A túnica veio da Grécia e da Roma Antigas. Naquela época, essa peça estava presente tanto no guarda-roupa feminino quanto masculino, mas as túnicas curtas eram preferidas pelo sexo forte. Hoje em dia, uma túnica costurada à mão, sem o uso de moldes, está na moda. A roupa pode se assemelhar a uma bolsa com fendas para a cabeça e os braços. O corte das roupas orientais é bastante complexo - com mangas e fecho, mas túnicas com padrões podem ser encontradas na internet. Não é difícil para uma mulher que sabe segurar uma agulha nas mãos dar vida a essa ideia.
- Do que você pode costurar?
- Materiais necessários
- Tirando medidas
- Recomendações gerais para corte e costura
- Padrões simples e elegantes
- Moldes prontos para uma túnica simples com manga de uma peça
- Túnica de algodão sem padrão
- Túnica simples feita de chiffon leve
- Túnica feita de lenços brilhantes
- Túnica Pareo de Seda
- Túnica "sol"
- Túnica Asa de Morcego
- Túnica com alças finas em jersey fino
- Instruções breves passo a passo
- O que vestir com
Do que você pode costurar?
Uma peça de roupa inusitada pode ser costurada com qualquer tecido, leve e fino. Tecidos de fibras naturais refrescam sob o sol escaldante, um modelo sintético dura muito, e a viscose é uma opção barata para um design bonito. Você pode usar tecidos de diferentes texturas:
- Os tecidos de seda atraem pelo seu luxo, maciez e brilho, além de sua iridescência vibrante, facilidade de caimento e durabilidade. A seda é capaz de absorver odores e inibir o crescimento de bactérias. As cores podem ser muito diferentes: jasmim, lilás, sakura.

- As variedades de chiffon são delicadas, frágeis, arejadas e arenosas ao toque. O tecido é perfeito para uma túnica – algumas costuras e o modelo, cujas dobras fluidas envolvem a silhueta, está pronto. Resta apenas complementar a túnica com acessórios brilhantes e detalhes adicionais.
- As túnicas básicas são populares entre as mulheres por suas cores vibrantes que não desbotam nem desbotam. O tecido é macio, elástico, leve e fácil de vestir.
- Os tipos de cambraia são delicados, com padrões impecáveis. Os produtos de chintz são macios, delicados e arejados.
Observe! As malhas são de alta qualidade, têm textura agradável e cores vibrantes. São fáceis de drapear, mas a textura é mais densa, por isso não são adequadas para uma túnica de verão. No outono ou no início da primavera, os modelos de malha ficarão elegantes e chamativos.

Materiais necessários
Meninas que nunca costuraram roupas estão interessadas em como costurar uma túnica com as próprias mãos, de forma rápida e sem molde. Você pode assistir a uma master class e seguir as instruções da professora. Para costurar um produto de corte simples, você precisa preparar:
- 2-2,5 m de tecido;
- um pedaço fino e afiado de giz ou sabão para desenhar linhas;
- molde ou padrão do topo;
- fita de 1-2 cm de largura, dependendo do desenho do acabamento;
- tesoura ou cortador rotativo;
- Alfinetes franceses para alinhavar detalhes;
- agulhas, linhas, máquina de costura.
Se escolher o tecido chiffon, você precisará de uma máquina overlock, pois as bordas do chiffon se desfiam. Se não tiver uma máquina overlock, você pode processar as bordas do tecido em qualquer ateliê.
Tirando medidas
Para construir um molde para uma túnica simples, você precisa tomar medidas tradicionais:
- Para ajustar a largura da manga, você precisa medir a circunferência do seu braço;
- A construção da manga nesses modelos é feita a partir do peito, portanto essa medida é tirada do centro do peito até o comprimento desejado da manga, e não a partir do ombro.
- Você precisará de medidas do seu peito, quadris e cintura.

Recomendações gerais para corte e costura
Uma camisa larga feita de um pedaço retangular de tecido pode se tornar um item decorativo no guarda-roupa de uma menina. O passo a passo pode ser usado para fazer qualquer modelo para qualquer tamanho:
Primeiro, você precisa decidir as medidas necessárias (comprimento e largura do produto, circunferência da cintura).
- Todos os padrões são feitos usando grãos.
- Após o molde ter sido transferido para o tecido, é necessário desenhar as margens de costura.
- É necessário alinhavar o produto de modo que todas as bordas coincidam e experimentá-lo.
- A túnica é costurada do centro para baixo.
- É mais conveniente processar as bordas com fita adesiva. Para evitar que as costuras se desfiem, elas precisam ser chuleadas.
Você pode costurar rapidamente um modelo em forma de círculo:
- Em uma folha grande de papel, desenhe um círculo cujo comprimento da circunferência seja igual à circunferência dos quadris.
- O raio de um círculo é calculado usando a fórmula: a circunferência (circunferência do quadril) é dividida pelo valor matemático 3,14. O número resultante é multiplicado por 2.
- O raio do círculo aumenta em uma distância igual ao comprimento do futuro produto, dos quadris aos ombros. Um novo círculo é desenhado.
- Você deve cortar um círculo grande e remover o menor dele.
- O molde é dobrado ao meio de modo que o decote fique na parte inferior. A distância para o decote é marcada e linhas de 5 cm de comprimento são desenhadas nas laterais (os ombros). Após a transferência do molde para o tecido, a frente é costurada às costas neste ponto.
- Só falta fazer o acabamento.

Outro modelo em formato circular com mangas:
- O trabalho começa como na primeira opção. Após o recorte do decote e a definição do centro do futuro produto, mede-se uma linha igual à metade da meia circunferência dos quadris, com um acréscimo de 2,5 cm.
- A partir deste ponto, uma linha perpendicular desce para baixo. Esta é a linha lateral ao longo da qual o tecido é costurado. Há espaço para os braços na parte superior, que pode ser ajustado conforme sua preferência.
- Um cinto com cordão servirá como decoração para tal produto.
Com uma camisa longa e larga, uma mulher se sentirá elegante e independente.
Padrões simples e elegantes
Nos últimos anos, o estilo Boho se popularizou. Uma túnica Boho para mulheres plus size é fácil de costurar com as próprias mãos. Para isso, você precisa escolher um tecido leve de linho ou algodão. O padrão de silhuetas soltas é fácil de fazer você mesma.
Moldes prontos para uma túnica simples com manga de uma peça
Uma túnica é um item que se distingue pelo seu estilo individual de execução. O modelo com corte único é cortado junto com a manga, eliminando o complicado processo de costura das mangas. Moldes prontos para o comprimento total podem ser encontrados em sites.

Importante! O tamanho do corte do tecido é comprimento 1,4 m, largura 1,3 m.
Para implementar a ideia, é necessário realizar medições:
- o comprimento do ombro é medido - do pescoço até a linha do ombro;
- para medir o comprimento da manga, desça um centímetro do ombro até o braço até o comprimento desejado;
- Será necessário medir a circunferência do peito. Se o produto for composto por duas prateleiras livres, a circunferência da metade do peito deverá ser dividida por 4;
- circunferência da cintura;
- Depois de determinar o comprimento do produto, é necessário conectar a parte inferior e a manga com uma linha suave (você pode desenhar um arco usando um modelo).
Este modelo abre grandes possibilidades para a imaginação: a manga pode ser feita no estilo de um quimono ou como uma camisa comum com punhos. Você pode costurar um cinto, passar um cordão ou fazer o fecho na forma de botões grandes.
Túnica de algodão sem padrão
Um vestido curto e solto é prático para usar em um dia quente de verão, depois de um mergulho no mar. O algodão leve realça a magreza das meninas.

Uma túnica que lembra uma túnica grega pode ser feita em uma hora, pois não há necessidade de tirar medidas nem criar um molde. O processo passo a passo será o seguinte:
- Pegue um pedaço de tecido de cor brilhante (largura - 2 m, comprimento um pouco maior que o comprimento pretendido do produto). Passe bem o tecido e dobre-o com o lado direito para dentro.
- Meça 1 m 50 cm ao longo da linha de dobra e desenhe um círculo do mesmo diâmetro ao longo da borda do tecido. Esta é a base do produto, cujas bordas podem ser dobradas, costuradas à máquina ou costuradas com fita ou vivo.
- Selecione um formato para o decote, meça-o no tecido, recorte-o e desenhe-o.
- Depois de conectar as laterais, faça um cordão. Para isso, você pode usar uma fita ou costurar uma tira estreita (4 cm de largura e 70 cm de comprimento) de um tecido contrastante. O cordão pode ser costurado ao produto ou podem ser feitos furos nos cortes laterais.
Um vestido de praia feito com suas próprias mãos permitirá que você crie um visual estiloso.
Túnica simples feita de chiffon leve
Para a versão praia, você pode usar tecido chiffon.
Informações adicionais! O chiffon é um tecido tão fino que você mal consegue senti-lo no corpo. Seca rápido e não é quente.

Para implementar a opção pretendida, é melhor usar um material com 2 m de largura, que se destaque por uma estampa marcante e decoração original. Duas medidas devem ser tiradas: de cotovelo a cotovelo (largura) e do ombro para baixo (comprimento). O processo de costura posterior é assim:
- a tela é dobrada longitudinalmente e um retângulo é marcado: a largura é a primeira dimensão, o comprimento é a segunda;
- o pescoço do formato desejado é desenhado e recortado;
- o produto é costurado nas laterais.
Um modelo de chiffon com inserções de renda e detalhes brilhantes pode durar várias temporadas de praia.
Túnica feita de lenços brilhantes
É muito fácil fazer uma camisa folgada com lenços decorativos brilhantes. Se os lenços forem pequenos, você precisará dobrá-los na largura. O total deve ser de 2 m mais 10 cm para as costuras. É melhor escolher lenços medindo 90 x 110 cm. A cor e a textura da túnica, assim como o comprimento, podem ser muito diferentes. A silhueta desta opção é reta. É fácil de costurar, deixando cavas para as mangas. O decote é desenhado a partir do centro: um quadrado com um lado de 20 cm é reservado, o formato do decote é a fantasia do designer. Os ombros são marcados, a túnica é alinhavada e experimentada. Se o produto se ajustar à figura, resta finalmente construí-lo, passar todas as costuras e fazer o acabamento desejado. Para isso, você pode usar trança, debrum, debrum. Um modelo com acabamento em fita de cetim ficará interessante. Meninas esbeltas podem usar um cordão ou cinto ao longo da cintura.
Observe! Uma túnica xale será usada por mais de uma estação, porque, em geral, a base usada para fazer o modelo não perde a cor com lavagens frequentes.

Túnica Pareo de Seda
Uma jaqueta leve e longa, sem mangas, feita de um pareô de seda brilhante ficará incrível. Se o pareô tem o tamanho certo para o novo produto, isso é determinado de forma simples: você precisa colocar o cachecol sobre os ombros. Se ele for significativamente maior que a linha dos ombros, então você pode começar a trabalhar:
- é necessário dobrar o pareo de modo que todas as bordas coincidam;
- recorte o decote e processe o corte, pois as bordas da seda desfiam rapidamente;
- experimente a túnica, determine a cintura, dobre as partes da frente e de trás separadamente em dobras iguais, costure;
- esticar um cinto ou fita;
- costure as laterais, deixando espaço para a cava.
O processamento da túnica não leva muito tempo, pois ela é feita de um pareo pronto.
Túnica "sol"
Para fazer o modelo "sol", você precisará de um quadrado de tecido leve com 160 cm de lado. A técnica de costura será a seguinte:
- o tecido deve ser dobrado para formar um retângulo, cujo comprimento será de 160 cm, a largura - 80 cm; a dobra fica na parte superior;
- dobre a peça novamente para formar um quadrado;
- usando um molde ou compasso, desenhe um semicírculo no canto esquerdo e corte o tecido ao longo da linha desenhada;
- marque o decote, que pode ser ajustado durante as provas;
- meça 5-6 cm do decote e reserve 20-22 cm para a cava;
- o tecido é cortado ao longo da dobra e a manga e a cava são formadas.
A costura está pronta. Só falta costurar o acabamento decorativo — e a roupa nova de verão da criança está pronta.

Túnica Asa de Morcego
A beleza do padrão leve de vestido estilo morcego está nas dobras suaves e esvoaçantes do tecido que se movem. Para obter esse efeito, você precisa de tecido leve para confeccionar o modelo: chiffon, algodão fino. O consumo de tecido depende do comprimento do produto (o comprimento do produto deve ser multiplicado por 2). Durante o processo, você deve seguir os seguintes pontos:
- a dobra do tecido dobrado ao meio deve ficar para cima;
- o pescoço é marcado no centro;
- a circunferência do quadril é medida, o valor resultante é dividido por 4 e linhas verticais são desenhadas - essas são as laterais da túnica;
Informações adicionais! Um detalhe adicional — um capuz — é recortado separadamente. A modelagem posterior depende da imaginação da costureira: um cordão ou elástico pode ser usado para apertar o tecido sob o peito. Ou então, você pode fazer um modelo solto. Com uma túnica que não restringe os movimentos, você pode se sentir muito confortável.
Túnica com alças finas em jersey fino
Tecido jersey fino é adequado para costurar um modelo com alças. A largura do tecido deve ser igual à distância de um cotovelo ao outro. O comprimento fica a critério do cliente. O corte da nova versão é bem simples:
- a tela é dobrada ao meio,
- usando um molde e uma tesoura, arredonda-se a parte inferior do produto;
- um grande buraco é cortado para a cabeça; na metade traseira o recorte é mais largo;
- os 2 cantos superiores são arredondados e processados;
- tiras feitas de trança ou debrum são costuradas nos cantos.

Em menos de uma hora, um traje de praia exclusivo será criado.
Instruções breves passo a passo
As artesãs iniciantes podem usar as instruções passo a passo para concretizar a ideia de costurar uma nova roupa de praia com as próprias mãos:
- Você precisa tirar as medidas: circunferência do quadril e circunferência do braço, que formarão a largura do produto e a largura da cava da manga; você também precisa medir o comprimento do produto;
- A segunda etapa é a seleção de materiais e preparação de ferramentas;
- O tecido deve ser bem passado e dobrado ao meio de modo que o lado direito fique voltado para dentro;
- Caso o produto possua mangas embutidas, a peça deverá ser cortada ao meio;
- Cada parte é dobrada ao meio novamente, as peças são empilhadas umas sobre as outras e um padrão é desenhado;
- 7 cm são medidos a partir do canto do tecido, 4 cm do canto superior direito; os pontos são conectados por uma linha reta - este é o ombro;
- Mede-se um ponto de 8 cm de comprimento ao longo da dobra e desenha-se um decote no formato desejado; na prateleira de trás o recorte será um pouco menor;
- O comprimento do produto é separado e a largura é medida a partir do ponto resultante (a circunferência do quadril deve ser dividida por 4); se o produto for alargado, são adicionados mais alguns centímetros;
- A partir da linha dos ombros, meça a cava - um quarto da medida da linha do quadril;
- Antes de cortar, você precisa marcar margens de costura de 1,5 cm de largura.
Você pode alinhavar o produto, experimentá-lo e, por fim, costurá-lo na máquina. A camisa simples e solta está pronta, só falta decorá-la.

O que vestir com
Uma túnica é uma peça prática que nunca sai de moda. Estilistas famosos oferecem diferentes versões de peças caras. Mas roupas confortáveis são fáceis de costurar com as próprias mãos. Devido à versatilidade do comprimento (até o meio da coxa), a peça pode ser usada como blusa por baixo de shorts, jeans e minivestidos. Acessórios como sapatos, bolsas e chapéus complementam o visual estiloso. A túnica combina com qualquer peça.
Um vestido longo fica ótimo com calças justas e sandálias de salto alto fino. Se você escolher roupas e sapatos no mesmo tom (bege ou branco), criará a imagem de uma mulher de negócios. Uma camisa branca curta ficará ótima com jeans azul-claro desgastado. Sapatos e scarpins brilhantes darão o toque final ao visual. Uma blusa leve e solta é indispensável em férias à beira-mar. Esta opção requer shorts curtos e um chapéu de abas largas. Vestidos leves são uma combinação interessante com jeans preto. Este look será confortável em um dia frio. Complemente: meia-calça grossa e botas de cano alto.
Uma túnica é uma peça de roupa simples e insubstituível para um dia de verão. Para se tornar dona de um vestido estiloso, você não precisa de muita experiência em alfaiataria. Basta saber usar uma máquina de costura, ter vontade e imaginação.




