Toda garota adora coisas bonitas e se sente verdadeiramente feminina nelas. Mas todas as pessoas querem ser únicas, então o artesanato entra em cena. Este artigo ensina como costurar um vestido com as próprias mãos e também apresenta os moldes básicos dos produtos.
- Escolha do tecido
- Opções de moldes de vestidos
- Simples
- Molde de vestido com asas
- Com mangas curtas de uma peça
- Vestido curto com uma manga
- Moldes de Vestidos de Praia
- Molde de vestido midi
- Vestidos com mangas compridas
- Molde de vestido de verão com mangas curtas
- Vestido Godet
- Vestido sem fecho
- Com estampa floral
- Com mangas largas
- Com gola ascot
- Molde de vestido simples para mulheres plus size
- Vestido com cintura drapeada
- Vestido de verão com alças
- Vestido com saia meio-sol
- Sequência de corte e costura
Escolha do tecido
O mais importante é que o material seja fácil de usar. Deve ser fácil de costurar, passar ou lavar. É melhor não usar tecidos de seda, pois são lindos, mas muito caprichosos. Para a primeira costura, é aconselhável usar tecidos de chita simples, sem molde; você pode se acostumar com produtos para crianças.

Opções de moldes de vestidos
Há uma enorme seleção de modelos de vestidos na internet. Infantis, adultos, para a noite e muitos outros. Abaixo, você encontra diversas opções de moldes estilosos. Você pode imprimi-los ou desenhá-los você mesmo.
Simples
Primeiro, você precisa fazer o triângulo ABCD.
Largura do produto. Os lados do retângulo AB e DC são iguais a ½ da circunferência do peito, de acordo com a medida com margens: AB = DC = 46 cm + margens.

Atenção! Ao construir o desenho básico do produto, é preciso lembrar das margens, pois após a lavagem o item encolherá um pouco.
Comprimento. Os lados do retângulo AD e BC medem 100 cm.
Profundidade. Do ponto A para baixo, trace a profundidade da cava com as margens e marque o ponto O.
Do ponto O, trace uma linha para a direita até a intersecção com BC e marque O1.
Linha da cintura. Da marca A para baixo, trace 42 cm e coloque o ponto K. Da marca A para a direita, trace uma linha até a intersecção com BC, que será o valor K1.
Quadris do produto. A partir do K, desça 22 cm e marque o ponto H. Desse ponto para a direita, desça a linha até a intersecção com BC e marque H1. Este é um molde para o tamanho P, que pode variar dependendo dos parâmetros.

Molde de vestido com asas
Não há um padrão geral aqui. A frente e as costas podem ser retiradas de uma camiseta velha, a única diferença estará no decote. Edite ligeiramente as costas. Divida-as em duas partes iguais, cortando-as ao meio. Em seguida, adicione 3 cm (para o zíper). O produto é adequado para alturas de 160 a 175 cm. Você pode costurar o mesmo vestido para uma menina, então o tamanho será de aproximadamente 110 cm.
Com mangas curtas de uma peça
Construção passo a passo:
- O trabalho começa com um desenho. Em uma folha A4, faça uma linha reta igual à distância da cintura até a barra do produto;
- As pinças são reduzidas e a cava é aumentada em 2 cm ao longo das costas;
- Desenhe linhas através dos novos pontos em direção aos cortes na tela;
- A linha de corte do ombro na cava é elevada - 1 cm na frente, 0,8 cm atrás;
- A partir do final do ombro, meça cerca de 8 cm para o decote.
Pode ser costurado em estilo boho ou casual.

Vestido curto com uma manga
O desenho requer um padrão básico do produto.
Da esquerda para a direita, faça uma linha para costurar a manga. Ela atravessa todo o molde frontal até o ponto do lado direito. O comprimento fica a critério de cada pessoa.
Partindo da bainha da peça, desenhe uma linha de desenrolamento e uma alça direita. A largura é de aproximadamente 5 cm. Um babado será feito no corpete. Meça o comprimento dessa linha e adicione 15 cm para o franzido. Você precisa desenhar uma espiral com o comprimento necessário. Meça o tamanho necessário do babado. Isso já depende do estilo do vestido de verão. Quatro elementos serão recortados para o babado.
Moldes de Vestidos de Praia
Antes de criar um desenho, você precisa tirar medidas da figura.
Medidas a serem tomadas:
- Comprimento do ombro, frente e costas até a linha da cintura;
- Tamanho ½ cintura, peito, quadris e pescoço.
O comprimento do vestido é selecionado com antecedência. É necessário fazer ajustes para que o produto fique solto. Ao cortar elementos simétricos, são utilizadas metades do tamanho. O desenho finalizado deve ser dobrado ao meio para verificar a uniformidade e a coincidência das linhas. O desenho é mostrado abaixo.

