O tule é frequentemente usado para decorar vãos de janelas em quartos ou salas de estar. Este tecido macio e leve torna o ambiente mais confortável. Na maioria das vezes, cortinas de tule são combinadas com cortinas mais grossas, que são usadas para cobrir janelas à noite para evitar olhares indiscretos. Nem sempre é possível adivinhar o tamanho e comprar um produto do comprimento certo. Ao mesmo tempo, muitas vezes simplesmente não há cortinas do tamanho certo nas lojas. Nesses casos, o tule terá que ser bainhado. Isso é fácil de fazer em casa.
Como cortar tule uniformemente com suas próprias mãos
O tule é considerado um tecido delicado e frágil, facilmente deformado por ação mecânica. Qualquer movimento descuidado pode levar ao aparecimento de nós, desfiados e buracos. A dificuldade no corte reside no fato de a superfície do tecido ser bastante escorregadia. Isso resulta em cortes irregulares e de aparência inestética.
Puxando o fio transversal
Para realizar a puxada transversal da rosca é necessário:
- meça o comprimento necessário na cortina e faça marcas para você com um lápis;
- faça um corte pequeno e preciso na borda do tecido;
- puxe o fio da borda;
- Faça um corte ao longo do caminho resultante usando uma tesoura afiada ou um estilete.
Isso proporcionará um corte suave no tule. Puxar o fio transversal é a maneira mais confiável de cortar. Mas somente se você usar uma faca afiada ou uma tesoura no processo. Caso contrário, pode haver cortes no tecido.
Observe! É melhor realizar o procedimento em uma superfície plana.
Corte de tecido
Para cortar tule dessa maneira, você precisará de:
- dobre a cortina ao meio;
- faça um corte na borda. A marca deve ficar em ambos os lados do tule;
- dobre a cortina ao meio novamente, alinhe as bordas com a dobra;
- faça outro corte na área da dobra;
- desdobre o tecido para que ele não saia do lugar;
- Usando uma régua, conecte as marcas usando um lápis ou giz simples.
Agora só falta fazer um corte e deixar as bordas do tule uniformes.
Seleção de linhas e agulhas
É importante ter uma abordagem responsável na escolha de agulhas e linhas; equipamentos selecionados incorretamente podem danificar a cortina.
Agulhas
O tule é um material fino e bastante frágil, portanto, as agulhas para bainha devem ser finas e afiadas. Se a agulha estiver cega, danificará o tecido e deixará marcas desagradáveis. O mesmo acontece com uma agulha grossa: as marcas da costura permanecerão no tule. Com o tempo, elas podem causar estrias e desfiados.
Tópicos
Os fios também são selecionados de acordo com o mesmo princípio das agulhas:
- devem ser finas e fortes;
- Os fios devem combinar com o tom da cortina.
Observe! A contagem máxima de fios usada para bainha de tule é nº 40.
Pode ser mais fina, mas não mais grossa. Se a cortina for brilhante e tiver um brilho perolado, é melhor usar fios alguns tons mais claros que o tom dela. Além disso, a anfitriã precisará de fita métrica, tesoura, giz ou lápis e um ferro de passar. Se for usada uma fita de tom contrastante para brincar com as cores e destacar detalhes, os fios podem ser escolhidos em um tom mais escuro que a própria cortina.
