Costurando um cinto para saias com zíper à mão

Qualquer mulher consegue costurar uma saia; não é preciso ser costureira profissional para isso. Mas costurar um cinto em uma saia pode ser difícil. Afinal, essa não é a parte mais fácil da criação de um produto. Para fazer um trabalho de qualidade, é preciso muito esforço e paciência. Mas o resultado vale a pena.

Calculando tamanhos de correias

Vale a pena deixar de lado a precisão e o escrupuloso, pois medindo tudo em milímetros, perde-se a chance de corrigir erros durante o trabalho. A clareza nas medidas não garante que a saia se ajuste à silhueta; todas as medidas são tiradas à medida que o trabalho avança. Se tudo for estritamente em milímetros, não haverá oportunidade de ajustar o cinto ou o próprio produto. Tudo deve ser feito com moderação.

Para evitar situações em que o cinto fique mais curto que o corte da saia, deve haver uma margem de erro no cálculo dos tamanhos. Principalmente quando se trata de costurar um cinto a uma saia com zíper, o tamanho exige uma abordagem particularmente cuidadosa.

Auto-costura
Auto-costura

Outro motivo pelo qual medidas precisas não são adequadas é o processamento subsequente do tecido. É comum colar a parte de trás do cinto com tecido adesivo. Devido às suas propriedades e textura, ele pode encolher quando exposto a altas temperaturas, o que acontece quando o produto é passado a ferro.

Ao trabalhar com a braguilha, tenha mais cuidado, pois a cintura pode se deslocar e mudar. Deixe um espaço extra para o cinto, não apenas no comprimento, mas também adicione um pouco de largura. O excesso de tecido sempre pode ser cortado. Não se esqueça de que, depois de experimentar, você pode querer alterar a circunferência da cintura, deixando o cinto mais estreito ou mais largo.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer lindas flores de nylon: instruções para iniciantes

Como costurar um cinto em uma saia

O processo exige concentração e habilidade. Ao cortar a correia, o padrão deve ser colocado transversalmente à fibra. Apenas em alguns casos o corte é feito no sentido do comprimento.

Etapas de costura
Etapas de costura

Importante! É melhor cortar o cinto em pelo menos duas peças, de preferência três. Isso facilitará o ajuste nas costuras laterais, mesmo para as figuras mais complexas.

Cortando as peças

Com um lápis, desenhe retângulos do tamanho apropriado no tecido, não esquecendo de adicionar alguns cm para ajustes futuros.

Os lados interno e externo do cinto são cortados em duas partes separadas (não confundir com os lados interno e externo). Para o fecho, adicione 3 a 4 cm e reserve uma margem de costura de 1 a 1,5 cm.

Em seguida, pegue o tecido de forro e faça um molde ao longo da linha do fio - 2 pedaços de 1,5-2 cm de largura, e o comprimento deve ser igual aos retângulos da peça inicial (também é necessário reservar uma margem para as costuras).

Corte
Corte

Duplicação correta

Para o tecido de suporte, é melhor escolher materiais com propriedades adesivas quando aquecidos com ferro e que estiquem bem.

Os detalhes da camada de duplicação são cortados com uma margem de costura adicional de 0,5-1 cm.

Dobro
Dobro

O forro é colocado no avesso, ao longo da parte central das peças. Ele é alinhavado às peças com pontos largos. Em seguida, recua 3 mm da linha de dobra e uma linha (3,5 mm) é feita na parte interna do cinto. Este procedimento ajudará a manter a resistência e a durabilidade durante todo o uso. O risco de o produto esticar com o tempo será reduzido ao longo da dobra.

Tome 2
Tome 2

Costuras de engomar

Cada parte deve ser dobrada e passada a ferro. Como resultado, você terá 2 partes finalizadas.

Importante! Não estique o tecido enquanto estiver passando.

Passar roupa
Passar roupa

Sem tocar na dobra, a peça é puxada com um ferro na parte inferior. O resultado: duas peças uniformes em "meio-sol" que formarão a frente e a parte de trás da cinta.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e procedimentos de costura para um vestido de chiffon
Resultado de engomar
Resultado de engomar

Para dar uma textura mais densa, uma camada duplicada adicional deve ser anexada ao formato da peça de trabalho na parte externa da camada de suporte.

Montagem

O ajuste é a etapa mais importante da costura e dos detalhes de acabamento.

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é alinhavar as peças resultantes na saia.
  2. O cinto deve ser apertado e, ao mesmo tempo, a saia deve ter uma leve elevação ao longo da linha do reforço.
  3. As costuras laterais devem ser alinhavadas.
  4. Experimentando o produto.

Informações adicionais! Este procedimento evitará que as pinças apareçam na costura lateral.

Se o cinto estiver exatamente onde deveria, não causar desconforto e não escorregar, você pode continuar costurando. O excesso de tecido pode ser dobrado nas costuras laterais.

Montagem
Montagem

De costura

Depois que todas as peças estiverem prontas e o primeiro encaixe do futuro produto tiver ocorrido, você pode começar a costurar seguindo as instruções abaixo:

  1. Os seguintes elementos são feitos na parte frontal e traseira do cinto: bolsos, palas, fecho (botão, cadeado ou zíper), acabamento, etc.
  2. O forro, se houver, é dobrado para dentro.
  3. As peças são dobradas com os lados direitos voltados para dentro e costuradas.

Importante! Tenha cuidado com a costura, pois a máquina encolherá um pouco a camada inferior. Para evitar erros, coloque a peça do cinto sob o calcador da máquina.

Linha
Linha
  1. As margens precisam ser passadas a ferro e aparadas do lado do cós para uma largura de 0,6-0,7 cm. Depois, a espessura das costuras e pinças é cortada, se necessário.
Cortar
Cortar
  1. As sobras são passadas a ferro, colocando-as no cinto.
Margens de costura para passar roupa
Margens de costura para passar roupa
  1. As costuras nas laterais da saia devem ser unidas, alinhadas ao longo de uma linha horizontal, a costura deve ser costurada em ambas as peças.
Combinação
Combinação
  1. Usando uma fita overloque ou viés, processe o local onde o forro e a parte de trás do cinto estão conectados.
  2. Após dobrar as peças com o lado direito para dentro, costuras verticais são feitas perto do fecho. A peça é virada para fora.
  3. Depois de varrer ao longo da dobra e da borda inferior e alinhar as linhas, varra a peça em direção à saia.
  4. Um ponto duplo é feito entre o tecido da saia e o cinto. Embora a costura não fique visível, a linha deve combinar com o tom do tecido. A margem é passada em direção ao forro.
  5. O fecho está preso.
Você pode estar interessado nisto:  Características da tinta spray e sua aplicação em tecidos

Importante! Para maior comodidade, um elástico pode ser puxado para dentro do cós; para isso, durante o corte, marque com uma linha pontilhada o local onde ele será puxado.

Depois de estudar esta master class, até mesmo a mão mais inexperiente de um mestre novato consegue lidar com a tarefa. O trabalho mais difícil será com saias estilo sol, devido às inúmeras dobras. O volume da saia também cria algumas dificuldades, assim como uma saia infantil exigirá uma costura cuidadosa de pequenos detalhes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior