Depois de dominar a costura, nem sempre é possível se inspirar e pensar no que pode ser costurado com tecido em casa, ou em artesanatos para fazer. Este material lhe dirá o que costurar com sobras de tecido e se é possível fazer coisas realmente úteis.
- Noções básicas de costura
- Seleção e preparação de material para trabalho
- Artesanato para a cozinha
- Pegador de panela feito com retalhos de tecido
- Decoração de mesa
- Reestofamento de cadeiras com retalhos de tecido
- Brinquedos de tecido
- Boneca ritual "Pássaro da alegria"
- Peixe arco-íris feito de sobras
- Suporte de cortina "Gato" em técnica guilhoché
- Flor de jeans faça você mesmo
- Como fazer flores de tecido com suas próprias mãos
- Almofada pequena em técnica patchwork
- Alfineteiro de feltro "Agarics de mosca"
- Decoração estilosa: cortinas feitas com retalhos de tecido
- Joias de tecido femininas
Noções básicas de costura
Para não gastar muito tempo na confecção de um produto de qualidade, é necessário seguir as etapas de costura:
- Selecionando um modelo;
- Seleção de material;
- Tirar medidas;
- Preparação de moldes;
- Abrir;
- Realizar uma prova;
- Trabalho de costura.

Seleção e preparação de material para trabalho
Antes de começar a costurar, você deve analisar e estudar cuidadosamente o modelo que deseja e descobrir se o trabalho final deve ter um formato áspero ou suave. Tudo isso é determinado pela linha dos antebraços – seja ela distinta ou inclinada. Se houver drapeados ou babados, isso indica que o tecido tem uma estrutura suave, por exemplo, jersey.
No caso de roupas de escritório, é necessário selecionar tecidos apenas de cores sólidas que mantenham bem o formato. O tecido deve enrugar pouco e ser composto por fibras naturais que permitam a respiração do corpo. Quando um terno ou vestido é feito para ocasiões especiais e usado apenas algumas vezes, você pode usar um material chamativo e elegante com uma grande quantidade de materiais sintéticos.

Artesanato para a cozinha
Uma tendência bastante popular no design de interiores moderno é a arte do feito à mão, que permite não só mobiliar a cozinha, mas também torná-la única e elegante. Costureiras iniciantes precisarão de imaginação e um pouco de tempo livre para fazer artesanato para a cozinha, pois há muitas ideias para elas.

Pegador de panela feito com retalhos de tecido
Lindos padrões são criados em tecidos de algodão. Materiais de qualidade devem ser adquiridos em lojas de costura ou artesanato. Essas lojas oferecem uma enorme variedade de produtos para quem faz brinquedos, roupas ou detalhes de interiores em casa. Antes de comprar, você pode escolher tecidos diferentes e vibrantes. E se sobrar material após o produto finalizado, você pode fazer pegadores de panela com eles, por exemplo.
Importante! Os pegadores de panela podem ser usados para proteger suas mãos de altas temperaturas e como porta-copos para pratos.

Decoração de mesa
Para renovar uma mesa antiga com decoração, você não precisa ser um profissional da área de design ou costura; basta que a cor escolhida para os produtos artesanais não se misture com os tons dos móveis. Para um guardanapo, um pegador de panela ou uma almofada térmica, você pode facilmente escolher um tecido entre os materiais disponíveis na costureira.
Não há necessidade de gastar muito dinheiro para melhorar sua casa com decoração adicional, você só precisa usar um pouco a sua imaginação e então o trabalho que você fizer com suas próprias mãos não só agradará aos olhos, mas também servirá como excelentes ajudantes pela casa.

Reestofamento de cadeiras com retalhos de tecido
Graças a sobras de tecido há muito esquecidas, você pode dar vida a itens de interior danificados pelo tempo. Por exemplo, usando apenas suas mãos e imaginação, você pode decorar lindamente cadeiras antigas. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- Remova os assentos e remova o estofamento.
- Recorte a espuma de borracha usando o molde antigo como guia.
- Coloque o pedaço de tecido preparado sobre a espuma de borracha e prenda-o com um grampeador por dentro.

Brinquedos de tecido
Brinquedos de tecido ainda são muito procurados. Essas obras são exibidas em diversas feiras e teatros infantis.

Boneca ritual "Pássaro da alegria"
Instruções passo a passo para o trabalho:
- Corte um pedaço grande de tecido e dobre-o em 4 a 6 camadas de modo que as bordas cubram o palito.
- Enrole o bastão em um pano e amarre-o com linha em três lugares, depois enrole-o novamente em um pedaço de pano branco e prenda-o com linha no meio.
- Coloque algodão em cima do rolo para formar a cabeça da boneca e coloque o pequeno pedaço quadrado de tecido que já foi preparado sobre o algodão e prenda-o com linha.
- É necessário colocar um pedaço de tecido enrolado por baixo para formar o peito da boneca.
- Para os braços, dobre os cantos do tecido restante para longe da cabeça, formando um triângulo e amarre com linha.
- Depois, dobre a parte de baixo do tecido restante, formando uma camisa e prendendo com linha.
- Em seguida, a roupa da boneca é decorada com tecidos de cores diferentes.
- O próximo passo é criar passarinhos em número ímpar e costurá-los ao redor do perímetro da boneca. Um ponto importante é que um dos passarinhos fique na cabeça da boneca.
Atenção! Se você seguir todas as instruções, poderá obter um encantador "Pássaro da Alegria" com o qual poderá atrair a primavera.

