O conserto da máquina de costura "Chaika" pode ser necessário após muitos anos de operação. Se você seguir as regras de cuidado e configurar o dispositivo corretamente, raramente ocorrerão problemas. Você pode lidar com problemas simples em casa.
- Modificações de máquinas de costura "Chaika"
- Instruções de uso
- Cuidados e lubrificação
- Uso de agulhas
- Tipos de tecidos para costura
- A agulha na entrada do furo da agulha
- Enfiando as linhas superior e inferior
- Enrolando o fio
- Controle de máquina
- A posição transversal da agulha na "Gaivota" pode deslocar-se espontaneamente
- Configuração e ajuste
- Definindo a posição do ônibus espacial
- Interação da lançadeira e da agulha
- Modelos de máquinas de costura
- Custo dos reparos
Modificações de máquinas de costura "Chaika"
Basicamente, todas as variedades de "chaikas" são projetadas da mesma forma. Elas realizam zigue-zague, bem como saltos e outras ações para costurar tecidos de alta qualidade. "Chaikas", assim como "Podolsk", funcionam da mesma maneira. As instruções de operação, ajuste e reparo não são diferentes.
O reparo e a instalação do dispositivo de transporte podem variar dependendo das características do mecanismo. Problemas mais complexos são resolvidos por um mestre. O ajuste das linhas e das funções básicas é semelhante.
As variantes de máquina mais populares são 142-34. Também é difícil encontrar diferenças no design das máquinas Malva.

Instruções de uso
O manual de instruções contém informações básicas que ajudarão os usuários a ajustar as configurações, manter os mecanismos e utilizar a máquina. O que está descrito:
- cuidados e lubrificação;
- regras para seleção e uso de agulhas;
- seleção de materiais para costura, bem como linhas para uma máquina específica;
- parâmetros que devem ser definidos e verificados antes de iniciar a costura;
- regras para enfiar e enrolar;
- regras de gerenciamento de dispositivos.
Antes de usar a máquina pela primeira vez, leia as instruções de operação.

Cuidados e lubrificação
A lubrificação dos mecanismos é necessária para prolongar sua vida útil. Devido ao atrito, eles se tornam inutilizáveis e se desgastam rapidamente. Portanto, devem ser lubrificados periodicamente. Recomenda-se o uso de um óleo especial. Mas, frequentemente, utilizam-se produtos vegetais ou até mesmo manteiga. No entanto, oxidam.
Antes da lubrificação, todos os mecanismos são limpos de uma camada de poeira. Os restos de fios e tecidos são removidos. Em seguida, a sujeira leve no compartimento com a lançadeira é lubrificada. Para maior comodidade, use uma seringa de qualquer volume.

Uso de agulhas
A parte principal do dispositivo de costura é a agulha. Sua condição afeta a qualidade da costura e a vida útil de todo o mecanismo. Os defeitos mais comuns são a quebra da linha e pontos saltados. A culpa é de uma agulha torta e cega. Você pode verificar a condição da ponta com uma lupa.
Importante! É altamente recomendável usar somente peças para máquinas de costura domésticas.
A agulha em si deve ser substituída periodicamente. E também selecionada dependendo do tipo de base para costura. Para couro, um número é usado, malhas são costuradas com outro. A escolha também é influenciada pelos fios. Todas as recomendações estão descritas nas instruções oficiais. Você não pode usar opções para uso industrial.

Tipos de tecidos para costura
É importante selecionar o tipo de agulha de acordo com o tipo de tecido. Mecanismos antigos "pegam" materiais médios e pesados. As regras de seleção estão descritas nas tabelas de instruções. Couro fino também está ao alcance das "gaivotas". No entanto, para isso, é necessário selecionar opções especiais com ponta tetraédrica.

A agulha na entrada do furo da agulha
A primeira coisa que você precisa verificar antes de começar a trabalhar com o tecido é a posição da agulha. Ela não deve se aproximar muito do furo da agulha ao entrar nele. A linha quebra com frequência. A costura do produto fica irregular e se rompe. Você pode esquecer a qualidade. E o trabalho na máquina é interrompido.
Ao costurar uma carreira, a agulha deve estar centralizada no furo. A distância de todos os lados deve ser uniforme. Isso é especialmente importante ao usar o zigue-zague. Para ajustar o parâmetro, desloque as armações das barras da agulha afrouxando os parafusos.
Importante! Se a ponta tocar a borda no zigue-zague mais largo, esse é um motivo para entrar em contato com um reparador de mecanismos de costura.

Enfiando as linhas superior e inferior
A rosca é rosqueada em todas as máquinas de acordo com o mesmo algoritmo. A preparação é feita da seguinte forma:
- puxe a haste para cima até atingir o batente da manga;
- prepare o olhal do passador de linha na parte superior girando a roda;
- levante a pata;
- ajuste a bobina e a haste;
- Passe a linha superior de acordo com as mesmas instruções para todos os modelos.
Antes de passar a linha, passe-a na caixa da bobina e, em seguida, ajuste a agulha para a posição superior usando a roda. Em seguida, segure a alavanca da caixa da bobina e remova-a.

