Um aluno moderno não pode viver sem um estojo. Os materiais de papelaria estarão sempre em ordem nele. E para um aluno do ensino fundamental, um estojo feito pela mãe sempre o lembrará dela quando estiver em aula. As papelarias têm uma grande seleção de materiais escolares, mas eles não são baratos e nem sempre são bem feitos. Este artigo discutirá como costurar um estojo para a escola com suas próprias mãos e como é um molde de estojo para costurar você mesmo.
- Ideias para estojos escolares
- Estojo feito de cilindro de papelão e tecido
- Como costurar um estojo de tecido em formato de gato?
- Estojo escolar de feltro faça você mesmo para meninos
- De jeans velhos
- Estojo de couro "Carinha engraçada"
- Estojo volumétrico em tecido e feltro sem costura
- Como fazer crochê e tricô para um estojo escolar
Ideias para estojos escolares
Costurar um produto desses não precisa necessariamente começar com modelos complexos. Basta fazer uma bolsa simples – um estojo com cordão. Este trabalho não levará muito tempo, mas o estojo será de alta qualidade e prático de usar. Também pode ser decorado com tranças, strass e miçangas, o que deixará o organizador mais colorido e atraente.

Outro modelo simples é uma capa de uma seção com zíper. Durante o trabalho, o produto pode ser dividido em várias seções, uma das quais será fechada com zíper.

Para fazer e adicionar decorações você precisará de:
- Fita decorativa;
- Tesoura;
- Um contêiner no qual os materiais de escritório serão colocados.
Importante! Usando fitas decorativas de várias cores e padrões, você pode decorar o organizador de forma rápida e variada, usando apenas sua imaginação, para que a criança o use alegremente na escola.

Estojo feito de cilindro de papelão e tecido
Para fazer um produto caseiro a partir de um cilindro de papelão e tecido você precisará de:
- Um pequeno pedaço de tecido;
- Trava de raio;
- Tesoura;
- Lápis simples;
- Linha de costura e agulha;
- Faca de papelaria;
- Cilindro de papelão.

Como costurar um estojo de tecido em formato de gato?
Artigos de papelaria brilhantes e interessantes são muito agradáveis e motivam os alunos a estudar. As crianças farão as tarefas escolares e extracurriculares com grande alegria e interesse, usando um produto para canetas e lápis em forma de gato. Tal produto pode ser feito seguindo o esquema:
- Antes de começar a trabalhar, faça esboços de papel de acordo com o modelo;
- Em seguida, usando as peças prontas, você deve cortar os moldes do tecido, deixando uma pequena abertura nas laterais, e costurá-los;
- Costure um zíper entre as peças e você poderá considerar o trabalho concluído.

Estojo escolar de feltro faça você mesmo para meninos
Um organizador confortável e macio para meninos pode ser feito de feltro. Para fazer um produto desses com suas próprias mãos, você precisa de:
- Corte um pedaço retangular do material, disponha os marcadores e aplique cola entre eles a uma distância de três centímetros um do outro;
- Em seguida, você precisa dobrar a parte inferior do tecido, colando-o entre os marcadores, depois é preciso retirá-los e aplicar tiras de cola para fitas;
- Depois de colar a fita, você precisa cortar o tecido restante;
- Depois você precisa virar o estojo e aplicar cola na fita que vai envolver o produto e colá-lo;
- Só falta enrolar o produto num tubo junto com os marcadores e decorar do jeito que o menino quiser.

De jeans velhos
Você pode costurar um organizador jeans com suas próprias mãos sem gastar um centavo em materiais. Jeans ou saias, danificados pelo tempo, são perfeitos para fazer um produto escolar. O tecido jeans deve ser pré-lavado e passado. Após essas etapas, cortar e costurar o produto será muito mais fácil.

Importante! Para garantir que o produto mantenha bem sua forma, ele pode ser preenchido com enchimento sintético ou holofibra.
Estojo de couro "Carinha engraçada"
Crianças do ensino fundamental acharão interessante guardar lápis e canetas em um organizador em formato de carinha engraçada. A base inclui duas formas ovais, em uma das quais, abaixo do centro, há uma abertura longa e estreita em forma de boca, que é fechada com zíper. Depois disso, resta apenas costurar os olhos, as orelhas e as bochechas, e o produto pode ser considerado pronto.

Estojo volumétrico em tecido e feltro sem costura
O feltro é um tecido macio e fofinho que ficará ótimo em um estojo. É bem fácil fazer um estojo com esse tecido sem costurar nada. Você precisará de um pedaço de tecido de 25 por 30 centímetros e um zíper de no mínimo 25 centímetros. Você pode colar tudo isso com uma pistola de cola comum.
A montagem do estojo fica assim:
- Coloque o zíper com o puxador voltado para cima e o tecido com o avesso voltado para você;
- Aplique cola mais perto da borda mais distante do zíper;
- Coloque o tecido com 25 cm de lado sobre a cola e pressione;
- Espere até a cola secar;
- Aplique cola na área colada do tecido de cima para baixo e vire-o, pressionando-o para baixo;
- Espere até a cola secar;
- Cole a outra ponta na parte livre do zíper, formando um cilindro;
- Escolha o estilo do estojo, pois dele dependem as ações futuras (quadrado plano, cilíndrico, etc.);
- Corte pedaços desnecessários do zíper;
- Vire a peça do avesso e cole as laterais. Espere a cola endurecer;
- Vire a peça do avesso mais uma vez. O estojo está pronto.

Importante! Este método é notável porque não requer nenhuma ferramenta adicional, exceto cola e tesoura, para cortar um pedaço de tecido.
Como fazer crochê e tricô para um estojo escolar
Tricotar um estojo escolar é bem fácil. Até mesmo uma costureira iniciante, que nunca teve experiência com esses produtos, mas já praticou costura e tricô, consegue. Para isso, você precisa:
- Dê voltas suficientes na corrente para atingir o comprimento desejado do estojo;
- Em seguida, você precisa tricotar o retângulo com pontos baixos para dobrar a altura do estojo;
- Depois você deve dobrá-lo ao meio e costurar as laterais, formando um formato cilíndrico;
- Um zíper deve ser costurado na parte superior aberta.
- Você pode decorar o estojo com vários animais recortados em tecido ou quaisquer outros elementos, como miçangas, botões ou contas.

Foi discutido como fazer um estojo com as próprias mãos, um modelo do produto a partir de diferentes tipos de materiais. Se desejar, você pode encontrar diversas master classes na internet, de diversos artistas, designers e até mesmo amadores. Uma delas certamente agradará e será um ótimo presente para uma criança.