Peixe arco-íris feito de sobras
Para fazer isso você precisará do seguinte:
- uma pequena quantidade de retalhos de tecido de várias cores,
- sentido,
- enchimento sintético,
- agulhas inglesas,
- alguns botões,
- máquina de costura.
Subsequência:
- Imprima o molde finalizado usando uma impressora.
- Coloque os moldes nos retalhos de tecido e trace-os com giz.
- Coloque todas as peças do molde no corpo do peixe e costure-as.
- Vire o peixe do avesso e encha-o com enchimento de poliéster.
- Faça o mesmo com as barbatanas.
- Conecte as partes restantes ao corpo, costure à mão os buracos onde o poliéster de enchimento foi colocado e costure também o coração e os olhos.
Suporte de cortina "Gato" em técnica guilhoché
É possível que na casa das costureiras existam tecidos sintéticos com os quais seja fácil fazer um pegador de panela para cortinas. E isso pode ser feito sem usar linha e agulha, usando a técnica guilhoché.

Procedimento para execução do trabalho:
- Em um pedaço de papel você precisa desenhar todos os detalhes do gato.
- Usando o estêncil, você precisa recortar os mesmos detalhes no tecido em duas cópias.
- Combine todas as peças e solde-as em um pedaço de vidro.
- É importante deixar furos para que o brinquedo possa ser preenchido com enchimento sintético.
- Portanto, é necessário preencher todos os detalhes.
- Cole os olhos, as bochechas e a franja, e costure também uma alça em uma pata e um botão na outra para que o gato possa se pendurar na cortina. Você pode usar lantejoulas para decorar.
Flor de jeans faça você mesmo
Ordem de serviço:
- Desenhe um círculo no tecido jeans e recorte-o.
- Recorte estênceis de papel com os quais as pétalas serão feitas. Você precisa recortar quatro estênceis de tamanhos diferentes e fazer várias pétalas de tecido de acordo com eles.
- Desenhe uma linha fina ao longo das bordas do círculo e cole pétalas grandes sobre ela, dobrando-as como uma sanfona na base. Isso deve ser feito em camadas e em um padrão xadrez.
- Para o miolo da planta, você precisa cortar um pequeno número de pétalas de tamanhos diferentes e também colá-las em forma de sanfona.
- Prepare um pedaço de tecido jeans enrolando-o em um tubo e colando-o no ponto central da flor.

Como fazer flores de tecido com suas próprias mãos
Muitas vezes, esses artesanatos são feitos com roupas infantis desnecessárias, pois são bem chamativas e feitas de fibras naturais. Cores vibrantes com desenhos de flores ou plantas são perfeitas.
- Para costurar, você também precisará de estênceis pré-preparados, com os quais você precisará cortar 2 flores grandes e 4 menores, uma de feltro para a base, que irá segurar as pétalas e organizar sua aparência.
- Depois disso, você deve dispor todas as pétalas em ordem decrescente de tamanho e dobrar as menores em quatro.
- A etapa final é fixar as pétalas e decorar o ponto central da flor. Você pode costurar um botão ou qualquer outro enfeite, como miçangas.
Almofada pequena em técnica patchwork
Coisas fofas são obtidas durante o trabalho com sobras do material. Essas ninharias trazem mais aconchego e aconchego ao ambiente doméstico. Uma almofada pequena, mas muito macia, pode se tornar um desses itens.

Alfineteiro de feltro "Agarics de mosca"
O feltro é um ótimo tecido para guardar agulhas. É macio e felpudo, e se você também adicionar um pouco de poliéster, pode fazer um alfineteiro caseiro. Para os agáricos-moscas, você precisará de pedaços de tecido vermelho e branco. Até mesmo iniciantes podem costurar um cogumelo facilmente, decorá-lo com bolinhas, listras ou um padrão xadrez e preenchê-lo com o material.

Decoração estilosa: cortinas feitas com retalhos de tecido
Antes de começar a trabalhar, você deve escolher um molde e desenhá-lo em uma folha de papel. Ao costurar o produto, é melhor selecionar pedaços grandes de tecido, pois são mais fáceis de trabalhar.

Para um trabalho de alta qualidade, é mais fácil desenvolver um molde em uma superfície de papel grosso. Ele deve ser aplicado no verso do material e traçado, levando em consideração as margens. Em seguida, costure todas as partes frente a frente e, para um trabalho mais simples, alinhave previamente.
Importante! Após terminar o trabalho, a cortina deve ser passada e, se desejar, decorada da maneira que você preferir.

Joias de tecido femininas
Onde estaríamos sem joias para mulheres e meninas feitas de tecidos novos ou desnecessários? Esses produtos não só adicionam sofisticação e originalidade às roupas, como também podem devolvê-las à sua aparência original e atraente, escondendo vestígios de reparos e outros defeitos. A primeira coisa a fazer é preparar o tecido. Ele deve ser cortado em tiras iguais de cerca de um centímetro de largura. O material deve ser esticado no sentido do comprimento para que as bordas do tecido se curvem. Em seguida, ocorre a tecelagem. Você pode tecer usando o método que desejar, deixando as pontas para prender. Após a conclusão, o artesanato deve ser preso a uma corrente decorativa, tendo o comprimento previamente escolhido.

Assim, você pode fazer artesanato em tecido com as próprias mãos, sem costura, ou com a ajuda de linhas e agulhas. Usando telas ou objetos antigos, é fácil criar coisas realmente interessantes que podem decorar o interior da casa e complementar a imagem.




