Lindos padrões de gorros de malha para crianças e mulheres

Um chapéu é um acessório de cabeça projetado para proteger contra o frio, o vento e outras influências ambientais adversas. Alguns tipos de chapéus servem não tanto para aquecer, mas sim para decorar ou criar detalhes na imagem. Este artigo explica como construir um padrão de chapéu de tricô e o que é necessário para isso.

Materiais e ferramentas

Para concluir o trabalho, cada costureira deve preparar os seguintes materiais e ferramentas:

  • fita métrica para tirar medidas;
  • padrão básico pronto;
  • giz ou lápis para transferir o contorno para o material;
  • tecido de malha com dimensões aproximadas comprimento = 50 cm, largura = circunferência da cabeça + 2 cm;
  • lã para forro;
  • tesoura de corte;
  • máquina de costura ou overlock, agulha com ponta arredondada para costurar malhas;
  • alfinetes de alfaiate para prender peças;
  • linhas de costura para combinar com o material principal.
Padrão de chapéu de malha
Padrão de chapéu de malha

Como fazer medições

Uma questão muito importante é fazer as medições corretamente e fazer um desenho.

Medidas corretas da cabeça
Medidas corretas da cabeça

Não é nada complicado, mas você ainda precisa ter cuidado. Para isso, pegue um centímetro e meça a circunferência da sua cabeça. Este será o tamanho principal. Para descobrir o tamanho do futuro gorro, você precisa subtrair 4 cm do tamanho principal (valores aproximados, dependendo da densidade do material). Para construir um molde, você precisa saber a largura. O tamanho resultante deve ser dividido por 2 gorros. Trabalhos futuros serão baseados nessas dimensões. Abaixo, você pode descobrir como fazer um molde para um gorro de tricô para criança.

Costurando um gorro de tricô para uma criança

Primeiro, você precisa entender o princípio de fazer um molde básico de gorro com malha fina com suas próprias mãos. O desenho é criado e pode ser processado de acordo com seu design e necessidades.

Padrão de gorro de tricô para modelo infantil
Padrão de gorro de tricô para modelo infantil

A base do padrão é a largura do produto, igual à medida da circunferência da cabeça reduzida pela metade. O valor pode ser ligeiramente menor ou ligeiramente maior que a circunferência da cabeça e depende da elasticidade do material selecionado.

Observe! Se você já tem malhas, enrole o tecido em volta da cabeça para determinar sua elasticidade. Essa medida serve para ajustar a largura do molde.

O comprimento do chapéu da moda é de aproximadamente 47 cm, mas essa medida pode ser facilmente modificada dependendo do design.

A borda superior é formada por uma linha suave e arredondada.

Acabamento em pele
Acabamento em pele

Ao longo do contorno superior, coloque dardos com uma solução de 2-3 cm.

Para um forro feito de outro material, reduza o contorno em 0,5-1 cm. Isso é necessário, pois a camada interna adjacente à cabeça tem contorno e volume menores.

Você pode estender a base para franzir ou criar uma aba. Você pode adicionar um forro quente para proteger do vento.

Como costurar um gorro e uma gola alta com malha

O cachecol é popular há vários anos. É prático porque pode ser usado tanto no pescoço quanto na cabeça.

Existem várias maneiras de costurar um laço de malha com as próprias mãos. É bem simples. Para isso, prepare uma peça de malha com um metro de comprimento e meio metro de largura. Você pode costurar um laço de malha a partir de um suéter velho. Para isso, você precisa de:

Gorro de malha masculino
Gorro de malha masculino
  • dobre o tecido ao meio com o avesso para fora;
  • Prenda as bordas com alfinetes e costure-as na máquina. Deixe 4 a 5 cm sem costura em cada extremidade do cachecol resultante;
  • vire o produto do lado direito para fora, torça-o várias vezes no meio;
  • prenda as pontas do cachecol que ficaram soltas com alfinetes pelo lado de dentro e costure.
Você pode estar interessado nisto:  Costurando vestidos de verão com saias: padrões interessantes

Atenção! Neste caso, você precisa deixar uma pequena abertura e depois costurar à mão.

Para fazer um gorro tamanho 52-56, você precisará de cerca de 60 cm de comprimento e 50 cm de largura. O tecido deve ser dobrado com o avesso para fora. Em seguida, dobre o tricô da esquerda para a direita, já que a costura traseira do produto ficará à direita.

O processo de costura do produto
O processo de costura do produto

Primeiro, prepare um molde de como costurar um gorro de tricô feminino. O molde deve ser ajustado ao tamanho desejado. Ele consiste em quatro partes de papel que precisam ser colocadas sobre o tecido e fixadas com alfinetes. Trace com giz, deixando uma margem de 1 cm, e recorte.

Desdobre o material em toda a sua largura e, em seguida, dobre-o com o lado direito voltado para dentro. Processe a costura traseira na máquina de costura.

Em seguida, costure a parte superior do chapéu. Vire o produto resultante para o lado direito.

Ao dobrar o chapéu em duas camadas, certifique-se de que todas as costuras coincidam. Em seguida, alfinete e costure a costura superior na máquina. A costura traseira estará completamente fechada. Vire o produto do avesso. O toucado está pronto.

Chapéus para recém-nascidos
Chapéus para recém-nascidos

Como costurar um gorro de meia de tricô

Para costurar um cocar você precisa preparar:

  • Fita métrica;
  • Giz;
  • Tesoura;
  • Tópicos.

Primeiro, você precisa fazer um molde no papel. Se não tiver uma máquina de costura, você pode costurar um produto feito com esse tecido à mão. A costura ficará invisível, pois o tecido é volumoso. Será mais fácil costurar se você prender as partes com alfinetes antes.

Depois de preparar os materiais, você precisa medir a circunferência da sua cabeça. Divida o valor resultante por quatro — esta será a largura de uma cunha. Em seguida, você precisa determinar a profundidade do chapéu. Para isso, use uma fita métrica para medir a distância da testa até a parte de trás da cabeça, passando pelo topo da cabeça.

Cortando o cocar
Cortando o cocar

Divida o resultado por dois. Você obtém uma cunha, devendo haver quatro no total. Para construir uma cunha, você precisa desenhar um triângulo cuja base formará a parte inferior da cunha. Em seguida, arredonde os segmentos que vão da base ao topo.

Como o material não desfia, as costuras internas podem ser deixadas sem tratamento. Mas se o toucado não for forrado, vale a pena usar um overlock.

Em seguida, você precisa aplicar o molde ao tecido, cortar quatro pedaços e costurá-los. É importante não misturar a frente do tecido com o verso, caso contrário, você terá que refazer tudo. Você pode costurar os pedaços um por um.

Boné de menino com gravatas
Boné de menino com gravatas

Você pode costurar duas cunhas primeiro, obtendo duas metades do produto. Depois, combine-as. Há uma grande variedade de moldes para gorros de lã. Neste caso, o gorro terá uma aba dobrada. Também é possível fazer uma versão com a costura inferior dobrada.

Turbante de malha

O turbante é um acessório de cabeça que veio da cultura oriental para a Rússia e se consolidou há muito tempo na indústria da moda global. Mas, para não gastar muito dinheiro em um item de grife, você pode facilmente criar um turbante com suas próprias mãos, levando em consideração suas preferências e características pessoais. Agulhas de tricô, fios e moldes de tricô ajudarão nisso.

Você pode tricotar um toucado desses com o padrão mais simples, e um lindo broche pode se tornar a decoração central. A principal vantagem de um turbante de tricô é a facilidade de colocar e tirar, pois não é necessário enrolá-lo, desenrolá-lo e dobrá-lo novamente a cada vez.

Você pode estar interessado nisto:  Costurando um vestido de linho usando um molde você mesmo
Turbante de malha exclusivo
Turbante de malha exclusivo

Um turbante de tricô pode ter uma aparência diferente, mas a maioria dos modelos desse tipo de acessório de cabeça é tricotada de forma bastante rápida e simples. O turbante em si tem diversas variedades:

  • clássico;
  • oriental;
  • retrô.

Visualmente, eles diferem na forma como a parte frontal é dobrada e no volume das dobras, bem como na presença de enfeites. Há também um turbante-bandagem que cobre as orelhas, mas deixa o topo da cabeça aberto. Esta opção é mais adequada para o outono, enquanto o chapéu é um item universal para o outono, primavera e inverno.

Este turbante com agulhas de tricô para iniciantes é tricotado em uma única peça. Você não precisa conectá-lo, costurá-lo, torcê-lo ou tricotar partes separadas.

chapéu turbante de malha
chapéu turbante de malha

Materiais para o trabalho:

  • fio semi-lã;
  • agulhas de tricô nº 5.

Você precisa calcular as laçadas. A largura deve ser de 10 a 11 cm; nesta master class, resultou em 19 laçadas. A amostra deve ser tricotada com o fio obtido, levando em consideração que o número de laçadas deve ser múltiplo de seis e +1.

Tricotando um elástico para turbante com agulhas de tricô:

  • 1ª carreira - 1 fora., 2 frente., repita a alternância de laçadas até o final;
  • A 2ª carreira e as demais carreiras pares também precisam ser tricotadas como na primeira opção;
  • 3ª carreira - 1 fora, 1 laçada das pessoas atrás da parede do fundo e, sem removê-la, 1 laçada das pessoas deve ser tricotada atrás da frente. Assim, este método de tricotar três laçadas é repetido até o final;
  • A 5ª fileira é igual à terceira.

O elástico precisa ser tricotado até 4 cm.

Padrão de turbante
Padrão de turbante

Em cada carreira da frente, são feitos cinco aumentos da maneira descrita abaixo.

Adições:

  • na primeira carreira após dois pontos meia (5 aumentos);
  • na terceira carreira de faces - meia da frente e 1 meia (5 aumentos).

As variações de aumento se alternam. Isso proporcionará uma expansão uniforme da touca do turbante.

Observe! Para evitar furos no tecido, é melhor fazer aumentos antes dos pontos tricô.

Os aumentos são feitos até que haja 6 pontos tricô nas faixas externas.

Em outras faixas, você precisa parar de aumentar quando houver 11 laçadas em meia. As laçadas de borda não devem ser levadas em consideração.

Tricotar 5-6 cm sem aumentos. Em seguida, comece a fazer diminuições: nas carreiras da frente, tricotar 5 vezes 2 laçadas em meia. Para evitar distorções, as diminuições são feitas uma a uma – primeiro na frente da frente, depois depois.

Ferramentas para decoração de chapéus
Ferramentas para decoração de chapéus

As diminuições são feitas até que reste 1 laçada em meia em cada faixa, exceto na do meio. Nesse ponto, você precisa deixar 2 laçadas em meia.

As laçadas devem ser divididas em 10 partes. Cada metade de 28-29 cm deve ser tricotada separadamente. Elas devem ser dispostas, costurando as pontas — aros — transversalmente ao longo das bordas.

Boina de tricô faça você mesmo para mulheres

Como acontece com qualquer produto de costura, ao fazer uma boina, a primeira coisa que você precisa fazer é criar um molde simples com suas próprias mãos. A base do molde da boina é um círculo com 30 cm de diâmetro (tamanho padrão). No centro do círculo, você precisará cortar um círculo que corresponda ao tamanho da cabeça.

Boina feminina faça você mesmo
Boina feminina faça você mesmo

O tamanho da cabeça é o principal indicador na criação de um molde de boina. Para determinar este parâmetro, é necessário colocar uma fita métrica flexível ao redor da parte mais larga da cabeça (uma linha que percorre a saliência da parte occipital e os tubérculos frontais). O comprimento dessa linha, determinado em centímetros, será o tamanho de qualquer chapéu.

Normalmente, essa medida também é usada na compra de um produto pronto em uma rede de varejo. Ao tirar as medidas, você não pode apertar demais a fita métrica, nem afrouxá-la. O cumprimento incorreto dessas condições será fortemente sentido ao usar o produto. Nesses casos, a boina escorregará constantemente, fazendo com que você tenha que ajustá-la com frequência, ou terá que puxá-la com força na cabeça, o que causa uma sensação de desconforto. Também é necessário levar em consideração a espessura da costura da borda e do forro, se houver, usados ​​neste produto.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre moldes e costura de vestidos para gestantes
Modelos de chapéus com orelhas
Modelos de chapéus com orelhas

Após determinar o tamanho da cabeça, continuamos cortando o produto. O raio do círculo a ser cortado é calculado usando a fórmula R = tamanho / 2π. Ao fazer uma boina de tecido elástico, deve-se subtrair 1 a 2 cm do tamanho da cabeça para que ela se ajuste bem à cabeça.

No total, você precisa cortar três pedaços:

  • uma peça redonda com um furo;
  • parte inferior da boina;
  • banda.

Uma tira da largura e comprimento necessários é cortada como uma faixa.

Para fazer uma boina com suas próprias mãos, você precisará fazer apenas três costuras principais. A primeira costura conecta as duas partes principais formando um círculo. Em seguida, costure a faixa formando um anel. E a terceira costura consiste em costurar a faixa dobrada ao meio na abertura para a cabeça. Após todas essas operações, é necessário passar bem as costuras.

Se o tecido com o qual o toucado é feito desfiar bastante, deixando fios no cabelo, será necessário fazer um forro. Para isso, você precisa cortar duas peças redondas, como para a boina. Junte-as com os lados direitos voltados um para o outro e costure-as ao redor da circunferência, deixando cerca de 7 cm sem costura. Vire o forro do avesso e insira-o na boina com a frente voltada para dentro. Em seguida, você precisa alinhar a faixa e o forro ao redor da circunferência da cabeça e costurar ao redor do círculo. Através do furo sem costura, todo o produto deve ser virado e cuidadosamente costurado.

Forro de lã
Forro de lã

Gorro de malha com orelhas

Antes de começar a trabalhar, você precisa rasgar o suéter em partes separadas. Escolha um pedaço do tamanho apropriado para obter um retângulo: largura 47,0 cm, altura 38,0 cm (as dimensões já estão indicadas com folgas). O tecido deve esticar bem na largura, para que o gorro fique justo na sua cabeça.

Em seguida, o tecido deve ser ajustado às dimensões do retângulo e o excesso deve ser cortado. Se em alguns pontos não houver tecido suficiente, você pode fazer inserções decorativas. As inserções devem ser cortadas com margem para processamento. Em seguida, você precisa conectá-las à máquina, usando uma agulha dupla para dar elasticidade à costura. Todos os cortes devem ser alinhados para obter um formato retangular com bordas uniformes. Você precisa costurar a costura do meio no overlock. As costuras devem ser passadas a ferro. Em seguida, a costura do meio deve ser posicionada exatamente no centro, fixada com um alfinete e costurada na costura superior do chapéu.

Este produto é perfeito para meninas se você o fizer em tons de rosa.

Produto para homens
Produto para homens

O mesmo deve ser feito com a segunda costura, só que no meio você precisa deixar uma pequena abertura para virar a peça para a frente. Pela frente, você terá que costurar a abertura com pontos invisíveis. Dobre a peça ao meio para dentro e marque as linhas de costura que definem as orelhas. Tudo isso deve ser costurado à máquina. No final, você terá que remover as linhas de giz.

Concluindo, vale ressaltar que um gorro de tricô é um item prático e confortável, não requer cuidados especiais e pode ser usado no dia a dia. O molde de um gorro de tricô é bastante fácil de fazer: você mesmo pode desenhá-lo ou imprimir um molde da internet em tamanho real. Costurar um chapéu é fácil, então qualquer adulto pode fazer a tarefa.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior