Bons hábitos devem ser desenvolvidos desde a infância. Ter peças de roupa bonitas, práticas e confortáveis na criança ajuda a desenvolver a organização, a limpeza e o bom gosto.
- Características dos modelos de calças infantis
- Medidas
- Molde de calças para menina ou menino
- Construindo a metade da frente
- Construções adicionais de comprimento e largura
- Linha de costura lateral
- Sutura mediana
- Costura da superfície interna da perna da calça
- Construção da metade traseira das calças
- Costura lateral
- Cintura
- Costura mediana
- Processamento do produto
- Padrão de calças afegãs
- Molde para calças infantis com elástico
Características dos modelos de calças infantis
Características distintivas das calças infantis:
- O molde das calças para um menino de 5 anos não é diferente do molde das calças para uma menina da mesma idade. A única diferença está nas cores dos tecidos e na localização do zíper.
- Estilos baixos não são recomendados porque há risco de hipotermia na região lombar (o que leva à doença renal).
- Punhos são presos na borda inferior das pernas para evitar que o ar frio entre por baixo das calças.
- As características externas dos estilos de calças são constantes, sofrendo apenas pequenas alterações sob a influência da moda adulta. Elas podem incluir características da silhueta e decoração de roupas da moda.
- Na hora de montar os looks, a preferência é por cores vibrantes e tons claros: verde, azul, vermelho, amarelo.

- As roupas infantis são feitas de tecidos naturais (lã, linho, algodão, malhas, jeans). Fios sintéticos podem ser encontrados em roupas destinadas à prática esportiva.
- Ao fazer roupas para crianças em idade de creche, as alças são sempre costuradas nelas.
- Uma criança de um ano, uma adolescente e uma jovem têm proporções corporais diferentes, então estilos diferentes combinam com elas.
Medidas
Medidas necessárias:
- Primeiro, determine o comprimento das calças (Lb) do início da cintura até o comprimento necessário, dependendo da altura da criança.
- A mesma medida é tomada, mas até a articulação do joelho (Dbk).
- A circunferência da meia cintura (L) é medida na sua parte mais estreita, o valor é dividido por dois.
- A meia circunferência dos quadris (Sb) também é dividida ao meio, medida ao longo das partes mais convexas das nádegas e do abdômen.
- A altura do assento (A) é determinada pela pessoa sentada na cadeira, da cintura até a superfície do assento.
- A largura da parte inferior das calças (Wbn) depende do seu estilo e não é medida.

Importante! A determinação das dimensões para a construção de um padrão deve ser feita de forma rápida e precisa, porque as crianças são extremamente ativas.
Para facilitar a localização da cintura, amarre-a com uma fita ou elástico. A cintura é difícil de determinar na infância, então você pode dar à criança permissão para se movimentar para que a fita fique no lugar certo. Antes de tirar as medidas, é aconselhável vestir o bebê com roupas justas.
Molde de calças para menina ou menino
Uma das opções para construir um padrão com suas próprias mãos será discutida abaixo.
Construindo a metade da frente
Desenhe um ângulo reto na parte superior e esquerda. Na linha vertical, marque a altura do assento, a distância até a rótula e o comprimento do produto. Crie perpendiculares a elas (à direita): as linhas do assento, do joelho e da base, respectivamente.
Na horizontal do canto, marque 0,5 da meia circunferência da cintura, na linha do assento, 0,5 da meia circunferência dos quadris. Conecte os pontos extremos dessas linhas. Estenda a linha do assento para a direita em 0,1 cm + 0,5, divida toda a linha ao meio e desenhe uma vertical passando pelo ponto em todo o comprimento do produto.

Observe! Na cintura, você pode adicionar uma margem de 3 centímetros para dobras.
A largura da parte inferior do molde é determinada pelo estilo da peça a ser confeccionada. Para a metade da frente, ela é calculada subtraindo dois da largura média desejada; para a metade de trás, ela é somada.
A linha vertical que divide a linha do assento ao meio é chamada de linha de ferro (seta).
Construções adicionais de comprimento e largura
Vamos construir os elementos restantes do padrão com base na grade.
Linha de costura lateral
Pegue a medida da meia circunferência do joelho, divida os valores resultantes pela metade e reserve-os em ambas as direções a partir da linha da seta na linha do joelho. A medida da largura da perna da calça também é dividida pela metade e medida a partir da linha da costura da perna da calça.
Ao longo da trajetória da cintura, do canto superior esquerdo ao direito, reserve 2 centímetros. A partir do ponto resultante, desenhe uma linha curva até a linha do joelho e depois para baixo.

Sutura mediana
Do ponto inferior da linha que conecta os segmentos do assento e da cintura, mede-se um valor igual a 0,1 Cb + 0,5 para cima. Este ponto é conectado por uma linha côncava ao ponto extremo direito do segmento do assento.
Costura da superfície interna da perna da calça
Os pontos extremos direitos das horizontais do assento e do joelho são conectados por uma linha pontilhada, seguida por uma linha principal ligeiramente côncava, que continua até o contorno inferior das calças, traçado em linha reta.
A borda inferior das calças é elevada no centro em um centímetro (arqueada).
Construção da metade traseira das calças
A grade para construir a metade traseira é semelhante à descrita acima.
Costura lateral
A linha reta do assento é estendida em 3 centímetros para a esquerda. A meia-cilha na área do joelho e a borda inferior são aumentadas em 2 centímetros em cada direção, e os pontos laterais extremos são conectados entre si em uma linha reta.

O segmento descrito acima continua para cima até cruzar com o segmento que marca a cintura (passa pela extremidade esquerda da linha do assento). Na linha da cintura, essa linha se curva um centímetro para a direita.
Cintura
Do ponto de intersecção com a linha vertical, meça 3 centímetros para cima e conecte esse pico com a borda mais à esquerda do segmento da cintura. A partir dessa borda, meça 0,5 ponto + 2 ao longo da linha reta resultante. E no local encontrado, desenhe uma pinça de 2 centímetros de largura e 8 centímetros de profundidade.
Costura mediana
Do ponto mais à direita da linha do assento, meça 0,1 Cb + 0,5 para a direita e 1 centímetro para baixo. Da linha vertical mais à direita, conectando a cintura à linha do assento, meça um centímetro para a esquerda e trace uma linha em um ângulo de 1/3 da altura do assento. Os pontos resultantes são conectados sucessivamente por um arco.
A costura interna das calças é desenhada da mesma forma que na superfície frontal.
A borda inferior é estendida em um centímetro no centro e desenhada com uma curva côncava na parte superior.
Processamento do produto
Sequência de processamento do produto:
- 4 pedaços são cortados com 1 cm de margem nas bordas e o 5º - 6º "para crescimento".
O padrão da metade da frente é fixado à direita, a metade de trás à esquerda, com a linha de passar paralela à direção do fio da lã.

- As bordas são processadas.
- Os dardos são costurados juntos.
- Costurado nas laterais e na região da virilha.
- As calças são colocadas frente a frente, e as costuras do meio são colocadas.
- O fecho é costurado em
- Um cinto é feito de uma tira de tecido de 9 cm x comprimento da parte superior da calça + 5 cm.
- As peças de suporte do cinto são recortadas e costuradas: 6 peças de 2,5 x 5 cm.
- Um fecho e uma alça são presos ao cinto.
Padrão de calças afegãs
Afghani (calças harem) são calças largas com uma costura interna excepcionalmente baixa. Esta é uma ótima opção para calças de tricô de verão.

Você pode desenhar o molde você mesmo ou imprimi-lo.
O comprimento desejado da calça (até o joelho, até o meio da panturrilha, até o tornozelo) é igual ao comprimento do lado do quadrado.
Fabricação:
A linha vermelha é costurada na linha vermelha e a linha azul na linha azul. Neste caso, o contorno verde se torna a nova linha da cintura. Na área dos cantos, são formadas aberturas para as pernas, que podem ser processadas com punhos.

Molde para calças infantis com elástico
Como fazer um molde para calças com elástico:

- O molde para calças infantis do estilo clássico é transformado em um molde para calças com elástico.
- O molde das calças para menino é duplicado sem pinças e furos para fecho. Do ponto mais largo da circunferência do quadril, traça-se uma linha até a cintura (a largura da estrutura não é maior que a circunferência da cintura).
- A linha sobe acima da cintura. A largura do elástico com folga (2 cm) é marcada. Na parte superior, é formada uma faixa com um canal costurado (cordão), no qual o elástico é inserido. As bordas das faixas da frente e de trás devem coincidir.
- Os cortes são feitos e o revestimento é virado do avesso (12 da largura vai para dentro).
- O detalhe é costurado, um elástico (fita) é inserido. A calça de moletom está pronta.

Este é apenas um exemplo específico de modelagem baseada em calças clássicas. Com a habilidade de criar moldes básicos, você pode criar não apenas um molde para calças de menino com elástico, mas também fazer outras melhorias: adicionar dobras, alterar a largura, encurtar, delinear uma linha larga e até mesmo alterar o caimento.




