O chiffon é um material com o qual você pode costurar um vestido solto, leve e arejado. No entanto, ao usar este material, lembre-se de que ele possui características importantes que devem ser levadas em consideração no trabalho. É fácil costurar um vestido de chiffon você mesma, mas este trabalho exige precisão e exatidão.
Características do material
A finura do material é obtida pelo uso de fios firmemente torcidos. É feito de fibras naturais ou artificiais. Os modelos de chiffon são adequados para o estilo boho. Este tecido leve e arejado é usado para criar não apenas roupas, mas também têxteis para o lar e acessórios.

Este material é feito em trama simples na maioria dos casos. Pode utilizar diferentes tipos de fios, o que lhe confere determinadas propriedades.
- A seda é obtida pelo bicho-da-seda. Seus fios têm uma seção transversal triangular. O tecido feito com a ajuda deles é capaz de brilhar lindamente.
- O algodão é um material fino, durável e que absorve bem a umidade. Roupas feitas com ele são ótimas para o verão.
- Este material pode ser feito com viscose. Este fio é artificial. É produzido com celulose. O tecido feito com ela é durável e agradável ao toque.
- Quando o poliéster é usado na fabricação, ele confere resistência ao material. Esse tecido não amassa.
- Às vezes, utiliza-se poliamida, conhecida por sua alta resistência.

Na produção de tecidos, diversas opções de tecelagem podem ser utilizadas. Dependendo da opção utilizada, distinguem-se as seguintes variedades:
- Para criar o chiffon-crepe, os fios são torcidos. Além disso, os fios que estão próximos uns dos outros são torcidos em direções opostas – um para a esquerda e o outro para a direita. Este tecido é áspero. Sua peculiaridade é que praticamente não amassa e tem um bom caimento.
- O chiffon jacquard apresenta grandes padrões tecidos que lembram relevo.
- Outra variedade é o chiffon-cetim. Os fios da urdidura são enrolados na trama diversas vezes. Essas características de tecelagem tornam o tecido macio.
- O camaleão brinca com cores diferentes dependendo do ângulo e da intensidade da luz que incide sobre ele. O mestre será capaz de criar uma verdadeira obra-prima com esse tecido.
- O chiffon pérola é semelhante à variedade anterior, com a diferença de que brilha com uma cor madrepérola.
- Embora as bordas cruas desses tecidos geralmente sejam propensas a desfiar, o chiffon de náilon não sofre desse problema. Além disso, é mais durável do que outras variedades.
- No chiffon dupla face, os lados externo e interno são coloridos de forma diferente. Muitas vezes, são feitos em tons contrastantes.
Uma grande variedade de tipos de materiais permite que você escolha o tecido mais adequado para costura para meninas ou mulheres.

Regras para trabalhar com tecido
Ao trabalhar com chiffon, você precisa levar em consideração suas características:
- Geralmente não é lavado. Uma opção mais segura é recorrer a serviços de lavagem a seco para esse fim.
- O tecido tem baixa densidade quando molhado. No entanto, deve ser manuseado com muito cuidado.
- Se precisar secar o chiffon, estenda-o sobre uma superfície horizontal para que ele não fique esticado.
- A maioria das variedades deste tecido apresenta bordas rachadas. Portanto, antes do processamento, recomenda-se umedecê-las com uma solução de gelatina ou amido. Depois que as bordas estiverem secas, elas podem ser costuradas.

- Ao trabalhar com o decote, não é recomendado usar entretela, pois ela ficará visível através do tecido transparente.
Importante! A lavagem só é permitida em água com temperatura inferior a 30 graus. Para evitar danos ao tecido, ele é colocado em um saco especial que o protege contra danos.
Molde de vestido
Ao criar um molde, você precisa considerar que o vestido de chiffon será composto por três partes: um corpete, uma saia e roupas que serão usadas por baixo do vestido leve e transparente.
Importante! Ao trabalhar com este material, os moldes geralmente não são feitos diretamente no tecido. Primeiro, eles são aplicados em papel grosso e só então o material é cortado de acordo com os moldes criados.
O molde é feito levando em consideração as seguintes instruções:
- As costas e a frente da parte superior são recortadas em papel. Elas devem ser simétricas. A parte da frente precisará ter pinças para o peito. Nesta versão, o produto é feito sem mangas.
- Para transferir, dobre o material ao meio e corte esses dois pedaços de uma só vez.
- Ao cortar, adicione dois centímetros às bordas. O aumento de tamanho é necessário para fazer as costuras.
- Para cortar uma saia seguindo as instruções passo a passo, você precisará de um pedaço retangular de tecido. Para determinar a largura, você precisará triplicar a medida da sua cintura. Quanto maior o comprimento, mais volumosa a saia parecerá. O valor fornecido corresponderá à largura média.
- A saia de forro, que será usada por baixo do vestido transparente, deve ser mais curta que a de fora. Ela é feita de acordo com a cintura e os quadris.
Isso completa o corte do vestido.

Vestido de verão faça você mesmo
Depois de preparar tudo o que você precisa, é hora de costurar um vestido de chiffon:
- Você precisa costurar as laterais e os ombros.
- Para uma saia de chiffon, você precisará costurar um elástico. Para que ele não fique visível através do chiffon transparente, você precisa colocar várias camadas de tecido nesse local. As pontas do elástico são costuradas à mão.

Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao costurar e cuidar de um vestido de chiffon:
- O chiffon é um material muito sensível. Se forem usados alfinetes para o trabalho, eles podem danificar o tecido, deixando marcas. Recomenda-se escolher alfinetes bem finos e certificar-se de que não tenham rebarbas que possam danificar o chiffon.
- Em vez de alfinetes, você pode usar cola spray para recortar os detalhes. Depois de borrifar levemente o material, espere secar e só então faça os cortes. Não é recomendado usar furador ao trabalhar com este tecido.
- Quando for necessário passar o chiffon, é importante não deixar a umidade entrar em contato com o tecido. Se isso acontecer, o material enrugará. No entanto, esses problemas não ocorrerão ao passar a seco. A superfície do ferro não deve apresentar sujeira ou ferrugem, para não prender o chiffon.
Costurar um vestido não é difícil, mas é importante levar em conta as características do tecido utilizado.

Costura sem molde
Ao criar um vestido de chiffon, um molde nem sempre é necessário. Você pode costurar um vestido lindo com este material sem nenhuma preparação prévia.

Para isso, você pode pegar um pedaço de tecido do comprimento apropriado e enrolá-lo lindamente ao redor do corpo. Nos ombros, em um vestido desse estilo, o tecido é preso com alfinetes decorativos. Para evitar que o tecido se desdobre, é necessário amarrar um cinto. Uma master class sobre como criar essas roupas está disponível até mesmo para costureiras inexperientes.
A borda que fica para fora precisa ser costurada no vestido.

Produtos de chiffon
Este material pode ser usado para costurar não apenas vestidos, mas também outras coisas.
Falando sobre o que pode ser costurado de chiffon, podemos lembrar de calças, blusas, saias, pareos, cachecóis feitos com esse material.

Este material produz belos acessórios que podem ser confeccionados em diversos estilos. Por exemplo, flores feitas com este material são populares. São uma das opções para decorar vestidos de noite. Também podem ser usadas como elementos de decoração de interiores.
O chiffon também é usado para fazer lindas cortinas e tule.

Com este material, você pode criar modelos lindos e originais não apenas para o dia a dia, mas também para a noite. Além disso, você pode costurar diversos tipos de roupas, acessórios e itens para uso em interiores. Trabalhar com este material não é difícil, mas requer atenção e precisão.




