Costurar roupas íntimas com as próprias mãos, cujos moldes não são difíceis, pode ser feito sem problemas. A autoprodução tem muitas vantagens. O modelo pode ter um design original, ser costurado em qualquer material e decorado de acordo com um princípio individual. Você pode fazer praticamente qualquer modelo de calcinhas femininas e roupas íntimas masculinas.
Quais medidas são necessárias para roupas íntimas masculinas
Para costurar cuecas boxer masculinas, você precisa pensar em toda a construção do molde. O produto deve ser confortável e higiênico. Normalmente, a chita é usada como base para roupas íntimas masculinas. Mas você só pode costurar uma peça boa e confortável depois de tirar certas medidas:
- Meia circunferência da cintura (L).
- Meia circunferência do quadril, ou seja, no ponto mais largo das nádegas (BB).
- Circunferência do quadril em seu ponto mais alto.

Essas medidas são adequadas para costurar tanto cuecas ou boxers familiares quanto sungas de banho. Basta levar em consideração as características do modelo e, se necessário, tirar medidas adicionais.
Importante! Para garantir que o produto final não fique muito apertado, são utilizadas folgas de ajuste na construção dos moldes. Normalmente, uma folga de + 5 cm para cada medida é suficiente.
Após tirar as medidas, você pode determinar o tamanho do produto em si. Você também pode construir um molde levando em consideração todas as características da figura.
Padrão de calcinha de malha feminina
Costurar roupas íntimas para iniciantes não deve diferir em complexidade, tipo de modelo e material. Muitas opções de calcinhas femininas são costuradas em malha. Esse tipo de tecido é muito flexível, podendo ser parcialmente deformado.
Para entender como costurar calcinhas femininas de malha, você precisa usar o seguinte padrão:

As malhas são únicas em termos de uso, então você pode usar esboços mais complexos para costura.
Padrão de calças femininas
Não faz muito tempo, meninas e mulheres usavam apenas pantalonas. Com o tempo, os parâmetros começaram a diminuir. Calcinhas minimalistas começaram a ser consideradas moda — quanto menos tecido, melhor. Mas, com o tempo, as pantalonas voltaram à moda, naturalmente de forma reinterpretada. Agora, esses modelos passaram a ser chamados de calcinhas-shorts.

O algodão é geralmente usado para fazer esse tipo de roupa íntima. O material é agradável ao toque, higiênico, fácil de trabalhar, natural e possui uma enorme variedade de cores e estampas.
Existe uma enorme variedade de modelos de calças modernas. Cada tipo tem seu próprio formato, comprimento e tamanho. A decoração também pode ser variada. De acordo com o padrão, babados de renda são feitos na parte inferior das calças.
Calcinhas-shorts femininas, cujo padrão se distingue pela simplicidade e elegância das linhas:

Para dar ao produto final um visual mais vitral e esteticamente atraente, vale a pena usar formas únicas que lembrem "barris". O comprimento deve ser médio e as pernas devem ser bem largas. O modelo é mais uma opção estética do que prática. Portanto, você não poderá usar calças com babados por baixo de um vestido ou calça justa.
Padrão de espartilho
Moldes para calcinhas femininas: estes são os primeiros passos para uma artesã iniciante. As mais experientes podem criar conjuntos completos de roupas íntimas. O complemento ideal para qualquer tipo de calcinha é um espartilho.
O princípio de costura de um espartilho, que será um complemento ideal para um conjunto de roupas íntimas:
- Um molde de espartilho "faça você mesmo" ajudará você a criar um produto personalizado, levando em consideração as características das formas e do corpo. Você precisa alinhar a primeira peça do molde de acordo com o corpo. A solução de pinça na cintura, neste caso, é de 1 cm.
- Preparando a segunda parte. Eleve o centro do peito em 1 cm e desloque-o para a direita em 0,7 cm. Desenhe uma faixa vertical passando pelo ponto resultante, reduzindo o volume sob o peito.
- Mova a solução de dardo ao longo da cintura do desenho principal em 2 cm até a linha do segundo relevo.
- Alinhando os contornos do corte frontal do espartilho na 1ª parte lateral, você pode ver que as partes se sobrepuseram.
- Alargue a parte da frente em 1 cm na lateral, perto da cava, e também na parte inferior. Desenhe uma linha de corte.
- Agora o esboço das costas está pronto. Ela deve ser afinada em 1,5 cm na cava lateral e, em seguida, adicionada em 1 cm na parte inferior.
- Trace as peças resultantes no tecido e recorte-as. O molde do espartilho finalizado deve ficar assim:

Informações adicionais! Às vezes, cordas especiais são costuradas nas pinças laterais, o que pode corrigir ainda mais as linhas da figura.
Geralmente, os espartilhos são rendados. Portanto, são feitos furos ao longo da linha de conexão do produto, que é desejável emoldurar com argolas de metal. Este procedimento também deve ser feito ao longo da segunda prateleira. Uma fita ou renda será então passada por esses furos. Você pode costurar um zíper oculto ou pregar ganchos.
Padrão de biquíni
Nem sempre é preciso descobrir como costurar calcinhas femininas usando um molde padrão. Biquínis parecem mais elegantes e atraentes. Esse tipo de calcinha é mais atraente porque é mais aberta.
Toda mulher deveria ter esse tipo de roupa íntima em seu arsenal, pois os biquínis se ajustam perfeitamente ao corpo, realçando as vantagens e escondendo as desvantagens. As roupas íntimas podem ser confeccionadas com tecidos naturais ou renda. Os modelos combinados são considerados os mais relevantes.
O princípio da criação é criar o padrão correto. Isso pode ser feito conhecendo os parâmetros básicos da figura:

Para que a roupa íntima fique usável e tenha qualidade de costura normal, vale a pena usar apenas uma máquina de costura. Após a confecção do molde, todas as peças são montadas, o que pode ser feito de acordo com o seguinte esquema:

O produto pode ser complementado com fitas, rendas, cetim ou guipura. Tecidos decorativos podem ser usados para fazer inserções, sobreposições, apliques e acabamentos.
Padrão de tanga em tamanho real
As tangas estão se tornando cada vez mais populares atualmente. São calcinhas ultrapequenas, cuja parte de trás se ajusta perfeitamente entre as nádegas. Graças a esse design, a calcinha não forma dobras na superfície das nádegas. Esta opção é adequada para ser usada por baixo de roupas especiais com um corte único. Para fazê-la, você precisa preparar as ferramentas e os materiais:
- fita métrica;
- governante;
- lápis;
- papel;
- furador;
- tesoura;
- tesoura pequena para cortar fios;
- abridor de costuras;
- agulhas para fixar peças;
- máquina de costura;
- luminária de mesa;
- material;
- acessórios.
O molde da tanga fica assim:

Neste caso, o tamanho de todos os detalhes importa. Você deve prestar atenção especial à preparação da largura da faixa de fundo e aos parâmetros gerais deste modelo. O ponto mais estreito não deve ter mais de 1,5 cm de largura. Caso contrário, a tanga se tornará desconfortável. Como regra, você deve se concentrar na largura da orla utilizada.
Você pode usar uma versão mais simples do padrão, composta por uma peça.
A costura é feita da seguinte maneira:
- Recorte um molde composto por 1 peça.
- O reforço é formado separadamente.
- Usando um overlock, finalize a borda superior do reforço.
- Depois alinhave esse elemento na parte principal.
- Para formar a borda do produto com um elástico, você deve começar a trabalhar a partir da borda superior traseira.
- Vá movendo-se gradualmente para as laterais da calcinha.
- Ao costurar, deixe elásticos soltos de aproximadamente 20 a 25 cm de cada lado. O tamanho desses retalhos depende das suas dimensões e da elasticidade do elástico utilizado.
- No final, é processada a parte superior da parte frontal da calcinha, onde também são deixados 3 cm de elástico de cada lado.
- Todos os elásticos são presos com um ponto ziguezague.
- Corte os excessos dos elásticos.
- Após a costura, é recomendável passar bem o vapor em todas as costuras para que tudo fique no lugar.

