A bandana é um dos acessórios de cabeça e cachecóis mais inusitados que estão voltando à moda após uma pausa de vinte anos. Você pode costurá-la você mesma com meios improvisados. Veja abaixo quais são os tipos de bandanas, como fazer um molde e como costurá-la você mesma.
História da aparência
Uma bandana como acessório de cabeça está presente em quase todos os guarda-roupas dos jovens modernos. Ela é usada para diversificar e dar vida à aparência, além de proteger do sol. A época exata do surgimento dos primeiros modelos é desconhecida. Pode-se presumir que tenha sido por volta do século XVIII. Não se sabe ao certo quem inventou esse acessório. Inicialmente, esse acessório era usado para proteger da poeira e do calor. Por esse motivo, muitos pesquisadores defendem a teoria de que o centro de distribuição desse acessório é a Índia.

Se traduzirmos esta palavra do hindi, significa amarrar. De acordo com a tradução fornecida pelo dicionário espanhol, em russo, esta palavra significa a mesma coisa. Os modelos tradicionais incluem um padrão paisley. São vários tipos de pequenas gotas de água curvas.
Nos assentamentos espanhóis, este item era usado ativamente por pastores que trabalhavam em circunstâncias difíceis. Mais tarde, no século XVIII, notou-se a moda das bandanas nos EUA. Lá, amarrar uma bandana no pescoço tornou-se obrigatório. Eles usavam este item para se proteger do sol e da poeira.
Curiosamente, nos anos 90, o acessório tornou-se parte integrante do traje hippie e de bandidos. Muitos bandidos o usavam para esconder o rosto. Eles herdaram essa tradição dos piratas, que, segundo muitos diretores de cinema, usavam bandanas. Segundo fontes, essa versão é um mito.

Seleção de material
Atualmente, uma bandana pode ser feita de qualquer material. Antes de costurar o produto com suas próprias mãos, você precisa decidir a densidade do tecido. Pode ser um material denso ou transparente. A faixa de cabeça pode ser costurada de chita, chita, cambraia ou materiais naturais como chiffon, seda e algodão. Se o produto for feito para o outono-inverno, você precisa se concentrar em lã quente.

Ao escolher um tecido, você também deve observar a cor. Camuflagem ou jeans parecem interessantes. Vale a pena dar preferência aos materiais que combinam com a parte superior do produto. Em relação às roupas infantis, bandanas para meninos não combinam com meninas e vice-versa.

Tipos de bandanas para adultos e crianças
Uma bandana pode ser apresentada como um lenço, uma bandana com amarras, com ou sem viseira.

Há também um modelo em forma de boné, lenço e faixa. O lenço é um quadrado de algodão, feito de chita, chita grossa e cambraia. Pode ter 50 por 50 centímetros ou 70 por 70 centímetros. Também pode ser apresentado em forma de triângulo.

Bandana com amarrações - modelo triangular de linho ou algodão. Este também é um modelo feito de jersey e interlock. Pode ser feito de lã, camurça, couro e pele. Está disponível com ou sem viseira. Bandana em forma de gorro - modelo redondo regular de tricô para o verão, com ou sem amarrações.

Padrão de bandana
Não é difícil criar um elemento como um padrão de bandana. Este é um acessório único, cujos padrões não diferem dos padrões para criar um chapéu ou outro acessório de cabeça redondo. O padrão do modelo de verão, o tamanho e outros detalhes dependerão do tipo de modelo. Abaixo, você encontrará padrões para criar um modelo clássico de exército quadrado para homens, interessantes produtos piratas em tamanho real e modelos de lenços para mulheres, além de master classes simples sobre como fazê-los.

