Para fazer lingeries bonitas, você precisa conhecer alguns segredos de corte e costura. Comece com o modelo mais simples, então aprenda a costurar um bralette. Esse tipo de sutiã tem "raízes" brasileiras. Geralmente é feito de renda, mas ao mesmo tempo realça todas as nuances do formato dos seios, tornando-o sexy e atraente.
Materiais e acessórios
Bralette é uma roupa íntima fácil de costurar com as próprias mãos. Requer algumas ferramentas e materiais fáceis de comprar:
- O principal material para costura é a renda, mas você também pode usar outros tecidos - algodão.
- Você precisará de um elástico largo ou estreito. O tamanho é selecionado de acordo com o design do modelo escolhido.
- Fita de cetim, que combinará com a cor do tecido principal.

- Você precisará de uma tesoura afiada, um vaporizador, uma agulha, linha e alfinetes de segurança.
- Fita métrica, giz, lápis, giz, furador, papel.
- Acessórios em forma de fixadores e reguladores.

Observe! É aconselhável escolher tecido natural. Isso protegerá o usuário de reações alérgicas e será uma opção mais confortável em termos de uso.
Além disso, você pode levar outros materiais de acabamento e tipos de acessórios.
Equipamentos, linhas e costuras
Um molde de sutiã de renda não é o começo do trabalho de confecção de algo. É aconselhável selecionar imediatamente o equipamento necessário, montar uma máquina de costura e decidir sobre as costuras e pontos. Algumas recomendações:
- Antes do trabalho, é necessário verificar as configurações do overlock na renda com a qual o item será feito.
- Ao usar uma agulha comum para costurar rendas e elásticos, a máquina pode pular pontos. Recomenda-se instalar imediatamente uma agulha para malhas.
- As pontas da costura overlock devem ser escondidas sob a linha, puxando-as com um gancho especial, e os fios restantes devem ser cuidadosamente aparados.
- De acordo com a tecnologia de costura, apenas um overlock é suficiente para conectar as peças. Mas é aconselhável costurar a margem à máquina ao longo da face, esticando levemente a peça durante o processo de costura para que a costura mantenha a elasticidade.
- O elástico deve ser alinhavado primeiro. Isso é necessário para, primeiro, costurá-lo uniformemente e, segundo, verificar se a tensão corresponde ao volume desejado sob o busto.
- Um ponto zigue-zague com múltiplas perfurações é usado para costurar o elástico. Isso proporciona maior resistência e elasticidade à costura.
- Em locais difíceis e grossos, por exemplo, ao costurar uma costura lateral onde há um elástico de duas camadas, o overlock pode começar a "escorregar". Para ajudar, você precisa afastar um pouco a peça.

Isso é suficiente para entender não apenas como costurar um sutiã corretamente, mas também como deixar a peça íntima bonita e confortável.
Padrão
Para deixar o molde do bralette impecável e correto, você precisa tirar medidas. Vale a pena usar os seguintes parâmetros:
- A distância do meio do ombro até a parte inferior do peito.
- Circunferência do peito abaixo do busto.
- A circunferência do peito na sua parte mais larga.
- Distância entre os mamilos.

Somente depois disso você poderá cortar e costurar um produto que se ajuste perfeitamente ao seu corpo.
Trabalhando com lápis e compasso
Primeiro, você precisa construir uma base, que depois será ajustada em tamanho e formato. O molde do sutiã começa com a construção de um círculo regular, que depois se transforma em um "triângulo":
- Transfira para um papel as medidas correspondentes à metade da circunferência do corpo abaixo do peito.
- Meça metade da linha - este é o centro do produto, em relação ao qual as futuras "xícaras" serão colocadas.
- Em seguida, determine o centro dos seios na linha. Para isso, transfira a distância entre os mamilos de forma que os centímetros sejam divididos pela metade pela marca central. Marque a posição dos mamilos.
- Transfira a medida que determina a distância do mamilo até a borda do peito. Faça isso em ambos os lados das marcas.
- A partir dos pontos centrais dos mamilos, desenhe perpendiculares para cima em relação à primeira linha.

Importante! É aconselhável transferir todas as medidas para o papel usando um compasso, que é aplicado primeiro na fita métrica. Isso ajudará a evitar erros graves.
Depois de fazer essas marcas, você pode começar a esboçar os formatos das xícaras. Geralmente são triângulos, mas pode haver outras variações de formatos.
Arredondamento de linhas de padrão
O padrão do sutiã de renda ficará mais atraente e elegante se você arredondar as linhas. Você precisa suavizar as linhas dos triângulos, separar os espaços em branco anteriores e processá-los separadamente. Você pode usar este padrão:

As peças resultantes precisam ser ajustadas ao tamanho e o padrão ideal está quase pronto.
Ajustando o padrão ao tamanho
É necessário recortar todas as partes do molde do papel. Quando o molde do bralette parecer quase pronto para processamento posterior, é necessário especificar o tamanho de cada parte novamente. Vale a pena conferir novamente cada medida tirada anteriormente. Às vezes, é necessário experimentar até mesmo a base de papel.

Caso contrário, medidas e dimensões básicas são suficientes para construir uma peça que se ajuste ao seu tamanho.
Com fecho nas costas
Geralmente, o problema na fabricação está na formação dos bojos corretos. Passada essa etapa, você pode pensar em como o sutiã será fixado. O padrão é considerado um fecho nas costas.

Importante! É necessário costurar todas as peças já preparadas, fixando-as com um elástico fino. O fecho da base com ganchos ou fechos plásticos é costurado na parte de trás.
Com as costas fechadas
Você também pode costurar um sutiã com as costas fechadas com as próprias mãos. Assim, o sutiã ficará mais parecido com um top, mas com bojos destacados. Como base, você pode usar uma malha ou a mesma renda usada para fazer os bojos.
Você precisa criar uma base para a pulseira elástica que ficará sob o peito. É necessário fixar o item no peito.

Como costurar um bralette com as próprias mãos sem bojo
O molde de um corpete de renda não é tão complicado quanto o de um bralette simples. Você pode costurar um corpete desses seguindo instruções básicas. A master class sobre como fazer um sutiã é assim:

Para evitar acabar com um “sutiã de alças” sem detalhes claros, você precisa preparar cuidadosamente o molde do bojo macio.
O bralette é considerado uma opção muito confortável e bonita para roupas íntimas. Se você o preparar corretamente, não levará muito tempo para costurar um produto assim. As peças necessárias geralmente são feitas de renda. Essas roupas íntimas terão um visual muito atraente e sexy.




