Um cardigan é uma jaqueta-capa que se diferencia de outras peças pelo seu corte solto. Na maioria das vezes, é feito de malha, lã, cashmere ou fleece, mas uma gama muito maior de materiais é adequada para ele. Além disso, um cardigan pode apresentar muitas diferenças dependendo do seu corte. Este artigo discutirá como costurar um cardigan de tricô com as próprias mãos, moldes de blusas de tricô e a história do cardigan.
- História
- Abertura
- Verificando se há defeitos no tecido
- Tecido decorativo
- Determinando a direção dos loops
- Padrão de cardigan
- Layout do padrão
- Modelando a prateleira e o verso
- Modelando a manga
- Cortando os detalhes
- Primeira adaptação
- Tradução de linhas e conexão de peças
- De costura
- Fazendo alterações depois de experimentar
- Costuras de costura
- Base de produtos
- Processamento de bolsos e gola
- Conectando a gola à peça e costurando as mangas
- Como costurar sem molde
- Suéter de tricô faça você mesmo
- Blusa de tricô faça você mesmo
História
A imagem clássica de um cardigan é um colete alongado de malha sem gola. Possui um fecho em forma de botão na frente, com o qual é fechado, vários bolsos e um decote em V. No início de sua invenção, era usado apenas pelos militares como isolamento para o uniforme. Seu nome vem do Conde de Cardigan, que teve a ideia de usar esse tipo de roupa.

Começou a ser usado ativamente em trajes civis apenas por volta do ano 50 do século XX. A partir daí, a popularidade do cardigan só cresceu, e ele passou a ser usado sempre e em qualquer ocasião. Os cardigans modernos, além das principais características distintivas, possuem barra ajustada e fecho de botão.
Importante! Na Rússia, essa peça de roupa se tornou popular há relativamente pouco tempo e está apenas começando a ganhar o seu devido lugar no guarda-roupa de todo homem que quer ter estilo.

Abertura
Antes de criar moldes para blusas de malha, você precisa verificar os principais indicadores do tecido: defeitos, desfiamento, direção das laçadas. Tudo isso determina a qualidade do produto futuro.
Verificando se há defeitos no tecido
O corte não pode começar sem uma verificação completa do tecido do futuro cardigan em busca de defeitos: nós, buracos, qualidade do tecido, defeitos. Se pelo menos um desses defeitos estiver presente, você precisará escolher outro material ou, se já tiver comprado, contorná-lo com giz.
Tecido decorativo
Este processo é muito importante na primeira etapa do corte. Se você não descatizar o tecido, durante o processo de costura, ele e suas partes individuais enrugarão e se deformarão. Tudo isso acabará causando assimetria no produto final.
Determinando a direção dos loops
Para determinar a direção, você precisa dobrar o tecido "com a face" para dentro ao longo da borda e virar as bordas em sua direção. O tecido de malha tem uma característica específica: o tricô à máquina, com laçadas que podem ser desfiadas. Por isso, ao fazer um cardigã de malha, é importante garantir que as laçadas se desfiem de cima para baixo. Para verificar isso, puxe a linha cuidadosamente. Se o tecido começar a se desfiar facilmente, então esta é a parte superior.
Importante! Depois de determinar a parte superior, você precisa alinhar a parte inferior e usar uma régua ou fita métrica para traçar uma linha reta com giz ou sabão. A partir dela, reserve uma margem de 3 a 4 cm e trace uma linha novamente — a futura bainha do produto.

Padrão de cardigan
O corte correto do tecido é a base da beleza do futuro produto. O corte envolve a criação de moldes no tecido de malha, a modelagem da futura frente e costas, a modelagem das mangas e o recorte de todos os detalhes para a costura subsequente.
Layout do padrão
Este processo requer:
- Pegue o molde da prateleira e coloque-o sobre o tecido de modo que o ponto superior do ombro coincida com a marca do comprimento total do futuro produto;
- Pegue o molde do verso e coloque-o sobre o tecido de modo que seu centro coincida com a dobra do tecido;
- Verifique a distância entre elas. Ela deve ser igual ao dobro da largura das margens laterais.
Modelando a prateleira e o verso
É importante que as linhas de controle nos moldes estejam no mesmo nível. Primeiro, você precisa contornar os detalhes com giz ou sabão e, em seguida, prosseguir para a pinça, que pode ser transferida para a cava para menos visibilidade. Isso também é adequado para quem tem seios grandes e elimina a possibilidade de vincos e dobras na cava. A última coisa que você precisa fazer é encurtar a pinça em 4 cm do centro do peito. Uma pinça nas costas não é necessária. Basta encurtar a costura do ombro na largura da pinça e aumentá-la em um centímetro. A partir deste ponto, desenhe uma linha até que ela coincida com o ponto mais alto do pescoço e marque a largura das margens nos ombros e cavas em um centímetro e meio.
Modelando a manga
A manga fica localizada na parte superior do tecido, perto da borda. Para isso, a partir da margem de ombro da bainha, reserve o comprimento da manga na parte superior e adicione uma margem de cerca de 4 cm na parte inferior. A largura da manga, bem como os cotovelos e as linhas internas, são determinados de acordo com o modelo e o estilo do futuro cardigan e do molde. Você também deve aplicar margens: um centímetro e meio ao longo da cava e 2 cm ao longo dos cotovelos e das linhas internas.
Importante! Toda a estrutura deve ser verificada novamente em termos de largura e comprimento. O principal é não se esquecer de adicionar também margens para um ajuste mais solto ao corpo, que dependem do tipo e volume da silhueta e da modelo.
Cortando os detalhes
Depois de modelar todos os detalhes, considerando as margens, você pode começar a recortar, ou seja, cortar os detalhes recortados. Para evitar que se movam, é aconselhável fixá-los com alfinetes.

Primeira adaptação
Antes de finalmente costurar o cardigan, você deve se preparar para a primeira prova e fazer a prova em si. Esse processo inclui desenhar as linhas, conectar as peças e, na verdade, a prova.
Tradução de linhas e conexão de peças
Usando um cortador e um quadro negro, você precisa transferir as linhas de giz de uma peça do molde para outra. Depois disso, você precisa costurar as pinças nas peças da prateleira. Para fazer isso, você precisa:
- Conecte as peças da frente às costas ao longo das laterais e ombros;
- Passe uma das mangas para experimentá-la de um lado e transfira todas as alterações para a outra manga;
- Faça elementos decorativos de papel ou tecido desnecessário, como punhos, gola e bolsos, para experimentá-los, se você planeja fazer isso.
Durante a primeira prova, insira a manga na cava e fixe o comprimento e a largura do produto, das mangas e do decote, marcando a localização dos elementos decorativos. O molde de um cardigã de tricô nem sempre é vendido publicamente, e o sonho de fazer algo bonito continua sendo um sonho. Você pode cortar um cardigã você mesma, usando moldes padrão que se ajustem ao tamanho e fazendo os ajustes necessários no processo.

De costura
Somente após a experimentação da translação das linhas e a conexão de todas as partes, é realizada a costura do produto em si. Isso envolve fazer ajustes após a primeira prova, costurar para embelezar, ajustar o produto final e processar elementos decorativos.
Fazendo alterações depois de experimentar
É necessário marcar com giz os locais onde as peças serão fixadas, de modo que a impressão fique em ambos os lados. Após a divisão das peças, siga as seguintes instruções:
- Retire os fios utilizados no alinhavo das laterais e ombros para facilitar o ajuste do produto;
- Pegue a fita e altere a distância das marcas aos cortes em cada parte horizontalmente. Some os dados obtidos, que serão excedentes na hora de experimentar. Essas distâncias podem ser distribuídas ao longo das costuras laterais;
- Depois disso, você precisa conectar as marcas com linhas nas laterais da parte traseira e da prateleira: dobre a parte traseira ao meio e alinhe os cortes;
- Una a peça das costas com a da frente ao longo da costura lateral e deixe uma margem de um centímetro;
- Corte o excesso nas costas e nas laterais;

Costuras de costura
Você pode costurar as costuras em uma overloque usando um ponto tricô. Se não tiver uma overloque especial, você terá que usar uma máquina comum com agulha de tricô. As margens devem ser cortadas a um centímetro e as bordas devem ser chuleadas. Depois disso, costure as costuras laterais e passe-as a ferro no verso.
Base de produtos
Para basear a peça, dobre-a ao meio e alinhe todos os cortes e costuras nas laterais, prendendo-os com alfinetes. Em seguida, conecte as marcas na cava com linhas suaves usando giz e aplique uma margem de 1 cm. Alinhe o centro da frente e a barra da peça. Meça a cava e a manga com um centímetro. Encontre a diferença a partir disso. Se for de 3 a 4 cm, está tudo certo. Se o valor for maior, o excesso será distribuído sobre as costuras.
Em seguida, as costuras das mangas são unidas, assim como as dos ombros. Para evitar que elas estiquem durante o uso, antes de serem lixadas, uma tira de material adesivo é colada às margens com um ferro de passar. Todas as costuras são passadas a ferro nas costas.

Processamento de bolsos e gola
Após a experimentação, os bolsos são virados de malha e costurados com uma costura plana. As bordas dos bolsos são dobradas e os próprios bolsos são fixados à peça com alfinetes. Em seguida, são alinhavados.
Para a gola, um pedaço de tecido é cortado no comprimento das laterais e do pescoço. As margens também são levadas em consideração. A largura da gola é igual ao comprimento necessário para o modelo multiplicado por dois, considerando as margens. A gola deve ser dobrada ao meio e alinhada de acordo com o modelo planejado.
Conectando a gola à peça e costurando as mangas
Após todos os passos acima, você precisa alinhavar e costurar o voronik na parte superior do produto. As bordas costuradas devem coincidir perfeitamente com a parte inferior do produto. Costurar as mangas é ainda mais simples: elas são inseridas nas cavas pela lateral do produto.

Como costurar sem molde
É perfeitamente possível costurar um cardigan sem molde. Para isso, você precisa:
- Pegue o tecido do qual o cardigan será costurado e corte um quadrado com lados de 150 cm ou mais;
- Encontre o centro do quadrado dobrando-o em 4 camadas;
- Inscreva nele um círculo com giz com o centro no centro do quadrado;
- Pegue qualquer suéter do armário que se ajuste perfeitamente ao seu corpo e coloque-o sobre o tecido no centro, deixando 20 cm de distância do topo;
- Transfira as linhas das cavas das costas e da frente da blusa para o tecido;
- Faça furos para as futuras mangas e uma gola de couro ou jeans velho, costure-a na parte superior ao longo do círculo. Isso será necessário para uma gola ou capuz;
- Faça as mangas e costure-as com uma costura interna na parte de trás da peça.

Suéter de tricô faça você mesmo
Esta seção contém fotografias de moldes para blusas de malha que podem ser facilmente feitas com suas próprias mãos e meios improvisados.

Blusa de tricô faça você mesmo
É muito fácil fazer uma blusa ou um cardigã com as próprias mãos. Existem muitos moldes na internet disponíveis para todos os amantes da costura. Abaixo, alguns exemplos de moldes para blusas de tricô.

Assim, o padrão de um suéter de malha com mangas compridas é simples e interessante. Compreendendo a essência do trabalho e seguindo as instruções, até mesmo uma costureira iniciante conseguirá costurar este produto, e o padrão de um suéter de malha trará apenas prazer.




