Se uma máquina de costura quebrar seriamente, somente um artesão experiente poderá consertar a situação. Mas muitas vezes você mesmo pode consertar uma máquina de costura, se ajustá-la e configurá-la.
- Principais falhas das máquinas de costura
- Princípios de autoajuste
- Solução de problemas e solução de problemas por conta própria
- Fixação da barra da agulha e do tensor
- Configurando a interação entre o nariz da lançadeira e a agulha
- Onde levar para consertar: preços médios em oficinas
- Cuidados adequados com sua máquina de costura
Principais falhas das máquinas de costura
Na maioria das vezes, em casa você pode encontrar os seguintes tipos de problemas:
- a costura é instável, aparecem lacunas na linha, os pontos podem ter comprimentos diferentes e ocorrem quebras de linha em alguns lugares;
- a costura é interrompida, o tecido é puxado como uma sanfona, observa-se um enfraquecimento ou um forte aperto do laço, a costura fica enviesada;
- a velocidade de execução muda, a máquina faz um ruído estranho, ela trava.

Se alguma das avarias listadas for observada, isso significa que é necessário prestar atenção ao funcionamento da máquina para determinar a causa.
Observe! Se você fizer ajustes e configurações em tempo hábil, poderá resolver o problema sem muito esforço e grandes investimentos financeiros. Se a máquina de costura não funcionar corretamente por muito tempo, isso pode levar à necessidade de reparos caros.

Princípios de autoajuste
Você pode configurar o dispositivo sozinho se seguir um determinado plano:
- Primeiro, você precisa ajustar as molas que levantam as linhas. Elas devem ser enroladas de forma que a laçada enrolada não se desenrole, mas fique presa pela tampa da bobina.
- É importante obter a tensão correta da linha. Para isso, a máquina possui um mecanismo especial localizado na lateral do corpo e no parafuso de fixação da lançadeira. Para apertar a linha inferior, é necessário apertar o parafuso de fixação.
- Após ajustar a linha, você precisa testar o trabalho em um pedaço de tecido. Se houver laçadas, a linha superior precisa ser afrouxada.

- Em seguida, você precisa ajustar a pressão do calcador. Isso é feito ajustando as molas com um parafuso especial. Na maioria dos modelos modernos, ele está localizado em um local acessível para que possa ser sempre facilmente ajustado durante o trabalho. É importante que a mola não esteja muito apertada, mas também não muito frouxa. Se o calcador pressionar o tecido com muita força contra a superfície do corpo, isso aumentará a pressão e poderá causar um rasgo no tecido. Se, ao contrário, o calcador não prender o material o suficiente, a costura ficará desleixada. O calcador precisa ser ajustado sempre que um novo tipo de material for usado. Quanto mais grosso o tecido, maior deve ser a pressão do calcador.
- Verifique o funcionamento do acionamento elétrico. Muitas vezes, o mau funcionamento da máquina de costura ocorre porque a velocidade está ajustada incorretamente. Ela é definida por um regulador especial, localizado no pedal. Se a velocidade de costura for alterada, é necessário desmontar o pedal, limpá-lo e recolocá-lo. Se esse procedimento não ajudar, é necessário substituir os contatos do pedal.
- Verifique o estado do porta-agulha. A agulha deve estar firmemente instalada até o batente, com a ranhura grande virada para a esquerda.
Antes do trabalho, também é necessário definir o comprimento do ponto. Este é um valor exato definido para cada tipo de tecido, de acordo com as instruções. O valor médio é de 1 a 2 mm; se o material for grosso, o parâmetro pode chegar a 3 mm.

Solução de problemas e solução de problemas por conta própria
Um certo número de falhas pode ser identificado e reparado pelo usuário da máquina de forma independente, se ele entender o princípio de operação da máquina.
Fixação da barra da agulha e do tensor
O elemento mais importante no funcionamento de uma máquina de costura é a agulha. Antes de começar a configurá-la, é necessário verificar seu funcionamento. Durante o funcionamento, a agulha é submetida a muita pressão. Ela causa uma enorme quantidade de furos no tecido. Como resultado, isso leva ao embotamento e à deformação com o tempo. Uma pancada no metal do corpo da agulha é muito perigosa para ela. Isso fará com que sua ponta se quebre imediatamente. Artesãos com pouca experiência podem não notar o defeito imediatamente. E trabalhar com uma agulha assim causa grandes rasgos no tecido.
A linha que passa por um olhal quebrado fica constantemente presa, o que pode levar à deformação do tecido. Podem aparecer laçadas na costura. Devido ao fato de a agulha estar torta, a linha pode quebrar constantemente. Isso dificulta a costura de áreas complexas quando a linha superior precisa estar o mais esticada possível.

Para a sua informação! Neste caso, não é necessário ajustar e consertar a máquina de costura. O problema pode ser resolvido trocando a agulha você mesmo. Especialistas recomendam trocar este elemento com a maior frequência possível para que a máquina funcione melhor.
Ao trocar a agulha, você deve seguir as seguintes regras:
- A agulha de costura deve ser selecionada estritamente de acordo com o tipo de equipamento. Não é possível inserir uma agulha de um dispositivo industrial em uma máquina doméstica. Nesse caso, o espaço entre a ponta da lançadeira e a lâmina da agulha será violado. Isso resultará em pontos saltados. Na pior das hipóteses, a lançadeira pode quebrar.
- É importante posicionar o elemento corretamente no porta-agulha. A lâmina deve ficar na lateral da ponta da lançadeira.
- Antes de substituir, mesmo uma agulha nova deve ser verificada. Não deve haver nenhuma curvatura. Isso pode não ser notado imediatamente. Recomenda-se colocar a agulha sobre o vidro. O ponto de curvatura será imediatamente perceptível.
- A agulha deve ser selecionada de acordo com o tecido utilizado. Para jeans, couro elástico ou sintético, você precisa escolher agulhas especiais que facilitem a passagem pelo tecido.
A agulha deve corresponder não apenas ao tecido e ao modelo da máquina, mas também ao número da linha.
É importante prestar atenção! As novas máquinas de costura têm uma característica especial: elas têm um batente guia que impede que a ponta se mova para o lado.

Configurando a interação entre o nariz da lançadeira e a agulha
A qualidade da linha e do ponto depende do ajuste correto da lançadeira e da agulha da máquina de costura. Os valores corretos devem ser ajustados entre eles. Se forem violados, podem ocorrer quebras de linha, laçadas e saltos. Para um ajuste adequado, você precisa entender o princípio da formação de laçadas.
Assim que a agulha sobe 2 mm, forma-se uma laçada a partir da linha superior. Nesse momento, a ponta da lançadeira deve passar rente à ranhura da agulha. É importante que essa distância não seja superior a 0,15 mm. E a distância entre o buraco da agulha e a ponta deve ser de 0,5 mm. Esses parâmetros são aplicáveis para trabalhar com tecidos de espessura média.
Para a sua informação! É importante prestar atenção à instalação correta da cremalheira. Ela deve ser posicionada verticalmente. É a cremalheira que movimenta o tecido em relação à agulha. Assim que o material for perfurado pela agulha, as bordas dos dentes da cremalheira devem estar niveladas com a mesa de trabalho da máquina de costura.

Onde levar para consertar: preços médios em oficinas
Ao escolher uma oficina para conserto de máquinas de costura, é melhor se concentrar em centros de serviço que realizam a manutenção do modelo que você adquiriu. Nesses centros, na maioria das vezes, todos os componentes estão disponíveis, o que evita que o cliente precise encomendá-los e esperar muito tempo para que o serviço seja concluído.
O custo dos reparos depende do modelo e da complexidade da pane. Em média, para uma máquina Veritas, Singer ou Janome, você terá que pagar de 800 rublos a 1.500 rublos por uma pane simples. Os serviços de reparo para modelos Brother e Jaguar começam em 1.200 rublos.
Se estivermos falando de uma máquina de costura industrial, seu conserto pode custar a partir de 2.000. O conserto de máquinas de costura antigas pode ser difícil devido à falta de peças de reposição. Isso pode aumentar o tempo de espera.

Cuidados adequados com sua máquina de costura
Para garantir que a máquina de costura funcione sempre corretamente e não exija ajustes constantes, recomenda-se seguir medidas preventivas. As principais incluem:
- lubrificação das peças principais pelo menos uma vez a cada seis meses com óleo especial;
- Após cada uso da máquina de costura, é necessário limpar a superfície e as placas das agulhas da sujeira e poeira que se acumulam durante a operação;
- A máquina de costura deve ser guardada somente em um estojo;
- Todos os cabos e fios devem ser cuidadosamente torcidos para evitar quebras;
- Antes de colocar a máquina na capa, é preciso verificar se há alguma rosca nos elementos.

Além disso, antes de guardar, é recomendável colocar um papelão grosso sob o pé e abaixá-lo até o final.
Medidas preventivas simples e ajustes oportunos ajudarão a prolongar a vida útil da máquina sem exigir grandes reparos.




