Não são apenas os fashionistas que sonham em diversificar o design dos tecidos. Já na antiguidade, esse problema era resolvido. Uma das maneiras de resolver o problema era mergulhar o tecido em decocções de diversas plantas que coloriam a água. Naquela época, o resultado era apenas um tom amarelo-sujo ou marrom. Cores comuns em roupas para pessoas sem recursos. Os ricos preferiam cores mais vibrantes. O vermelho e o brocado de Leonardo eram considerados raros. Eram prerrogativa das dinastias reais.
- Que tintas escolher
- Corantes naturais
- Corantes de anilina
- Tintas acrílicas para pintura em tecido
- Tintas plastisol
- Fabricantes populares e avaliações de clientes
- Tinta Simplicol
- Decola
- Procion H
- Corantes»Gama»
- Elbesoie
- Que tipos de tecidos podem ser tingidos?
- Ferramentas necessárias para aplicação
- Trabalho preparatório
- Tecnologia de tingimento
Que tintas escolher
Ao contrário de antigamente, quando se utilizavam apenas corantes naturais, existem muitos corantes artificiais na produção moderna. Devido à sua composição ser diferente, eles são classificados em:
- acrílico;
- anilina;
- carimbo;
- plastisol;
- natural.

A escolha da tinta depende da finalidade e do tipo de material. Por exemplo, corantes naturais e de anilina são ideais para uniformizar a coloração. E para obter um padrão na superfície do tecido, é melhor escolher tintas luminosas e acrílicas.
Corantes naturais
Os corantes naturais são conhecidos desde a antiguidade. Os mais comuns eram:
- casca de cebola;
- café;
- chá;
- sucos de frutas vermelhas ou vegetais;
- folhas de urtiga;
- raspas de frutas cítricas;
- cúrcuma;
- folhas de trigo sarraceno;
- casca de carvalho;
- tansy e outros.

Uma das vantagens dos corantes naturais é a sua compatibilidade com o meio ambiente. Se os consumidores sofrem de alergias a corantes sintéticos, é melhor usar materiais naturais.
Corantes de anilina
Os corantes de anilina estão disponíveis em pó ou líquido. São usados principalmente para tingir uniformemente tecidos feitos de materiais naturais. Utilizando o corante para transformar tecidos sintéticos e mistos, a alta qualidade não é garantida. Você pode experimentá-lo em produtos que contenham no máximo 60% de fios artificiais.
Tintas acrílicas para pintura em tecido
Tintas acrílicas para roupas, ou seja, tintas de dispersão aquosa, são usadas para pintura em tecido. Podem ser diluídas em água e não apresentam odor tóxico desagradável. São à base de água, mas após a aplicação e secagem completa, tornam-se indeléveis.

Importante! Recomenda-se lavar peças com estampas de acrílico à mão, com sabão em pó suave. A temperatura da água não deve ultrapassar 40°C.COM.
Os fabricantes os produzem em diversas embalagens:
- Tubos. São considerados a opção mais econômica. Após o uso, o tubo é hermeticamente fechado, o que evita que o material restante se estrague.
- Aerossol em latas de spray. Usado para aplicar tinta em grandes áreas por meio de pulverização. Após a pintura, o tecido fica mais rígido e perde suas propriedades elásticas.
- Spray. Aplicado na base por gotejamento. Não há pressão dentro do recipiente.

Tintas plastisol
Muitos já viram padrões luminosos em roupas ou sapatos. Principalmente aqueles que gostam de se divertir em baladas. Apliques luminosos também estão na moda em roupas infantis. Para obter esse efeito, utiliza-se tinta plastisol para tecidos sintéticos.

Existem dois tipos de composição luminescente à venda:
- brilham sob a influência dos raios ultravioleta;
- visível tanto sob luz ultravioleta quanto no escuro.
Além disso, eles podem ser visíveis e invisíveis. Ou seja, à luz do dia, desenhos invisíveis são visíveis apenas em branco. E no escuro, podem brilhar em qualquer cor.
Fabricantes populares e avaliações de clientes
Há uma enorme variedade de corantes para tecidos disponíveis nas lojas. Os mais populares são vários deles, que provaram ser excelentes na qualidade do processo.
Tinta Simplicol
Com a ajuda da tinta para tecido indelével Simplicol Textilfarbe (150 g), você pode concretizar qualquer ideia e obter o resultado desejado. O brilho da tonalidade é obtido pela dosagem da tinta. O kit inclui pó de corante e sal fixador.
Um pacote pode tingir 0,3 kg de tecido em uma cor vibrante e 0,6 kg em tons suaves. Todo o espectro de tons, dependendo da dosagem, é indicado na embalagem em forma de escala.
Decola
Tinta para tecido é usada para aplicar um padrão em algodão, seda e materiais sintéticos. Utiliza-se um pincel ou estêncil. A base deve estar seca e limpa. O padrão é deixado secar por 2 a 6 horas e fixado no verso com um ferro de passar, desligando o modo de vapor.

Procion H
Corante líquido concentrado Procion H Dyes, com o qual até iniciantes podem trabalhar. É usado em todos os tipos de tecido, como algodão, lã, jeans, etc. Sua fixação é feita por meio de vaporização com ferro de passar.
Corantes»Gama»
Corante de anilina para tecidos, diluído em água na proporção de 2:1 antes do tingimento. Ao tingir, siga rigorosamente as instruções. Fixado com vapor de ferro.
Elbesoie
Muitos especialistas gostam de trabalhar com a tinta têxtil Elbesoie, descrevendo-a como a melhor composição para tingir tecidos. Massa homogênea, fácil de aplicar no tecido. Resistente à luz, solúvel em água. Fixação com ferro a vapor.

Que tipos de tecidos podem ser tingidos?
Todo mundo quer diversificar suas roupas, ter um visual original. Uma maneira é pintá-las de uma cor diferente ou aplicar uma estampa. Isso é especialmente importante para roupas infantis. Elas costumam deixar manchas impossíveis de remover. A única maneira é pintá-las de uma cor mais escura.
Mas nem todos os tipos de tecidos podem ser tingidos em casa. Por exemplo, um material com grande porcentagem de sintéticos não pode ser tingido independentemente com corantes de anilina. Mesmo que a cor mude no início, após a primeira lavagem ela desbota, e a tonalidade do tecido se torna indefinida. Para tingir esse tipo de tecido, são utilizados corantes especializados, com tecnologia e condições de temperatura específicas.

Tecidos de algodão e lã são fáceis de repintar em casa. Isso se deve ao fato de que a estrutura dessas fibras absorve bem os líquidos coloridos e pode preservá-los por muito tempo.
Portanto, se você quiser diversificar seu guarda-roupa, pode comprar várias camisetas universais de algodão branco e tingir nos tons desejados. O branco é fácil de colorir e a cor é transmitida com mais precisão.
Importante! É importante levar em conta que a tonalidade resultante do item tingido será diferente da cor do corante.
Ferramentas necessárias para aplicação
Antes de iniciar o procedimento de pintura, você precisa preparar:
- tecidos para pintura;
- um recipiente que pode acomodar o item a ser pintado;
- um pedaço de madeira ou espátula;
- água;
- tingir;
- luvas para proteger as mãos.
Trabalho preparatório
Primeiro, comece a preparar o tecido a ser tingido. Ele deve estar limpo e sem manchas mais escuras do que a tinta com a qual você está tingindo. Se houver, elas devem ser removidas com um tira-manchas.
Importante! Se as manchas não puderem ser removidas, você precisará escolher um tom de tinta mais escuro do que as próprias manchas. Por exemplo, tinta preta para tecidos.
Antes de tingir roupas, você deve:
- certifique-se de que não haja objetos metálicos sobre ele, como botões, zíperes, etc.;
- O amido deve ser removido de peças novas de algodão e linho lavando-as primeiro;
- produtos de lã são enxaguados em uma solução de água e amônia - 2 colheres de sopa são adicionadas a 12 litros, respectivamente;
- Os novelos de lã são amarrados em vários lugares para evitar que os fios fiquem emaranhados.
O próximo passo é preparar um recipiente para a pintura. Os recipientes estão limpos, de preferência esmaltados. Você pode usar recipientes galvanizados ou de alumínio, mas remova todos os vestígios de calcário antes de iniciar o processo. O volume do recipiente deve corresponder ao tamanho da peça a ser pintada. Ele deve estar completamente imerso na composição e não enrugado. Caso contrário, existe o risco de a peça ficar com uma pintura irregular.

Palitos de madeira são usados para virar as roupas. Sua superfície deve ser lisa e sem nós, para não danificar as roupas.
A água é macia. É melhor se for água da chuva ou derretida. Se não houver, a dureza pode ser reduzida adicionando 1 colher de sopa de soda para cada 12 litros de líquido.
Tecnologia de tingimento
Após as atividades preparatórias, prossiga diretamente para a pintura dos produtos. De acordo com as instruções, dilua a tinta em um pequeno recipiente, misturando bem a solução. Em seguida, filtre e transfira para o recipiente de pintura, adicionando a quantidade necessária de água.

A solução é aquecida no fogo e a peça é imersa nela. Para obter uma coloração uniforme, o tecido é girado em círculos com palitos de madeira. Assim que a peça adquire uma cor ligeiramente mais escura do que o desejado, ela é removida da solução. Quando seca, a tonalidade fica mais clara.
Caso seja necessário obter mechas durante o tingimento, o produto é torcido e fixado nesse estado com anéis de borracha. Nessa forma, ele é imerso no corante.
Após o item ser removido da solução, ele é enxaguado em água limpa várias vezes até que o líquido fique transparente.
Importante! Não é recomendado secar peças tingidas ao sol ou perto do fogão.
Uma grande variedade de composições pode confundir os consumidores. Para escolher a composição certa, você deve primeiro selecionar a tecnologia de tingimento e o tipo de tecido. Depois, lendo as instruções, selecione a opção desejada.




