Um paletó é uma peça elegante e formal que todo homem tem em seu guarda-roupa. Alguns preferem os clássicos abotoamentos duplos, enquanto outros migraram para estilos casuais modernos. Independentemente do modelo e do estilo, um paletó ajuda você a ter um visual estiloso, formal e, ao mesmo tempo, elegante. Hoje em dia, as lojas oferecem uma ampla variedade de ternos e paletós para todos os gostos e bolsos. Nem todo mundo quer pagar um preço absurdamente alto por um produto que, segundo alguns homens, é até completamente desconfortável e restringe os movimentos. É por isso que algumas pessoas fazem roupas desse tipo com as próprias mãos. Neste artigo, você encontrará as seguintes informações: como costurar um paletó corretamente, qual é a tecnologia para costurar uma túnica, como fazer um molde para um paletó.
Selecionando o estilo e o formato de um produto masculino
O estilo é escolhido de acordo com a silhueta. Existe uma regra: um tamanho de produto corretamente escolhido tornará a silhueta da figura bonita e elegante. Isso se aplica a todos os tipos de roupa. Independentemente do estilo, qualquer jaqueta ficará bem em um homem se lhe servir bem e for feita sob medida. Isso esconderá todas as falhas da figura e destacará visivelmente suas vantagens.

A silhueta determina a aparência do futuro produto: ajustado, com ombros naturais ou largos, com lapelas estreitas ou clássicas, mais longo ou mais curto.

Materiais e ferramentas
Fazer um casaco não é uma tarefa fácil, especialmente para iniciantes e alfaiates. Isso requer não apenas fundamentos teóricos e uma ampla base prática, mas também muitas ferramentas e materiais. Usando o exemplo de costura de um casaco de abotoamento simples, compilamos uma lista de itens necessários para um corte bem-sucedido.
Os principais materiais necessários para a produção são:
- Tecidos especiais para ternos e forros;
- Tecido para o interior dos bolsos. Na maioria das vezes, são usados cetim ou algodão;
- Entretela para confecção de protetores de seios;
- Duplicação de materiais;
- Ombreiras macias. Sua presença depende do estilo;
- Botões que combinam em cor, tamanho e estilo;
- Os mesmos fios de qualidade adequada.

Você também precisará do seguinte equipamento:
- Máquina de costura;
- Acessório overlock;
- Ferro para passar tecidos;
- Tábua ou mesa de passar roupa;
- Tesoura de alfaiate;
- Alfinetes e um furador;
- Agulhas para costura à mão e à máquina.
Importante! O conjunto de materiais e ferramentas pode variar dependendo do tipo de produto e do seu estilo, além dos métodos utilizados pela costureira para confeccionar o casaco.

Medidas necessárias
Para costurar uma jaqueta, primeiro você precisa tirar as seguintes medidas da pessoa a quem este produto se destina:
- Comprimento do produto (PL);
- Comprimento da cintura na frente e atrás (WL e LB);
- Comprimento das mangas e ombros (SL e SL);
- Meias circunferências do pescoço, cintura, quadris e peito (OH, OT, OB, OG);
- Profundidade da cava (AHD);
- Largura traseira (BW).

Construindo uma grade de desenho
Primeiro, desenhe um retângulo cujos lados horizontais sejam iguais ao semicírculo do esterno medido, acrescidos de 5 cm para dimensões adicionais. É assim que a largura do produto é determinada. Seu comprimento é igual ao comprimento dos lados verticais do retângulo — de acordo com a medida ou conforme desejado.

A profundidade da cava é determinada como um terço do semicírculo do esterno, de acordo com a medida tomada, e 4 cm para tamanhos adicionais. A linha da cintura é medida a partir do ponto superior esquerdo do retângulo, passando pela medida do comprimento das costas. A partir deste ponto, uma linha é traçada até o lado vertical direito do retângulo.
A linha do quadril é medida a 18 cm do ponto onde o comprimento das costas cruza com o lado direito do retângulo. Uma linha reta é traçada deste ponto até a intersecção com o lado direito.
Outras ações são realizadas de forma semelhante ao desenho para determinar a largura das costas, a largura da cava do casaco, a subida da frente e a descida da linha da cava e da lateral.

Construção da parte de trás da jaqueta
A parte de trás é criada da seguinte maneira:
- A partir do ponto A, traça-se uma reta vertical ao longo do comprimento do produto D;
- Do ponto A para a direita, mede-se uma linha horizontal de metade da circunferência do peito + 3 cm;
- Do ponto B, o comprimento C também é medido para baixo;
- A cava está formada. Para isso, divida o OG em três, adicione 5 cm e reserve a partir do ponto A. A partir do ponto resultante, reserve um segmento para BC;
- A cintura é formada. De A para baixo, o comprimento da cintura é desenhado ao longo das costas. Do ponto resultante, uma linha horizontal é traçada até BC;

- Da cava para a direita, meça a largura das costas + 1 cm. A partir dela, também para a direita, meça a profundidade da cava, dividida por 4 + 1 cm;
- O decote está formado. De A para a direita, reserve a meia circunferência do pescoço, dividida por 3. A partir da coordenada resultante, suba mais 1,5 cm;
- A linha dos ombros é formada, assim como a costura lateral e central nas costas, e o decote é desenhado em forma curva.

Construção da gola e mangas
O molde para a gola e as mangas é uma tarefa à parte. O processo é realizado separadamente, assim como o layout. Para a base da gola, a configuração do modelo do casaco é feita ao longo da prateleira com a lapela. Para isso, marque a localização da alça superior, meça a altura do suporte e o eixo da dobra ao longo da lapela. Uma tangente à gola corre paralela a elas. Em seguida, forma-se a borda, que, em golas de peça única, passa suavemente para a cauda.
Para fazer mangas inteiras, use um molde clássico em um retângulo, no qual as bordas superior e inferior são a largura do elemento, e as bordas esquerda e direita são o comprimento das mangas. A largura é definida como um terço da meia circunferência do peito + 2 cm. A altura (comprimento) é ¾ da profundidade da cava + 2 cm.

Instruções passo a passo para unir peças
A costura passo a passo da jaqueta e as instruções para costurar todas as partes são as seguintes:
- Disponha todas as peças na base e no forro. Recorte com margem de costura;
- Reúna a almofada no peito sem mangas;
- Monte as prateleiras e o encosto a partir da base;
- Corte as mangas e costure as ombreiras;
- Costure o material do forro na parte inferior;
- Costure os botões nas marcas de alinhavo;
- Faça casas de botão.
Importante! Como já mencionado, o molde das mangas e da gola é um processo separado que deve ser feito em um layout separado. Também vale a pena montar a almofada do peito na fase inicial, sem mangas.

Assim, analisamos como costurar uma jaqueta masculina. A tecnologia de costura não é muito diferente da costura de uma jaqueta masculina ou feminina. É bastante difícil fazer um molde sozinho, então você pode usar recursos como o Burda Style e outros sites que oferecem desenhos prontos e simples. Depois de dominar moldes simples, até mesmo um iniciante será capaz de fazer algo semelhante usando uma master class.




