A gravidez é um momento inesquecível. Durante esse período, o corpo da mulher passa por algumas mudanças que exigem ajustes no guarda-roupa. Para deixar a futura mamãe confortável, ela precisa adquirir diversos itens especiais. Eles podem ser comprados em lojas ou feitos em casa. Seguir as instruções passo a passo permitirá que você costure roupas com os tecidos mais adequados e economize bastante dinheiro.
- Como escolher o tecido certo para costurar um vestido para uma gestante
- Regras de medição e meios improvisados
- Características de costura de um vestido lindo e elegante para uma gestante
- Características de como fazer um lindo vestido de noite
- Vestido de noiva para futura mamãe: escolha do tecido e estilo adequado
- Como costurar um vestido de maternidade com suas próprias mãos: padrões e estilos para iniciantes
- Como costurar calças de maternidade você mesma
- Vestido de inverno em malha para gestantes: molde simples
- Túnica para gestantes: modelo simples e estilo adequado
- Saia de maternidade: como costurar em casa
Como escolher o tecido certo para costurar um vestido para uma gestante
Você precisa escolher o tecido dependendo de vários fatores:
- estações;
- regime de temperatura;
- o estilo do vestido futuro;
- tipo de roupa (para uso diário ou para ocasiões especiais).

Se uma mulher planeja usar o produto no verão, é melhor escolher tecidos leves para costura: chita, linho ou algodão. O linho deve ser de alta qualidade. Não deve pinicar nem causar desconforto. Além disso, deve-se levar em consideração que é difícil de passar, amassa e estica durante o uso, o que deforma o produto e altera ligeiramente sua aparência.
A opção mais adequada é o tecido de algodão. É fácil de passar e não amassa tanto. Além disso, é adequado para fazer vestidos para todas as ocasiões. E a variedade de tecidos certamente agradará a futura mamãe.

Para a estação fria, é melhor escolher malhas grossas. Dê preferência a materiais naturais com um teor mínimo de sintéticos. Estes últimos não só aumentam a transpiração, como também podem causar reações alérgicas.

Regras de medição e meios improvisados
Para costurar itens de guarda-roupa em casa você precisará de:
- fita métrica (centímetro);
- papel milimetrado;
- têxtil;
- um lápis simples, um pequeno pedaço de sabão ou giz;
- tesoura;
- agulhas;
- fios de cores diferentes (dependendo da cor do tecido).
A costura pode ser feita à mão ou à máquina, se a mulher tiver as habilidades necessárias.
Características de costura de um vestido lindo e elegante para uma gestante
É fácil e simples costurar um vestido de maternidade com as próprias mãos. Primeiro, você precisa escolher um material de alta qualidade. Você não conseguirá costurar um produto bonito com tecido barato. O segundo componente importante é escolher o estilo de vestido mais adequado:
- cintura alta;
- no jugo;
- trapezoidal;
- em forma de bolsa.
Vestidos com cintura alta e cava são perfeitos para gestantes com corpo esguio. Já para mulheres cheinhas ou do sexo feminino que ganharam muitos quilos a mais, peças em formato trapézio ou vestidos soltos são perfeitos.

Vestidos estilo saco são universais. Podem ser usados após o nascimento do bebê. Eles esconderão todas as imperfeições da silhueta que fazem a mulher se sentir insegura durante a primeira menstruação após o parto.

Muitas mulheres se perguntam como costurar um vestido leve para o verão para uma gestante, e qual modelo escolher. Para um verão quente, um produto com babados é ideal. Eles disfarçam a barriga arredondada e permitem que a gestante se sinta o mais confortável possível. Para que o produto se ajuste perfeitamente ao corpo, é necessário um molde de vestido para gestante corretamente elaborado.
Características de como fazer um lindo vestido de noite
Tecidos de malha, seda e chiffon leves são perfeitos para vestidos de noite. Para costurar peças com os dois últimos materiais, você precisa ter experiência. Porque até mesmo um pequeno erro pode fazer com que o vestido fique ridículo.
Vestido de noiva para futura mamãe: escolha do tecido e estilo adequado
Primeiro, você precisa decidir o estilo do seu vestido de noiva. Um vestido com saia rodada é ideal para gestantes, pois tira a ênfase da barriga e reduz visualmente a cintura.
Costurar seu próprio vestido de noiva não só permitirá que você faça um vestido único que ninguém mais tem, mas também economizará uma quantia considerável de dinheiro.
Para facilitar o trabalho e não se esgotar com ajustes dolorosos, é recomendável fazer um manequim.
Importante! Durante a gravidez, os parâmetros da silhueta mudam regularmente. Portanto, os moldes devem ser feitos alguns centímetros maiores do que as medidas iniciais.
Como o tecido para um vestido de noiva é caro, você pode usar um material mais barato para fazer um molde bruto. Você pode experimentá-lo em um manequim e fazer ajustes, se necessário. O molde alterado deve então ser transferido para o tecido caro. Isso evitará danos ao material caro.

Como costurar um vestido de maternidade com suas próprias mãos: padrões e estilos para iniciantes
Existem muitos estilos de sarafans de maternidade. O mais fácil de fazer é o trapézio. Ele pode ser feito sem molde. Você precisará de malha grossa para ele. Você pode costurar um sarafan trapézio sem máquina de costura. Basta ter as habilidades mais básicas.

Importante! Vale evitar tecidos com estampas florais e detalhes grandes, que vão deixar a silhueta feminina bem maior.
Não menos relevante para gestantes é um vestido jeans de verão. A parte inferior do produto pode ser feita no formato de um sol ou de uma saia flare. O comprimento do vestido deve ser escolhido de acordo com suas preferências e características do seu corpo.
Importante! É importante lembrar que a parte da frente do futuro vestido de verão deve ser um pouco maior.
Como costurar calças de maternidade você mesma
Calças também são parte integrante de qualquer guarda-roupa. Você pode costurá-las você mesmo, se tiver certas habilidades.
Ao criar um molde, preste atenção especial ao cós da futura calça. Para simplificar o processo, você pode usar calças velhas. Vista as calças velhas sem abotoá-las. Em seguida, aplique o tecido ao redor de toda a cintura. Para determinar o tamanho do cós da calça, você pode colocar uma almofada embaixo dela que siga os contornos da barriga.
Em seguida, você precisa contornar as linhas da barriga com um lápis e transferi-las para o tecido. Em seguida, corte o tecido seguindo as linhas marcadas e faça um cinto com um tecido confortável para o corpo. Por fim, costure-o cuidadosamente na base da calça.
Para a sua informação! Este método é ideal se uma mulher não tem muito tempo para fazer uma peça de roupa ou se ela não tem muita experiência em costura.

Vestido de inverno em malha para gestantes: molde simples
O fio de algodão também é adequado para fazer vestidos de malha de inverno. É natural, agradável ao corpo e não causa coceira. Além disso, é perfeitamente respirável e não retém umidade.

Você pode usar qualquer padrão de tricô, incluindo aqueles que não são para gestantes. Ao fazer um vestido, você precisa aumentar um pouco a parte da frente do futuro vestido, levando em consideração as características do seu corpo.
Túnica para gestantes: modelo simples e estilo adequado
Uma túnica é conveniente durante a gravidez porque, ao contrário de blusas e camisetas, esta peça de roupa não sobe. Isso permite que você não se preocupe com a barriga exposta.
O modelo mais adequado é uma túnica em corte A. Para poder usá-la nos últimos estágios da gravidez, recomenda-se aumentar significativamente a parte da frente.

Saia de maternidade: como costurar em casa
Uma saia no guarda-roupa de uma futura mamãe não será supérflua. Ela diversificará significativamente a aparência da futura mamãe. O modelo mais adequado para uma posição interessante com corte reto. A parte inferior pode ser mais estreita ou mais larga. O detalhe principal da saia é um elástico na parte frontal do produto. Recomenda-se confeccioná-la com malha elástica, predominantemente de fibras naturais. O cinto não deve, em hipótese alguma, apertar demais a barriga. É bom que esteja ligeiramente solto. Isso permitirá que você use saia nos estágios finais da gravidez.

A gravidez é um período interessante na vida de qualquer mulher. Exige atenção redobrada não só à saúde, mas também ao guarda-roupa, já que as peças familiares se tornam pequenas. E as novas não devem pressionar demais a barriga e restringir os movimentos. Quando surge a questão de renovar o guarda-roupa, muitas pessoas pensam em fazer suas próprias roupas, o que economizará bastante dinheiro e, ao mesmo tempo, acompanhará a moda moderna.
Ao costurar roupas para gestantes, atenção especial deve ser dada à escolha do estilo mais adequado, que não só desviará a atenção da barriga, mas também esconderá falhas de figura que surgem durante esse período interessante.
Uma condição importante para a confecção de roupas para gestantes é a escolha correta do material. Deve-se dar preferência a tecidos naturais. Isso reduzirá significativamente a probabilidade de reações alérgicas.
Também é fácil encontrar moldes para gestantes. O site Burda oferece diversas opções adequadas.




