Uma pochete é um acessório versátil que pode ser usado na cintura ou nas costas. É conveniente levá-la consigo para passear quando quer ter as mãos livres e esconder pequenos objetos com segurança. O mercado moderno oferece uma grande variedade de acessórios feitos de diferentes materiais, com diferentes volumes e designs. Além disso, pode costurar uma pochete em casa. Para isso, não precisa de frequentar workshops de corte ou costura, basta munir-se dos materiais e ferramentas necessários, bem como de paciência e imaginação. Este artigo irá mostrar-lhe como costurar uma pochete com as suas próprias mãos.
- Ferramentas que serão úteis para costura
- Tecidos para trabalho
- Como fazer uma bolsa com uma saia de couro
- Como fazer uma bolsa de estopa
- Como calcular o material corretamente
- Formação correta da bolsa
- Molde e Costura para Bolsa de Cinto DIY
- Algoritmo de ações para autocostura
- Instruções detalhadas para costurar um bolso:
- Como costurar um prendedor de cinto corretamente
- Como colocar o botão na tampa
- Pintura de peças
- Como costurar as laterais de uma bolsa
- Dicas para escolher acessórios
- Como instalar corretamente os acessórios em uma bolsa
- Como fazer sem máquina
Ferramentas que serão úteis para costura
Para criar uma linda pochete, você precisará comprar uma pequena quantidade de material. O tecido pode ser de peças de roupa velhas ou lona nova. O design, a cor e o tipo de material são selecionados de acordo com o seu gosto. Recomenda-se usar um tecido mais denso, como algodão, tecido impermeável, couro ou jeans.

Tecidos para trabalho
Um elemento importante, sem o qual a bolsa não durará muito e se tornará rapidamente inutilizável, é o forro. O tecido serve como um selante que protege o material principal por dentro. Normalmente, durante a criação do molde, várias peças necessárias são confeccionadas e, em seguida, suas cópias são criadas a partir do tecido do forro, utilizando os mesmos moldes.

Como fazer uma bolsa com uma saia de couro
Produtos de couro sempre têm um visual estiloso e elegante. Combinam tanto com mulheres quanto com homens. Você não precisa comprar nenhum material adicional para fazer uma pochete, mas seja prático e use uma saia, botas ou jaqueta velha que você não queira jogar fora.

O couro legítimo é um material bastante denso e difícil de trabalhar. Portanto, tenha cuidado e siga rigorosamente as instruções ao costurar.
Para criar um molde para uma pochete, você precisará de papelão grosso ou papel, e para a própria bolsa - couro, 2 zíperes e acessórios para fixação.
As ferramentas auxiliares serão uma régua, um estilete, um furador, uma tesoura, um compasso e uma máquina de costura. O produto também pode ser costurado manualmente, se a pessoa estiver familiarizada com a técnica de trabalho com esse material.

Criando um padrão:
- Desenhe um círculo com 27 cm de diâmetro em um papelão.
- Desenhe uma linha horizontal AA1 2 cm acima do centro do círculo.
- Assim, a bolsa será dividida em dois componentes: a parte inferior e a superior. A parte menor servirá como tampa e o segundo lado se tornará a parede posterior.
- Meça o comprimento da parte menor do círculo de A a A1 e anote o resultado. Coloque o ponto B no meio do arco.
- Repita o mesmo passo com a segunda parte. Posicione o ponto B1 no meio do arco.
- Desenhe a parede frontal. Pegue uma folha de papelão adequada, dobre-a em duas partes, posicionando a dobra verticalmente. Marque metade do comprimento a partir do ponto A1 ao longo da borda superior e faça uma marca. Meça 13 cm abaixo da dobra e faça uma marca. Conecte os pontos com uma linha suave ao longo do molde, cujo comprimento será metade do comprimento a partir do ponto B1.
- Recorte e use como parede frontal.
- Faça marcações para o zíper nesta peça.
- Transfira a maior parte do círculo para o papel e recorte-o. O canto superior esquerdo será o ponto A, o canto superior direito será o ponto A1 e o canto inferior, no meio do arco, será o ponto B1.
- Recorte a parede traseira em couro e costure um zíper em um furo especial.
- Costure a parede do bolso traseiro ao longo de AA1.
- No molde, abaixo dos pontos A e A1, ou seja, nas laterais da abertura do zíper, estão instalados os pontos ГГ1. Os detalhes para prender o zíper precisam ser costurados neles. Argolas podem servir como estes.
- Costure as peças juntas pela parte de trás, combinando os pontos A-A, A1-A1, B-B, B1-B1.
- Vire o produto do avesso através do zíper e aproveite o resultado.
Borlas em um passador são uma boa opção para a carteira feminina. Para isso, pegue um retângulo de sobras de couro, faça alguns cortes, enrole-o e prenda-o com cola. Isso criará uma imitação de borla que ficará harmoniosa com o produto.
Importante! Esta bolsa pode ser usada no cinto, no ombro ou no peito. Ela ficará perfeita tanto para criar um visual profissional quanto para uma opção casual.

