Quanto tecido você precisa para uma saia longa de verão

Uma saia meio-sol com muitas plataformas ou babados não sai de moda há quase um século. Nos anos 70, todas as fashionistas preferiam esse estilo de peça. Este artigo explica a quantidade de tecido necessária para uma saia meio-sol e como costurá-la.

Características da costura de meio-sol

Essas saias ganharam popularidade entre os séculos XX e 30. As fashionistas americanas imitaram a grande Coco Chanel. Ela trouxe os modelos lápis e meio-sol para a moda. Todas as garotas femininas da época tinham essas saias. Nos anos 2000, houve um declínio na popularidade desses estilos, mas desde o início de 2010, cada vez mais meninas começaram a comprar e costurar essas saias elas mesmas. E em 2019, peças artesanais estão ganhando popularidade.

Modelo cônico
Modelo cônico

Muitas meninas não querem mais comprar roupas em lojas e tentam de tudo para não se parecerem umas com as outras. Aliás, fazer suas próprias roupas é muito mais barato do que comprá-las em lojas de moda, e a qualidade será muito superior, pois sempre usamos bons tecidos no trabalho independente.

É muito difícil encontrar peças de roupa que combinem com quase todas as meninas e enfatizem suas curvas. Mas ainda existem modelos que combinam com todos os tipos de corpo. Esta é a clássica saia meio-sol. Sua silhueta sofisticada pode esconder quadris muito largos ou, ao contrário, equilibrar sua ausência, realçar a cintura e até mesmo aumentar visualmente o busto. Recomenda-se que essas peças estejam presentes no guarda-roupa de todas as meninas. Combinam tanto com saltos altos quanto com tênis, suéteres ou blusas de verão.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções para costurar um cardigan de malha você mesmo
Padrão com raio
Padrão com raio

Como as partes da saia são cortadas em um ângulo de 45 graus, elas precisam ser alongadas. Isso será feito para as partes das metades traseira e frontal, no meio. Se a saia for costurada com material fino, ela precisará ser alongada em sua forma final. É necessário deixar uma margem aqui (não mais do que 5 centímetros na bainha). Antes de costurar as partes, é aconselhável prendê-las bem.

Ao criar um produto a partir de um tecido com trama de cetim, antes de alinhar a borda, é necessário deixar a saia pendurada por pelo menos um dia. Se for escolhido um material leve para o trabalho, o produto pode ser costurado em um elástico. Nesse caso, ele pode ser inserido ao longo de toda a cintura ou separadamente - dois elásticos ao longo das costuras laterais.

Construção do desenho
Construção do desenho

Você não deve fazer essa saia com materiais listrados, pois será muito difícil combinar com o padrão. Além disso, nesse caso, o consumo de tecido aumentará. Ao criar uma saia de cetim, é preciso levar em consideração que ela terá uma aparência diferente vista da frente e de trás. Isso se deve ao corte enviesado.

Medidas necessárias

Até costureiras iniciantes conseguem costurar uma saia dessas. Para fazer um molde, você só precisa tirar duas medidas: a circunferência da cintura e o comprimento da saia. Todas as medidas são feitas em centímetros.

Atenção! Ao fazer medições, não se curve nem se mova.

Produto com forro
Produto com forro

Cálculos necessários

Para a saia sol, primeiro você precisa desenhar um semicírculo. Você precisará calcular o raio do círculo interno, que será a linha da cintura. O comprimento do produto deve ser marcado de acordo com a figura.

Como calcular a quantidade de tecido para uma saia dupla sol

Se você precisa de uma saia dupla sol, o molde e o consumo de tecido podem ser facilmente encontrados em diversas masterclasses. Ou você pode calculá-los em calculadoras online especiais.

Por exemplo, circunferência da cintura = 80 cm e comprimento do produto = 70 cm.

D = 0,32 * cintura + comprimento do produto + margens = 0,32 * 35 + 70 + 3 = 84,2 cm.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer você mesmo uma linda boneca de anjo de tecido

A largura padrão do material é de 150 cm. Dobrado ao meio, obtemos 75 cm. Portanto, o produto pode ser costurado com uma dobra.

Para uma largura clássica, o comprimento necessário é D * 2 = 84,2 * 2 = 168,4 cm. É importante lembrar que após a lavagem o produto pode encolher um pouco, então você pode adicionar mais 5 cm.

Opção para números completos
Opção para números completos

O consumo de tecido para figuras inteiras aumenta quase o dobro.

Atenção! A quantidade de tecido necessária para uma saia de verão depende não apenas das medidas da pessoa, mas também da sua altura.

O tamanho pode ser idêntico, mas se a altura for maior, será necessário usar bastante tecido. Se a diferença de altura for de cerca de 35 centímetros, a largura pode quase dobrar o consumo de material. Isso se deve ao fato de que o corte de uma calça ou saia com quadril maior que 120 cm não cabe na largura do tecido. Se for 150 cm, você pode tentar costurar algo, mas com 140 cm isso não funcionará.

Preparando uma saia para ajuste

Para preparar adequadamente uma saia para o ajuste, você precisa saber as proporções do seu corpo:

  • Coloque o produto na figura, prenda o fecho ao longo da linha da cintura na posição vertical com a ponta do alfinete para baixo;
  • Observe os cortes laterais, eles devem ser verticais, rigorosamente no centro;
  • As dobras também devem ser verticais;
  • Verifique a posição da bainha da saia;
  • Observe a localização dos dardos, pois eles não ficam todos no mesmo lugar e dependem do volume do abdômen;
Como o produto deve se ajustar corretamente
Como o produto deve se ajustar corretamente
  • Se a barriga for lisa, as pinças ficam localizadas principalmente no corte lateral para dar um pouco de volume;
  • Observe a profundidade e o comprimento, se for necessário trocá-los, insira as agulhas ao longo dos dardos na extremidade, transversalmente;
  • Observe a altura e a largura do jugo na cintura e nos quadris;
  • Verifique o design da bainha: nessas saias, a linha do fio corre diagonalmente ou em um ângulo de 45 graus e pode esticar, e a parte inferior ficará com comprimento irregular. Para evitar que isso aconteça, o produto precisa ficar pendurado por alguns dias;
  • Você pode adicionar peso para acelerar o processo.
Você pode estar interessado nisto:  Revisão de padrões de ponto cruz para almofadas
Modelo Tutu
Modelo Tutu

Agora você pode tentar ajustar o produto em uma pessoa.

Cálculo do consumo de tecido para outros tipos de saias

Tutu. Circunferência do quadril 70 cm, comprimento da saia 50 cm. Portanto, são necessárias 70 peças de 20 cm de largura e 100 cm de comprimento = 50 x 2. Corte 3 m de malha perpendicularmente e você obterá 20 tiras, 50/20 = 2,5 m.

Bom. Para um produto com quatro saltos anabela, tamanho 46 e comprimento da saia de 80 cm, você precisa de 1,80 m de tecido. Isso com uma largura clássica de 150.

Americano. Para a versão infantil, você precisa de: para a canga 15 cm (altura 8 cm), para as camadas cerca de 2 m, 40 cm de tule. Em média, 3 m de tecido.

Tutu de tule
Tutu de tule

Tutu. O consumo de material para um tutu depende do comprimento e do volume que a menina deseja. Com uma largura de tecido de 150 cm, são necessários cerca de 10 m para um produto de tamanho médio.

Com um envoltório. Esses estilos costumam ser feitos de tecidos drapeados. São usados ​​principalmente no outono e no início do inverno. Para uma altura de 165 cm, você precisará de uma largura de tecido clássica de 150. O fecho ou os botões são feitos na lateral, e você também pode decorá-lo com um broche, se desejar.

Lápis. Estilo clássico de escritório, combina bem com blusas ou suéteres. Se o modelo for na altura do joelho e com fenda, são necessários 70 cm de tecido.

Estilo empresarial
Estilo empresarial

Fazer uma saia sol não é mais difícil do que outros estilos. Tirar as medidas é bem simples, mas é preciso calcular corretamente o raio do círculo e a quantidade de tecido. A bainha pode ser longa ou curta, a escolha fica a critério de cada pessoa. O comprimento ideal do produto é até o tornozelo ou até o chão. Se você entender todas as nuances da costura, não deverá ter problemas.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior