Na verdade, existem muitos motivos pelos quais jeans precisam de tratamento. Por exemplo, comprar sem experimentar. Quem já passou por essa situação pode ter se perguntado: "Como faço para deixar o jeans mais justo na barra, na cintura ou no quadril?". Existem várias maneiras de ajustar o jeans ao seu corpo.
Quanto você pode fazer um jeans mais estreito?
Como ajustar corretamente o jeans e o quanto ele pode ser afinado. Na verdade, existem várias maneiras, e a quantidade de tecido a ser removida depende do proprietário da peça. O formato futuro do jeans é obtido levando-se em consideração a altura e a constituição física da pessoa. O jeans pode ser bainhado tanto "a olho" quanto usando um molde pré-fabricado. O formato também dependerá das preferências e do comprimento desejado da peça.

Para costurar jeans, você pode usar outras calças como base, que se tornarão uma amostra do comprimento e formato desejados. Para trabalhar com elas, basta colocar as peças uma ao lado da outra e delinear o local onde a costura será feita posteriormente.

Para reduzir o tamanho da peça (sem usar um molde), você definitivamente precisará de alfinetes ou prendedores de roupa pequenos. Depois de alinhavar a costura, remova-os.
Observe! O novo visual da calça é uma escolha baseada na preferência pessoal. No entanto, vale considerar que você precisa experimentar a calça antes de costurá-la. A perna deve ser fácil de vestir.
Preparando o modelo
Antes de começar a costurar jeans, você precisa preparar o modelo para o trabalho. As calças podem ser bainhadas não apenas na parte inferior, mas também em outros lugares onde for necessário. Se o objetivo for afinar a peça na parte inferior, vire o produto do avesso e desfaça as costuras inferiores, que depois são bem passadas a ferro.
Vale ressaltar que tanto as calças femininas quanto as masculinas são costuradas seguindo o mesmo princípio. O resultado final dependerá apenas da preferência de cada pessoa.
Observe! A seguinte dica pode ajudar: antes de usar a calça jeans na cintura, lave-a pelo menos uma vez. Isso evitará que a peça "encolha" no futuro.

A preparação para o ajuste dos quadris consiste em cortar as costuras laterais (que são mais altas) e, para reduzir a cintura, a peça é aberta na parte de trás. Ao passar, preste atenção especial às costuras, para que seja mais fácil trabalhar com elas posteriormente. Ao cortar, é importante ter cuidado para não cortar demais ou fazer uma linha torta.
As dicas a seguir podem ser úteis ao costurar:
- Durante o trabalho, você deve experimentar o item diversas vezes para garantir que não haja imprecisões.
- Se você tem calças no seu guarda-roupa que combinam com o estilo desejado, você pode usá-las como modelo.
- Não rasgue a calça completamente. As costuras na região da virilha são bastante problemáticas para costurar sozinha, especialmente para iniciantes.
- Vale a pena comprar linhas especialmente fortes, caso você não tenha nenhuma. As finas podem quebrar a qualquer momento, e todo o trabalho será arruinado.
- Recomenda-se processar as bordas cortadas com ponto overloque ou zigue-zague, pois o tecido jeans tende a “amassar”, e isso danificará a peça quando usada.
Ferramentas necessárias
Como fazer jeans mais estreitos e quais ferramentas são necessárias para isso? Para um trabalho de alta qualidade, você precisará de uma grande variedade de materiais. O tecido jeans é denso, assim como as costuras, então você precisa trabalhar com ele com cuidado. Algumas ferramentas são selecionadas especificamente para essa densidade. Para fazer jeans mais estreitos, você precisará de:

- Máquina de costura elétrica.
- Se possível, use um overloque para costurar. Se não tiver um, use o modo zigue-zague da máquina.
- Tesoura. Para tecidos grossos, a melhor opção é a tesoura de alfaiate.
- Um pedaço de giz ou uma barra de sabão.
- Linhas e agulhas para costura.
- Régua longa ou fita métrica.
- Ferro.
Se você não tiver uma tesoura de alfaiate, pode usar uma comum, mas será um pouco mais difícil trabalhar com ela, principalmente na hora de cortar costuras.
Algoritmo de trabalho
As etapas do trabalho podem variar dependendo de onde você precisa remover o excesso de tecido. Normalmente, é necessário afiná-lo na cintura ou na barra. Não importa a melhor forma de ajustar a cintura de jeans largos - à mão ou com uma máquina. O principal é seguir as instruções passo a passo, adequadas tanto para calças jeans quanto para shorts.
A maneira mais fácil:
- Vários dardos são marcados na área da cintura e depois cuidadosamente arrancados.
- Em seguida, as pinças são costuradas (à mão ou à máquina).
- O material restante é cortado e o cinto é costurado novamente.

