Muitas pessoas pensam que roupas para animais de estimação são necessárias apenas para cães. Isso é fundamentalmente errado, pois ultimamente cada vez mais roupas para gatos e outros animais de estimação têm surgido. A maioria das roupas é destinada a gatos de pelo curto e gatos da raça "sphynx". Eles congelam mais rápido do que outros e precisam de calor. Um dos tipos de roupas essenciais para gatos é um cobertor após a esterilização. Este material mostrará como costurar um cobertor para um gato após a esterilização - um molde e o próprio processo de costura.
- Características de costura de roupas para gatos
- Como tirar medidas de um gato
- Como costurar um cobertor pós-operatório para um gato após a esterilização
- Escolhendo tecido para um cobertor
- Velcro ou fitas - o que é melhor
- Costurando um cobertor com meios improvisados
- Um cobertor feito de meia-calça
- Cobertores feitos de meias sem amarras
- Cobertor feito com roupas velhas de criança
- cobertores de toalha
- O que mais você pode fazer para seu animal de estimação?
- Smoking
- Saia arejada
- Aquecimento de emergência
- Minimalismo de verão
- Vestido para a Esfinge
- Como treinar um gato para usar roupas
Características de costura de roupas para gatos
Uma das características da costura de roupas para gatos é a escolha dos materiais. Tudo é muito individual, já que este tecido e este estilo específicos combinam com cada gato. E não se trata apenas da raça, mas também da cor do pelo, do tamanho do animal e até mesmo do lugar que ele ocupa no coração do dono.

Em qualquer caso, atenção especial deve ser dada aos materiais naturais. Também é possível usar tecidos com uma pequena quantidade de fibras sintéticas. As melhores opções seriam: tecidos de algodão, linho, lã e viscose. São agradáveis não só para humanos, mas também para gatos. Você também deve observar as características do material: quão bem ele é feito, se desbota ao sol, se deforma após a lavagem.

Também entre os recursos está a possibilidade de tirar medidas de gatos, que, naturalmente, são diferentes dos cães e ainda mais dos humanos. Tirar medidas de animais não é tão fácil, pois eles tentam escapar constantemente.

Como tirar medidas de um gato
As principais medidas que precisam ser tomadas são:
- Circunferência do pescoço. Esta é a circunferência do pescoço em seu ponto mais grosso e largo. Geralmente, esta é a sua base. Para garantir uma medição uniforme, o animal deve ser colocado em uma superfície plana;
- comprimento das costas. A medida é tirada da base do pescoço até o início (raiz) da cauda. Uma fita métrica colocada ao longo da coluna vertebral é mais adequada para isso;
- Circunferência do peito. Esta medida é tirada na parte mais larga do peito – abaixo das pernas dianteiras.
Essas medidas são suficientes para a maioria dos itens, mas às vezes são necessários dados adicionais. Por exemplo, a distância entre as patas.

Como costurar um cobertor pós-operatório para um gato após a esterilização
Cobertores para esterilização nem sempre estão disponíveis para venda em farmácias veterinárias e outras lojas de animais. Se houver necessidade urgente de um curativo pós-operatório para um gato, você mesmo pode fazê-lo. Observando qualquer molde, você pode ter certeza de que não há nada de complicado em tal produto, já que se trata de uma peça sólida de tecido com entalhes para as patas e cordões para fixação no corpo do gato.

Antes de fazer um cobertor, você precisa saber as dimensões do gato, que serão refletidas no diagrama. Em seguida, é feito um molde, a partir do qual uma única peça é feita de tecido de algodão ou flanela.
Importante! Recomenda-se o uso de tecidos leves que mostrem imediatamente toda a sujeira. Isso ajudará você a consultar um médico a tempo caso ocorra sangramento devido à divergência repentina dos pontos.

Escolhendo tecido para um cobertor
O tecido deve atender aos seguintes requisitos:
- seja macio e elástico, mas não estique demais;
- não se esfarelem nem caiam em pelotas, para não contaminar a ferida, ao redor da qual é necessário manter a esterilidade;
- ser de uma única cor e de preferência sem pintura, para que a sujeira possa ser notada mais facilmente.

Velcro ou fitas - o que é melhor
Os prós e contras dos fechos podem ser colocados em uma seção separada, já que o processo de fabricação é sempre um dos mais importantes. Para alguns animais, o velcro é mais adequado, e para outros, as fitas. Isso se baseia nas vantagens e desvantagens de qualquer tipo de fecho. Entre os aspectos positivos das fitas estão:
- pode ser feito do mesmo tecido da parte principal;
- facilidade de costura;
- a impossibilidade do animal desamarrá-los sozinho.

Há também algumas desvantagens:
- o animal vai se agarrar a alguns objetos no quarto com eles, brinque se o comprimento for muito longo;
- você pode apertar demais o animal;
- dificuldade em desatar se o nó estiver muito apertado.

O velcro também tem suas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens:
- facilidade de fixação;
- Elas são mais compactas quando comparadas às fitas.
Imperfeições:
- seu custo é mais alto;
- eles rapidamente ficam sujos com lã;
- fácil de desatar, mesmo para o animal mais desajeitado.

Costurando um cobertor com meios improvisados
Abaixo, descreveremos como e com o que você pode fazer um cobertor, caso não tenha nenhum material ou molde adequado à mão. Não são necessárias habilidades especiais de corte ou costura.

Um cobertor feito de meia-calça
A opção mais simples, que praticamente não requer recursos. Há apenas uma regra: você precisa usar meias-calças limpas, já que o animal precisa ser esterilizado após a cirurgia e a esterilização. Recomenda-se usar meias-calças grossas que se ajustem bem ao corpo do gato.
Importante! O cobertor é feito assim: um pedaço de 20 cm da perna da calça é cortado e colocado sobre a barriga do gato. Você também pode fazer furos para as patas.

Cobertores feitos de meias sem amarras
O produto é feito de meias ou meias-calças de forma semelhante. Eles buscam uma meia do tamanho ideal e cortam a parte da frente para obter um tubo de tecido. O corpo do gato é empurrado para dentro dele, fixando sua barriga.
Para a sua informação! O mais notável é que mesmo que você não tenha os tamanhos certos em casa, você sempre pode comprar meias limpas e novas em qualquer loja de roupas por algumas dezenas de rublos.

Cobertor feito com roupas velhas de criança
Roupas infantis velhas, como macacões e macacões, também são adequadas. Escolha algo que se ajuste confortavelmente ao corpo e seja fixo a ele. Se não tiver nada parecido à mão, você pode fazer um cobertor com uma manga comum de um suéter infantil que estique bem.

cobertores de toalha
A opção mais comum envolve fazê-lo com uma simples toalha de algodão. Corta-se um pedaço do comprimento necessário e fazem-se furos para as patas, com base nas características anatômicas do gato. Fazem-se furos para o pescoço, as patas e, às vezes, o rabo. A etapa final envolve a criação de um cilindro costurando as pontas da toalha ou costurando laços.

O que mais você pode fazer para seu animal de estimação?
Além de cobertores, também são frequentemente costurados itens decorativos e de aquecimento para gatos: smokings, saias, peças leves para o verão e grossas para o inverno. Cada um deles requer o uso de materiais específicos e habilidades básicas de costura.

Smoking
Um acessório estiloso que enfatizará a elegância de um gato esguio e comprido. Esta jaqueta é feita com um padrão simples, mas tem um visual muito bonito e, o mais importante, não atrapalha os movimentos do animal. Para fazê-la, você precisará de:
- pano branco (camisa velha);
- tecido preto (qualquer corte);
- algum tecido vermelho;
- Velcro para fixação;
- ferramentas de alfaiate, como tesouras, giz, máquina de costura ou acessórios de costura manual.

Saia arejada
Se um smoking é mais adequado para se aquecer, uma saia é para sair. Geralmente, essas roupas são feitas para animais de exposição, que se apresentam diante do público e dos jurados com trajes originais. As saias como vestimenta têm se tornado cada vez mais populares ultimamente. O mais importante é que você precisará de alguns materiais e ferramentas comuns para fazê-las:
- um pedaço de tule;
- fita de cetim;
- tesoura, agulha e linha.
Importante! Este conjunto é suficiente para fazer uma linda saia para um gato, semelhante a um tutu de balé, sem diagramas ou moldes.

Aquecimento de emergência
Às vezes, roupas para um animal de estimação são necessárias com urgência e não há tempo suficiente para criar moldes, transferi-los para o tecido e costurá-los. Para um aquecimento rápido, você pode usar uma meia comum. Para fazer, você precisará de:
- uma meia quente;
- tesoura;
- giz.
A ideia é fazer um colete com uma meia. É muito semelhante a um cobertor, mas não requer esterilização. Um tubo com furos para as patas é feito a partir da meia. Depois disso, ela é colocada no gato.

Minimalismo de verão
Não há necessidade de roupas quentes na estação quente, então os itens de verão visam decorar o gato com um estilo específico. Esses acessórios podem ser gravatas, gravatas-borboleta, chapéus e muitos outros. Então, para costurar uma gravata-borboleta, você precisará de:
- colarinho;
- agulha, linha e tesoura;
- tecido para uma borboleta.
Vestido para a Esfinge
Com a ajuda de um molde simples, você pode fazer um lindo vestido para sua gatinha esfinge sem pelos. O mais impressionante é que um vestido como esse pode ser feito com apenas duas peças. Primeiro, a parte principal é feita e, em seguida, o sarafan, que é costurado à base.
Para a sua informação! Tudo isso leva muito pouco tempo, mas tem um visual muito atraente. As roupas de esfinge "faça você mesmo", cujos moldes são apresentados na imagem abaixo, são feitas em questão de horas.

Como treinar um gato para usar roupas
Atributos extras não são naturais para os animais, mesmo que desempenhem funções bastante úteis. Se um gato rejeita roupas, a princípio você terá que fazer de tudo para acostumá-lo a elas. Há uma regra: é necessário acostumar o animal a roupas desde cedo. Isso rapidamente se torna um hábito, e a roupa não causa mais rejeição.
Importante! Se o gato já for adulto, não precisa se preocupar. Vale a pena colocar coisas nele por apenas alguns minutos por dia e, em seguida, aumentar gradualmente o tempo que ele passa com roupas. Isso o ensinará a não ter medo de acessórios.

Assim, um molde de roupa para um gato é um processo simples que não requer conhecimentos profundos de costura nem a habilidade de manusear ferramentas altamente especializadas. Roupas quentes ou decorativas para um animal de estimação podem ser feitas em poucas horas, seguindo instruções precisas passo a passo.