Este tipo de calcinha dificilmente pode ser classificado como casual, mas sim como um tipo de "cama" para seduzir a pessoa amada. Por isso, no processo de costura, são utilizadas muitas rendas, inserções de guipura, fitas e todos os tipos de babados.
Calcinha brasileira: estampa
As brasileiras se tornaram um dos modelos mais populares, pois esta versão do modelo pertence ao tipo de roupa íntima muito sexy e, ao mesmo tempo, confortável. A peculiaridade do modelo é que o tecido principal para costura é guipura ou renda fina. Além disso, a parte de trás do produto é construída de forma que a parte inferior arredondada das nádegas fique exposta ao máximo durante o uso.
O molde da calcinha brasileira é assim:

Algoritmo para costurar as peças brasileiras mais simples:
- Recorte os detalhes do futuro produto - frente + costas, não deve haver costura na parte inferior. Corte o reforço em tecido natural.
- O elástico ao redor das pernas é costurado nas costas usando uma máquina usando um ponto ziguezague.
- O elástico deve ser esticado levemente e ao mesmo tempo a borda do tecido deve ser dobrada para dentro em 0,6 cm.
- Costure a renda na parte da frente usando uma máquina overlock.
- Conecte a frente e as costas no local onde a dobra será fixada. Use um overloque. Prenda a parte de trás da dobra com um ponto zigue-zague.
- Faça 1 costura lateral.
- Costure o cinto. Você deve esticar um pouco o elástico. Mas é melhor fazer a primeira costura do overlock ao longo da borda.
- Faça a 2ª costura lateral no overlock.
- Faça uma costura externa no cós usando um ponto ziguezague.

O tipo de padrão mais comum e compreensível para qualquer modelo de calcinha no estilo "Brasil". Para poder corrigir ainda mais as imperfeições da silhueta, vale a pena elevar a cintura o máximo possível.
Como costurar um reforço na calcinha
Para entender como costurar uma cava, você precisa prestar atenção ao modelo e ao padrão do produto. Todo o algoritmo de trabalho, que determina o princípio de costura deste elemento, dependerá disso.
Importante! Para evitar erros no processo de costura da cava, é preciso analisar todo o algoritmo de criação do produto.

Se o molde da calcinha foi feito a partir de um produto acabado e as costas foram feitas em uma única peça, o reforço será costurado da seguinte maneira:
- A costura superior da base é feita em overloque. É importante que a costura resultante estique bem. Ao fazer um overloque, você pode esticá-la à mão. Se houver renda, ela é costurada à máquina de costura. Nesse caso, utiliza-se uma costura em zigue-zague com pequenos pontos retos.
- Quase todos os modelos têm um elástico escondido para as pernas. Para isso, pegue um elástico fino, costure-o na borda da peça com um overlock sob leve tensão. Em seguida, dobre-o na máquina de costura e costure com um ponto zigue-zague de pequenos pontos retos.
- Costure as laterais da frente rendadas à peça principal. Costure todas as bordas e áreas de costura com pesponto. Certifique-se de chulear a borda superior e costurar uma tira de renda no cós.
- Agora você pode fazer uma costura ao longo da linha do reforço. Para evitar que a costura fique para fora durante o uso, você pode prendê-la na máquina de costura. Isso deve ser feito no local onde a renda é costurada.
- Comecei a costurar uma das laterais do overlock.
- Em seguida, costure um elástico bege ou branco usando uma máquina overlock para que ele combine parcialmente com a cor da pele.
- Costure a segunda costura lateral no overlock de uma máquina de costura.
- Costure o elástico na máquina de costura.
Se você não complicar o modelo da calcinha desde o início e executar todas as etapas do algoritmo de costura na sequência exata, definitivamente não haverá problemas em costurar o reforço.

Toda garota sonha com roupas íntimas bonitas, confortáveis e originais. Mas muitas dúvidas permanecem ao costurar calcinhas. Você pode criar uma peça de roupa íntima por conta própria, usando algoritmos claros e simples. Primeiro, você deve escolher o modelo e, em seguida, criar o molde mais simples. Depois, "montar" todos os detalhes.




