Um casaco ou blazer é um item indispensável no guarda-roupa feminino. É ideal para criar um visual clássico, profissional ou casual. Os estilistas oferecem uma grande variedade de variações do casaco, entre as quais você pode encontrar a melhor opção para si. Além disso, um casaco feminino pode ser costurado em casa. Isso exigirá os materiais e ferramentas necessários, um pouco de paciência e tempo livre. Este artigo mostrará como costurar um casaco com as próprias mãos.
- Como escolher o estilo certo
- Materiais e ferramentas necessárias para o trabalho
- Tirando medidas
- Molde básico de jaqueta feminina para qualquer tipo de corpo
- Construindo uma grade para a base do padrão
- Construção da parte traseira e frontal
- Trabalhando com a linha da cintura
- Construção de uma manga de uma peça na cava
- Truques de corte e montagem do produto
- Costurando o produto
Como escolher o estilo certo
Antes de começar a costurar uma jaqueta, você precisa escolher um modelo que destaque todas as vantagens da silhueta e esconda as desvantagens. Normalmente, esse critério, como cor, tipo de material, comprimento do produto e comprimento das mangas, é escolhido com base nas suas preferências. Uma jaqueta para meninas pode ser curta ou alongada, justa ao corpo ou folgada.

Iniciantes em costura não devem assumir imediatamente modelos complexos. Recomenda-se procurar jaquetas com moldes para 52, 54 e outros tamanhos na internet ou em revistas de costura. É melhor escolher opções simples para experimentar e adquirir habilidade. A maneira mais fácil de começar é criar um produto sem gola e forro, pois esses modelos exigem menos tempo e habilidade.

Materiais e ferramentas necessárias para o trabalho
A escolha do tecido para costurar uma jaqueta é um evento muito importante que requer atenção. Cada tipo de corpo é adequado para uma determinada densidade, cor e textura do material. Além disso, ao escolher um tecido, é importante levar em consideração o estilo da jaqueta e as condições climáticas.

Portanto, o tecido tweed é adequado para a estação fria. Opções festivas são cetim e veludo. Os melhores materiais são jersey, veludo cotelê, algodão e jeans.
É impossível criar um produto sem ter um conjunto de ferramentas necessárias à mão. A lista de materiais importantes inclui tesoura, régua, fita métrica, giz ou sabão, alfinetes, linhas, agulhas e uma máquina de costura. Para tecidos grossos, você pode precisar da ajuda de um furador.

Tirando medidas
Antes de costurar uma jaqueta feminina, você precisa saber as medidas da modelo. Ao tirar as medidas, você precisa agir com cuidado e clareza. Para que o produto final tenha uma boa aparência na modelo, é importante determinar as dimensões correta e precisamente. Para costurar, você precisa medir a circunferência do pescoço, pulso, braços na região dos ombros, peito e cintura; meça a distância do pescoço à cintura, a largura dos ombros e marque o comprimento das mangas. Para obter um produto folgado, você precisa adicionar 6 cm na região das mangas e 8 cm na região da cintura.
Molde básico de jaqueta feminina para qualquer tipo de corpo
Este molde de jaqueta feminina permitirá que você crie um produto que se adapta a todos os tipos de corpo. O melhor material será lã preta, e o produto final ficará harmonioso com saia, calça ou jeans.

Construindo uma grade para a base do padrão
Um detalhe importante criado antes do início do processo de costura é o molde. Para criá-lo, você precisará de lápis, papel, régua e borracha. É melhor fazer todas as construções em papel milimetrado, no qual as células são desenhadas com 1 mm de diferença. Dessa forma, o molde será mais preciso e o tempo de criação será significativamente reduzido.