Bandana quadrada clássica para homens
Para fazer uma bandana masculina quadrada clássica, você precisa de um pedaço grande de tecido com dimensões de pelo menos 60 por 60 centímetros. Qualquer material serve para cortar. Você pode usar musselina de algodão, que é resistente à abrasão. Em seguida, você precisa desenhar um quadrado no tecido usando uma régua comum de escritório ou de alfaiate. Em seguida, desenhe um quadrado com 60 centímetros de comprimento. Este parâmetro pode ser ligeiramente aumentado ou diminuído.
Antes de costurar uma bandana com as próprias mãos, usando um molde seguindo as instruções passo a passo, é mais fácil desenhar um quadrado diretamente no canto de um retalho de tecido ou de um furador. Dessa forma, você evita a formação de aparas desnecessárias. Vale ressaltar que, no caso de canetas hidrográficas não laváveis, não é necessário fazer linhas de marcação. Os contornos do futuro quadrado não precisam ter um formato ideal, mas linhas uniformes podem dar à bandana uma aparência elegante e organizada.
Em seguida, você precisa fazer um molde de um quadrado de tecido. A maneira mais fácil é primeiro fazer um corte com uma tesoura afiada. Em seguida, você precisa experimentar o toucado cortado na sua cabeça. Esta etapa envolve experimentar para verificar o tamanho. Se a bandana for grande, ela pode ser reduzida. É essencial processar o tecido com uma bainha.
No final, resta apenas decorar o modelo masculino clássico. Por exemplo, um patch ou bordado à máquina são perfeitos para isso. O emblema de registro fica bem em tecidos clássicos. Antes de decorar, é fundamental passar o tecido com cuidado. Assim, o padrão de bandana para menino será um sucesso.

lenço de cabeça feminino
Um lenço de cabeça feminino é feito usando o mesmo método de uma bandana masculina clássica. Você precisa pegar um pedaço quadrado de algodão ou qualquer outro tecido e formar um quadrado transparente com dimensões de 60 por 60 centímetros. Em seguida, faça uma linha ao longo do contorno, formando uma pinça. Em seguida, experimente o produto final, dobrando o tecido ao meio e amarrando-o na parte de trás da cabeça.

Bandanas para bebês
Uma bandana para bebê pode ser feita como um cachecol feminino simples ou um modelo clássico masculino comum. Você também pode tentar fazer um modelo com viseira. Para isso, você precisa formar um padrão claramente de acordo com o modelo abaixo e costurá-lo cuidadosamente ao longo das bordas. Em seguida, você precisa pegar um modelo de plástico pronto da viseira, cobri-lo com tecido e costurar cuidadosamente todos os elementos salientes. No final, conecte a viseira ao produto formado e decore, se desejar. Para decorar uma bandana para bebê, você pode fazer uma máquina com suas próprias mãos ou complementar o produto com bordado à máquina.

Costurando uma bandana feminina com elástico
Uma bandana feminina com elástico pode ser feita como um chapéu ou boné. No primeiro caso, é necessário cortar o tecido de acordo com o molde apresentado e costurar cuidadosamente as pontas do produto para que não apareçam fios. Em seguida, você precisará fazer furos no molde preparado, colocar bonés neles e inserir um cordão ou elástico no produto. No final, como nos casos anteriores, você pode fazer um acabamento decorativo ou usar vários tipos de tecido diferentes.

Costurando uma bandana feminina com viseira
Um modelo feminino com viseira pode ser feito usando um molde de plástico ou tecido grosso processado. No primeiro caso, será um modelo de alta qualidade para proteger os olhos e a cabeça do sol, enquanto o segundo atuará como um objeto decorativo interessante e desempenhará apenas a função de proteger a cabeça do superaquecimento. Em qualquer situação, é necessário fazer um molde do produto, lixá-lo bem e, em seguida, moldar o produto final. Depois de desenhar os detalhes e recortá-los, é necessário passar cuidadosamente os moldes e começar a costurar.
Se desejar, um elástico pode ser adicionado à bandana para alterar o tamanho. Em seguida, o trabalho passo a passo muda e fica assim: primeiro, o modelo final é criado com uma margem para o elástico, o elástico é inserido e, em seguida, a viseira é feita e costurada ao produto.

Como decorar
Bandana é um modelo que pode ser lindamente decorado com diferentes materiais. Você também pode precisar de miçangas, botões, fitas, contas Swarovski vazadas, penas, flores artificiais, presilhas, bordados lisos e à máquina, esculturas de argila polimérica, inserções de tricô, elementos florais em miniatura e outros materiais. Naturalmente, todos os itens decorativos listados podem ser usados à vontade.
Via de regra, fitas, broches e miçangas são usados para decorar um lenço ou cachecol. Patches e adesivos em tecido são frequentemente usados. Modelos com viseira decorada com strass ou com bordado personalizado no centro ficam interessantes. A opção quando o lenço é confeccionado no estilo patchwork, ou seja, com a adição de diversos materiais de algodão e criado literalmente peça por peça, fica estilosa.

Em geral, você pode fazer um enfeite de cabeça como uma bandana com suas próprias mãos a partir de meios improvisados, usando apenas um diagrama pronto da Internet e as instruções simples passo a passo fornecidas acima.




