Para fazer uma mochila jeans com as próprias mãos, você não precisa gastar muito dinheiro. Em qualquer apartamento, você pode facilmente encontrar vários pares de jeans que você tem pena de jogar fora, mas não quer mais usá-los. A solução ideal seria costurar uma mochila original com eles, que uma menina, um menino e até mesmo um adulto possa usar. Mas como costurar uma mochila com jeans velhos com as próprias mãos, moldes e outros aspectos dessa atividade verdadeiramente criativa podem ser encontrados lendo o artigo.
Como escolher um material
Para que a mochila seja de alta qualidade e durável, ela deve ser feita de um material resistente, cuja estrutura permita a fácil manutenção do produto final. Essas propriedades são típicas do tecido jeans, que é tingido apenas na parte externa. Hoje em dia, os jeans são geralmente costurados com materiais sintéticos, como lycra e viscose. Eles são necessários para dar ao produto final elasticidade e resistência adicionais. É claro que, nesses casos, o tecido manterá sua forma perfeitamente, permitindo a passagem do ar. Ele será resistente à sujeira e durável. Essas características são ideais para fazer uma bolsa ou uma mochila bonita com suas próprias mãos. Mas escolher esse tecido para artesanato apresenta algumas desvantagens:

- Encolhimento do tecido jeans - apenas algumas lavagens e um produto feito desse material diminuirá drasticamente de tamanho.
- Baixa solidez da cor - uma bolsa feita de jeans desbota durante a lavagem, então os acessórios devem ser lavados separadamente de outras roupas.
- Se os requisitos de cuidado do material não forem atendidos, ele pode perder suas propriedades e cor.
Se você quiser costurar uma mochila para o dia a dia, é melhor usar jeans masculinos antigos. Eles são mais duráveis do que os modelos femininos e simplesmente têm mais material para fazer um acessório. Como o jeans é muito durável, você deve usar agulhas grossas, linhas duplas e um furador para cortar o produto desejado.
Em geral, é melhor escolher calças feitas de um único tecido. Quanto mais costuras o material selecionado tiver, mais difícil será costurá-lo.
Importante. O tecido jeans deve ser processado com costura à máquina e agulhas grossas nº 100 e nº 110.
Quais ferramentas são necessárias
Para começar a cortar uma mochila de jeans com suas próprias mãos, você deve estocar as ferramentas que serão úteis no trabalho. Qualquer master class de costura exigirá os seguintes itens:
- Tesoura. Nesse caso, recomenda-se o uso de tesouras de alfaiate, pois elas têm lâminas longas e afiadas. E como o jeans é bastante denso, será extremamente difícil cortá-lo em pedaços com uma tesoura comum.

- Um pedaço de giz ou sabão. Qualquer um desses itens será necessário para marcar e cortar tecido jeans. Costureiras experientes usam marcadores especiais.

- Máquina de costura. Uma ferramenta sem a qual você não deve começar a costurar. Com a ajuda dela, o acessório costurado terá costuras muito resistentes que não rasgarão após vários usos.

- Linhas. Você precisará de dois tipos: linhas comuns, usadas para costura, e linhas de acabamento para acabamento de bordas.

- Ferramentas de medição. Uma fita métrica ou uma régua longa servem para cortar.

Além das ferramentas listadas, vale a pena ter em mãos entretela, cordão, rebites, zíperes e outros itens que serão úteis para decorar a mochila com cores vibrantes.
Informações úteisAntes de começar a cortar o molde, o jeans deve ser lavado e passado bem.

As melhores master classes com padrões
Existem várias masterclasses básicas sobre corte de mochilas jeans. Elas podem ser usadas tanto por profissionais quanto por quem decidiu tentar costurar algo com as próprias mãos pela primeira vez. Mas, independentemente da opção de costura escolhida, você precisa seguir algumas recomendações gerais:
- Para garantir que o produto mantenha sua forma, é utilizado tecido de entretela ou forro para reforçar a parte inferior.
- Um material rígido e não elástico é costurado adicionalmente nas alças e tiras.
- Antes de começar a cortar, você precisa pensar com antecedência sobre onde os bolsos, zíperes e elementos decorativos ficarão no produto final.
Mochila simples
Este acessório é muito fácil de costurar, já que você nem precisa fazer um molde de jeans para fazê-lo. Parece vagamente uma bolsa, mas é bem espaçoso e não ocupa muito espaço.

Para fazer uma mochila, você deve preparar todas as ferramentas e materiais necessários com antecedência. Após concluir a etapa preparatória, você pode começar a costurar o produto. Isso deve ser feito passo a passo:
- Pegue uma calça jeans velha e corte o material desnecessário. O tamanho da mochila planejada dependerá do comprimento do corte.
- As costuras de ambas as pernas são abertas na parte interna. Em seguida, são dobradas e costuradas para formar um tubo de tecido.
- A parte inferior do produto precisa ser reforçada. Para isso, ele é feito em três camadas. Almofadas de teca são inseridas entre as camadas e toda a estrutura é colada com entretela.
- O forro é recortado com base nas dimensões da mochila e costurado na parte interna.
- As alças estão sendo feitas. Uma fita para cinto é ideal para elas. Mas não aperte demais. Se não houver outra, você pode costurar inserções macias.
- Uma aba é feita de jeans e um botão é preso ao fecho. Vale lembrar que os bolsos da calça jeans que ficam na peça finalizada não só desempenham um papel decorativo, como também podem ser usados para guardar chaves, carteira e outros itens pequenos.
Importante! Se um modelo volumétrico não for necessário, não há necessidade de reforço adicional do fundo.
Mochila com inserções têxteis decorativas
A mochila ficará muito original e bonita se você complementá-la com vários apliques de tecido. Portanto, se você tem jeans e retalhos de tecido desnecessários em casa, pode costurar um acessório estiloso com eles.
Para fazer esse acessório, além das ferramentas básicas, você precisará de materiais adicionais:
- Renda.
- Tecidos de diferentes cores e texturas.
- Botão grande.
- Ilhós – cerca de 6 peças.
- Anéis de metal para prender o arnês.

Para começar a cortar o molde, você precisa ter vários espaços em branco à mão:
- Para o fundo da mochila você precisará de uma forma oval de 27 x 16 cm.
- Para a base do produto você precisará de um retângulo medindo 73 x 37 cm.
- Para as tiras, você precisa preparar duas tiras medindo 100 x 10 cm.
- Válvula.
A mochila é feita de acordo com as seguintes instruções:
- Os moldes são feitos a partir de três peças: base, alças e válvula. Sobre elas são costurados acabamentos de tecidos multicoloridos.
- Duas peças do mesmo tamanho são cortadas de jeans velhos, que formarão o corpo do produto. De um lado, elas são costuradas à máquina de costura e, do outro, uma peça em branco decorada com tecido é instalada e também costurada.
- Para fazer uma aba, pegue dois pedaços de tecido e costure-os de dentro para fora, depois costure um laço.
- Depois disso, a parte de baixo é experimentada e fixada. A parte de cima é forrada com ilhós e um cadarço é inserido.
- As alças são costuradas na parte de trás da mochila.

Técnica de patchwork
A essência dessa técnica é costurar peças a partir de retalhos de tecido, o que permite criar peças originais e inusitadas. Por isso, é usada para fazer mochilas de jeans com as próprias mãos.
Com este método de costura, você deve estocar jeans de diferentes tons e texturas. Tanto tons claros quanto escuros servem. Se desejar, você pode usar retalhos de outro material.

