No guarda-roupa de cada mulher, existem vestidos que podem destacar todas as virtudes de sua dona. Um dos tipos populares e bem-sucedidos desses produtos é o vestido tubinho. Às vezes, surgem situações em que é bastante difícil encontrar a cor, o tamanho ou outras características adequadas para o vestido. A solução para o problema pode ser a costura da própria roupa. Nesse caso, você pode escolher qualquer material, cor e elementos decorativos e criar um produto único que ficará ótimo no seu corpo. Este artigo compartilhará dicas úteis e opções de moldes para o famoso vestido que ajudarão você a costurar uma peça de roupa em casa.
Vestido tubinho
Um vestido tubinho é uma peça de roupa cuja característica distintiva é a capacidade de se ajustar ao corpo. Com a ajuda deste item de guarda-roupa, uma mulher pode enfatizar habilmente suas qualidades e criar uma imagem deslumbrante para ocasiões casuais ou formais.

O estilo surgiu na moda na década de 30 do século XX. A vantagem do vestido era o custo mínimo dos materiais, já que menos tecido seria necessário para criar uma peça justa do que para vestidos e saias amplas e amplas. O vestido lápis não restringe os movimentos da mulher, permitindo que ela se sinta confortável ao usá-lo.
Existem diferentes variações do vestido, cada uma com um design diferente. Alguns modelos têm decote profundo, enquanto outros permitem que você mostre os ombros. Além disso, você pode usar diferentes materiais para criar um vestido e também escolher qualquer comprimento, do "mini" ao "maxi".
Uma das variedades populares é o vestido lápis, que possui uma costura transversal na cintura, que divide a peça em partes superior e inferior. Com ela, você pode não apenas destacar as curvas do seu corpo, mas também esconder perfeitamente suas próprias imperfeições.

Vestidos justos podem ter cores diferentes. Uma versão bem conhecida da versão preta é o vestido Coco Chanel. As meninas modernas podem se dar ao luxo de usar um produto de qualquer cor, mas tons de marrom, cinza, azul e bege ficam melhores. Padrões e desenhos geométricos são bastante raros, devido à severidade do produto.

Padrões prontos
Para quem não quer perder tempo criando moldes, existe uma maneira rápida com moldes prontos. As opções podem ser diferentes: o comprimento do produto, a presença/ausência de manga, o comprimento da manga. Na internet, você pode encontrar uma grande variedade de moldes de vestidos tubinho e escolher a melhor opção para você.
Importante! Ao costurar, é importante saber o seu tamanho, por isso, é recomendável usar as tabelas de tamanhos europeias. Você precisa medir sua altura, quadris, cintura e busto e escolher o tamanho apropriado.

Plano de construção de padrões
Antes de criar um molde, é necessário tirar as medidas. A modelo deve ficar exatamente na posição que lhe for mais típica. Nesse momento, a menina deve estar apenas de roupa íntima. As medidas são tiradas nos pontos salientes do corpo.
Medidas básicas que precisam ser tomadas para costura:
- pescoço;
- seios;
- cintura;
- quadris;
- ombros;
- comprimento da manga;
- altura do peito;
- altura dos ombros;
- comprimento do produto.
A maneira mais fácil de fazer um molde de vestido tubinho é em papel milimetrado.

Diagrama de construção do padrão:
- Desenhe uma grade retangular, cuja altura seja igual ao comprimento do produto. Como exemplo, é melhor usar uma moldura retangular ABCD, onde AB e CD são iguais à largura do vestido, e AD e BS são o comprimento. AB = CD = ½ circunferência do peito + 4 cm de margem.
- Divida a metade superior em três seções: costas, cavas e peito.
- Largura das costas = metade da largura das costas;
- Largura da cava = 1/4 da circunferência do peito + 3 cm de margem;
- Largura do peito = parte restante.
- Crie um decote e uma linha de ombros, bem como uma pinça para os ombros. Largura do decote = 1/6 da circunferência do pescoço + 1 cm para margem. Recomenda-se elevar a parte superior pelo valor obtido adicionando 1/20 da circunferência do pescoço e 1 cm. A linha dos ombros é desenhada em ângulo. Ela começa no final do passo anterior com um ângulo de 2,5 cm. Na linha inclinada, meça o comprimento dos ombros + 2 cm para a pinça. Marque 4 cm a partir do decote e faça uma pinça com 6 cm de profundidade e 2 cm de largura.
O decote pode ser alterado conforme desejado. Isso fará com que o produto não fique completamente "pressionado" contra o pescoço, mas sim afastado. O decote não deve ser menor do que as dimensões medidas. A pinça no ombro é necessária porque, com a sua ajuda, o vestido não parecerá uma protuberância no pescoço. O corte ajudará o produto a se ajustar perfeitamente à silhueta e a reproduzir as curvas do corpo.
- Encontre a linha do busto. A borda inferior está localizada onde está a linha do busto. Altura da cava = 1/8 do busto + 7 cm. Essa distância deve ser medida da borda do ombro para baixo. Meça a distância da linha encontrada até a borda superior do retângulo principal. Coloque o valor resultante nas laterais e conecte com uma linha.
- Trace a linha da cava das costas e da frente. A linha da cava é direcionada para baixo a partir da borda do ombro. Divida a altura da cava por 3 e marque o início da dobra da cava. A altura da cava vista da frente é 2 cm mais baixa do que vista de trás. Altura = 1/8 da circunferência do peito + 5 cm. A distância deve ser medida para cima. A borda da cava é desviada para o lado por uma distância igual à metade da circunferência do peito, dividida por 10.
- Desenhe o decote e a pinça do busto. A linha do busto é a borda inferior da cava e da pinça do busto.
- largura do pescoço frontal = 1/6 da circunferência do pescoço + 1 cm;
- profundidade = 1/6 da circunferência do pescoço + 2 cm;
- tamanho diagonal = 1/6 circunferência do pescoço + 1 cm;
- ponto da borda do pescoço acima do peito = um quarto da circunferência do peito + 4 cm.

- Conecte a borda do pescoço com a borda da cava frontal. Na linha do peito, marque ½ da medida do centro do peito + 1 cm = a parte superior da pinça do peito. A largura da pinça do peito = o comprimento da linha do ombro - a medida do ombro.
- Separe as costas da frente. A borda é ligeiramente deslocada para trás. Borda = 1/3 da largura da cava. A borda das prateleiras passa pelo ponto localizado à esquerda.
- Desenhe as linhas da cintura e do quadril e faça uma pinça. A linha da cintura é o segmento desenhado a partir do canto superior do retângulo, cujo comprimento é igual ao comprimento das costas. A linha do quadril = ½ do comprimento das costas. A distância da pinça traseira = ¼ da largura das costas. A pinça frontal = continuação da pinça do peito.
A pinça na cintura permite que o vestido fique ajustado uniformemente. O excesso de tecido é dobrado para dentro quando as bordas da pinça são costuradas. A linha da cintura permite que o vestido seja afunilado nas laterais.
- Desenhe a extensão do quadril. Marque 1,5 cm da linha lateral em ambos os lados. Marque 3 cm na linha inferior e conecte os pontos.
- Transfira o desenho para papel de cópia.
Este modelo de vestido tubinho é um padrão para iniciantes.
Instruções de costura passo a passo
Antes de costurar um vestido, você precisa escolher o material certo. Recomenda-se dar preferência a tecidos de linho, malha, algodão e terno. Essas opções se distinguem pela densidade, o que permite que o produto mantenha sua forma. Materiais mais quentes: drapeado, bouclé e malhas, e os mais finos, adequados para a estação quente: chiffon, seda, linho e algodão.

Quando o molde do produto estiver pronto, você pode começar a costurá-lo. Para o trabalho, você precisará levar:
- tecido principal 2x1,5 m;
- tecido de forro 1,5x1,5 m;
- zíper escondido;
- uma máquina de costura com um calcador especial;
- fios;
- tesoura;
- pinos;
- giz ou um pedaço de sabão.
É melhor pegar um pouco de tecido extra, já que uma pequena parte dele será usada para margens de costura.
Andamento do trabalho:
- Costure o material do forro ao tecido principal.
- Coloque as peças de cima e de baixo juntas, com os lados direitos voltados um para o outro, e una as pinças, dobrando o tecido para dentro.
- Depois disso, você precisa costurar as partes do corpete e da saia.
- Costure o zíper.
- Finalize o decote e as cavas. Para isso, coloque a frente na parte da frente, alinhe todas as bordas, alinhave primeiro e depois costure.
- Passe a peça a ferro.
Atenção! Não é recomendado que iniciantes tentem cortar e costurar versões mais complexas do produto. É melhor entrar em contato com um mestre em um salão e confiar o trabalho a mãos habilidosas e experientes.
O que vestir com um vestido tubinho
Um vestido justo combina com quase todas as mulheres. Ao escolher uma opção para si mesma, a mulher deve começar pelo seu próprio tipo de corpo.

Meninas magras com corpo tipo ampulheta devem dar preferência aos tons rosa, amarelo, verde e creme. É melhor comprar peças feitas de tecidos grossos e pesados, que podem adicionar volume nos lugares certos.
Mulheres com curvas mais definidas devem optar por um vestido solto e sem costura na cintura. Dessa forma, a silhueta ficará visualmente tonificada e alongada, o que complementará a imagem com graça e elegância.
Um aspecto importante é a altura da mulher. Meninas baixas devem comprar roupas curtas, enquanto meninas altas devem comprar opções mais compridas.

Atenção! Ao criar um visual de corte reto, é importante escolher os acessórios, sapatos e joias certos.
- Com um vestido justo, você pode usar botinhas, sapatos e botas de salto. Sapatos baixos e plataformas não combinam com essas roupas.
- Os acessórios desempenham um papel significativo. Eles devem estar presentes na imagem, mas não em grandes quantidades. Uma bolsa, contas com pequenas pedras ou pérolas, bem como um relógio ou pulseira servem. É altamente indesejável usar cinto com vestido.
- Uma jaqueta é adequada para criar uma imagem de estilo empresarial.
- A opção romântica será complementada por belas joias.
- Para o dia a dia, não custa nada usar um suéter quentinho que vai te manter aquecido durante um passeio noturno.
O vestido tubinho é popular há várias décadas. É considerado um clássico e uma peça essencial para todas as mulheres.