Vale lembrar que, se você tiver dúvidas sobre como trabalhar com roupas por conta própria, pode sempre ir a um ateliê. Lá, calças largas resultarão no estilo desejado de forma rápida e eficiente. Em alguns casos, essa é realmente a decisão certa. Por exemplo, isso se aplica a peças muito caras que você não quer estragar ao costurar. Os preços no ateliê variam dependendo da cidade e do prestígio. Normalmente, o serviço de retirada de calças custa ao cliente de 400 a 600 rublos. * Tudo também depende de onde você precisa remover o excesso de tecido. Você pode ir ao ateliê se não tiver overloque ou máquina em casa - o processamento custará 50 rublos/m².
Ao longo das costuras laterais
Costuras laterais são usadas quando as pernas são largas na parte inferior, nas panturrilhas e um pouco acima. Geralmente, são usadas calças boca de sino, que não são apreciadas pelo seu formato, e as calças não têm o tamanho certo.
O algoritmo a seguir lhe dirá como ajustar a calça jeans nas pernas:
- Primeiro, você precisa experimentar o jeans para entender onde e quanto deve apertar. As áreas selecionadas são fixadas com alfinetes.
- Vale a pena conferir novamente antes de alterar o ajuste do item ao seu corpo.
- Coloque o jeans sobre uma superfície dura e plana e alise-o bem para que não haja vincos em lugar nenhum.
- Usando um pedaço de sabão, desenhe uma linha da futura costura onde os alfinetes serão fixados.
- O excesso de tecido é removido do item com linha.

- As calças são experimentadas novamente para verificar se há alguma falha. Vale ressaltar que, se o jeans for comprido, ele é primeiro encurtado para o tamanho desejado (mas não costurado) e só então o excesso é removido das laterais.
- O excesso de tecido é cortado, deixando uma margem de 1–2,5 cm.
- Em seguida, as bordas são processadas com overloque ou ponto zigue-zague. A linha é selecionada de acordo com a tonalidade do jeans. O processamento das bordas é necessário, pois o tecido cortado se deteriora e esfarela rapidamente.
- Após o processamento, eles começam a costurar novas costuras, conectando-as cuidadosamente com as antigas.
- O produto é passado e experimentado.
Se não houver defeitos, os fios excedentes são removidos.

Costura
Para que o jeans novo pareça acabado, é feita uma pesponto. Isso é necessário para que a costura interna não fique com um aspecto muito áspero.

- Você precisa pegar linhas que combinem com a cor da costura existente.
- É aplicada uma costura aproximada, imitando uma de fábrica.
- A peça é passada a ferro. Nesta etapa, a barra da calça é dobrada e costurada.
Para que a costura fique impecável, recomenda-se usar linhas grossas ou conectar duas finas. No lugar da lançadeira, é permitido usar linhas pretas.

Método usando calças velhas
Como costurar jeans largos usando calças velhas? A técnica não é muito diferente de costurar ao longo das costuras e da cintura. Neste caso, a "régua" será um jeans velho que se ajuste ao formato e ao comprimento das pernas. No entanto, ao usar este método, você precisa levar em consideração algumas condições de trabalho.
- Você precisa trabalhar com duas peças em uma superfície plana, de preferência uma que seja larga o suficiente para acomodar o jeans.
- O produto antigo precisa ser consertado. Se o jeans "escorregar" constantemente um do outro, costurar e alinhavar no futuro será bastante problemático. Jeans refeitos podem ficar irregulares.
- Ao trabalhar, é importante levar em consideração quaisquer defeitos na amostra, pois eles podem complicar um pouco o trabalho. Por exemplo, se a calça estiver esticada nos joelhos ou tiver cortes, é necessário alisar bem o produto.
- Depois de tirar as medidas e alinhavar o tecido, ainda vale a pena experimentar um jeans novo, mesmo que a amostra sirva perfeitamente.
Usar jeans velhos como molde é um método bastante simples, adequado para quem não quer criar um molde. Este método é bastante universal — pode ser aplicado não apenas a jeans, mas também a outros tipos de calças.

Método usando um padrão
A modelagem é um método complexo de afinar uma peça de roupa, exigindo certos conhecimentos e habilidades. No entanto, somente graças a ela é possível obter um resultado preciso e de alta qualidade. Além disso, o molde construído pode ajudar no futuro, caso você precise refazer várias outras calças.
Para fazer um molde para futuras calças, você pode usar o seguinte método:
- Um pedaço de papel de parede pode ser usado para a construção. Os jeans que apresentam um formato adequado são rasgados e as partes resultantes são alisadas.
- Uma parte é colocada no papel e o contorno é transferido.
- O item que precisa ser alterado também é aberto nos lugares certos. O molde recortado é colocado sobre ele e contornado com um pedaço de sabão ou giz. É importante não se esquecer de deixar uma margem para costura.
- As calças são costuradas na máquina de costura de acordo com o molde.
- Em seguida, o produto é virado novamente para a frente e costurado.
No final, a parte inferior também é processada, como no método sem padrão.

Sem usar uma máquina
Como deixar jeans mais estreitos sem usar equipamentos? É perfeitamente possível fazer você mesmo, mesmo sem agulha e linha.
- Você precisa vestir uma calça jeans e ficar em frente ao espelho.
- A largura necessária é fixada manualmente em uma perna.
- O excesso deve ser dobrado para o lado esquerdo.
- O tecido dobrado é segurado na borda e então a perna é dobrada quantas vezes forem necessárias até que a largura desejada seja alcançada.
- Se o resultado for satisfatório, o mesmo é feito com a outra parte do jeans.
Este método é bom porque não requer ferramentas adicionais. Além disso, é considerado "reutilizável" — com sua ajuda, você pode experimentar diferentes comprimentos e larguras no mesmo jeans, criando um novo visual a cada vez. No início, este método pode parecer difícil, mas se você fizer tudo aos poucos, seguindo as instruções, no final tudo dará certo.

Graças à variedade de métodos, a pergunta "como deixar jeans mais justos?" não surge mais. De todos os métodos listados, você pode escolher o que mais lhe agrada. Mas não se esqueça de que você sempre pode entrar em contato com o estúdio caso não esteja confiante em suas habilidades.
*Os preços são válidos em agosto de 2019.




