para o lado direito;
- corte o tecido de acordo com o molde;
- adicione detalhes de shorts nas laterais se o esboço de uma saia meio-sol for usado como base.
Algumas saias possuem sobreposições. Processo de fabricação:
- Primeiro, um modelo é criado. Para agilizar o processo, você pode simplesmente traçar shorts antigos;
- marque uma linha adicional a aproximadamente 5 cm do centro;
- na marca do quadril, marque 10 cm de largura (levando em consideração elementos adicionais);
- da costura central você precisa adicionar 2-3 cm para margens no material;

- faça linhas curvas suaves nas partes traseira e frontal (devem ter a forma de um semicírculo);
- recorte 3 elementos (após transferir o molde principal para o papel);
- faça uma trança com o tecido restante (cerca de 3 x 4);
- costure as fitas em um ângulo de 45 graus;
- Dobre o material ao meio, com os lados direitos juntos, e costure. Você pode usar ponto reto ou zigue-zague.
Após o trabalho, você precisa se lembrar das regras para cuidar de peças costuradas por você. Se todo o processo de trabalho foi feito manualmente, na lavagem, é desejável que a temperatura da água não exceda 60 graus e que sejam utilizados apenas pós líquidos (devido a agentes agressivos, os fios podem começar a desbotar e ficar salientes em diferentes direções). Ao passar, você também não pode se empolgar; a temperatura permitida do ferro é de 100 graus.
Se as costuras foram processadas em overlock, lavagens mais agressivas e secagem à máquina são permitidas.
Concluindo, vale destacar que a saia curta não sai de moda há várias décadas. Sua vantagem é que é confortável, mas ao mesmo tempo muito estilosa. Você pode usá-la no trabalho, na escola ou simplesmente no dia a dia. Alguns modelos podem ser costurados mesmo sem molde. Portanto, até mesmo uma costureira iniciante pode lidar com a tarefa.