Como fazer uma bolsa de estopa
A estopa é um tecido grosso, durável e resistente ao desgaste. É obtida pelo entrelaçamento de fios grossos e é utilizada na fabricação de bolsas e embalagens. Além disso, o material tem ampla aplicação na indústria de vestuário e acessórios. Os produtos são duráveis, resistentes e duradouros.

A estopa também não passou despercebida pelas pochetes. Elas são confortáveis de usar e adequadas para guardar pequenos itens.
Atenção! Para criar esse acessório, você precisa fazer 3 peças de juta e forro. O princípio de costura das peças é idêntico ao método descrito no início do artigo. O resultado é um produto de uma única cor que pode ser lindamente decorado com enfeites, basta usar a sua imaginação.

Como calcular o material corretamente
Para calcular a quantidade de material, você precisará decidir as dimensões do acessório. Normalmente, uma bolsa estilo pochete é pequena, então você precisará de um pouco de tecido. Recomenda-se comprar material com reserva, pois pode ser necessário gastar alguns centímetros em margem de costura.
Quanto ao zíper, você deve escolher uma tira de até 30 cm de comprimento. Esse tamanho será grande demais para uma pochete padrão, mas, nessa situação, é melhor comprar com uma reserva e cortar o excesso do que se preocupar com o fato de o zíper não ser longo o suficiente para implementar o plano.

Formação correta da bolsa
Na etapa final da costura, a bolsa é formada. Para isso, você precisa:
- Faça a borda das bordas usando qualquer tecido para bordas.
- Vire a peça do avesso através do zíper e certifique-se de que ela esteja bonita.
Um botão pode ser usado em vez de um zíper. Ele consiste em duas partes: o próprio botão e um furo onde a parte convexa se encaixa. A primeira parte é fixada na capa do produto, e a segunda é fixada de forma que seja possível fechar a bolsa.
InteressanteAlém disso, o zíper e outros elementos do acessório podem ser pintados a seu gosto. O modelo finalizado pode ser complementado com emblemas, glitter, miçangas, strass, bordados e outros elementos decorativos.

Molde e Costura para Bolsa de Cinto DIY
Para costurar uma pochete, você precisa de um molde pré-preparado. Você pode criá-lo você mesmo, de acordo com sua preferência, ou encontrar um molde pronto na internet, por exemplo, no site da Burda, e imprimir a versão que preferir.

Normalmente, para uma pochete, você precisa cortar 3 partes principais: a parte da frente, a de trás e a tampa. Além disso, não se esqueça de cortar não apenas o tecido principal, mas também o forro dos 3 elementos.
Para uma bolsa infantil, seria relevante fazer uma bolsa no formato de uma figura geométrica, um personagem de desenho animado ou um animal.
Este artigo discutirá o método de costura de uma pochete, que pode ser feita de algodão grosso. Uma pochete é uma bolsa de cintura cujo molde é criado a partir de 3 partes.

Algoritmo de ações para autocostura
Costurar uma pochete é um processo rápido que leva pouco tempo.
Primeiro, corte todos os detalhes necessários dos tecidos principal e de forro.
Depois disso, comece a criar um bolso na parte frontal do produto.

Instruções detalhadas para costurar um bolso:
- Desenhe um retângulo medindo 21 x 5 cm e dentro dele faça uma moldura retangular medindo 15 x 1,5 cm. 15 cm é o comprimento do zíper do bolso.
- Coloque a frente no lado direito do tecido do forro. Esta deve ser uma cópia do tecido do forro da frente.
- Use um ponto comum em uma máquina de costura para costurar ao longo da pequena moldura que você desenhou.
- Corte a costura com uma tesoura, movendo do meio para os cantos.
- O resultado será uma linha a partir da qual você precisará virar a peça do avesso e depois prendê-la com ferro ou alfinetes.
- Prepare uma tira para zíper, cujo comprimento será igual ao comprimento da frente. Neste caso, será de 15 cm.
- Costure o zíper na moldura usando um ponto regular na parte da frente.
- Costure (opcional) a estopa ou, conforme necessário neste caso, a parte de trás do produto. A parte da frente fica para baixo e a costura percorre todo o perímetro.
Isso completa a criação do bolso na parte frontal da bolsa.

