Características do padrão e costura de uma saia lápis

As saias sempre foram populares, desde o século XVIII. A cada ano, mais e mais modelos são lançados, com diferentes babados, envoltórios ou apliques. Esses produtos nunca saem de moda, apenas o comprimento muda. Este artigo explica como costurar uma saia lápis com suas próprias mãos e o que você precisa para isso.

Como escolher o tecido

Este estilo de saia é adequado para meninas com qualquer tipo de corpo. Ao escolher o material, você precisa considerar não apenas o formato do corpo, mas também a época do ano em que a saia será usada e a área de uso.

Padrão de saia lápis
Padrão de saia lápis

Principais nuances:

  • Não compre tecidos soltos (por exemplo, organza, georgette). Eles não mantêm bem a forma e exigem o uso de forros;
  • Para criar saias de verão e primavera, é melhor usar jersey ou linho. Para as de inverno, gabardine, tweed ou lã.
  • Materiais rígidos ficam bem em quadris bonitos, enquanto texturas macias ficam bem em quadris cheios.
Opção para usar com coisas diferentes
Opção para usar com coisas diferentes

Como a saia lápis é um estilo mais formal, é melhor optar por tecidos de uma única cor. Por exemplo, um produto preto pode ser combinado com qualquer roupa.

Se você fizer uma saia brilhante com um envelope ou botões, ela poderá ser usada para sair. Os tecidos devem ser comprados exclusivamente em lojas de tecidos, e não em segunda mão. Materiais de baixa qualidade podem não apenas se desfazer, mas também causar irritação na pele, o que causa uma aparência muito desagradável. Antes de comprar, é melhor consultar o vendedor, que ajudará a determinar o tipo de tecido para a estação adequada. Para facilitar o trabalho, todas as costureiras recomendam a compra de um rolo têxtil, pois é conveniente recortar elementos com ele.

O que é necessário para cortar e costurar

Ferramentas básicas para o trabalho:

  • Preparar material para escolher;
  • Marcador têxtil;
  • Padrão de saia;
  • Linhas com agulhas;
  • Tesoura e fita métrica.

Se a costureira não tiver muita experiência em costura, é melhor primeiro fazer o molde no papel e depois transferi-lo para a tela. Papel ou papelão podem ser usados ​​como base. Você pode buscar ajuda em sites de bordado, onde artesãs experientes ajudarão você a decidir sobre as etapas do trabalho.

Modelo confeccionado em jeans com botões
Modelo confeccionado em jeans com botões

Como fazer medições corretamente

Se a pessoa não tiver um assistente, é melhor fazer as medições em frente a um espelho grande.

Amarre um fio em volta da cintura, mas não aperte muito, pois deve ficar confortável no corpo. Em seguida, fique de lado em frente ao espelho e tire as medidas dos quadris com uma fita métrica. Preste atenção para que a fita métrica passe pelos pontos convexos das nádegas.

Observe! Se a sua barriga for convexa em vez de plana, ao medir os quadris, você precisa levar em conta a sua barriga. Se você esquecer essa regra, pode não caber no produto final.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções de bordado de camisetas com exemplos

A cintura deve ser medida com um fio e o comprimento com uma fita métrica em frente ao espelho. Você não pode se curvar, caso contrário, o produto ficará curto. Para facilitar o trabalho, você pode simplesmente tirar as medidas de uma saia velha, se ela servir.

É aconselhável adicionar 3 cm à medida do comprimento final. É muito difícil escolher o comprimento para este modelo de saia na primeira vez, já que cada pessoa tem glúteos, quadris e pernas diferentes. O comprimento é determinado após uma prova de controle. É melhor anotar as medidas em um papel: volume do quadril, volume da cintura, comprimento.

No entanto, a maioria dos alfaiates recomenda a utilização de um assistente para tirar as medidas, pois é muito mais fácil para alguém de fora tirar as medidas, além de poder olhar e fotografar a saia durante a prova para entender quais ajustes são necessários.

Opções de modelo para figuras completas
Opções de modelo para figuras completas

Cálculos

Para costurar uma saia lápis corretamente, você precisa saber quais cálculos são necessários. Ou seja, os parâmetros da figura (quadris, cintura e comprimento da saia). E também a quantidade de material para o trabalho. É sempre melhor levar com reserva, se algo puder ser costurado com retalhos. Se não houver tecido suficiente, o trabalho terá que ser feito novamente ou complementado com o tecido existente. Mas será muito difícil para alfaiates iniciantes fazerem isso.