O processo de confecção de uma mochila utilizando a técnica patchwork é realizado passo a passo:
- Para entender como as manchas de cores diferentes ficarão, você precisa criar um molde do futuro produto. Se estiver planejando uma mochila pequena, pode usar pedaços de tecido medindo 13 × 13 cm, mais uma margem de 1 cm.
- A base é cortada em serpyanka, levando em consideração a margem de costura. Em seguida, todos os remendos devem ser dispostos sobre ela e cuidadosamente passados a ferro. Isso ajudará a evitar costuras ásperas que aparecem ao costurar jeans.
- O sintepon é cortado em duas partes. A serpyanka com pedaços de tecido jeans será costurada em uma delas, e a outra será usada para fazer a parte inferior.
- Além disso, os remendos podem ser decorados com fita adesiva. Ela é costurada ao longo das bordas das peças, primeiro na horizontal e depois na vertical.
- Costuras adicionais são fixadas com um ponto ziguezague.
Informações adicionaisNo produto, as partes adicionais são costuradas primeiro e depois a parte interna.
Modelo espaçoso
Uma mochila grande nem sempre significa que ela é espaçosa. Depende principalmente do corte da peça.

Uma mochila de grande capacidade é feita de acordo com o seguinte esquema:
- As pernas são cortadas para que o jeans vire shorts.
- As costuras dos shorts resultantes estão rasgadas nas laterais.
- A parte da frente é colocada sobre as costas. Elas são presas com alfinetes para evitar deslocamento da costura. A costura é feita ao longo do cós.
- As pernas restantes da calça também serão aproveitadas. Uma delas será útil para fazer a alça e as alças, a segunda será usada para costurar a parte de trás do produto.
- As costuras laterais são costuradas.
- Uma camiseta velha pode ser usada como forro. A gola é cortada e um dos lados é costurado para formar uma bolsa.
- A junta em branco é fixada com pinos e costurada.
- Uma aba é feita com o tecido restante e fixada na parte de trás da mochila. Botões em cadarços de panqueca podem ser usados como fechos.
Mochila para crianças
Uma mochila infantil deve ser espaçosa e compacta ao mesmo tempo. Também é importante que a criança use algo chamativo e diferente. Para fazer isso, basta pegar uma calça jeans, alguns elementos decorativos coloridos e mãos à obra.

Primeiro, você deve preparar tudo o que será útil no processo de costura:
- Calça jeans velha. Para deixar a peça mais bonita, é melhor usar duas calças.
- Tecido de forro.
- Tecido não tecido.
- Raio.
Informações úteisO molde utiliza tecido de uma cor. O segundo jeans é usado para decorar o acessório finalizado.
Depois que tudo estiver pronto, você pode começar a trabalhar. Para obter um modelo perfeito, cada peça é costurada com ponto overloque. Caso contrário, a peça ficará com uma franja.

Costurar uma mochila é feito passo a passo:
- A parte principal é feita de duas partes retangulares. Um bolso é costurado na parte externa e as alças são fixadas na parte interna. As alças, assim como as alças, são costuradas de dentro para fora e viradas do avesso.
- A parte inferior é feita de plástico, com entretela fixada a ela e ao molde. Em seguida, as partes principal e inferior são conectadas e costuradas.
- Na etapa final, um forro é costurado dentro da mochila.
Informações adicionaisA aparência final da mochila depende do padrão selecionado, portanto, nesta fase você deve pensar com antecedência em como ficará o produto final.
Como projetar uma mochila
O jeans em si é um tecido bastante versátil que dispensa decorações adicionais. No entanto, se desejar, você pode adicionar diversos elementos decorativos e obter algo que ninguém mais tem. Para isso, franjas, strass, lantejoulas, miçangas, fitas coloridas e muito mais são usados.
É possível criar diversas aplicações ou desenhos na superfície da mochila. Para isso, um esboço é feito na superfície do tecido jeans, que é então pintado ou o material selecionado é costurado.

Você pode usar todos os tipos de botões, rebites, ilhós e outras peças de metal para criar um acessório moderno.

Em geral, as opções de design para uma mochila ou bolsa feita de jeans são limitadas apenas pela sua imaginação e pela disponibilidade do material necessário.
Então, se você quer uma mochila diferente de todas as outras, não precisa correr até uma loja de grife. Basta encontrar uma calça jeans extra no seu armário.