Molde de vestido midi
Este produto não tem forro, então você precisa de uma calcinha com alças. O comprimento midi a partir da cintura é de 70 cm. Primeiro, você precisa fazer um molde para as costas. Corte ao longo da cintura. O ombro pode ser encurtado de 2 a 3 cm. A linha da cava deve ser lisa.
Ao longo da costura lateral, meça cerca de 10 cm, ao longo da linha central da frente a partir do decote, meça 20 cm para baixo.
Vestidos com mangas compridas
É aconselhável confeccionar este produto com malha ou tecido elástico. Às vezes, são utilizados tecidos com estampas. Mas se você escolher um tecido de uma única cor, o vestido será tanto para a noite quanto para o dia a dia. Você pode usar cintos para enfeitar. O comprimento das mangas é escolhido à vontade, e o produto será do tamanho 44 ao 46. Primeiro, costure as costuras dos ombros e, em seguida, as laterais. Costure uma fita de viés no decote. Em seguida, decore a bainha do vestido e as mangas. Qualquer vestido de verão pode servir de molde, o principal é costurar as mangas corretamente.

Molde de vestido de verão com mangas curtas
O molde de um vestido de verão para iniciantes é feito de acordo com um desenho simples. Faça a parte superior do desenho com o ponto A. Daqui para a direita, trace uma linha horizontal e, em seguida, uma linha vertical para baixo.
Instruções de desenho:
- AB = 5 cm (tamanho único). Faça um recorte para o decote das costas AB;
- ВН = 80 cm este será o comprimento do vestido de verão de acordo com as medidas;
- AC = ½ circunferência do quadril = 94/2 = 47cm;
- Do ponto C superior trace uma linha para baixo, do ponto H para a direita faça um segmento horizontal e marque-o como H1;
- AA1 = AB1 = 1/4OS + 5 cm (tamanho único) = 38/4 + 5 = 14,5 cm. Faça o decote A1B1;
- SP = 3 cm, conecte os segmentos A1 e P com retas (A1P é o segmento do ombro);
- PG = Profundidade da cava + 7cm = 22 + 7cm = 29cm.
Para a cintura. A partir do segmento A1, trace uma linha perpendicularmente para baixo e tire a medida DTS + 2 cm para um tamanho único. Para o verão, é melhor usar tecidos leves, como linho natural, chita ou algodão.

Vestido Godet
O molde do godê é feito sem margem de manobra, com acréscimo de 0,5 cm nos cortes quando costurado em máquina clássica, se costurado em overlock, acrescenta-se até 2 cm.
Faça um cinto de 180 cm de comprimento e 10 cm de largura (5,5 cm quando pronto).
Vestido sem fecho
O comprimento do produto ao longo das costas é de aproximadamente 100 cm. O trabalho começa com o molde das costas. É aconselhável aprofundar o decote em 4 cm e a cava em 2 cm. A partir da linha extrema dos ombros, faça 4 cm para a esquerda ao longo da costura do ombro e, em seguida, meça 2 cm - o tamanho do ombro do vestido de verão. Faça um decote nas costas e um ponto para a cava. A partir daí, abaixe a linha da cintura e corte o corpete.
Além disso, faça um verso inteiriço medindo 5 cm; o produto é feito com um forro adesivo.

Com estampa floral
Para o molde, usamos um sarafan básico, que pode ser curto ou longo. Compramos apenas o tecido com estampa floral, que pode ser em todo o tecido ou apenas na parte da frente. Não é necessário escolher flores geométricas, pois são mais difíceis de costurar sem quebrar a linha.
Com mangas largas
O comprimento do produto a partir da cintura é de aproximadamente 80 cm. Para construir o molde, transfira todos os elementos do vestido separadamente para papel vegetal.
A partir do decote frontal, desenhe 5 cm para baixo ao longo da linha central da frente. Desenhe um segmento horizontal à direita e marque o ponto B.

A partir dele, desenhe 1 cm para cima e faça a linha frontal do corpete ligeiramente arredondada. Meça o segmento AB ao longo da cava e transfira-o para as costas. Trace uma linha horizontal através do segmento B. A partir da marca B, desenhe 1 cm para cima e faça uma linha frontal suave para o corpete.
Com gola ascot
Para criar um desenho, você pode usar o molde básico do vestido, mas adicionar uma margem de cerca de 4 cm. Basicamente, a gola ascot é costurada separadamente do vestido, em forma de cachecol. Ela pode ser amarrada de diferentes maneiras, com ou sem laço. Este molde é mostrado na foto abaixo.

Molde de vestido simples para mulheres plus size
Algumas mulheres acima do peso se preocupam bastante com isso. Se você escolher o vestido certo, ele ajudará não apenas a esconder as imperfeições do corpo, mas também a enfatizar suas curvas e formas. Muitas mulheres, por engano, preferem vestidos justos, pensando que isso ajudará a esconder visualmente as áreas volumosas.
Na verdade, tudo acontece ao contrário: curvas só podem ser removidas com roupas mais largas, enquanto corpos magros exigem peças mais justas. Não é aconselhável usar strass ou miçangas para corpos mais cheios, pois isso tornará a aparência mais pesada. É aconselhável costurar com viscose e evitar modelos com caimento justo. Abaixo, um molde para um vestido simples.

Vestido com cintura drapeada
No desenho da frente, faça um aprofundamento de 3 cm para o decote, encurte o ombro para 10 cm. Desenhe uma nova cava e um novo decote. A partir do ponto do quadril, desenhe 8 cm para baixo e estreite a costura lateral da frente em 2 cm.
Aqui, também, o estreitamento é feito como na frente. O decote das costas é feito do meio da cintura, tangenciando o decote das costas até a ponta do ombro. Esses vestidos também são chamados de vestidos tulipa.
Vestido de verão com alças
É aconselhável usar materiais leves que não grudem no corpo. Primeiro, corte a frente e as costas do produto com folga de 1,5 cm. Não são necessárias folgas ao longo da bainha do vestido de verão; o molde deve ser posicionado de forma que haja vieiras na parte inferior.
Importante! Não deve haver margem de costura nas cavas.
Com o forro da mesma cor, faça a frente e as costas do vestido de verão seguindo o mesmo molde, com margens laterais de 1,5 cm. Também não deixe margens para as cavas.
Para as alças e decoração do decote você precisará de cetim recortado, de aproximadamente 80 cm.
Vestido com saia meio-sol
O molde de um vestido com saia é o mais fácil de fazer porque você só precisa tirar duas medidas: a circunferência da cintura e o comprimento da saia em si.
Não é necessário fazer o molde para um vestido meio-sol no papel. Após tirar as medidas necessárias, os moldes podem ser aplicados ao tecido com sabão ou marcador têxtil.
Sequência de corte e costura
Processo de trabalho passo a passo:
- Prepare todos os elementos pequenos e decorativos: golas, bolsos, punhos, etc. Passe bem com ferro quente;
- Faça o verso, processe e corte o excesso da peça;
- Prepare a frente do vestido: processe e costure os elementos de acabamento;
- Prepare a saia (se for separada do vestido): processe as costuras, dobras e bainha da saia, decore os cortes laterais;
- Prepare as mangas, processe as costuras.

Montagem do vestido:
- Costure as costas e a frente seguindo as linhas dos ombros;
- Costure a gola ou processe o pescoço, prenda os fechos. Para facilitar e tornar mais prático realizar essas ações, é aconselhável costurar a gola antes de processar as costuras laterais do vestido;
- Costure as laterais da frente e das costas;
- Trate a bainha do vestido;
- Costure as mangas;
- Costure o peito (corpete) e a saia;
- Passe o produto acabado;
- Decore como desejar.
Concluindo, vale ressaltar que costurar vestidos sozinha não é muito difícil. O principal é fazer o molde certo e tirar as medidas. É aconselhável levar materiais leves e baratos, especialmente para costureiras iniciantes. Você pode encontrar ainda mais opções em diversas master classes ou revistas.




