Como aprender a pintar tecidos com tintas acrílicas para iniciantes

Artesãs de todo o mundo, mais cedo ou mais tarde, experimentam a pintura em tecido. Esse processo criativo oferece a oportunidade não apenas de se expressar, mas também de criar uma peça única e inimitável em seu guarda-roupa. Depois de sentir e vivenciar profundamente a prática da pintura em tecido, é possível implementar seu negócio nessa direção e compartilhar sua criatividade com outras pessoas. Este artigo apresenta algumas nuances e fatos para entender como pintar em tecido com tintas acrílicas para iniciantes.

Pintura acrílica sobre tecido: tintas acrílicas comuns ou especiais

Para decidir o tipo de tinta, você precisa saber onde ela será usada. A tinta acrílica comum está disponível em uma grande variedade de tons nas lojas, atraindo compradores inexperientes. Essa tinta pode ser usada para pintar materiais e áreas de produtos duros e inflexíveis: sapatos, chapéus e alguns tipos de golas.

Pintura acrílica sobre tecido
Pintura acrílica sobre tecido

Além disso, o acrílico comum é frequentemente usado para pintar fantasias de carnaval, teatro e cosplay. O fato é que ele não proporciona o uso diário confortável do item devido à sua textura mais dura após o endurecimento. Com o tratamento térmico adequado, o resultado não deve rachar, mas isso ainda acontece com frequência.

Durante o uso, essa tinta pode descascar durante a lavagem e, por isso, peças pintadas com tinta acrílica comum devem ser lavadas em ciclo delicado ou à mão. Tintas acrílicas especiais, como o Conjunto de Tintas Acrílicas Decola, têm uma textura mais adequada para esse fim, pois não racham e também resistem melhor ao processo de lavagem.

Decola
Decola

Selecionando tecido para pintura

Ao escolher o tecido, vale a pena considerar a peculiaridade da técnica de pintura: após a aplicação do desenho, ele é fixado com alta temperatura. Portanto, tecidos sintéticos não devem ser usados ​​para esses produtos, e o algodão pode suportar a temperatura máxima do ferro. Se você realmente quiser, pode escolher um tecido com uma pequena porcentagem de sintéticos e passá-lo a uma temperatura mais baixa, mas por mais tempo.

Você pode estar interessado nisto:  Como usar tintas permanentes para tecidos

Tecidos que você deve prestar atenção antes de tudo:

  • A seda natural é um tecido acetinado com um forro macio e aveludado e uma parte frontal muito lisa e agradável. A tinta é muito bem aplicada neste tecido, adquirindo um tom mais vivo e podendo cintilar em diferentes tons sob certas condições de iluminação. É preciso ter cuidado com o cetim, pois ele é macio e facilmente enrosca.
Papoulas em seda
Papoulas em seda
  • Crepe da China (natural) – não é tão brilhante quanto o cetim, mas é muito denso e as cores parecem igualmente brilhantes.
Flores em crepe de chine preto
Flores em crepe de chine preto
  • O chiffon também é um tecido durável, mas a cor da tinta acrílica fica menos vibrante e mais arejada e transparente. Ao toque, ela tem uma textura bem definida.
Pintura em chiffon
Pintura em chiffon
  • Jacquard (natural) – tem características comuns com o cetim e o crepe da China, mas ainda tem características mais comuns com o cetim.
  • O veludo de seda é caracterizado por sua textura e reprodução de cores profundas e brilhantes.
Flores azuis em um fundo preto
Flores azuis em um fundo preto
  • Algodão e linho ficam ótimos em uso e são considerados os mais práticos para pintura acrílica.
Papoulas em linho
Papoulas em linho

Tipos de pintura em tecido

Pintar em tecido com tintas acrílicas também requer preparação do próprio material.

Importante! Antes de aplicar em casa, o material deve ser colocado em água fria e lavado, depois deixado secar e passado a ferro em temperatura baixa.

Batik quente

A técnica deste tipo envolve o trabalho com cera quente (daí o nome), parafina, estearina e suas misturas. Essa composição é aplicada ao tecido o mais rápido possível para que não endureça. Um pincel comum de batik não é adequado para isso. Utiliza-se um pincel de cerdas. Existe também um dispositivo especial, o canto, amplamente utilizado nessa técnica.

Cantando
Cantando

Dessa forma, a tinta não toca nas áreas enceradas. Após a conclusão do trabalho, a cera é removida com ferro e papel.