A base para a construção é uma grade, que é um retângulo. Recomenda-se descer 10 cm do início da folha e começar a construção a partir daí.
- Desenhe um segmento AB, cujo comprimento será igual a ½ da largura das costas + a largura da cava + ½ da largura do peito + 4 cm de margem. O último valor pode ser aumentado se a modelo desejar.
- A partir dos pontos extremos do segmento resultante, desenhe retas paralelas para baixo que serão perpendiculares ao segmento.
Para descobrir a largura da cava, você precisa prender uma tira de papel de 3 cm de largura sob a axila. Nesse momento, você precisa ficar em pé e com os braços livres. Marcadores são colocados em ambos os lados da mão, cuja distância entre eles é a desejada.
- Na linha traçada para baixo a partir do ponto A, desenhe o segmento AP igual à profundidade da cava + 3 cm.
- Construa um segmento AT igual ao comprimento das costas até a cintura + 1 cm.
- Realize um TB igual à altura dos quadris.
- Construa AH igual ao comprimento do produto.
- Na linha traçada a partir do ponto B, os mesmos segmentos são dispostos, apenas os números 1 são adicionados às letras.
- Conecte os pontos resultantes com 4 linhas paralelas.
- Separe de G para a direita GG2: ½ da largura das costas + 1 cm. Separe de G2 para a direita G2G3: largura da cava + 2 cm. Divida o segmento resultante por 2 e coloque G4 ali.
- A partir de dois pontos G2 e G3, desenhe perpendiculares para cima até a borda do quadro.
- Desenhe AA1: 1/6 da circunferência do pescoço + 1 cm. Você obterá um furo para o pescoço.
- A partir da linha da cintura, desenhe T2A2: comprimento das costas até a cintura + 0,5 cm. Modele o decote AA2 de acordo com o molde.

Construção da parte traseira e frontal
Ao construir um molde para as costas, você precisa saber o comprimento total de todo o produto, que é selecionado com base no tamanho e nos desejos da modelo. Também é importante definir a largura dos ombros e a circunferência da cintura. O molde para as costas pode ser feito apenas para metade, e a outra metade será simétrica. Como fazer um molde fica a critério de cada um: para alguns, é mais conveniente criar uma peça sólida, enquanto para outros é mais fácil modelá-la a partir de duas. A construção da prateleira consiste em duas partes. Para o molde, você precisa saber o comprimento do casaco e a circunferência dos ombros, bem como as medidas do peito e da cintura.
- Construa a inclinação do ombro. A partir de T, desenhe um arco cujo raio seja igual à altura oblíqua do ombro + 0,5 cm.
- De A2 desenhe A2P: comprimento do ombro + 1,5, de modo que P fique no arco.
- Divida a linha auxiliar da cava à esquerda em 2. A partir do canto inferior da cava, desenhe uma bissetriz com 2 cm de comprimento. Molde a cava traseira seguindo o molde para G4.
- Do T1, separe um segmento igual ao comprimento da frente até a cintura + 0,5 cm.
- A partir do ponto 1 desenhe uma pinça do busto e marque o ponto C; o comprimento do segmento é igual à altura do busto.
- De C, coloque Zh para cima e, à esquerda dele, desenhe Zh1. Comprimento Zh1: largura do peito - largura acima do peito, dividida por 2.
- Desenhe SP2 igual ao comprimento do segmento 1-C.
- A partir de T1 desenhe um arco com raio igual à altura oblíqua do ombro frontal + 0,5 cm.
- De P2, desenhe P2P3, igual ao comprimento do ombro - 4 cm. P3 deve ficar no arco.
- Divida a linha auxiliar da cava direita em 4 partes iguais. A partir do canto inferior, desenhe uma bissetriz com 2 cm de comprimento. Desenhe a cava de P3 a G4.
Trabalhando com a linha da cintura
A linha da cintura será indicada pelo segmento TT1.
- As pinças da cintura são calculadas usando a fórmula: circunferência do peito - circunferência da cintura, e a diferença é dividida por 2.
- A pinça está localizada no centro da cintura, a partir das costas. Para descobrir o comprimento, você precisa recuar 4 cm da cava para baixo e 2 cm do quadril para cima.
- A partir de C, desenhe uma linha vertical que chegue aos quadris. Abaixe-a 6 cm e desenhe uma flecha até a linha dos quadris.
Neste ponto, o molde da camisa de força está pronto. Só falta transferir tudo para o papel vegetal e começar a cortar.
Construção de uma manga de uma peça na cava
Ao criar um molde de manga, você precisa saber seu comprimento e a circunferência do braço no ombro e no pulso.
A profundidade da cava é calculada usando a fórmula: 1/10 da circunferência do peito + 10 cm.
Ao costurar uma manga, você precisa saber a altura da manga, que é igual a 3/4 da altura da cava. A largura da manga na altura da axila – a circunferência da manga – é igual ao valor medido + 8 cm para um ajuste folgado.
- A linha principal OO1 é igual à largura da manga. Ela é desenhada a 25 cm do topo do papel.
- A linha central da manga — CR — é definida dependendo do tamanho e da medida da circunferência. Para calcular, você precisa dividir OO1 por 2 e deslocar a linha para a direita em meio centímetro. Se você adicionar 0,5 ao valor resultante, obterá a linha OS.
- A partir do ponto C, desenhe OB verticalmente. Comprimento OB = altura da manga. Por exemplo, com o tamanho 46, o valor será 15,5 cm.
- A partir de B, desenhe uma distância em duas direções igual a ¼ da largura das metades da frente e de trás. Assim, para o tamanho 46, você obtém 4,5 e 4 cm, respectivamente.
- Faça o mesmo passo na linha da largura da manga — OO1.
- Desenhe linhas de conexão suavemente.
Truques de corte e montagem do produto
Antes de cortar, recomenda-se fazer o seguinte com o tecido: molhar o material em água e passá-lo com ferro quente. Graças a esse truque simples, o produto encolherá corretamente e o tecido ficará protegido contra deformações por muito tempo.

Nem todos os materiais podem ser umedecidos. Antes de realizar o processo de deslustragem, é recomendável familiarizar-se com as características do tecido.
O material deve ser disposto sobre uma superfície plana e lisa, livre de objetos estranhos. É mais conveniente trabalhar sobre uma mesa grande. As peças principais são dispostas à sua frente e o processo de montagem começa.
Importante! Antes de cortar, é necessário levar em consideração algumas características dos materiais. Veludo e veludo cotelê possuem pelo, cuja direção deve ser definida em uma direção.
As prateleiras, costas e mangas são colocadas de acordo com seus lugares. A gola e os bolsos são colocados entre elas, se necessário.
Após o corte, as peças são dispostas de forma a simular o produto final. Esta etapa é necessária para garantir que todas as peças foram cortadas.
Costurando o produto
Você pode costurar uma jaqueta com as próprias mãos, sem molde, e rapidamente. Um molde pronto pode ser encontrado na internet e impresso.

Instruções passo a passo para fazer uma jaqueta:
- Junte todas as peças e tente aplicar com cuidado no espaço em branco.
- Costure as mangas por dentro e passe a costura por toda a peça. Repita o processo com a segunda manga.
- Pule a costura na parte inferior das costas e também nas partes da frente.
- Cole os forros com dulerin e costure-os, levando em consideração a direção do pelo ou do padrão.
- Coloque os bolsos na área designada para eles e costure as costuras.
- Crie casas de botão.
- Costure uma das partes da frente nas costas, deixando as mangas intactas. Faça o mesmo com o outro lado.
- Costure as mangas.
Isso conclui o trabalho de costura. Depois, você precisa experimentar o produto e, se desejar, pintar a jaqueta com elementos decorativos. Combinará bem com um vestido, especialmente se for Chanel. Se todas as regras de costura forem seguidas, o produto final se ajustará perfeitamente ao corpo.
Uma jaqueta feminina folgada combina com absolutamente todas as mulheres.
Assim, é muito fácil criar uma jaqueta feminina em casa. Você não precisa ser especialista em costura e corte. Basta mostrar imaginação, perseverança e precisão para obter uma linda peça de guarda-roupa como resultado.