Como fazer bainha em tule
O tule é geralmente feito de tecido sintético, que rasga facilmente e não precisa ser aparado. Para encurtar a cortina, você precisará fazer um pequeno corte no local desejado e rasgar o tecido com as mãos até a outra extremidade. É aconselhável usar esse método para cortinas de malha fina sem padrão. Se houver um padrão na cortina, você precisará apará-lo com uma tesoura, caso contrário, a integridade do padrão poderá ser prejudicada. Este método de aparar também não é adequado para tecidos com alta densidade. A bainha é feita de baixo para cima de acordo com o seguinte princípio:
- Determine o tamanho da bainha, que geralmente depende do tamanho do calcador na máquina. Se você usar a largura padrão do calcador (16 mm), precisará dobrar o tecido em 8 mm com uma margem adicional de 24 mm;
- Calcule o comprimento da tela com todas as reservas e corte a parte desnecessária. Como resultado, você obterá um corte que inicialmente não parecerá esteticamente agradável;
- agora você precisa virar a borda do tule até a largura do calcador da máquina de costura, abaixar a agulha;
- Antes de iniciar o processo, você precisará verificar se a cortina está plana para que o corte fique reto;
- você pode começar a costurar, virando o tule conforme avança para que a costura fique do mesmo tamanho e largura;
- a cortina deve ser costurada até o final ao longo da borda inferior;
- cortar o fio;
- Agora você precisa costurar a segunda linha. Para isso, coloque o tecido sob o calcador da máquina ao longo da linha da primeira linha, abaixe a agulha e comece a costurar. Se a primeira costura for feita de maneira uniforme e organizada, a segunda será costurada rapidamente e sem problemas adicionais, já que a primeira linha servirá como guia neste caso;
- Como resultado, você deve obter 2 costuras, que ficarão localizadas a uma distância de vários mm da borda da cortina.
Agora o tule pode ser passado a ferro e pendurado na janela. Você pode costurar o tecido sem usar máquina, mas esse processo levará mais tempo.
Processamento de corte lateral
Você também terá que fazer a bainha do tule nas laterais. Este procedimento pode ser feito de várias maneiras: com costura Moscou, viés ou bainha. O método tradicional é costurar com costura Moscou. Mas, para um tecido mais denso, você pode usar outros tipos de sola.
Bainha
Este é um dos métodos mais versáteis de processamento de tecidos. Permite encurtar cortinas de qualquer fibra: tanto de malha fina quanto grossa. Como fazer bainha em tule - uma aula magistral passo a passo:
- Meça a distância necessária da borda e dobre-a para dentro. Para cortinas de malha, é melhor medir 1 cm; para tecidos sintéticos mais grossos, 3 cm; para véus ou náilon, é melhor dobrar 20–20 mm;
- costure ao longo da costura marcada.
A cortina deve ser passada a ferro ou vaporizada e depois pendurada na janela.
Ligação de viés
Esta opção para processar a costura lateral é adequada para quem deseja implementar suas próprias soluções de design. Por exemplo, escolha um tecido com tonalidade próxima à do tule ou, ao contrário, com uma cor mais contrastante. O tecido do vivo pode ser mais denso. Alguns artesãos aconselham usar telas usadas para decoração de paredes. A combinação desses materiais ficará vantajosa em interiores modernos. Como fazer uma costura lateral, instruções passo a passo:
- pegue um debrum do tom e material desejados, fixe com um alfinete;
- verifique se os pedaços de tecido estão posicionados retos um em relação ao outro;
- costure o tule ao longo da costura lateral, verificando ao mesmo tempo se está uniforme.
Observe! O viés fica estiloso em tule de malha ou cortinas com bordados.
Costura de Moscou
A costura Moscou é considerada um dos tipos mais populares de corte lateral para cortinas finas ou grossas feitas de fibras sintéticas e naturais. A ordem dos trabalhos de costura é a seguinte:
- coloque a cortina sobre uma superfície plana e dobre a borda lateral em 50 mm;
- passe a ferro a borda da cortina para deixar a costura mais nítida;
- faça um ponto regular que ficará a 0,2 cm da borda do tule;
- corte o excesso de tecido se necessário;
- dobre o tecido em 50 mm;
- passe novamente o ferro;
- faça outra linha, que ficará localizada a uma distância de 2-3 mm da primeira costura.
Este método de costura é adequado para cortinas em miniatura, onde são necessários custos mínimos de tecido para o trabalho de costura.