Observe! Ao costurar, certifique-se de que nenhuma das camadas esteja amontoada, caso contrário, a costura ficará torta, aparecerão “bolhas” e o produto ficará impróprio para uso.
Como costurar um prendedor de cinto corretamente
Algoritmo de ações:
- Pegue um pequeno pedaço retangular de fita e forme um anel com ele. Prenda o anel na máquina de costura e passe um pedaço de fita de 80 cm de comprimento por ele. Costure a parte comprida ao anel.
- Passe a fivela do cinto pela parte livre onde não há argola.
- Faça um anel semelhante no outro lado.
- Costure a alça nas bordas da bolsa.
Como colocar o botão na tampa
Coloque corrediças no zíper, caso não haja nenhuma.
Corte os cantos do produto em ambos os lados com uma tesoura e vire-os do avesso, depois costure-os em ambos os lados.
Faça uma costura de acabamento ao longo de todo o comprimento, puxando o tecido em direções diferentes para evitar inchaço.
Costure a tampa ao produto. Dobre a peça ao meio, de modo que o zíper fique dobrado ao meio, e faça um entalhe no centro.
Prossiga costurando o fecho principal. Coloque a frente do zíper para baixo e coloque o zíper por cima, com os elos voltados para baixo. Coloque o tecido de forro por cima, com a frente para baixo, e comece a costurar com um ponto regular, recuando 1 cm dos cantos. Em seguida, proceda da seguinte forma:
- Coloque a parte da frente voltada para cima. Conecte o centro do zíper ao centro da tampa e comece a costurar do centro para as bordas. Primeiro, faça o mesmo em um lado e depois no outro.
- Corte a parte inferior e vire o produto do avesso.
- Faça um pesponto acima do zíper para criar um detalhe levemente elevado.
- Coloque as peças da frente e de trás juntas, uma de frente para a outra.
- Corte a costura e costure a tira.

Pintura de peças
Aplique um pouco de tinta em uma esponja ou pano grosso e use movimentos circulares suaves para tratar toda a superfície. Passe duas vezes nas costuras e juntas – elas podem produzir uma tonalidade menos expressiva.

Como costurar as laterais de uma bolsa
Em seguida, você precisa fazer as laterais corretamente:
- As peças são colocadas no selo e costuradas.
- As costuras são passadas e o selante é cortado das costuras.
- Costure o painel lateral em uma das partes da frente da bolsa.
- Agora a borda livre da lateral é costurada na segunda parte frontal da bolsa.
- A parte da frente da bolsa está pronta.
- Corte o selo das costuras, passe a ferro e desvire do avesso.
Dicas para escolher acessórios
Preste muita atenção aos acessórios, pois muito depende da escolha correta. Dentre esses elementos, você precisará comprar um zíper, corrediças (se estiverem faltando), uma fivela de cinto e acabamento.
Além disso, você precisará de linhas da cor desejada, alfinetes, agulhas, lápis, papel e tesoura. Uma pochete não é um acessório muito volumoso, por isso é facilmente feita em uma máquina de costura.

Elementos decorativos funcionam como material adicional. Todos têm o direito de escolher lindas miçangas, strass, apliques, broches, listras e outras decorações de forma independente.
Como instalar corretamente os acessórios em uma bolsa
Para os acessórios do chicote você precisará de:
- Mosquetão. Fixa-se facilmente: insira um cinto no olhal largo e costure na máquina.
- Fivela de estrangulamento. Inserida como um mosquetão. Pode servir não apenas como uma parte importante do cinto, mas também como decoração.
- Meias argolas. Elas são fixadas nas laterais da bolsa com agulha e linha.
Atenção! Para acessórios e decoração, você pode usar miçangas, bordados e etiquetas. Tudo isso é facilmente fixado com cola ou costurado.
Como fazer sem máquina
Você pode costurar uma pochete sem máquina de costura. É perfeitamente possível fazer as costuras à mão, usando linha e agulha. Nesse caso, o processo levará um pouco mais de tempo.

Uma pochete é fácil de fazer você mesmo usando um molde. O acessório universal é adequado tanto para o uso diário quanto para criar um visual romântico ou profissional. Pode ser feita de uma grande variedade de materiais. O principal é abordar o assunto com imaginação. O item pode ser um ótimo presente para um homem, uma menina ou uma criança.




