A saia Tatyana é quase universal para criar diversos conjuntos de primavera-verão e outono-inverno. No verão, as seguintes peças de roupa, principalmente as mais justas, combinam com ela: blusas multicoloridas, golas altas leves e camisetas finas. Nas estações mais frias, a saia será complementada com: um cardigã, uma jaqueta justa, um bolero, um casaco com barra larga ou corte em A. Quanto aos calçados, dê preferência a modelos femininos de sapatos e botas (de salto baixo e alto), sapatilhas e botins.
O que é isso?
A saia Tatyana é uma saia plissada, semelhante aos modelos meio-sol e flare. É feita de um pedaço retangular de tecido que é franzido na cintura com um elástico, um cinto comum ou um cinto de jugo.

Supõe-se que recebeu o nome "Tatyanka" em homenagem ao seu homônimo do romance "Eugene Onegin". Isso pode ser verdade, já que nossas tataravós o usavam com prazer. Além disso, o estilo era procurado tanto por camponesas quanto por damas da nobreza.

Interessante! A saia Tatyana é popular entre fashionistas de todas as idades por sua feminilidade e versatilidade. Costureiras iniciantes preferem esse estilo por sua simplicidade e facilidade de costura.
Para quem é indicado?
Devido à sua capacidade de corrigir a silhueta, esconder falhas da figura e, ao mesmo tempo, distorcer as proporções, esse estilo não é adequado para todos.
As melhores meninas para usar a saia Tatyana são aquelas com quadris estreitos e cintura fina, ou seja, aquelas com os tipos de corpo "triângulo invertido" e "retângulo". Este estilo é simplesmente perfeito para elas, pois adiciona volume visual aos quadris e torna as formas angulares mais femininas. Portanto, esse tipo de saia fica bem em mulheres, meninas e meninas ainda não totalmente formadas.

Quem tem corpo tipo ampulheta não deve deixar de lado esse produto. Nesse caso, a saia vai valorizar a cintura fina, o busto definido e os quadris perfeitamente modelados.
No entanto, a saia Tatyana é estritamente contraindicada para quem tem barriga saliente e quadris curvos (corpo tipo "maçã") e para moças com seios pequenos e quadris largos (corpo tipo "triângulo"), pois ela torna visualmente a parte inferior da silhueta mais pesada.
Qual tecido escolher
O tecido para costurar o produto pode ser quase qualquer, desde couro e terno até algodão, malha e transparente.

Importante! Para tecidos mais densos, devido à complexidade do processamento, é criado um leve franzido na região da cintura. Para tecidos leves e fluidos, além do franzido, são feitos diferentes tipos de dobras.

Como calcular o consumo
Antes de começar a calcular o material necessário, você deve decidir o modelo da saia, o comprimento do produto e também medir o volume dos quadris e da cintura. Lembramos que as saias Tatyana podem ser com elástico, cinto ou pala. Pala é um cinto que tem formato curvo e repete as curvas do corpo feminino e o corte do produto.

Por exemplo: circunferência do quadril (CQ) = 95 cm; circunferência da cintura (CC) = 65 cm e comprimento do produto (CP) = 70 cm.
Se uma garota gosta de roupas rendadas e dobras volumosas, você precisa multiplicar a largura necessária do tecido por dois. Para modelos mais conservadores, um fator de correção (ou fator de montagem (FA)) de 1,5 a 1,6 cm é suficiente. Em geral, o esplendor do produto, ou FA, tem um valor na faixa de 0,3 a 3,5. Se o valor for menor que 0,3, o produto será fino. E se o material permitir, por exemplo, crepe, chita, viscose ou chiffon, ele pode ser aumentado além de 3,5.
- Calculando a quantidade de tecido para uma modelo com cinto. 95 + 95 * 1,6 = 247 cm. Como regra, a largura do tecido é muito menor que 1,2-1,45 m, então você precisará pegar dois pedaços do produto com margens para costuras e, se a modelo sugerir, para um cinto ou jugo. Assim, para calcular o comprimento do pedaço de tecido necessário, uma margem de 1,5-2 cm na cintura e cerca de 10 cm na parte de trás é adicionada ao comprimento do produto, ou seja, 70 + 2 + 10 = 82 cm. Se um cinto for fornecido, então cerca de 8-10 cm são adicionados, ou seja, 82 + 10 = 92 cm. Para costurar uma saia Tatyana de 70 cm de comprimento e uma largura de cinto de 5-8 cm, você precisará de 92 * 2 = 184 cm de tecido com 1,45 m de largura.
- Calculando a quantidade de tecido necessária para um modelo com elástico (cordão). Há outra maneira de calcular usando a largura do painel traseiro da saia. WZPYU = PB (meia circunferência dos quadris) * KS (coeficiente de franzimento). Ou seja, para este exemplo WZPYU = 95/2 * 1,6 = 76 cm. Como a largura padrão do tecido é 1,4 m, serão necessários 2 comprimentos de tecido: 70 cm x 2 = 140 cm + 9 cm (levando em conta as folgas), então serão necessários 149 cm de tecido para costurar a saia. Ambos os cálculos são fornecidos para saias Tatyana de diferentes modelos com graus variados de esplendor.
- Cálculo da quantidade de tecido necessária para um modelo com jugo e pregas (unilateral ou caixa). O volume de um modelo de saia plissada é geralmente 2,5 vezes maior que o valor numérico do volume do quadril. No nosso caso, isso é 95 * 2,5 = 237,5 cm. Também são adicionados: a largura das pregas, por exemplo, 2 cm; uma margem para costura dos painéis, levando em consideração a estampa, se houver, é de 10 cm. Ou seja, com uma largura de tecido padrão, podem ser necessários de 2 a 3 painéis. O comprimento da saia é calculado como para um modelo com cinto.
Importante! Existem os seguintes tipos de montagens: em forma de leque (multicamadas), arco e balcão de dupla face, de face única.
Padrão e corte
Os moldes de papel para a saia Tatyana, por si só, não são necessários para o corte.

Em casos excepcionais, elas podem ser usadas para encaixes. Portanto, o corte de uma saia Tatyana para qualquer um dos modelos (exceto para a peça com pregas) será o seguinte:
- Dobre o material ao meio.
- Da dobra do tecido, separe metade do OB*KS=95*1,5=142,5 cm, ou seja, 71,3 cm.
- No ponto marcado, é feito um entalhe com uma tesoura.
- Através do ponto obtido, traça-se com giz, sabão ou lápis uma reta paralela à dobra.
- O comprimento do produto é definido com margens para costura e bainha.
- Outra linha é desenhada, resultando na formação do retângulo necessário.
- O cinto e o jugo são cortados com margem para costura.
Depois de terminar de cortar as peças, pegue uma tesoura e recorte-as com cuidado.
Saia Tatyana, como costurar: instruções passo a passo
A tecnologia de costura mudará devido à presença de peças adicionais.

Montagem e costura simples do modelo básico com cinto
Para costurar uma saia Tatyana, você precisa fazer o seguinte:
- Usando um overlock, processe o painel (ou dois) do produto nas laterais e na parte inferior.
- Dobre o tecido com o lado direito voltado para dentro e costure a lateral de cima para baixo, deixando 13-15 cm na parte superior.
- Franza o tecido na cintura. Para isso, ajuste a máquina para um comprimento de ponto de 4-4,5 mm e costure, recuando 1 cm do topo. De um lado, prenda a costura e, do outro, puxe a linha para franzir o tecido.
- Cole entretela (para tecidos grossos) ou entretela (para tecidos finos) nas partes do cinto ou da pala para que o produto não estique. Para colar, recorte a parte do cinto (ou pala) e aplique-a com o lado áspero (adesivo) no tecido, passando-a várias vezes com ferro quente.
- O cinto é aplicado com o lado não colado na parte da frente do tecido e é feito um ponto a uma distância de 1 cm do topo da saia.
- Em seguida, o zíper é costurado.
- Costure o cinto ao produto. Todos os franzidos e costuras são dobrados para dentro e cobertos com o tecido do cinto por cima e costurados. Neste caso, a costura deve ser feita na parte frontal do produto, ao longo da linha de costura do produto ao cinto.
- A bainha da saia é dobrada para cima e costurada.

Saia Tatyana com elástico
A tecnologia anterior é executada até a etapa 2. E então:
Na parte superior do tecido da saia, é feita uma dobra 0,5 cm mais grossa que o elástico existente e costurada pela parte da frente.
Importante! Ao formar o cordão, o principal é não esquecer de deixar furos para passar o elástico por dentro.
Um alfinete é preso ao elástico e passado pelo cordão. O alfinete é então desamarrado e as pontas do elástico são unidas e costuradas.

Informações adicionais! Se houver um elástico largo (a partir de 3 cm de espessura), o cordão só é formado quando o elástico é esticado ao longo de todo o comprimento do tecido (na cintura) e costurado a uma distância de 7 a 8 mm da borda do produto. Em seguida, a borda superior do produto é processada com overloque. O elástico é enrolado no tecido e costurado ao longo da borda inferior do produto.
No jugo
Como costurar uma saia com cintura franzida? A tecnologia de costura é idêntica à descrita para o modelo com cinto, exceto pela característica de formar dobras na saia Tatyana.
Cálculo de um produto com montagens:
- V da saia na altura do quadril = Ob + Pb = 95 + 3 = 98 cm;
- Número de pregas na saia = 98/5 = (aproximadamente) 20;
- V do produto pela cintura: Ot + Pt = 65 + 2 = 67;
- Largura de 1 prega na cintura: 67/20 = 3,4 cm.
Tecnologia de costura de uma saia plissada Tatyana:
- Marque dobras em todos os pedaços de tecido, alternando a profundidade da dobra e sua largura;
- Passe as dobras e costure a uma distância de 1 cm da parte superior do produto, ao longo da linha da cintura.
- Em seguida, siga o mesmo procedimento da tecnologia para criação de modelo com cinto, começando pelo passo 4.

Passar roupa
A passagem das saias deve ser feita na seguinte ordem:
- Bolsos de ferro, se houver.
- Passe o cinto.
- Passe a vapor a bainha da saia de dentro para fora.
- Se houver dobras, passe-as primeiro, depois coloque papel por baixo para evitar marcas na parte da frente e, por fim, passe a dobra propriamente dita.

Para estar em conformidade com a tecnologia de passar produtos acabados, os seguintes itens devem estar disponíveis: uma tábua de passar ajustável, um ferro com função de vapor e, no melhor dos casos, uma unidade geradora de vapor.
Seguindo as instruções passo a passo apresentadas neste artigo, até mesmo quem não sabe costurar pode fazer uma linda saia Tatyana. O mais importante é fazer o molde corretamente e seguir as regras de engomadoria para que o produto fique bonito.