Corte superior
A borda superior do tule também pode ser processada de diversas maneiras. A opção mais versátil é costurar uma fita (extrafor) na borda superior do tule. Este elemento pode ser encontrado em lojas de costura. A fita pode ser selecionada de acordo com a cor da cortina ou em vários tons mais claros/escuros para criar contraste e realçar detalhes. Se as cortinas tiverem uma malha e textura monocromática fina, é melhor comprar uma fita de nylon de densidade média. Também vale a pena considerar que o tule pode se desfazer ao ser cortado, por isso é melhor não usar ilhós para decoração.
É mais apropriado usar fitas de cetim ou seda, que darão um charme especial às cortinas. Como costurar forros extras de malha ou náilon em casa - bainha correta para iniciantes:
- Costure a fita selecionada na borda superior da cortina com duas linhas. As costuras devem ser paralelas e a própria fita deve ficar entre elas;
- Se for utilizada uma cornija de teto, pode-se adicionar uma margem ao comprimento da cortina. Isso é relevante se lambrequins não forem utilizados.
Observe! Se as laterais do tule já estiverem processadas, você pode escolher o comprimento da cortina. Vale considerar que, para cornijas de parede, o tecido deve ser 15 cm mais curto do que a distância da própria cornija ao revestimento do piso.
Como fazer bainha de tule em casa, vista de cima - uma lição de bainha para iniciantes:
- o tule é colocado sobre uma superfície plana de modo que fique posicionado com o lado avesso para cima;
- faça uma dobra de 25 mm;
- passar a ferro a dobra;
- aplicar uma fita;
- prenda-o com alfinetes;
- faça a primeira linha, que fica a uma distância de 2 mm do topo da cortina;
- deixe a fita dobrada para dentro em 2 cm;
- faça uma segunda linha com um recuo de 0,1–0,2 cm.
Agora a linda cortina pode ser completamente passada e pendurada na janela.
Conselho! Você pode costurar as laterais à mão, mas neste caso você precisará de experiência em costura, já que nem todo mundo consegue fazer uma costura uniforme na primeira vez.
Como fazer bainha em fita de cortina
Você também pode costurar uma fita na borda inferior, que funcionará como um peso. Este método é usado para fazer bainhas em cortinas finas e de malha. No entanto, também pode ser usado para cortinas com textura mais densa. O peso deve ser mais denso em textura e mais pesado do que o próprio tule. Com este elemento, as cortinas se endireitam mais rápido após a lavagem, não amassam e são menos suscetíveis a danos mecânicos.
Para costurar a fita, você precisará preparar os seguintes materiais:
- fita. Ela deve combinar com o tom do tecido principal e ter textura densa;
- fios. A cor deles também deve combinar com o tule e a trança escolhida para dar peso;
- fita métrica para medições;
- tesoura afiada ou estilete;
- pequenas peças metálicas.
Como costurar fita em tule de organza ou outro material rígido:
- em primeiro lugar, você precisará realizar o trabalho de medição, o tamanho da fita deve corresponder ao comprimento do tule ao longo da borda inferior;
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana, aplique uma fita de pesagem e faça a primeira costura em todo o comprimento. Ao mesmo tempo, certifique-se de que a costura esteja reta e não torta;
- Faça uma segunda costura, que ficará a uma distância de 3 a 4 mm da primeira. Durante a costura, você também precisa monitorar a uniformidade das bordas para que fiquem perpendiculares entre si.
Agora o tule pode ser passado e pendurado na janela.
Observe! A organza também pode ser costurada à mão se o dono tiver experiência em costura.
Fazer a bainha do tule em casa é um procedimento obrigatório na compra de cortinas novas. Nem sempre é possível encontrar uma cortina do tamanho certo que combine com o design. Nesse caso, você pode entregar a peça a um ateliê ou fazer a bainha você mesmo. Para o trabalho, você só precisará de linhas fortes da mesma cor, tesoura e uma máquina de costura. Você também pode processar os cortes superior e lateral em casa e costurar pesos ao tule para que ele enrugue menos.