Você pode estar interessado nisto:  Aulas magistrais sobre costura de fraldas casulo para recém-nascidos

O batik quente é feito em várias camadas de cores diferentes, de 2 a 3 a 5 a 6 camadas, dependendo do contraste da obra. A história dessa técnica tem origem na Indonésia e na Índia, muito antes de seu surgimento na Europa. Você também pode usar a técnica "craquelure", um método em que, após a técnica do batik frio, uma fina camada de cera é aplicada ao tecido e suavemente quebrada, formando rachaduras. Essas rachaduras são preenchidas com tinta, formando-se então uma fina camada de trama delicada ou imitação de rachaduras em uma pintura envelhecida.

Batik quente
Batik quente

Batik frio

Esta técnica é muito mais simples. Em vez de cera, são utilizadas reservas de batik e contornos especiais. Esses materiais são vendidos em lojas de artesanato. Existem reservas coloridas (indeléveis) e incolores, que são removidas após a lavagem. O mestre aplica a reserva sem interrupções, para que a tinta não escorra além dos contornos delimitadores – esta é a regra principal. Os contornos primários são desenhados com um lápis macio simples antes da aplicação da reserva.

Existem também tubos de vidro especiais para batik, que são usados ​​para aplicar a reserva fria. Essa técnica é frequentemente usada em chiffon e seda. Ela não utiliza altas temperaturas, como na técnica de batik quente, o que torna esse tipo de pintura muito mais seguro e fácil.

Batik frio
Batik frio

Batik com nós

Uma técnica que iniciantes podem usar. É usada para pintar camisetas, regatas e também fica ótima em toalhas de mesa e guardanapos. Este tipo envolve amarrar áreas de tecido em nós com fios: às vezes aleatoriamente, às vezes com algum padrão, e então o tecido é colocado em uma solução calcinada com tinta. O padrão aparece dependendo do sistema de amarração dos fios.

Batik com nós
Batik com nós

Pintura livre

Não há necessidade de seguir uma técnica específica, nem instruções passo a passo exatas. O resultado se torna literalmente único. O artista deve desenhar a imagem manualmente. Nesse caso, ele experimenta adicionar álcool para hidratar o tecido, adicionar elementos de reserva e sal.

Pintura livre
Pintura livre

Aerografia

Este tipo se caracteriza pela leveza e facilidade de execução. O contorno resultante é levemente borrado, como se estivesse derretendo. Aqui é possível combinar as mais diferentes cores e tonalidades, como em princípio com uma lata de spray. Dependendo do ângulo e da distância do aerógrafo em relação ao tecido, o padrão é diferente, mas ainda suave e borrado.

Você pode estar interessado nisto:  O procedimento para costurar um forro para um vestido à mão
Pintura com aerógrafo sobre tecido
Pintura com aerógrafo sobre tecido

Soprando tinta através de um canudo

Também pode ser chamada de "pintura de borrões". A técnica raramente é usada, mas o processo é bastante interessante. Uma gota de tinta é transferida para o tecido com um pincel, que é então soprado com ar usando um canudo de coquetel. Essa técnica pode precisar ser aprimorada com outras técnicas.

Estênceis em pintura em tecido

Desenhar com estêncil é ótimo para quem não tem muita habilidade com belas artes, mas quer aplicar um desenho específico em vez de um abstrato. Essa técnica requer um pincel duro para aplicar a tinta. Um estêncil pode ser comprado em lojas de artesanato; é um papel autoadesivo com áreas recortadas do desenho.

É necessário posicionar o estêncil cuidadosamente sobre a superfície do tecido, previamente sobre uma superfície plana. Se o desenho for detalhado, é necessário pressionar bem as partes pequenas para que a tinta não escorra para esses locais. O tamanho dos pincéis pode variar dependendo do tamanho das áreas a serem pintadas. Não coloque muita tinta no pincel para que ela não escorra para baixo do estêncil.

Dependendo do tecido, ele precisa de tempo para secar. O molde deve ser retirado com cuidado para evitar danos. Em seguida, o desenho deve ser fixado com tratamento térmico do ferro através de papel ou algodão.

Estêncil para pintura em tecido
Estêncil para pintura em tecido

Usando diferentes imagens na pintura em tecido

Em lojas de artesanato, você pode comprar diversas imagens para usar em diversas técnicas. Elas também podem ser encontradas na internet, em sites com diversas aulas. São reutilizáveis, embora os resultados finais possam variar.

Pássaros perto de flores
Pássaros perto de flores

Esta é uma atividade fascinante que permite que uma pessoa se ocupe com a arte e acalme seus nervos perfeitamente. Pintar em tecido com tintas é um processo muito interessante, no qual você deseja experimentar todas as técnicas o mais rápido possível.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior