O jeans é um material considerado um clássico atemporal há muito tempo. O tecido jeans sempre foi estiloso e elegante. Muitas mulheres têm saias feitas desse material no guarda-roupa. Mas a silhueta muda e, muitas vezes, é muito difícil se desfazer de uma peça favorita que não serve mais. Nesse caso, informações sobre como usar uma saia jeans serão úteis.
O que você precisa levar em uma saia na cintura
Quando você consegue perder alguns quilos a mais, surge a dúvida sobre o que fazer com as coisas que ficaram grandes. Sabendo como ajustar a cintura de uma saia, você pode continuar a desfrutar não apenas de uma bela silhueta, mas também do seu acessório favorito do guarda-roupa.

Você pode fazer a alteração em casa. Mas é importante prestar atenção ao fato de que a costura traseira é overlock. Se, em vez disso, foi usada costura dupla, recomenda-se levar o produto a um ateliê, pois será necessária uma máquina de costura profissional.
Importante! Não é possível consertar e fazer bainhas em roupas jeans manualmente.

Para ajustar a cintura da peça, se a costura for finalizada com overloque, você precisa fazer o seguinte:
- Primeiro, a presilha do cinto localizada no meio do cós, nas costas, é removida. O cinto é passado por ela.
- O cinto é cortado 10 centímetros à esquerda e à direita da costura.
- A costura precisa ser desfeita da parte inferior até o jugo, e o overlock precisa ser removido dessa área.
- Pontos de alinhavo são feitos ao longo da costura central para ajustar o produto ao comprimento desejado.
Em seguida, você precisa experimentar a saia; se o tamanho estiver correto, você pode costurar na máquina de costura.
Após cortar o excesso, as bordas podem ser processadas com um ponto zigue-zague, dobradas e a aparência da parte da frente restaurada. O cinto é cortado no tamanho desejado em ambos os lados do corte e costurado. Em seguida, você precisa prendê-lo à saia e costurar com uma costura frontal.
Materiais
Para trabalhar com materiais você precisará de:
- fios;
- borracha;
- fita adesiva.

Ferramentas essenciais para reparo de roupas
Para consertar itens jeans você precisará ter em mãos:
- uma régua e um lápis para marcar as linhas de corte;
- fita métrica;
- máquina de costura com overlock;
- giz de cera;
- pinos;
- ferro.
Tendo tudo isso e sabendo a sequência do trabalho, você pode costurar uma saia rapidamente.
Como encaixar os quadris
O procedimento para reduzir o volume nos quadris é semelhante ao ajuste do produto na região da cintura. A principal diferença é que o trabalho visa suturar as costuras laterais.
O algoritmo passo a passo das ações é o seguinte:
- O produto é virado do avesso e aplicado para marcar o volume que precisa ser reduzido.
- Após aplicar as marcas de alinhavo, as presilhas do cinto localizadas próximas uma da outra são removidas e o cinto é desfiado.
- As costuras laterais são desfeitas e novas são alinhavadas.
- As laterais são costuradas à máquina de costura, as bordas são processadas com overloque e passadas a ferro. Se houver parte da frente, ela precisa ser restaurada.
Com o cinto, o trabalho é feito da seguinte forma: se houver um zíper na lateral, ele deve ser transferido para uma nova costura até que o novo cinto seja costurado.

Como costurar nas laterais
Nem sempre é possível ajustar uma peça jeans ao tamanho reduzindo o cós ou aumentando as pinças. Muitas vezes, é necessário ajustar todo o comprimento para remover o excesso de tecido nas laterais.
É importante prestar atenção! Se você precisar reduzir uma saia com pinças em três tamanhos, não será possível remover o excesso de tecido apenas ajustando as margens de costura laterais.
Recomenda-se remover parcialmente o excesso de tecido das pinças. Isso ajudará a evitar que o centro se desloque para os lados. Caso contrário, a saia ficará feia na silhueta.
O procedimento de ajuste começa com uma prova, onde novas costuras são marcadas. Em seguida, o processo de trabalho fica assim:
- O excesso de tecido deve ser distribuído uniformemente em ambos os lados e preso com alfinetes.
- O produto é removido e uma linha pontilhada é desenhada no verso, no local das fichas.
- Os pinos são removidos.
- É importante verificar a simetria antes de começar a alinhavar.
O excesso de tecido é cortado, as costuras são processadas e, por fim, resta passar a saia.

Como encurtar uma saia plissada
Muitas vezes, uma saia bonita acaba ficando comprida demais. Nessa situação, pode ser necessário encurtá-la. As maiores dificuldades surgem com um produto em formato de sol ou meio-sol. Para dar à peça o tamanho certo em casa, você precisará de:
- Marque o comprimento do produto. Para isso, recomenda-se calçar os sapatos e olhar-se no espelho. Após escolher o comprimento ideal, faça marcações neste local e prenda o tecido com alfinetes. Em seguida, retire a saia, coloque-a sobre a mesa e endireite-a.
- A distância da marca até a borda da saia é medida com uma fita métrica. Em seguida, você precisa marcar essa distância com giz ao longo de toda a bainha. Todas as linhas pontilhadas são conectadas, formando uma nova bainha.
- A partir da nova linha, você precisa recuar três centímetros. Esta será a reserva de tecido para a dobra. O excesso de tecido é cortado e o corte é processado usando uma overloque ou linha overloque. Em seguida, a borda é passada a vapor com um ferro.
- Se a bainha for muito fina, a linha de giz pode sobrepor a linha decorativa na parte inferior da peça. Nesse caso, primeiro você precisa cortar a linha, depois passá-la a vapor e, por fim, tirar as medidas. Ao encurtar uma saia com fenda, a linha é cortada e a parte inferior é passada a ferro. Em seguida, ambas as partes são alfinetadas e as linhas da bainha são marcadas.
A parte inferior da saia é dobrada ao longo da linha superior e cuidadosamente presa com alfinetes. Em seguida, a bainha precisa ser costurada na máquina de costura.

Reduzir o volume sem rasgar
Se o produto precisar ser reduzido em apenas um tamanho na cintura, o método sem descosturar é o ideal. A saia é experimentada, novas linhas para a costura são desenhadas e costuradas. Se a costura estiver localizada no centro, o excesso de tecido é removido em uma costura; se for nas laterais, em duas.
Para saias com cinto, você pode costurar diretamente sobre ele. Mas é importante alinhar corretamente as linhas superior e inferior. Isso é necessário para evitar distorções que prejudicarão a aparência do produto.

Dicas úteis
Para iniciantes, é aconselhável seguir os conselhos de costureiras experientes. Elas ajudarão a costurar o produto corretamente sem prejudicar a aparência. Para quem tem dúvidas se é possível costurar uma saia jeans em casa, as principais dicas são as seguintes:
- 90% do sucesso no processo de sutura depende da realização de medições corretas.
- É importante não fazer a bainha da peça sem experimentá-la primeiro. Todas as falhas podem ser corrigidas na fase inicial, quando as costuras são alinhavadas.
- Todas as costuras devem ser sempre bem passadas. Somente assim o produto terá a aparência ideal. A passagem deve ser feita com gaze ou tecido fino, mesmo que o ferro tenha função de vapor.

Uma abordagem competente e a adesão a todas as recomendações de costureiras experientes ajudarão a dar uma aparência atualizada ao seu produto favorito.