Enrolando o fio
A linha é enrolada com um enrolador de bobina. O volante é movido lentamente. O fuso é colocado na bobina, a mola entra no local previsto para ela. O carretel é colocado na haste destinada a ele. A linha é enfiada e enrolada primeiro com as mãos. Em seguida, a bobina é pressionada contra a roda giratória. Em seguida, o enrolamento é feito com a ajuda da roda.
O processo é interrompido quando o anel de borracha não toca mais na roda. A bobina é removida movendo o enrolador para o lado. Em seguida, a tampa é enfiada e a linha é inserida sob a mola. A tampa é inserida no dispositivo de lançadeira. A agulha é colocada na posição desejada.

Controle de máquina
Uma parte importante do trabalho com uma máquina é prepará-la para o processo de costura. É fundamental seguir a sequência.
Etapa preparatória:
- Coloque a tampa para trás, se houver uma;
- Instale a cabeça nas dobradiças;
- Fixe a viseira na base;
- Feche a válvula;
- Passe as tiras pelos furos da viseira;
- Fornecer iluminação;
- Gire o parafuso de fricção;
- Ajuste o volante;
- Aperte o parafuso de fricção.

Configurações de costura:
- Gire a roda para ajustar o estica-fio para cima.
- Eles inserem a agulha e a fortalecem.
- Vire o lado plano do frasco em direção à base do pé.
- Levante a pata.
- Eles retiram o suporte e colocam o carretel.
- Passe o fio.
- Eles abrem o disco.
- Solte o parafuso de fixação.
- Eles puxam os fios.
- Ajuste a linha e a agulha. Elas devem ser inseridas corretamente.
- Ajuste a altura do pé.
A posição transversal da agulha na "Gaivota" pode deslocar-se espontaneamente
A posição da agulha pode mudar arbitrariamente. Isso afeta a qualidade do trabalho no produto. Portanto, é importante verificá-la e ajustá-la periodicamente.
É importante ter experiência para um ajuste adequado. Não é recomendável começar a trabalhar sozinho se você não tiver habilidade suficiente. Somente um artesão experiente ajustará a agulha aos parâmetros corretos. Costurar sem o ajuste correto resultará no funcionamento incorreto das peças principais.

Configuração e ajuste
A configuração de qualquer máquina de costura Chaika deve começar com o ajuste da precisão do dispositivo de lançadeira. As ações combinadas da lançadeira e da agulha são observadas. A tensão da linha é ajustada. Isso afeta os pontos e as linhas.

Definindo a posição do ônibus espacial
A quebra de linhas e fios é resultado do ajuste incorreto da posição da lançadeira. Ao encontrar a agulha, surgem folgas. Essas folgas devem ser evitadas. Para trabalhar, inspecione a máquina e localize o mecanismo de fixação da lançadeira. Os mecanismos de fixação estão desparafusados. O mecanismo da lançadeira está em movimento. O mecanismo da lançadeira está em movimento de acordo com a posição da agulha.
Importante! Não há peças extras após a montagem.
Interação da lançadeira e da agulha
A agulha e a lançadeira devem estar posicionadas corretamente uma em relação à outra para que o trabalho seja feito com pontos uniformes e bonitos. A distância de 0,1 mm é respeitada. Quando a agulha sai de baixo para cima, a distância é de 2,0 mm. O nariz, em condições normais, fica 2 mm acima do olho.

Modelos de máquinas de costura
A costura, a configuração e o ajuste das diferentes "gaivotas" são praticamente os mesmos. Apesar disso, o fabricante pensou nas posições do mecanismo de lançadeira para cada uma delas. O ajuste fica a cargo do mestre. Neste caso, ele escolhe as posições individualmente a cada vez.

Custo dos reparos
O reparo de máquinas de costura de qualquer modelo Chaika deve ser realizado por especialistas. O custo depende da complexidade da avaria e do tempo gasto. Peças podem ser necessárias. Trabalhos leves começam em 1,5 mil rublos.*
Recomenda-se entregar o dispositivo apenas a técnicos que possuam um local de trabalho próprio e que façam avaliações. Não há centros de suporte para modelos antigos. Não é recomendável economizar. Definir um preço baixo pelo trabalho sugere que as qualificações do técnico não são suficientes para uma boa configuração.

A máquina de costura Chaika deve ser ajustada após a leitura das instruções. Trabalhos e reparos complexos devem ser realizados por um especialista. Prepare o aparelho para uso apenas na sequência estabelecida. É importante seguir as regras de cuidado da máquina. E também não a desmonte sozinho se não tiver experiência.
*Os preços são válidos em novembro de 2019.