Saias de tecido colorido para um evento festivo
Saias de tecido colorido para um evento festivo

Como costurar modelos diferentes

Até mesmo uma artesã iniciante pode costurar uma saia dessas de acordo com o desenho. Primeiro, você precisa escolher o tamanho do tecido: a largura, de acordo com a regra, é metade do tamanho do quadril com uma margem de 3 cm, e o comprimento é igual a duas partes do produto, com uma pequena margem para dobras. Em seguida, você pode começar a costurar o produto. Abaixo, são descritos vários estilos de saias. Se uma estampa ou formas geométricas brilhantes foram escolhidas como tecido, ao costurar, você precisa garantir que todas as juntas estejam conectadas e que o padrão fique inteiro, e não em pedaços.

Saia lápis clássica reta

Processo de trabalho passo a passo:

  • Os dardos precisam ser dobrados e passados ​​bem em direção ao centro;
  • Costure a costura central na parte de trás e finalize a abertura;
Malhas envolventes
Malhas envolventes
  • Alinhave e passe a ferro as costuras laterais. Se não tiver overloque, você pode fazer um zigue-zague nas bordas para evitar que desfiem;
  • Costure um zíper, um cinto e botões. Quero fazer alças para poder pendurar a saia em cabides;
  • Processe a parte inferior. É aconselhável fazer isso manualmente com uma costura invisível.

Depois do trabalho, você pode adicionar um cinto pequeno ou decorá-lo com renda. Com essas roupas, você pode não apenas ir ao trabalho, mas também passear. A renda adiciona mais ternura e feminilidade.

Saia lápis de cintura alta

Para cintura alta, o molde básico precisa ser um pouco editado:

  • A linha reta superior da cintura deve ser elevada em 6 cm e aí deve ser feita a marca A1;
  • O ponto A precisa ser deslocado para a direita em 1 cm;
  • Conecte os pontos A2, A e B1 com uma linha arredondada.
Você pode estar interessado nisto:  Métodos para fazer bainha em jeans com as próprias mãos, sem máquina de costura

Ao cortar o tecido para esse estilo de saia, é importante não esquecer das margens de 2 cm.

Antes da etapa final da costura, é necessário experimentar novamente e alinhavar tudo. Se necessário, você pode costurar um pequeno elástico no cinto ou costurar um zíper na lateral. Isso enfatizará visualmente os quadris. Se os quadris forem estreitos e não houver nádegas, a situação pode ser corrigida com pequenas dobras na parte inferior.

Como costurar uma saia lápis sem costuras laterais

O processo de construção de um molde para uma saia clássica sem costura se resume basicamente a afinar as costuras laterais e construir uma fenda na parte de trás para um ajuste solto.

Ao longo da bainha, você precisa separar a figura de estreitamento desejada a partir da linha da costura lateral, que pode ter até 2 cm, dependendo do tipo de material e do tipo de saia. A partir do ponto inferior, você precisa agora abaixar as linhas até a marca, localizada 8 centímetros abaixo da intersecção do ponto do quadril com o ponto da costura lateral.

Combinação estilosa com cinto
Combinação estilosa com cinto

Como a linha inferior se aproxima da linha lateral em um ângulo reto, ela precisa ser editada usando um molde. A parte da frente da peça não precisa ser alterada.

A mudança na parte de trás depende do método de design da fenda. A maneira mais fácil, sem alterar o painel traseiro da saia lápis, exceto pelo estreitamento lateral, é simplesmente dobrar as bordas da fenda para dentro e processá-la de forma que o decote em V fique de cabeça para baixo.

Claro, é recomendável fazer uma abertura na parte de trás, e para isso será necessário alterar o padrão da parte de trás. Para a abertura, é aconselhável deixar uma margem adicional de 7 centímetros. Para fazer essa margem, o painel traseiro deve ser cortado ao meio e, em seguida, fazer uma costura de conexão.

Meia de salto alto
Meia de salto alto

Como fazer um molde para uma saia com jugo

Ao usar uma canga, a parte inferior do produto pode ser diferente. Pode ser um "meio-sol", um "espanhol" e um "balão"; neste caso, será um lápis. Além disso, a parte inferior do produto pode ser com babados ou um volume.

Primeiro, você precisa fazer um desenho de uma saia clássica com jugo, onde a linha que conecta o jugo à bainha da peça corre paralela à cintura.

Geralmente, você pode criar muitos estilos diferentes com base no padrão básico. Se não conseguir fazer sozinho, pode procurar em diferentes masterclasses.

Importante! Você deve começar a modelar somente quando o molde estiver completamente pronto, com várias alterações para se adequar ao corpo da menina.

A tira é adequada para aumentar visualmente as nádegas
A tira é adequada para aumentar visualmente as nádegas

Como cortar um cinto

Processo passo a passo para fazer um cinto para saia:

  • Primeiro, monte as duas partes do cinto separadamente, costurando as partes centrais com as laterais e os cadarços;
  • De um lado da parte central você precisa deixar um canto sem costura de 2 cm de largura para a renda;
  • Passe a ferro as costuras de cada pedaço do cinto;
  • Em seguida, os elementos das laterais superior e inferior da correia precisam ser fixados ao longo de todo o comprimento. É importante que os furos coincidam;
  • Alinhave os elementos fixados ao longo do perímetro, deixando uma seção aberta de 6 cm de comprimento na parte inferior;
  • Depois o cinto deve ser virado do avesso, esticado e bem passado;
  • Costure a área aberta com um ponto invisível. Em seguida, alinhave as bordas ao longo de todo o perímetro;
  • A última operação será realizar uma costura de acabamento a uma distância de 1 cm.
Você pode estar interessado nisto:  Exemplos de lindos moldes de calças para meninas e meninos

Este cinto pode afinar visualmente a cintura e torná-la mais fina. Mas não é recomendado usá-lo se a barriga estiver muito visível, pois ela parecerá ainda maior e mais arredondada.

Modelo assimétrico para pernas finas
Modelo assimétrico para pernas finas

Instruções de costura

Trabalho passo a passo:

  • Este estilo de produto é bastante simples e até mesmo uma costureira com habilidades básicas consegue realizar o trabalho. Durante o trabalho, o risco de erros é reduzido a zero;
  • Primeiro, você precisa cortar os elementos da saia de acordo com o molde. Recomenda-se passar bem as sobras. Para isso, dobre o excesso e passe o ferro quente duas ou três vezes. A temperatura não deve ser superior a 43°C;
  • Por dentro, prenda as duas metades com alfinetes. A saia precisa ser alinhavada e só então a costura pode começar. Para isso, faça costuras intermediárias, usando linhas no mesmo tom do tecido;
O lápis realça perfeitamente os quadris
O lápis realça perfeitamente os quadris
  • Em seguida, o trabalho começa na máquina de costura. Costure cuidadosamente as metades. Remova as costuras feitas anteriormente usando um estilete ou rolo.
  • A última etapa será a colocação do cinto e da parte inferior. Dobre a fileira superior duas vezes, capturando cerca de 2 centímetros. Faça uma costura em zigue-zague. Na fileira inferior, é aconselhável cortar no máximo dois centímetros. Faça a bainha final.

Recomenda-se que toda a costura seja feita exclusivamente à máquina, principalmente se for escolhido um material denso como chita ou linho.

Costura sem molde

Tudo é muito mais simples aqui. Você precisa de tecido com a largura e o comprimento desejados. Corte dois pedaços e costure-os, formando uma capa. As bordas do material devem ser processadas em overloque ou manualmente. Em vez de um zíper, é melhor usar botões e um cinto.

Observe! Para corpos mais cheios, você pode adicionar um elástico para um uso mais confortável. Essa saia é perfeita para o verão. Às vezes, para que o produto não pareça simples, alguns adicionam acessórios. Por exemplo, inserções de couro, broches ou um lenço no pescoço feito do mesmo material. Isso leva literalmente 40 minutos. Mas uma peça de qualidade verdadeiramente alta só pode ser obtida com um molde e uma máquina de costura. Um produto feito à mão pode não ser resistente o suficiente e ficar inutilizável após a primeira lavagem.

Estilo esportivo
Estilo esportivo

Concluindo, vale ressaltar que é muito fácil costurar uma saia lápis sozinha. Este é um dos modelos mais populares e simples. Para iniciantes, é recomendável aprender a tirar medidas, já que é bastante difícil fazer isso na primeira vez com uma saia assim. Moldes para saia lápis podem ser encontrados em saias antigas ou pesquisados ​​na internet. E, claro, é aconselhável fazer o trabalho a quatro mãos, para que a primeira costura não seja prejudicada por situações desagradáveis, como um produto muito curto ou muito largo.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior